Rota 66 no Texas: 300 km repletos de ícones

Sinalização da antiga Rota 66 no distrito histórico da estrada na cidade de Amarillo no Texas.
Sinalização da antiga Rota 66 no distrito histórico da estrada na cidade de Amarillo no Texas
Sinalização da antiga Rota 66 no distrito histórico da cidade de Amarillo no Texas.

Chegamos ao Texas! Apesar de ter apenas cerca de 300 km da Rota 66, o estado tem alguns dos mais importantes ícones da Mother Road, como a Conoco Tower e o Cadillac Ranch. Além disso, aqui chegamos exatamente à metade do percurso!

O que encontrar na Rota 66 no Texas?

A longa fileira de carros grafitados e enterrados no chão do Cadillac Ranch em Amarillo, Texas
A longa fileira de carros grafitados e enterrados no chão do Cadillac Ranch em Amarillo, Texas.

Se você acompanhou os posts anteriores sobre a Rota 66 já sabe que postos de gasolinas desativados e pontes antigas foram uma constante até aqui.

No Texas, as coisas começam a mudar um pouco, ainda vemos os postos de gasolina, mas começamos a ver também cada vez mais antigos hotéis e restaurantes. Além das onipresentes atrações inusitadas, como os carros enterrados no Cadillac Ranch em Amarillo.

Shamrock foi nossa primeira parada no Texas durante nosso trajeto na Rota 66
Shamrock foi nossa primeira parada no Texas durante nosso trajeto na Rota 66.

Por falar em metade do percurso, uma das grandes atrações da Rota 66 no estado do Texas é justamente o fato de aqui estar a metade do caminho entre Chicago e Santa Monica.

Esse fato deu nome ao Midpoint Cafe, localizado bem próximo à metade exata do caminho da Rota 66. O café, e sua antiga dona, por sua vez inspiraram o V8 Cafe e a personagem Flo, do filme Carros.

Flo em seu café inspirado pelo Midpoint Cafe de Adrian no Texas.

Tempestades e tornados no trajeto da Rota 66?

Durante boa parte da nossa viagem pela Rota 66 estivemos a algumas centenas de quilômetros de distância dos alertas de tornados transmitidos pela TV, mas no Texas vimos pela primeira vez um carro de uma emissora específico para cobrir tempestades.

Carro caçador de grandes tempestades e tornados de emissora de TV no Texas
Carro caçador de grandes tempestades e tornados de emissora de TV no Texas.

Vale lembrar então que você precisa ficar de olho nas condições meteorológicas de todo o seu trajeto, pois como eu disse, estivemos quase o tempo todo, de Chicago até o Novo México, a poucas centenas de quilômetros de grandes tempestades e tornados.

Quando chegamos em Oklahoma, por exemplo, um tornado havia passado pela capital do estado há poucas horas.

Não enfrentamos nada além de chuvas moderadas, mas sempre conferíamos o canal do tempo antes de dormir e ao acordar. Você pode usar os seguintes sites para acompanhar o risco de tornados e tempestades e se programar:

A cidade de Amarillo e todo o norte do Texas, assim como boa parte dos estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska, Iowa e Dakota do Sul, formam o famoso Tornado Alley dos EUA, um corredor na região central do país.

Mas não precisa ficar muito preocupado, apenas preste atenção, pois as chances de você encontrar um tornado na Rota 66 é muito baixa, já que a chance de você enfrentar a notificação de possibilidade de um tornado é de 1,26%.

Algumas atrações da Rota 66 no Texas

Ainda em Shamrock está a Conoco Tower, antigo café e posto de gasolina dos anos 30 onde hoje funciona um centro de visitantes da cidade

  • Devil’s Rope Museum, em McLean: museu inusitado dedicado ao arame farpado. Pode parecer estranho, mas é uma atração muito recomendada e tem entrada gratuita.
  • Alanreed Cemetery, em Alanreed: o cemitério mais antigo da rota 66 no Texas, aberto em 1890.
  • Leaning Water Tower, em Groom: torre d’água inclinada que hoje tem apenas função decorativa. Foi construída propositalmente com essa inclinação justamente para chamar a atenção e atrair visitantes para o restaurante da família Britten.

A caixa d'água inclinada de Britten no estado do Texas

  • The Big Texan Steak Ranch, em Amarillo: uma das casas pioneiras nos desafios de comer quantidades absurdas de um prato para não pagar a conta! Inaugurada em 1960, a casa ainda serve os famosos bifes de 2 kg. É só comer tudo que você não paga 😉
  • Cowboy Motel, em Amarilllo: o motel mais famoso da região, mesmo que seja pela placa, e não pelas pelas acomodações.
  • Cadillac Ranch, em Amarillo: um dos maiores símbolos da Rota 66, aparentemente não passa de um terreno enorme com uma fileira de Cadillacs cortados ao meio e enterrados no chão, mas algo na composição dessa obra e a liberdade de escrever ou desenhar o que você quiser nos carros atraem milhares de artistas e turistas que se divertem grafitando os carros.

Os carros grafitados e enterrados no chão do Cadillac Ranch em Amarillo, Texas

  • Midpoint Cafe, em Adrian: o café autoproclamado metade do trajeto da Rota 66. Construído em 1926, permanece em atividade e inspirou três dos personagens da série de filmes Carros da Pixar. Flo foi inspirada na antiga dona do local, enquanto Mia e Tia foram inspiradas em duas irmãs garçonetes que trabalharam ali.
  • Glenrio Ghost Town, em Glenrio: o distrito histórico de Glenrio viveu seu auge entre as décadas de 1930 e 1950, mas começou a decair a partir de 1975, quando a rodovia I-40 mais moderna e rápida foi inaugurada com um trajeto bem afastado da cidade. Atualmente, é considerada uma das mais bem preservadas cidades-fantasma dos Estados Unidos.

Um dos maiores eventos da Rota 66 acontece no Texas

O Texas Route 66 Festival acontece todos os anos em Amarillo e inclui concursos de fantasias dos anos de 1950 e 1960, exposições de carros antigos, feira de trocas, caça ao tesouro etc. Tudo com entrada gratuita!

Assine o blog e não perca nenhum post! 😜

Não perca nossas novidades!

Você não vai receber spam.

Continue lendo a série sobre nossa experiência na Rota 66

Dividimos nossa experiência em posts que cobrem o trajeto em cada estado por onde passa a Rota 66.

  • Rota 66 no Texas: 300 km repletos de ícones
    Este post. 🙂

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

30 comentários

Deixe um comentário
  1. Que show de post! O sonho do marido aqui em casa é fazer essa rota em cima de uma Harley. Sonhando alto demais o rapaz aqui… Deve ser fascinante, nós aqui já fomos mordidos pelo “bichinho da viagem de carro com aventura desbravadora” e ler esses relatos dá mais coceguinhas ainda. Parabéns! Bjo

  2. Impossível ler esse post, com essas fotos shows, e não ficar com vontade de cair na estrada agora mesmo!

    Ótimo relato! Tanto pra quem já está com viagem marcada como pra quem ainda está sem destino e precisa de inspiração! Hehehe

    Abraço

  3. Eu adoro quando leio um texto e me sinto ‘dentro’ dele. É o que acho mais legal em blogs de viagens, me sentir realmente viajando ao ler os relatos… Foi o que aconteceu aqui! Daqui a pouco vou até acreditar que fiz a Rota 66 e contar que os carros enterrados são o máximooo!!! =)

  4. Me senti em filmes da Sessao da Tarde dos anos 90….rs Surreal! Muito boa a narrativa, e com essas fotos ilustrando tornou tudo mais real … Tenho certeza que já vi esses cenários em filmes muitas vezes. Um dia aproveito da proximidade dos 2 países e ainda vou pro Texas de carro, mais ou menos 8 horas da minha casa…..rs Por enquanto só fui de aviao…. hehehe Saludos!

  5. Ah, essa viagem de vocês posso dizer que acompanhei, de ponta a ponta, literalmente. Agora, esse post está sensacional. Vou lendo sobre as atrações e vendo essas lindas fotos, enquanto marco em negrito na minha lista infindável de desejos de viagens. Menina, que fotos espetaculares essas de vocês, hein? BjO!!!

  6. Essas viagens de carro sempre me atraíram (ao conttário da gringolandia, que nunca me atraiu muito hahaha)

    Mas esses posts da Rota 66 andam inspirando pra tentar superar os preconceitos e embarcar para os Estados Unidos!

  7. Que Demais! Amei os carros enterrados! Estive no Texas em 1998, na minha viagem de presente de 15 anos, mas foi só de passagem, e tem taaanto tempo que não lembro de muita coisa! Esse post me deu muita vontade de voltar! Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Em Isla Negra, a mais antiga das casas-museu de Neruda, estão os restos mortais do poeta e de sua última esposa

Casas de Pablo Neruda: tesouros do Chile

EasyCard, o bilhete do metrô de Taiwan - Capa

Taiwan! Mas, antes de tudo, a lição de casa