Nossa viagem pela Rota 66 continua! Depois de passar pelo Missouri, hoje seguimos por Kansas e Oklahoma! Estamos chegando na metade do caminho, então não deixe de ver tudo que já publicamos sobre essa incrível viagem. 😍
Sério, a Rota 66 passa pelo Kansas?
Sim, a Route 66 tem um trecho muito curto no Kansas, onde passa por três pequenas cidades: Galena, Riverton e Baxter Springs. São apenas cerca de 20 km no estado, por isso nem separamos tempo para parar e tirar fotos, pois achamos que não haveria nada demais, erro nosso!
O trecho é curto sim, mas conta com algumas atrações, inclusive para fãs do filme Carros, se você tiver tempo não as deixe de lado.
Algumas atrações da Historic Route 66 no Kansas:
- Cars on the Route, em Galena: mistura de restaurante e lojinha, o antigo 4 Women on the Route 66 tinha esse nome por ser administrado por quatro mulheres. O restaurante ocupa o espaço de um antigo posto de gasolina Kan-O-Tex restaurado e é conhecido pela caminhonete que inspirou o personagem Tow Mater do filme Carros, da Pixar-Disney.
- Eisler Brothers Old Riverton Store, em Riverton: considerado um dos locais mais autênticos da Rota 66. A Deli de 1925 oferece sanduíches e uma loja com muitos itens relacionados à Rota.
- Marsh Rainbow Arch Bridge, entre Riverton e Baxter Springs: também conhecida como Brush Creek Bridge, a ponte foi construída em 1923. É a única sobrevivente do tipo no Kansas e ainda hoje é possível passar de carro por ela.
- Baxter Springs Independent Oil and Gas Service Station, em Baxter Springs: construído nos anos 30, o antigo posto de gasolina hoje funciona como centro de visitantes da Rota 66 no Kansas.
Clique aqui para abrir o mapa e navegar por nossa seleção de atrações da Rota 66 no Kansas
A Rota 66 passa por Oklahoma também?
Na verdade, o estado de Oklahoma sempre esteve muito ligado à história do Rota 66, além de ser o estado que teve a maior quilometragem da Rota em seu território. Hoje em dia, ainda há longos trechos próximos do traçado original para percorrer, mas boa parte foi substituída por estradas mais novas e com traçados mais diretos.

Em Oklahoma, visitamos o exemplo perfeito de passeio tosco e divertido que você pode encontrar quando menos espera na Rota 66: a Blue Whale de Catoosa! Já falamos dela em nosso post de introdução da Rota 66, lembra?
Algumas atrações da Historic Route 66 em Oklahoma
- Coleman Theatre, em Miami: o teatro foi aberto em 1929 e restaurado por residentes da cidade e atrai visitantes de todos os os lugares devido ao seu estilo colonial exterior e o luxuoso interior à lá Luís XV, além do majestoso órgão “Mighty Wurlitzer”
- Ed Galloway’s Totem Pole Park, em Foyil: local de arte popular, o enorme totem se destaca à beira da estrada.
- Blue Whale, em Catoosa: a escultura da baleia gigante foi feita em 1972 por Hugh Davis como presente de aniversário para sua esposa Zelta. Também fica bem à beira da estrada, então você não tem de sair do caminho para conhecer essa atração tão inesperada da Rota 66.
- Rock Creek Bridge, em Sepulpa: uma das poucas pontes de treliças de aço remanescentes de Oklahoma.
- The Round Barn, em Arcadia: literalmente “o celeiro redondo”. Foi todo construído em tábuas de madeira curvadas por um método criado pelo próprio construtor do edifício, William Odor.
- Oklahoma Route 66 Museum, em Clinton: o primeiro museu de iniciativa pública da Rota 66 conta com galerias recém renovadas que apresentam imagens e mitos da Rota 66.
- Foss State Park, em Foss: desviando poucos minutos da Rota e passando a cidade quase-fantasma de Foss, você chega ao Parque Estadual de Foss State Park, uma grande área verde ao redor da represa local.
Clique aqui para abrir o mapa e navegar por nossa seleção de atrações da Rota 66 em Oklahoma
Foss, a cidade azarada
Imagine uma cidade minúscula enfrentar uma enorme inundação em 1902 e incêndios destruidores em 1908, 1909 e 1939… conheça Foss.
A cidade foi praticamente destruída diversas vezes em sua breve história, sendo que a última das catástrofes aconteceu em 1939, quando a cidade ainda sofria com os efeitos da depressão e do êxodo da região. Logo em seguida, veio a Segunda Guerra Mundial e a cidade não teve mais a chance de se reerguer.

Logo ao norte da cidade, existe um belo parque estadual ao redor da represa de Foss, o parque é acessível para pessoas com dificuldades de locomoção e conta com local para estacionamento de trailers e RVs, banheiros, trilhas, locais para pesca, vida selvagem, chuveiros, churrasqueiras etc. etc.

E onde eu acho comida boa em um lugar tradicional da Rota 66?
Lá no posto Ipi… não não, lá não. Mas temos algumas boas opções pra você: 🙂
- Waylan’s Ku-Ku Burger, em Miami: rede de lanchonetes da década de 1960, este é o único local ainda em atividade e um ícone da Rota 66 em Oklahoma.
- Pops, em Arcadia: ponto famoso pelo neon no formato de uma gigante garrafa de refrigerante, a lanchonete serve mais de 700 refrigerantes diferentes!
- Ann’s Chicken Fry House, em Oklahoma City: antigo posto de gasolina convertido em restaurante especializado em delícias fritas, de frango a pêssegos.
- Johnnie’s Grill, em El Reno: famosa pelo hambúrguer de cebola frita, a lanchonete está em atividade desde os anos 40.
Um dos maiores festivais da Rota 66 acontece em Oklahoma!
O Clinton Route 66 Festival costuma ocorrer em junho e atrai milhares de pessoas para um fim de semana repleto de eventos gastronômicos, automobilísticos e artísticos. Entre os destaques estão a corrida de Dachsunds (os famosos “salsichinhas”) e o concurso de comer cachorro-quente!
Quer saber mais sobre a Rota 66? Assine o blog e não perca nenhum post sobre a viagem 🙂
Continue lendo a série sobre nossa experiência na Rota 66
Dividimos nossa experiência em posts que cobrem o trajeto em cada estado por onde passa a Rota 66.
- Rota 66: de Chicago a Santa Mônica — Introdução
Saiba como planejar e preparar a sua viagem pela Rota 66.
- 5 motivos para fazer uma road trip pela Rota 66
Vamos convencer você a fazer esta viagem!
- Rota 66: o primeiro trecho, entre Chicago e St. Louis
O início do seu caminho, saindo de Chicago e percorrendo várias pequenas cidades do estado de Illinois.
- Seguindo viagem pela Rota 66: cruzando o Missouri!
Considerado por muitos o berço da Rota 66, o estado do Missouri conta com várias das mais famosas paradas de beira de estrada de toda a Mother Road.
- A Rota 66 nos estados de Kansas e Oklahoma
Este post. 🙂
- Rota 66 no Texas: 300 km repletos de ícones
Mesmo com pouco mais de 300 km da Rota 66, o estado conta com alguns dos mais importantes ícones da Mother Road e representa a metade do caminho!
- A Rota 66 é um ótimo resumo das belezas do Novo México
Alguns dos trechos mais cênicos de toda a Rota 66 ficam no Novo México, prepare-se para se sentir em um verdadeiro road movie.
- A Rota 66 e as incríveis paisagens do Arizona
Rei das road trips, o Arizona tem tantas estradas cênicas que levam você a paisagens e belezas naturais incríveis que fica difícil não sair da Rota 66
- Califórnia (em breve!)
Estou adorando os posts sobre a Rota 66, parabéns ficaram ótimos, com muitos detalhes, estou ansiosa para os próximos.
Obrigada, Kelly! É muito bom saber que as pessoas estão gostando do nosso trabalho <3
O próximo vai sair logo logo 😉
Meu marido é motociclista e o sonho dele é fazer a Rota 66 de moto, claro! Ele viu o post comigo e adorou. A gente não sabia de Festival de Oklahoma, já tá na lista. Obrigada pelas dicas ótimas! Bjs
Para quem anda de moto fazer a Rota 66 deve ter um gostinho especial, espero que vcs consigam ir 🙂
Fiz uma roadrtip nos USA em 2012 e passei pelo final da rota 66 já na Califórnia, na verdade fizemos um pequeno desvio só pra passar por essa estrada tão histórica!!!
Vale a pena voltar e fazer o trajeto completo tb 😉
Gente, quanta coisa diferente! Já procurei Foss aqui no mapa e é tão pequenina rss
Curti muito a foto do comércio abandonado em Oklahoma. Você sabe onde fica exatamente?
Beijos
Foss é bem pequena mesmo haha
Ah, a foto do comércio abandonado fica bem na saída de Foss
Sério, eu preciso conhecer os Estados Unidos e uma road trip por lá está no topo da minha wish list!
Vá sim! Tem MUITA coisa interessante para fazer por lá 🙂 Vai além das compras haha
Eu acho que levaria dias pra percorrer a Rota 66. Iria parar em cada cantinho e ficar horas tirando fotos, e é claro, comendo até pêssegos fritos.
hahaha adorei o pêssego frito!
Me divirto com os relatos de vocês na ‘Route 66’. Coisos e seus destinos inusitados… adoro! Obrigada por trazê-los até nós! Bjs
Obrigada, Gabi 🙂
Gente, eu ADORO esses posts de vocês da Rota 66!!! Não sou a maior fã de roadtrip e nunca pensei em fazer essa rota até ler um monte de coisa por aqui. Não vejo a hora dos próximos posts!
Eba! O próximo está chegando 😉