
Chegamos ao Texas! Apesar de ter apenas cerca de 300 km da Rota 66, o estado tem alguns dos mais importantes ícones da Mother Road, como a Conoco Tower e o Cadillac Ranch. Além disso, aqui chegamos exatamente à metade do percurso!
O que encontrar na Rota 66 no Texas?

Se você acompanhou os posts anteriores sobre a Rota 66 já sabe que postos de gasolinas desativados e pontes antigas foram uma constante até aqui.
No Texas, as coisas começam a mudar um pouco, ainda vemos os postos de gasolina, mas começamos a ver também cada vez mais antigos hotéis e restaurantes. Além das onipresentes atrações inusitadas, como os carros enterrados no Cadillac Ranch em Amarillo.

Por falar em metade do percurso, uma das grandes atrações da Rota 66 no estado do Texas é justamente o fato de aqui estar a metade do caminho entre Chicago e Santa Monica.
Esse fato deu nome ao Midpoint Cafe, localizado bem próximo à metade exata do caminho da Rota 66. O café, e sua antiga dona, por sua vez inspiraram o V8 Cafe e a personagem Flo, do filme Carros.

Tempestades e tornados no trajeto da Rota 66?
Durante boa parte da nossa viagem pela Rota 66 estivemos a algumas centenas de quilômetros de distância dos alertas de tornados transmitidos pela TV, mas no Texas vimos pela primeira vez um carro de uma emissora específico para cobrir tempestades.

Vale lembrar então que você precisa ficar de olho nas condições meteorológicas de todo o seu trajeto, pois como eu disse, estivemos quase o tempo todo, de Chicago até o Novo México, a poucas centenas de quilômetros de grandes tempestades e tornados.
Quando chegamos em Oklahoma, por exemplo, um tornado havia passado pela capital do estado há poucas horas.
Não enfrentamos nada além de chuvas moderadas, mas sempre conferíamos o canal do tempo antes de dormir e ao acordar. Você pode usar os seguintes sites para acompanhar o risco de tornados e tempestades e se programar:
- Risco mensal de tornados do Weather Channel
- Notificação de condições favoráveis a tornados e tempestades severas do governo dos EUA
A cidade de Amarillo e todo o norte do Texas, assim como boa parte dos estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska, Iowa e Dakota do Sul, formam o famoso Tornado Alley dos EUA, um corredor na região central do país.
Mas não precisa ficar muito preocupado, apenas preste atenção, pois as chances de você encontrar um tornado na Rota 66 é muito baixa, já que a chance de você enfrentar a notificação de possibilidade de um tornado é de 1,26%.
Algumas atrações da Rota 66 no Texas
- Conoco Tower Station and U-Drop Inn Café, em Shamrock: antigo café e posto de gasolina construído em 1936 no estilo art déco. Depois de restaurado passou a abrigar um centro de visitantes da cidade.
- Devil’s Rope Museum, em McLean: museu inusitado dedicado ao arame farpado. Pode parecer estranho, mas é uma atração muito recomendada e tem entrada gratuita.
- Alanreed Cemetery, em Alanreed: o cemitério mais antigo da rota 66 no Texas, aberto em 1890.
- Leaning Water Tower, em Groom: torre d’água inclinada que hoje tem apenas função decorativa. Foi construída propositalmente com essa inclinação justamente para chamar a atenção e atrair visitantes para o restaurante da família Britten.
- The Big Texan Steak Ranch, em Amarillo: uma das casas pioneiras nos desafios de comer quantidades absurdas de um prato para não pagar a conta! Inaugurada em 1960, a casa ainda serve os famosos bifes de 2 kg. É só comer tudo que você não paga 😉
- Cowboy Motel, em Amarilllo: o motel mais famoso da região, mesmo que seja pela placa, e não pelas pelas acomodações.
-
Cadillac Ranch, em Amarillo: um dos maiores símbolos da Rota 66, aparentemente não passa de um terreno enorme com uma fileira de Cadillacs cortados ao meio e enterrados no chão, mas algo na composição dessa obra e a liberdade de escrever ou desenhar o que você quiser nos carros atraem milhares de artistas e turistas que se divertem grafitando os carros.
- Midpoint Cafe, em Adrian: o café autoproclamado metade do trajeto da Rota 66. Construído em 1926, permanece em atividade e inspirou três dos personagens da série de filmes Carros da Pixar. Flo foi inspirada na antiga dona do local, enquanto Mia e Tia foram inspiradas em duas irmãs garçonetes que trabalharam ali.
- Glenrio Ghost Town, em Glenrio: o distrito histórico de Glenrio viveu seu auge entre as décadas de 1930 e 1950, mas começou a decair a partir de 1975, quando a rodovia I-40 mais moderna e rápida foi inaugurada com um trajeto bem afastado da cidade. Atualmente, é considerada uma das mais bem preservadas cidades-fantasma dos Estados Unidos.
Um dos maiores eventos da Rota 66 acontece no Texas
O Texas Route 66 Festival acontece todos os anos em Amarillo e inclui concursos de fantasias dos anos de 1950 e 1960, exposições de carros antigos, feira de trocas, caça ao tesouro etc. Tudo com entrada gratuita!
Assine o blog e não perca nenhum post! 😜 |
Continue lendo a série sobre nossa experiência na Rota 66
Dividimos nossa experiência em posts que cobrem o trajeto em cada estado por onde passa a Rota 66.
- Rota 66: de Chicago a Santa Mônica — Introdução
Saiba como planejar e preparar a sua viagem pela Rota 66.
- 5 motivos para fazer uma road trip pela Rota 66
Vamos convencer você a fazer esta viagem!
- Rota 66: o primeiro trecho, entre Chicago e St. Louis
O início do seu caminho, saindo de Chicago e percorrendo várias pequenas cidades do estado de Illinois.
- Seguindo viagem pela Rota 66: cruzando o Missouri!
Considerado por muitos o berço da Rota 66, o estado do Missouri conta com várias das mais famosas paradas de beira de estrada de toda a Mother Road.
- A Rota 66 nos estados de Kansas e Oklahoma
Kansas é o estado com o menor trecho da Rota 66, enquanto Oklahoma conta com várias das mais tradicionais opções gastronômicas de todo o trajeto.
- Rota 66 no Texas: 300 km repletos de ícones
Este post. 🙂
- A Rota 66 é um ótimo resumo das belezas do Novo México
Alguns dos trechos mais cênicos de toda a Rota 66 ficam no Novo México, prepare-se para se sentir em um verdadeiro road movie.
- A Rota 66 e as incríveis paisagens do Arizona
Rei das road trips, o Arizona tem tantas estradas cênicas que levam você a paisagens e belezas naturais incríveis que fica difícil não sair da Rota 66
- Rota 66 na Califórnia: a estrada deserta e o café em lugar nenhum
De cenário de filme até o famoso píer de Santa Mônica, a Califórnia guarda cantinhos espaciais e atrações imperdíveis ao longo Rota 66.
Viajar de carro deve ser mara demais! E que maneiro deve ser poder grafitar os carros do Cadillac Ranch! Já quero hehehe
Acredita que esquecemos de levar tinta para grafitar? Tudo bem, é uma desculpa para voltar haha
Eu Adoro viajar pelos EUA de carro. Amei esse post e vou ler os demais quem sabe me inspiro ? Rota 66 !!!!
Coisinha, acabei de ler novamente seu post e desejei voltar pro TEXAS asap! Como faz com tantas vontades e dólar tão caro? Hehehehe. Abraço e Lindas fotos.
Que show de post! O sonho do marido aqui em casa é fazer essa rota em cima de uma Harley. Sonhando alto demais o rapaz aqui… Deve ser fascinante, nós aqui já fomos mordidos pelo “bichinho da viagem de carro com aventura desbravadora” e ler esses relatos dá mais coceguinhas ainda. Parabéns! Bjo
Impossível ler esse post, com essas fotos shows, e não ficar com vontade de cair na estrada agora mesmo!
Ótimo relato! Tanto pra quem já está com viagem marcada como pra quem ainda está sem destino e precisa de inspiração! Hehehe
Abraço
Obrigada, Murilo 🙂
Eu adoro quando leio um texto e me sinto ‘dentro’ dele. É o que acho mais legal em blogs de viagens, me sentir realmente viajando ao ler os relatos… Foi o que aconteceu aqui! Daqui a pouco vou até acreditar que fiz a Rota 66 e contar que os carros enterrados são o máximooo!!! =)
hahaha pode contar!
p.s.: também adoro quando viajo quando estou lendo 🙂
Me senti em filmes da Sessao da Tarde dos anos 90….rs Surreal! Muito boa a narrativa, e com essas fotos ilustrando tornou tudo mais real … Tenho certeza que já vi esses cenários em filmes muitas vezes. Um dia aproveito da proximidade dos 2 países e ainda vou pro Texas de carro, mais ou menos 8 horas da minha casa…..rs Por enquanto só fui de aviao…. hehehe Saludos!
Olha que essa viagem de carro deve ser beeem interessante 🙂
Parece que vc viveu exatamente um filme americano, no meio do deserto. Mas que loucura é essa de seguir rota de tornados??? Kkkk Minha família morreria de saber!!!
Foi uma viagem incrível, ainda mais pq foi sem tornados! hahaha
Ah, essa viagem de vocês posso dizer que acompanhei, de ponta a ponta, literalmente. Agora, esse post está sensacional. Vou lendo sobre as atrações e vendo essas lindas fotos, enquanto marco em negrito na minha lista infindável de desejos de viagens. Menina, que fotos espetaculares essas de vocês, hein? BjO!!!
Ah… Paula, muito obrigada!
Essas viagens de carro sempre me atraíram (ao conttário da gringolandia, que nunca me atraiu muito hahaha)
Mas esses posts da Rota 66 andam inspirando pra tentar superar os preconceitos e embarcar para os Estados Unidos!
Sem preconceitos, hein? Tem muita coisa boa e diferente por lá 🙂
Com emoção ou sem emoção? Sempre com emoção! E com direito a tornados e tudo mais. Um trajeto belíssimo que vocês nos apresentam com lindas fotografias, parabéns!
Obrigada, Vaneza!
Que Demais! Amei os carros enterrados! Estive no Texas em 1998, na minha viagem de presente de 15 anos, mas foi só de passagem, e tem taaanto tempo que não lembro de muita coisa! Esse post me deu muita vontade de voltar! Beijos
Coloca na listinha, Marianne 🙂
Meu deus! Eu morro de vontade de fazer essa rota.
Invejinha da boa de vocês agora.
Pretendemos fazer de novo, vamos? 😉
Já falei que adoro os posts da Rota 66 aqui! Os melhores que já li até agora em português! Quero muito ver os carros “enterrados”!!
Ahhh, obrigada! É difícil mesmo encontrar bons conteúdo sobre a rota em português, estamos orgulhosos dos nossos posts 🙂
Mas vocês rodaram nesses EUA, hein? Cada hora eu vejo lago diferente aqui e a vontade de conhecer o país só aumenta 😉
A-D-O-R-E-I esse post e os carros grafitados enterrados!
Opa! Rodamos mesmo (e cada vez mais haha). Visite os Estados Unidos sim, tem tanto lugar diferente e incrível que vc vai gostar de algum 🙂
Eu adoro os posts da Rota 66!
E esse trecho do Texas parece ser incrível. Gostei muito!
Obrigada! É um trecho bem bacana mesmo, fica difícil escolher o mais incrível haha
Adorei o post e desejei muito fazer esse passeio. O Texas é um mundo de enorme e variado!
E as fotografias são belíssimas! Abraços