Austin, a capital do estado do Texas, é uma cidade cheia de energia e com uma infinidade de experiências diferentes para quem quer ver um lado diferente do Texas.
Seja explorando as ruas repletas de história e cultura, saboreando a deliciosa culinária texana ou aproveitando a cena noturna animada, vai ter algo interessante para você!
O que fazer em Austin
Separei algumas dicas bem legais do que fazer em Austin, desde passeios pela South Congress Avenue até experiências gastronômicas autênticas e descobertas culturais. Prepare-se para uma aventura única em Austin!
1. Passear pela South Congress Avenue
Uma das principais vias de comércio em Austin é a South Congress Avenue. Essa charmosa avenida tem muitos cafés, restaurantes e lojas dos mais diversos tipos.
Ao caminhar pela South Congress Avenue, você poderá descobrir verdadeiros tesouros, como:
- Allen Boots: a loja de botas de cowboy mais famosa de Austin.
- Paper Work: belos produtos de papelaria artesanal, pôsteres, lindas impressões, entre outras coisas.
- Big Top Candy Shop: loja de doces com cara vintage e as mais diversas delícias açucaradas.
- Jo’s Coffee: parada obrigatória para um café, frapê, milk-shake ou até um taco de café da manhã. Aproveite e tire uma foto no mural que fica na lateral do café.
- Home Slice Pizza: experimente as deliciosas fatias de pizza ou leve uma inteira mesmo. São muito boas!
- Torchy’s Tacos: tacos gostosos e generosos em um ambiente descontraído, ótimo para descansar os pés (ainda mais em um dia ensolarado).
2. Comer muita Tex-Mex
Comer Tex-Mex em Austin é uma experiência que vai além da gastronomia, é uma imersão na cultura e tradição dessa região do Texas. Por isso, uma visita a Austin não estaria completa sem experimentar a autêntica culinária Tex-Mex.
Recomendamos uma visita à taqueria Las Trancas, onde provamos nossos tacos preferidos durante a viagem. Além de deliciosos, também tinham ótimo preço.
Outras boas opções que conhecemos foram: Torchy’s Tacos, Vera Cruz, Suerte e Gueros Taco Bar.
3. Saborear o churrasco texano em Austin
O churrasco é uma instituição no Texas, e Austin não decepciona, com algumas das mais famosas casas do estado servindo diversos tipos de carnes suculentas que passam dias sendo preparadas e defumadas.
A dica do Coiso para os fãs de churrasco é experimentar o Distant Relatives, que além de oferecer uma seleção de carnes de alta qualidade preparadas com perfeição, tem inovado a cena local ao incluir influências africanas num segmento tão conservador.
Outros pontos para ir com a certeza de comer ótimas versões dos famosos clássicos do churrasco texano, como costelas e brisket, incluem:
- Franklin Barbecue, o mais famoso, costuma ter horas de espera.
- LeRoy and Lewis, já eleito o melhor food truck da cidade, vai ter restaurante!
- Interstellar BBQ, um dos favoritos dos outros churrasqueiros da cidade.
- Terry Black’s Barbecue, a família Black tem um legado de enorme respeito.
Pode parecer um item exclusivo para não vegetarianos, mas várias casas de churrasco são famosas também por acompanhamentos, e até pratos, vegetarianos. O LeRoy and Lewis, por exemplo, tem uma couve-flor tostada incrível!
Vale lembrar também que Austin tem uma enorme comunidade saudável, por isso são muitos os restaurantes veganos e vegetarianos espalhados pela cidade.
4. Observar a maior colônia urbana de morcegos do mundo
Uma das atrações mais populares de Austin, atraindo verdadeiras multidões no fim da tarde, é ver os morcegos saindo da ponte da South Congress Avenue sobre o rio Colorado.
Pois é, Austin abriga a maior colônia urbana de morcegos do mundo, composta por cerca de 1,5 milhão de morcegos. Todos os dias, depois do por-do-sol, milhares de morcegos emergem da ponte em busca de alimento.
É um espetáculo único que pode ser realmente impressionante e atrai a atenção de turistas e locais. A melhor época para observar o fenômeno é durante os meses mais quentes do ano, mas aconselho você a acompanhar o site Austin Bat Refuge, que faz previsões diárias sobre a saída dos morcegos.
Porém, nem sempre eles acertam e às vezes os morcegos gostam de ser fazer de difíceis, então vale a pena esperar um pouco além do horário previsto. Também é bom lembrar que em alguns dias, os morcegos decidem simplesmente nem sair, então esteja preparado para uma possível decepção.
Também é possível fazer passeios de barco pelo rio para ver os morcegos. Você pode alugar seu próprio barquinho ou comprar um ingresso para um dos “cruzeiros” guiados que fazem o passeio.
5. Visitar o Capitólio do Texas
O Capitólio do Texas é um dos marcos mais importantes de Austin. Além de ser a sede do governo estadual, é também um local aberto para visitação pública com visitas guiadas ou por conta própria, ambas gratuitas.
Ao visitar o Capitólio, você pode ver algumas pequenas exposições, conhecer mais sobre o governo do estado e até mergulhar na atmosfera política de Austin explorando as salas do legislativo.
Dá até assistir às sessões da câmara e do senado estaduais. Quando fomos, estavam discutindo a possível implantação do horário de verão permanente no estado. Olha só!
Para completar, lobistas, políticos e outros engravatados do cenário político de Austin estão sempre andando apressados de um lado para o outro, dá até pra se sentir parte de algum seriado de política.
6. Conhecer locações de filmes
Devido às várias produções cinematográficas gravadas na cidade, Austin é conhecida como a “Hollywood do Texas”. Separe um tempo para visitar locações de filmes famosos e se sentir parte da história do cinema.
Minha locação favorita é o Top Notch, hamburgueria que ficou conhecida por aparecer no filme Dazed and Confused (Jovens, Loucos e Rebeldes), do diretor Richard Linklater (que eu amo). Foi o filme que colocou o semibrasileiro Matthew McConaughey no radar de Hollywood.
Mais recentemente, a Squee Club, uma doceria com influência asiática foi destaque no programa Queer Eye, da Netflix. A dica é ir cedo, pois várias das delícias já tinham acabado quando visitamos no final da tarde.
Entre os filmes gravados em Austin, e que oferecem a oportunidade de reviver cenas cinematográficas na cidade, estão: Boyhood, O Massacre da Serra Elétrica, À Prova de Morte, Bravura Indômita, Como Enlouquecer o Seu Chefe e muitos outros.
7. Experimentar cervejas e cidras locais
Austin é conhecida pela cena cervejeira em constante crescimento. Se você curte cervejas artesanais, não deixe de visitar locais como a Austin Beerworks e a Meanwhile Brewing Co. que oferecem espaços amplos e agradáveis para passar algumas horas, experimentar suas criações e também comer bem.
O Distant Relatives que nós recomendamos no item sobre o churrasco, por exemplo, fica no espaço da Meanwhile Brewing Co. Eles também fazem vários eventos aos finais de semana, vale a pena acompanhar a programação.
Ah, e muitas cervejarias também produzem cidras deliciosas, uma opção refrescante para os dias quentes de Austin. Eu adoro!
8. Passear e comprar em lojinhas locais
Austin é famosa por ser uma cidade criativa e eclética, e isso se reflete nas muitas lojinhas únicas espalhadas pela cidade. De lojas de plantas e artesanato até antiquários, como o Uncommon Objects, você encontrará uma infinidade de opções para explorar.
Quem curte música precisa conhecer a Waterloo Records, uma loja com uma ampla seleção de vinis, CDs e outros itens relacionados a música, quase uma Amoeba em Austin.
Se você quer doces, conheça a Big Top Candy Shop. Prefere pôsteres, quadrinhos, cartões divertidos, ímãs de geladeira etc., vá na Paper Work.
Em resumo, passeie pela cidade que você vai encontrar uma vitrine que vai te encantar e te puxar para dentro da loja. E o melhor é que ao visitar essas lojas locais, você não só encontra produtos únicos, como também apoia os empreendedores da comunidade de Austin.
9. Jogar fliperama
Fã de jogos retrô, coloque a Pinballz na sua lista de o que fazer em Austin!
Este paraíso dos fliperamas oferece uma vasta coleção de máquinas de pinball e outros jogos clássicos por preços acessíveis.
Ótimo lugar para reviver a nostalgia dos jogos antigos e começar a dizer coisas como “não fazem mais jogos assim”, “no meu tempo”, “já bati recorde desse jogo uma vez”. Ótimo para deixar as pessoas mais jovens no seu grupo com aquele pingo de vergonha alheia. Recomendo!
10. Ver a cidade do alto do Monte Bonell
Mais uma atração às margens do rio Colorado, e desta vez com uma vista panorâmica de Austin. Tire pelo menos uma horinha do seu dia para subir o Monte Bonell e ver a cidade do alto.
O acesso é bem fácil, com a maior parte do caminho feita de carro, e tem até um pequeno estacionamento. Depois, para ir até o topo, você tem duas opções:
- Subir cerca de 100 degraus no caminho mais curto; ou
- Seguir o caminho um pouco mais longo de uma rua de terra.
Os dois vão dar no mesmo local, onde você vai ter uma linda vista do horizonte, dos rios e das colinas que cercam Austin. Também pode dar uma olhada nas mansões à beira do rio. 👀
Nós somos mais ativos de manhã, então fomos logo cedo, mas parece que é um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol, já vi fotos incríveis.
11. Viver a programação animada do Cheer Up Charlie’s
Está em busca de diversão em Austin? Não deixe de conferir o Cheer Up Charlies. É um bar bem animado com programação variada de festas, baladas, apresentações de drag queens e muito mais.
Fomos em uma watch party, uma festinha para assistir a um episódio de RuPaul’s Drag Race. Amei o clima tranquilo, descontraído e acolhedor. O food truck que estava em frente também era ótimo e servia várias delícias veganas.
Se você quer um programa diferente, coloque o Cheer Up Charlie’s no seu roteiro de viagem em Austin!
12. Admirar a arte de rua de Austin
A cidade valoriza a expressão artística de seus moradores, e isso fica evidente na arte de rua. Ao explorar a cidade, você encontrará uma infinidade de murais e grafites coloridos que adornam os prédios e as ruas.
São desde murais com mensagens inspiradoras até as mais diversas expressões das diferentes identidades culturais da cidade. Tire um tempo para apreciar essas manifestações artísticas espalhadas por Austin. Esse é um passeio que recomendo em Austin e outras cidades americanas como St. Pete na Flórida.
Onde ficar em Austin
Na minha opinião, estar bem localizado em Austin quer dizer ficar em um hotel próximo de East Austin ou da South Congress Avenue. Nessas regiões, você está perto de ótimas atrações e restaurantes, mas ainda tem um pouco de tranquilidade.
A nossa dica de hotel é o East Austin Hotel, fizemos uma parceria com eles e saímos bem satisfeitos. Gostamos muito do ambiente retrô, do quarto confortável (aliás, tem diversos tipos de quartos, para todos os bolsos) e da piscina para os dias de calor. O bar e restaurante também são ótimos e atraem até quem não está hospedado lá.
Mesmo sem café da manhã (infelizmente, é o padrão dos hotéis nas regiões centrais de Austin), o East Austin Hotel tem um ótimo custo-beneficio e oferece qualidade bem perto de diversas atrações e opções gastronômicas de Austin.
Veja os preços do East Austin Hotel.
Keep Austin Weird
Já ouviu essa frase? Pois é, ela é bem famosa e muitos usam para descrever a essência da cidade. O slogan “Keep Austin Weird” foi adotado pela Aliança Empresarial Independente de Austin para promover os pequenos negócios da cidade e ganhou popularidade entre os moradores e empresas locais.
Em português, “Mantenha Austin estranha”, é um lema usado pela comunidade para promover a peculiaridade e o aspecto local da cultura da cidade. A frase destaca a atmosfera não convencional e criativa de Austin, que atrai visitantes e faz avançar os pequenos negócios locais.
Mais de 20 anos se passaram desde a criação do slogan, e Austin, assim como muitas outras cidades americanas, segue passando por um forte processo de gentrificação. Ainda assim, tem conseguido preservar essa energia diferente e a cultura de promover os pequenos produtores locais. Uma combinação única de cultura, gastronomia, entretenimento e natureza.
Dúvidas sobre o que fazer em Austin
Austin é uma cidade segura para visitar?
Sim, Austin é geralmente considerada uma cidade segura para visitar. No entanto, é sempre importante tomar precauções básicas, como ficar atento aos seus pertences e evitar áreas mal iluminadas durante a noite. Não dê bobeira.
Qual é a melhor época para visitar Austin?
Austin tem um clima agradável durante a maior parte do ano, mas a primavera e o outono são os períodos ideais para visitar a cidade. Nessas estações, as temperaturas são mais amenas e são muitos festivais e eventos culturais acontecendo. Agora, para aproveitar atividades ao ar livre, como observar os morcegos da ponte da Congress Avenue, o verão é o melhor período.
É necessário alugar um carro em Austin?
Embora Austin tenha um sistema de transporte público, ainda estamos nos EUA e um carro facilita a locomoção pela cidade, especialmente nos bairros mais afastados. Além disso, algumas atrações podem estar distantes uns dos outros. Alugar um carro pode ser conveniente, mas também é possível usar táxis, aplicativos de transporte e o compartilhamento de bicicletas e patinetes.
Quanto tempo devo reservar para visitar Austin?
Para aproveitar bem a cidade e ter a oportunidade de explorar as principais atrações e atividades, recomendo pelo menos três ou quatro dias. Assim, você tem tempo de conhecer pontos turísticos, curtir um pouco da cena gastronômica e cultural e ainda consegue relaxar e curtir o clima descontraído de Austin.
Quais outras atrações populares existem em Austin?
Além do que já mencionamos no artigo, outras opções famosas para incluir na sua lista de passeios em Austin incluem o Zilker Park, um belo parque urbano que oferece trilhas para caminhada, áreas para piquenique e acesso ao Rio Colorado, e o Museu de Arte Blanton, casa de uma vasta coleção de arte, de obras renascentistas até arte contemporânea.