Stats2

O que fazer em Santiago: dicas de passeios imperdíveis!

   |        |     Atualizado em 12/setembro/2017

Procurando o que fazer em Santiago? A capital do Chile, cercada pela linda Cordilheira dos Andes, está repleta de atrações para todo tipo de viajante, de museus a vinícolas, então você com certeza vai encontrar um passeio que não vai querer perder!

Santiago do Chile

O Chile é a bola da vez na América do Sul para os turistas brasileiros, é só ver todas as promoções de passagens áreas para o Chile que têm pipocado por aí. Muita gente acaba apenas passando por Santiago durante a viagem para outros destinos no país, como Atacama ou Ilha de Páscoa, mas a cidade tem tudo para ser também o destino final de muitos viajantes.

Lá do alto, olhando pela janelinha do avião durante nosso voo, já nos deslumbramos com a Cordilheira dos Andes e, ao chegar na capital, nos encantamos por uma cidade repleta de parques e mirantes, e que respira cultura!

Você pode ver um resumo da nossa viagem no vídeo abaixo e, no restante deste post, consultar mais detalhes sobre várias das locações que você encontra no vídeo.

O que fazer em Santiago: atrações imperdíveis


Reserve agora o hotel ideal para a sua viagem em Santiago!


Nossa lista está bem recheada, com opção para todos os gostos e bolsos (a cidade de Santiago está cheia de passeios gratuitos), então criamos um índice para facilitar sua vida. Você também pode salvar as imagens no Pinterest para ficar mais fácil encontrar o post de novo quando você precisar.

O que fazer em Santiago - Pinterest    O que fazer em Santiago - Sky Costanera - Pinterest

Ah, e ninguém merece ter que ficar se preocupando em vez de aproveitar a viagem, né? Então invista em um seguro-viagem! Você pode investir o dinheiro que economizou com nossas dicas de passeios gratuitos e ainda usar o código COISOS5 na Seguros Promo para receber 5% de desconto!

Museus

Os museus de Santiago são fora de série. A capital chilena tem museus pra lá de interessantes, e como a variedade é grande, tem para todo mundo. Conheça algumas das opções de museus da cidade e, se tiver tempo, vá em todos!

Museo de Memoria y Derechos Humanos

O que fazer em Santiago - Museo de Memoria y Derechos Humanos

Avenida Matucana 501, Barrio Matucana, Santiago.

Em frente à estação Quinta Normal do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

De terça a domingo, das 10h às 18h.

Entrada gratuita.

Assim como grande parte da América Latina, o Chile também enfrentou ditadura e golpe militar em um período sombrio que você imaginaria que seria melhor esquecer. No entanto, por mais doloroso que seja (chegou a me embrulhar o estômago e tirar algumas lágrimas), é necessário conhecer melhor um dos momentos mais tristes da história política chilena. Sabe como é: conhecer o passado para não repeti-lo no futuro.

O golpe militar encabeçado por Augusto Pinochet é retratado em vídeos, fotos, depoimentos e cartas que mostram torturas, ataques e outras violações dos direitos humanos. Tudo é deixado às claras (sim, há cenas fortes) na tentativa de não permitir que a história seja esquecida e repetida.

Vá e reflita! Aproveite que a entrada do museu é gratuita!

La Chascona: casa-museu de Pablo Neruda

Os jardins mais elevados da La Chascona, a casa de Neruda em Santiago

Os jardins mais elevados da La Chascona, a casa de Neruda em Santiago.

Fernando Márquez de la Plata, 0192, Barrio Bellavista, Providencia.

A 1,1 km da estação Baquedano do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

De terça a domingo, das 10h às 18h.

7.000 pesos chilenos por pessoa.

Uma das três casas-museu de Pablo Neruda no Chile, e a única em Santiago, La Chascona homenageia um dos grande amores do poeta, sua terceira esposa Matilde Urrutia.

A casa está repleta de ambientes que remetem ao mar, como a famosa sala de jantar em formato de cabine de navio e é cheia de detalhes e objetos trazidos de suas viagens pelo mundo.

Após a morte, durante a ditadura, do “subversivo” Neruda, muitos objetos foram saqueados e perdidos, mas o poeta era um verdadeiro acumulador, então ainda há um incrível acervo de objetos pessoais na casa.

As três casas do poeta Pablo Neruda valem a visita! Aproveite e leia mais sobre cada uma das casas-museu de Neruda no Chile.

Museo Nacional de Historia Natural

O que fazer em Santiago - Museo Nacional de Historia Natural

Avenida Matucana 520, Barrio Matucana, Santiago.

Bem próximo à estação Quinta Normal do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

De terça a sábado, das 10h às 17h30. Domingos e feriados, das 11h às 17h30.

Entrada gratuita.

Localizado dentro do belo parque Quinta Normal (que também está nessa lista), o Museu de História Natural é mais um museu gratuito que deve ser aproveitado pelos turistas em Santiago. O museu conta com um acervo permanente que inclui o esqueleto gigante de baleia aí da foto e uma mostra que percorre a história e o desenvolvimento da fauna e flora chilena.

O museu é razoavelmente pequeno, então em algumas horas você pode aproveitar o parque, a coleção permanente e as exposições temporárias.

Museo Chileno de Arte Precolombino

O que fazer em Santiago - Museo Chileno de Arte Precolombino

Bandera 361, Santiago.

A 350 metros da estação Plaza de Armas do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

De terça a domingo, das 10h às 18h.

4.500 pesos chilenos por pessoa. Entrada gratuita todo primeiro domingo de cada mês e entrada gratuita para menores de 10 anos.

Um dos museus mais importantes do Chile, o museu de arte pré-colombiana já chama a atenção por ficar em um edifício neoclássico de 1805 bem no centro histórico da cidade. No entanto, o motivo da fama vem mesmo da importância arqueológica do seu acervo.

O que fazer em Santiago - Chemamüll no Museo Chileno de Arte Precolombino

O museu abriga diversas obras de arte de povos indígenas pré-colombianos de todo Chile e parte da América Latina. Entre as mais impressionantes estão restos de múmias infantis e as enormes estátuas Chemamüll, espécies de lápides do povo Mapuche, que variam entre 1,5 e 2,5 metros de altura e representavam o espírito de quem iniciava sua viagem ao além.

Museo Violeta Parra

O que fazer em Santiago - Coisa no Museo Violeta Parra

Coisa no Museo Violeta Parra.

Vicuña Mackenna 37, Providencia.

A 280 metros da estação Baquedano do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Sábado e domingo, das 11h às 18h.

Entrada gratuita.

O museu que leva o nome de uma das artistas mais respeitadas do Chile expõe obras que ilustram seus importantes trabalhos fonográficos, têxteis e plásticos que contribuíram muito para a construção da identidade musical e popular chilena no século passado.

Centro Cultural Palacio de la Moneda

O que fazer em Santiago - Centro Cultural La Moneda

Plaza de la Ciudadanía, 26, Santiago.

A 100 metros da estação La Moneda do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

Todos os dias, das 9h às 19h30.

Entrada gratuita no local e várias das exposições têm entrada gratuita até às 12h, confirme no site.

Localizado sob a Plaza de la Ciudadanía (a praça onde acontece a troca de guarda do Palácio de la Moneda, tá logo aí embaixo na lista!), o La Moneda sempre abriga ótimas exposições temporárias e conta com cinemateca que exibe filmes a preços baixíssimos, uma ótima opção se você fala bem o espanhol.

Quando estivemos em Santiago, vimos uma exposição sobre a história dos samurais com um número impressionante de artefatos com vários séculos de idade. Atualmente, está em exposição uma mostra sobre o artista pop Andy Warhol.

Cerros e mirantes

Santiago, também por ser cercada pelos Andes, é linda de se ver do alto! Os morros, ou cerros, que salpicam o relevo quase plano da maior parte da cidade, oferecem boas oportunidades para se aproveitar belas vistas da capital.

Mirante Sky Costanera

Sky Costanera visto do Parque de Las Esculturas

Sky Costanera visto do Parque de Las Esculturas.

Andrés Bello 2425, Providencia.

A 650 metros da estação Tobalaba do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

Todos os dias, das 10h às 22h. O último elevador sobe às 21h.

Os preços variam de acordo com o dia, consulte os detalhes neste link.

Ponto mais alto da cidade e prédio mais alto da América Latina, o Sky Costanera Center conta com um mirante de onde é possível se ver praticamente a cidade toda. Se você também adora ver cidades do alto não pode deixar de visitar o mirante Sky Costanera.

Em dias de boa visibilidade, é possível ver a beleza urbana de Santiago cercada pela incrível beleza natural da Cordilheira dos Andes. Lindo demais!

Preços e mais informações no post completo do Sky Costanera 😉

Cerro San Cristóbal (ou Parque Metropolitano de Santiago)

O que fazer em Santiago - Cerro San Cristóbal

Entrada principal (mais próxima ao funicular e ao zoológico): Pio Nono 450, Recoleta. Há também outras entradas, mais próximas ao teleférico e ao parque infantil.

A 1 km da estação Baquedano do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

Todos os dias, das 8h30 às 19h.

Entrada gratuita no local, mas com atrações pagas. Confira horários e preços das atrações.

O Cerro San Cristóbal é possivelmente o ponto turístico mais conhecido de Santiago. Situado nos limites dos bairro Bellavista e Recoleta, o cerro é famoso pelas diversas atrações que abriga e pela vista panorâmica que oferece da cidade. Para conseguir a melhor visão, o ideal é visitar em um dia de tempo aberto logo após um dia chuva!

Entre as atrações do Cerro San Cristóbal estão o zoológico de Santiago, um teleférico, piscinas (apenas na temporada de verão) e um funicular.

O funicular leva os visitantes ao zoológico e ao conjunto de mirantes do cerro, então vale a pena em qualquer visita! Você pode admirar os Andes já na subida.

Cerro Santa Lucía

O que fazer em Santiago - Cerro Santa Lucía

Entre Libertador General Bernardo O’Higgins, Santa Lucía, Merced e Victoria Subercaseaux.

A 500 metros da estação Santa Lucía do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

Todos os dias, das 9h às 20h.

Entrada gratuita.

O morro Santa Lucía não é tão alto quanto o San Cristóbal, mas é uma área verde totalmente inserida na paisagem urbana e cercada pela cidade, por isso também oferece uma visão muito interessante de Santiago.

Existem diversos caminhos para caminhada e pontos para relaxar por todo o cerro. Ainda bem, porque a subida até o mirante mais alto exige que você suba muitos degraus!

Parques

Santiago tem dezenas de praças e parques com gramados convidativos para relaxar ao sol, e o melhor é ver como os moradores da cidade aceitam esse convite todos os dias! Em qualquer um desses gramados, você encontra alguém tomando um banho de sol e comendo algo durante uma pausa para o almoço, casais se encontrando após o expediente etc.

É ótimo ver os chilenos ocupando sua capital e aproveitando os espaços verdes de Santiago!

Museo Parque de las Esculturas

O que fazer em Santiago - Parque de las Esculturas

Santa María 2205, Providencia.

A 750 metros da estação Los Leones do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

Todos os dias, das 8h às 18h.

Entrada gratuita.

O parque das esculturas é uma grande espaço verde com esculturas de artistas chilenos espalhadas ao ar livre no bairro Providencia. É um parque linear que se estende ao longo de um longo trecho do Rio Mapocho, então é perfeito para sentar e relaxar ouvindo o som das águas que descem da cordilheira.

O parque também fica próximo ao Sky Costanera, então combinar os dois em um dia de sol é uma ótima pedida!

Parque Araucano

Panorâmica do rosedal do Parque Araucano em Santiago do Chile

Panorâmica do roseiral do Parque Araucano em Santiago do Chile.

Presidente Riesco 5877, Las Condes.

A 1km da estação Manquehue do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

Todos os dias, das 7h às 22h.

Entrada gratuita.

O parque Araucano fica ao lado do shopping queridinho dos brasileiros que visitam Santiago, o Arauco. Aproveite a ida até o bairro Las Condes para visitar não somente o shopping, mas estender a visita até o parque Araucano e conhecer um belo roseiral, um parquinho enorme e cheio de brinquedos que parecem divertidíssimos para as crianças e até um pequeno recanto oriental.

Leia mais sobre sobre o Parque Araucano e o Shopping Arauco!

Quinta Normal

O que fazer em Santiago - Quinta Normal

Avenida Matucana 520, Barrio Matucana, Santiago.

A estação de metrô Quinta Normal fica dentro do parque.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

Todos os dias, das 9h às 20h45.

Entrada gratuita.

Além de ser o parque mais antigo da cidade, o Quinta Normal apresenta uma extensa área verde e largas ruas que convidam os visitantes a passeios de bicicleta ou quadriciclo. Também há um lago com pedalinhos!

Para descansar entre esses passeios mais físicos, você pode curtir alguns dos museus que ficam dentro do parque Quinta Normal ou bem próximos a ele, como Museu de História Natural, Museu Ferroviário, Museu da Memória e dos Direitos Humanos, Museu Artequin e Museu de Ciência e Tecnologia.

Outros pontos turísticos de Santiago

Bairro Paris-Londres

O que fazer em Santiago - Bairro Paris-Londres

Londres 59, Santiago.

A 300 metros da estação Universidad de Chile do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

Espaço público aberto. Restaurantes e cafés na área funcionam pelo menos até às 21h.

O bairro recebeu o nome do cruzamento mais famoso da região: a esquina entre as ruas Paris e Londres. Um cantinho em Santiago com ares de Europa e repleto de cafés e restaurantes. Vale a pena passear pelas ruas estreitas ou sentar em uma das mesas ao ar livre para apreciar a encantadora arquitetura europeia do bairro!

Para quebrar um pouco o clima, a região também foi marcada pela ditadura, pois na rua Londres (nº 38) funcionou um centro de tortura do governo Pinochet. Hoje funciona no local um centro de memória e de promoção dos direitos humanos.

Avenida Itália

O que fazer em Santiago - Avenida Italia

Avenida Italia 1290, Providencia.

A 500 metros da estação Santa Isabel do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

Espaço público aberto. A maior parte dos restaurantes e cafés na área ficam abertos pelo menos até às 21h, e muitos deles até depois da meia-noite.

Um passeio que recomendo muito para quem gosta de arte, gastronomia e até umas comprinhas diferentes longe dos programas e centros de compras mais turísticos da cidade. Se você gosta de passeios alternativos, esse é o lugar!

Ao longo da Avenida Itália, você encontra diversas galerias de arte, lojas de roupas, artesanato, móveis, tudo! Até hoje me arrependo de não ter comprado essas xícaras do Bowie e o prato do Morrissey da foto!

O que fazer em Santiago - Lojinha da Avenida Italia

O melhor dia para visita com certeza é o sábado, pois está tudo aberto e ainda assim o movimento não chega a incomodar. Aproveite as muitas boas opções gastronômicas não só na Avenida Italia, mas também nas ruas ao redor.

Troca da guarda do Palacio de la Moneda

O que fazer em Santiago - Troca da guarda do Palácio de la Moneda

Plaza de la Ciudadanía: Libertador Bernardo O’Higgins 1111, Santiago.

Ao lado da estação La Moneda do metrô.

Veja as melhores opções de hospedagem próximas.

O evento ocorre em local público e aberto.

A famosa troca da guarda do Palacio de la Moneda acontece a cada 2 dias na Plaza de la Ciudadanía. Seja pontual se não quiser perder nada: a movimentação começa às 10h durante a semana e às 11h nos finais de semana.

Em 2017, a troca acontece nos dias ímpares durante os meses de setembro e outubro, e nos dias pares durante novembro e dezembro.

Vinícolas

Impossível não pensar em vinho quando se vai para o Chile! Já dissemos que até quem não bebe pode aproveitar muito um passeio pelas vinícolas. Ou seja, para quem gosta de beber vai ser alegria pura! 😉

Até hoje, nunca fizemos um passeio desagradável em vinícolas, então não tem erro, mas se você quer recomendações, temos duas. Na dúvida, visite ambas.

Vinícola Emiliana

Edifício sede da vinícola Emiliana de onde partem os tours e onde você encontra uma lanchonete

Edifício sede da vinícola Emiliana de onde partem os tours e onde você encontra uma lanchonete.

Ruta 68, km 60,7, Casablanca. A cerca de 1h de carro de Santiago.

Também é possível chegar de ônibus.

Todos os dias, das 10h às 17h.

Entrada gratuita, porém os tours são pagos.

Vinícola orgânica que oferece um tour sensacional, indicado para quem quer realmente aprender um pouco mais sobre a fabricação dos vinhos e o processo orgânico e biodinâmico empregado na Emiliana.

Além disso, as instalações da Emiliana são lindíssimas e os vinhos são maravilhosos! Leia o post completo que fizemos sobre nossa experiência por lá e entenda melhor porque tanto amor por essa vinícola. ♥️

Vinícola Undurraga

Uma das caves da vinícola Undurraga que visitamos durante o tour

Uma das caves da vinícola Undurraga que visitamos durante o tour.

Camino a Melipilla, km 34, Talagante, Chile. A cerca de 30 minutos de carro de Santiago.

Também é possível chegar de ônibus.

Todos os dias, das 9h às 17h.

Entrada gratuita, porém os tours são pagos.

Com mais de 100 anos de história, a vinícola Undurraga é uma das mais queridas pelos turistas brasileiros em Santiago por ser pertinho de Santiago e contar com visitas bem humoradas, explicativas e com a degustação de ótimos vinhos. Ah, acho que levar uma taça de presente para casa também conta!

Também temos post sobre a Undurraga se você quiser conhecer melhor o tour e a degustação.


Deixamos alguma atração que você adora de fora? Deixe seu comentário com outra sugestão de o que fazer em Santiago!

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Curtiu? Deu vontade de viajar? Planeje sua viagem com a gente!

Reserve seu hotel no Booking.com! São milhares de hotéis com cancelamento gratuito.
A Rentcars.com compara várias locadoras de carros, cobra em Reais e parcela em 12 vezes!
Ganhe 5% de desconto com o código COISOS5 ao comprar seguro viagem na Seguros Promo.
Você precisa de Internet quando viaja! A EasySim4u oferece voz e dados em mais de 140 países.

Todos os parceiros são escolhidos com cuidado para que você sempre consiga o melhor preço! Além disso, quando você usa nossos links e afiliados, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e o melhor é que você não paga nada a mais por isso.

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Assine o blog!

Eu sou a Coisa e sou a parte um pouco mais criativa e espontânea do blog. Escrevo a maioria dos posts, defino mais ou menos a direção das pautas, me preocupo além da conta com cada coisinha que temos de fazer para melhorar o blog e estou sempre convencendo o Coiso a viajar mais um pouquinho!

4 comentários em "O que fazer em Santiago: dicas de passeios imperdíveis!"

Já dizia o ditado: "Opinião é como bunda, todo mundo tem uma". Mostre a sua! 😁

Novidades

Siga-nos no Instagram

  • O @masp_oficial é lindão demais, né? 😍 E com a Paulista aberta fica ainda mais!

No blog tem dicas de passeios, atrações e pontos turísticos na avenida que é o cartão postal mais humano de SP! Corre pra ler! #VemPraSampaMeu

#CoisosPorSP
  • O letreiro gigante #iamsterdam é o ponto mais concorrido da cidade, sim ou com certeza?! 😂

Dizem que mesmo de madrugada tem gente tirando foto por lá 😱 
Você encara?! .
.
.
#coisosonthego #amsterdã
#amsterdam #visitholland
  • A gente adora fazer viagem alternativa e fugir do óbvio mesmo em destinos famosos, mas não tem como resistir a @waltdisneyworld 😁

#tbt #waltdisneyworld

Tem muito mais por lá!

Fazemos parte

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem  Associação Brasileira de Blogs de Viagem