Restaurantes em Buenos Aires: vá além do roteiro turístico!

O que fazer em Buenos Aires - NOLA: ambiente simples e ótima comida cajun.

Vai viajar para a Argentina e tá pensando em comida desde que comprou sua passagem? Bem-vindo ao clube de quem viaja já pensando no que vai comer! Vem descobrir as melhores opções de onde comer em Buenos Aires!

A capital portenha é um paraíso para quem gosta de comer bem: são ótimos restaurantes espalhados por toda Buenos Aires e, o melhor, de gastronomia diversa e para todos os bolsos!

O que fazer em Buenos Aires - NOLA: ambiente simples e ótima comida cajun

Claro que vai ter também empanada, alfajor e sorvete! Mas neste post você encontra, além das dicas dos melhores lugares para comer pratos argentinos famosos e restaurantes tradicionais, dicas de restaurantes diferentes e festivais gastronômicos que valem a pena conhecer.

Ah, e no final do post, falamos sobre gorjeta, o cubierto e outras dicas importantes para frequentar os restaurantes de Buenos Aires.

Chegou a hora de se esbaldar com nosso guia de restaurantes em Buenos Aires!


Aproveite e veja também:


Restaurantes em Buenos Aires

Nossa lista de restaurantes tem desde as famosas parrillas (o churrasco argentino) até lámen. Prepare-se para curtir os clássicos argentinos e também conhecer novidades da cidade!

Empanadas em Buenos Aires

La Cocina

Conhecemos o La Cocina na nossa última viagem a Buenos Aires, mas o pequeno restaurante já está entre nossas empanadas favoritas na cidade.

O local é pequeno e escuro, o que só aumenta a sensação de ter descoberto um segredo de Buenos Aires, o atendimento é ótimo e as empanadas são fresquinhas e muito saborosas.

Onde comer em Buenos Aires - La Cocina - As melhores empanadas de Buenos Aires

O La Cocina fica na Recoleta e é perfeito para um lanche na região. Recomendamos as de queijo com cebola, molhadinha e bem recheada, e para quem gosta de pimenta, as de queijo com cebola picante e carne picante.

Avenida Pueyrredon 1508.

Outros lugares para comer empanadas em Buenos Aires

  • El Sanjuanino: na nossa primeira viagem para Buenos Aires, lá em 2007, o San Juanino era a indicação mais certeira para comer empanada. O tempo passou, novos lugares vieram, mas continuam servindo boas empanadas. São duas unidades, a mais famosa fica na Recoleta: Posadas 1515.
  • El Gauchito: além das empanadas assadas, aqui serve-se também empanadas fritas (que são as preferidas de muitos clientes cativos). Se estiver por San Telmo, prove: Avenida Independencia 414.
  • La Morada: famosa pela decoração tanto quanto pelas empanadas, que muitos consideram as melhores da cidade. Vá cedo porque as duas unidades ficam bem cheias. A do centro de Buenos Aires fica próximo a Plaza de Mayo: Hipolito Yrigoyen 778.

Carnes e parrillas

Don Julio

Dentro de um antigo casarão no bairro de Palermo, o Don Julio serve uma das parrillas mais famosas e amadas da cidade (tanto por turistas quanto por moradores). O cardápio especializado em carnes não é extenso, mas oferece todas as clássicas opções de cortes argentinos.

Entre os cortes de carne mais pedidos pelos locais estão o asado de tira (costelas) e o vacío (fraldinha).

Guatemala 4691, esquina com Gurruchaga.

La Cholita

Pratos fartos que, dependendo da sua fome, você pode até dividir. São muitas opções de carnes e acompanhamentos, além de prato para vegetarianos que traz quesadillas e batatas. As carnes são servidas em uma tábua de madeira.

Preço justo, comida boa e ambiente agradável que costuma ficar cheio lá pelas 20h, horário em que os argentinos costumam jantar, um pouco mais tarde do que a maioria de nós.

Até onde sabemos, não aceita cartões, verifique com o estabelecimento se houve alguma mudança, mas vá preparado.

Rodríguez Peña 1165.

Outros restaurantes para comer carne em Buenos Aires

  • La Cabrera: além de servir boas carnes, oferece diversos acompanhamentos. Queridinho entre brasileiros, que costumam gostar tanto do ambiente quanto da comida. São duas unidades na mesma rua: Cabrera 5099 e 5127.
  • La Brigada: a casa da parrilla tradicional em Buenos aires. Camisas de times de futebol espalhadas pela casa toda, muito barulho e boas carnes são os destaques do restaurante que fica no bairro de San Telmo: Estados Unidos 465.

Sanduíches em Buenos Aires

Latino Sandwich

Com excelente localização (a quatro quarteirões da Plaza de Mayo e perto da Avenida 9 de Julio), as duas pequenas unidades têm poucas mesas e são muito disputadas na hora do almoço, o que mostra que vale a pena conhecer os lanches da casa.

Onde comer em Buenos Aires - Latino Sandwich

De qualquer maneira, não se preocupe muito com a fila, porque os pedidos saem rápido e a maior parte dos clientes pede os lanches para viagem, então você deve conseguir um lugar para sentar sem problema.

Além de ótimos sanduíches, existem opções de pratos e doces, confira os preços e o menu do dia na página do Latino Sandwich no Facebook.

Tacuarí 84 e 185.

Outra boa opção para comer um lanche em Buenos Aires

  • Chori: o choripan é um sanduíche clássico na Argentina (espécie de cachorro-quente com linguiça e molho chimichurri), mas no Chori ganhou também versões modernas com linguiças variadas. Thames 1653.

Restaurantes premiados ou em alta em Buenos Aires

Narda Comedor

A chef Narda Lepes é um dos grandes nomes do atual cenário da gastronomia argentina. Mesmo em uma cultura baseada na carne, a chef conseguiu no Narda Comedor dar destaque a verduras e legumes (embora não seja um restaurante vegetariano), ingredientes frescos e de pequenos produtores.

Mariscal Antonio Jose de Sucre 664.

Outros restaurantes em alta em Buenos Aires

  • Niño Gordo: restaurante asiático moderno. Tanto o salão central vermelho quanto os pratos criativos que deixam a cozinha têm sido grandes sensações em Buenos Aires. Thames 181.
  • Proper: presente na lista de 50 melhores restaurantes da América Latina, o Proper mantém a decoração industrial da antiga oficina de carros que funcionava no local e tem cozinha inspirada pelo fogo, com muitos pratos feitos na brasa e na lenha. Aráoz 1676.

Comida tradicional Argentina

La Querencia

Restaurante de comida tradicional argentina, especialmente do norte do país, que vai muito além do combo bife e empanadas, o que já é um ótimo motivo para conhecer o local. Nada melhor do que experimentar um pouco da cozinha típica de um local para conhecê-lo!

Se estiver visitando Buenos Aires no inverno, recomendamos os ensopados/guisados que confortam e garantem a sustância que você precisa para bater perna pela cidade e enfrentar o vento gelado.

Ensopado de carne e batatas do La Querencia

Além da unidade no bairro da Recoleta, fácil para qualquer um chegar, conta com outra unidade em Belgrano.

Recoleta: Junin 1314, esquina com Juncal.

Belgrano: Aguilar 2365.

Outros lugares para comer comida típica argentina:

  • 1810 Comida Regional: mais comida típica do norte da argentina, com destaque para o locro (ensopado). Prove também as empanadas.

Pizza em Buenos Aires

A pizza porteña é um capítulo à parte em relação às pizzas de qualquer outra parte do mundo. Esqueça o que você já conhece em termos de pizza e experimente a pizza de Buenos Aires com a mente aberta para entender o que quero dizer com isso. 🙂

Güerrin

Aberta em 1932, a Güerrin é uma mais antigas e tradicionais pizzarias da cidade. A massa grossa lembra mais um pão ou torta e algumas das coberturas são bem diferentes das nossas. Prove os sabores locais, como a fugazza (queijo e cebola).

Av. Corrientes 1368.

Outras pizzarias em Buenos Aires

  • La Mezzetta: também muito tradicional (aberta em 1939), o destaque aqui é a quantidade de queijo na pizza, que chega a transbordar e fica até difícil, ou impossível, comer sem fazer sujeira. Av. Álvarez Thomas 1321.
  • Ugi’s: se você quer algo bem barato, a Ugi’s é o lugar perfeito. Claro que a qualidade está de acordo com o preço, mas a pizza do Ugi’s é perfeita como aquela última refeição da noite que você nem deveria fazer, mas não consegue evitar!

Restaurantes com especialidades de outros países em Buenos Aires

Fukuro Noodle Bar

Fãs de lámen e/ou ambientes modernos (aqui todos comem no balcão cercados de posters e bonecos toy art) vão adorar o Fukuro. Além do ótimo lámen, os guiozas vegetarianos são impressionantes de tão bons!.

Onde comer em Buenos Aires - Fukuro Noodle Bar

Green Curry

Fast food saudável com inspiração indiana, ideal para quem está no centro de Buenos Aires e quer comer uma boa tigela de curry.

NOLA

A culinária cajun, típica do sul dos Estados Unidos está muito bem representada em Buenos Aires pelo NOLA. Entre os destaques, estão o frango frito e o gumbo.

Chile Caliente Mongolian BBQ

Opção barata e saborosa, no Mongolian BBQ você monta seu prato escolhendo uma base (macarrão ou arroz), uma proteína (diversas carnes ou tofu) e diversos vegetais, apimentados ou não, que serão todos grelhados na hora. O ambiente é simples, mas a comida é ótima!

Jay’s

Panquecas, bacon, ovos, waffles, milk-sakes, queijos quentes e tudo mais que vem à mente quando você pensa em um café da manhã típico dos Estados Unidos. Ah, no Jay’s o café da manhã é servido o dia todo!

Onde comer em Buenos Aires - Jay's - Café da manhã americano o dia todo

Onde beber em Buenos Aires

Confira duas ótimas opções para beber algo nas noites de Buenos Aires:

  • Desarmadero bar: cervejas artesanais dos melhores produtores da Argentina em um ambiente inspirado pela arte de rua.
  • Oh no! Lulu: coquetelaria e comida havaiana em um restôbar que te leva em uma pequena viagem para a Polinésia.

Onde comer doces em Buenos Aires

Eu sei que você quer provar os famosos alfajores (e deve!), mas Buenos Aires está cheia de outras sobremesas que valem a pena. Dá uma olhada:

Alfajor

Eu recomendo que você prove todos que encontrar, mas não deixe de incluir na lista o nosso favorito, o El Cachafaz. Prove também os caseiros feitos por muitos restaurantes e padarias. Vem contar pra gente suas descobertas, hein!

Sorvete

Assim como no caso dos alfajores, prove todos! Gostamos muito das sorveterias Rapa Nui e Antiche Tentazioni. Entre as mais famosas, com franquias por vários pontos da cidade, preferimos a Persicco, mas a verdade é que todas são, no mínimo, boas. 😀

Aliás, são tantas, que logo mais faremos post especifico sobre as sorveterias de Buenos Aires.

Onde comer em Buenos Aires - Doces e sorvetes em Buenos Aires

Scarlett Cakes and Bagels

Ótima pedida para quer quer mini tortas e cheesecakes! Não é muito barato, mas vale cada peso investido. Visitamos a unidade em Palermo Soho, mas existem outras, inclusive no centro. Confira todas as filiais no site.

Donut Therapy

Donuts em Buenos Aires! A Donut Therapy tem feito muito sucesso por conta da textura macia da massa e a grande variedade de sabores.

Além dos restaurantes em Buenos Aires

Você também pode aproveitar seu tempo em Buenos Aires para ir a festivais e conhecer mercados gastronômicos. Esses locais e eventos são ótimos para provar diversos pratos em um só lugar!

Feira Masticar

O que fazer em Buenos Aires - Feira gastronômica Masticar

Feira gastronômica que celebra a gastronomia argentina reunindo alguns dos melhores chefs e restaurantes da cidade, além de contar com mercado de pequenos produtores de várias regiões da Argentina, aulas com os chefs, atrações musicais e muitas outras atividades.

Fique de olho no site da Masticar para saber quando será a próxima edição.

Buenos Aires Market

Buenos Aires Market

Mistura de feira livre e feira gastronômica, reúne produtores locais que vendem desde verduras até massas e doces, além de dezenas de barracas com comidinhas. A edição que visitamos aconteceu no Rosedal, mas a feira é itinerante, consulte o site.

La Barata del Central

Serviço de entrega de verduras, legumes e frutas em casa, muito útil para quem vai ficar mais tempo na cidade. São várias opções de cestas, com diferentes tamanhos e preços.

Mercado de San Telmo

O mercado de San Telmo é o mercadão da cidade onde você encontra diversos produtos frescos, antiguidades e boas opções de lugares para comer e comprar doces. Vários novos restaurantes estão surgindo ali devido ao custo-benefício dos boxes do mercado.

O que fazer em Buenos Aires: Mercado de San Telmo - Um pedaço da história da cidade com vários novos restaurantes e tudo mais que voce puder imaginar

Mais dicas de onde comer em Buenos Aires

Já fomos várias vezes para Buenos Aires, em uma delas passamos quase dois meses na cidade, por isso tivemos que procurar muitas dicas para nossas viagens.

Foi assim que encontramos o Pick Up the Fork, blog em inglês cheio de dicas gastronômicas de Buenos Aires, com muitos lugares desconhecidos dos turistas. A autora também tem preferência por boa comida com ótimo custo-benefício.

Vale a pena conferir também o Instagram After Six, de duas argentinas que dão ótimas dicas gastronômicas da cidade, e os itens da lista de comidas e bebidas típicas argentinas que o blog Caminhos Me Levem fez (mas ó, já adianto, Fernet é ruim, beeem ruim!).

Onde comer em Buenos Aires: inspiração!

Quer se inspirar antes de ir? Assista na Netflix as aventuras gastronômicas de Phil Rosenthal em Somebody Feed Phil. O episódio da Argentina vai te deixar com água na boca e conta com a participação da Allie, autora do blog Pick Up the Fork que recomendei agorinha.

Restaurantes em Buenos Aires: dicas práticas!

Cubierto

Fomos para Buenos Aires pela primeira vez em 2007, mas ainda não me acostumei com o cubierto, um valor referente ao serviço de mesa cobrado por pessoa em muitos restaurantes da cidade.

A cobrança é permitida e legal, mas deve ser sinalizada, geralmente no cardápio ou em cartazes dentro do próprio restaurante ou na entrada.

Vale lembrar que o valor do cubierto vai para o restaurante (em tese, paga a manutenção de itens de mesa, como talheres, toalhas, etc), e não para o garçom. Ou seja, não é gorjeta.

Gorjeta

A gorjeta em Buenos Aires, ou propina, como dizem por lá, é opcional. No entanto, se você foi bem atendido, as boas maneiras recomendam deixar pelo menos 10% em dinheiro depois de pagar a conta.

Cartão ou dinheiro

Ainda há muitos restaurantes em Buenos Aires que só aceitam dinheiro, vá preparado. Geralmente, restaurantes mais novos aceitam cartão enquanto os mais tradicionais ficam só no dinheiro. O ideal é sempre confirmar antes de entrar.

Bebidas durante as refeições

Beber em um restaurante, principalmente sucos e refrigerantes, costuma ser bem caro. Quando possível, procure combos ou opte pelo vinho que, muitas vezes custa menos do que um refrigerante.

Promoções

Como acontece em todo o mundo, muitos restaurantes têm promoções durante o almoço. Abuse dos combos e menus de almoço, isso vai ajudar você a economizar principalmente com a bebida.

Deu para ver que se come muito bem em Buenos Aires? Espero que você já esteja com água na boca e preparado para voltar com uns quilinhos a mais. 😀

Tem mais alguma alguma dica de restaurante em Buenos Aires? Algum achado gastronômico? Deixe nos comentários!

Restaurantes em Buenos Aires: vá muito além do roteiro turístico

Hotel

O melhor preço e em qualquer lugar do mundo.

Seguro

São 5% de desconto ao comprar no blog e mais 5% no boleto.

Carro

Compare diversas locadoras e pague em até 10x.

Celular

Não dá mais para viajar para o exterior sem Internet, né?

15 comentários

Deixe um comentário
  1. Ahhh que maravilha! Quanta comida boa em Buenos Aires, meu deus. Sou doida pra voltar e provar de tudo um pouco. Um restaurante mais dos sonhos que o outro

  2. Quando eu penso na Argentina logo me vem na cabeça alfajor rs AMO!
    Curti demais suas sugestões de restaurantes em Buenos Aires, parecem bem interessantes! Posso sugerir um? É o The Argentine Experience, não é um restaurante típico, mas é muito bacana. Fui nele em Puerto Iguazu, mas sei em que em BA tem tbm!

  3. Nossa, faz uma vida que eu não vou pra Buenos Aires, e a vontade tem crescido bastante nos últimos tempos, mas depois de ler post a vontade é de embarcar no primeiro avião!
    Só estive uma vez na cidade, e não me lembro deste cupierto… o valor gra em torno de quanto por pessoa?

    • Oi, Carina
      Vale muito a pena voltar para Buenos Aires, a cidade tem se renovado, principalmente na gastronomia!
      A cobrança do cubierto é antiga, o valor é variável (cada restaurante pode cobrar a taxa que quiser) que costuma ser baixo, mas que é sempre esquisita ter que pagar haha.

  4. estamos indo pra lá
    comecei a pesquisar sobre comida só encontrei blogs
    com comidas caríssimas parecendo surreal
    e detalhe comida pouquissima
    mas aqui fiquei mais contente obrigada

    • Oi, Vanessa
      Fico feliz que nosso blog te ajudou 🙂
      Neste post, além das nossas dicas, deixei um link para o blog Pick up the Fork (um blog de gastronomia de Buenos Aires que tem dicas muito boas!)

      Ah, não sei se você já fechou hotel e seguro viagem, mas aqui no blog temos alguns afiliados que podem te ajudar a pesquisar a melhor opção:
      Seguro-viagem com desconto (use o cupom COISOS5)
      Pesquisa de hotel no Booking (muitas opções com desconto e cancelamento gratuito)

      Que você tenha uma ótima viagem!

  5. Quanta dica boooa!!!

    Buenos Aires foi meu primeiro destino sozinho e não fiz muito bem o dever de casa na hora de planejar a cidade! Não conheci quase nada do que poderia!

    Quero voltar pra ano que vem e com certeza vou usar muito essas dicas!

    Adorei as dicas e a diversidade de opções!
    🙂

    Abraço

    • Obrigada, Murilo!
      Tem dica boa nesse post mesmo (e nem é só pq é nosso haha).
      Já fomos algumas vezes para Buenos Aires, mas é um destino que não me importo de voltar. Quem sabe a gente não se encontra por lá!

  6. Gente, que delícia de post! Fui pra BsAs em 2012 numa loucuragem pós Patagônia – não queria saber de turistar, só de festa mesmo hahaha… E lógico que nessa onda de festa, tudo era convertido em cerveja, ou seja, pra que almoçar se posso tomar 4 quilmes? =)

    Uma semana vivendo de Quilmes, Fernet, empanada e choripan… Acho que perdi uns 3 meses de expectativa de vida!

    Bons tempos #feelingold

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Puerto Madero em Buenos Aires

Airbnb em Buenos Aires: dicas para não errar na escolha!

Nem toda foto de casal precisa ser super brega (pode ser só um pouco)

Fazenda Ipanema: ruínas do Brasil Império ao lado de Sorocaba