A Rota 66 nos estados de Kansas e Oklahoma

Nossa viagem pela Rota 66 continua! Depois de passar pelo Missouri, hoje seguimos por Kansas e Oklahoma! Estamos chegando na metade do caminho, então não deixe de ver tudo que já publicamos sobre essa incrível viagem. 😍

A grande baleia azul de Catoosa tem até espaço para pequenos piqueniques

Sério, a Rota 66 passa pelo Kansas?

Sim, a Route 66 tem um trecho muito curto no Kansas, onde passa por três pequenas cidades: Galena, Riverton e Baxter Springs. São apenas cerca de 20 km no estado, por isso nem separamos tempo para parar e tirar fotos, pois achamos que não haveria nada demais, erro nosso!

O trecho é curto sim, mas conta com algumas atrações, inclusive para fãs do filme Carros, se você tiver tempo não as deixe de lado.

Comércio abandonado à beira da Rota 66 em Oklahoma

Algumas atrações da Historic Route 66 no Kansas:

  • Cars on the Route, em Galena: mistura de restaurante e lojinha, o antigo 4 Women on the Route 66 tinha esse nome por ser administrado por quatro mulheres. O restaurante ocupa o espaço de um antigo posto de gasolina Kan-O-Tex restaurado e é conhecido pela caminhonete que inspirou o personagem Tow Mater do filme Carros, da Pixar-Disney.

Personagem Tow Mater do filme Carros da Pixar

  • Eisler Brothers Old Riverton Store, em Riverton: considerado um dos locais mais autênticos da Rota 66. A Deli de 1925 oferece sanduíches e uma loja com muitos itens relacionados à Rota.
  • Marsh Rainbow Arch Bridge, entre Riverton e Baxter Springs: também conhecida como Brush Creek Bridge, a ponte foi construída em 1923. É a única sobrevivente do tipo no Kansas e ainda hoje é possível passar de carro por ela.
  • Baxter Springs Independent Oil and Gas Service Station, em Baxter Springs: construído nos anos 30, o antigo posto de gasolina hoje funciona como centro de visitantes da Rota 66 no Kansas.

A Rota 66 passa por Oklahoma também?

Na verdade, o estado de Oklahoma sempre esteve muito ligado à história do Rota 66, além de ser o estado que teve a maior quilometragem da Rota em seu território. Hoje em dia, ainda há longos trechos próximos do traçado original para percorrer, mas boa parte foi substituída por estradas mais novas e com traçados mais diretos.

A grande baleia azul de Catoosa dá as boas-vindas
A grande baleia azul de Catoosa dá as boas-vindas.

Em Oklahoma, visitamos o exemplo perfeito de passeio tosco e divertido que você pode encontrar quando menos espera na Rota 66: a Blue Whale de Catoosa! Já falamos dela em nosso post de introdução da Rota 66, lembra?

Algumas atrações da Historic Route 66 em Oklahoma

  • Coleman Theatre, em Miami: o teatro foi aberto em 1929 e restaurado por residentes da cidade e atrai visitantes de todos os os lugares devido ao seu estilo colonial exterior e o luxuoso interior à lá Luís XV, além do majestoso órgão “Mighty Wurlitzer”
  • Ed Galloway’s Totem Pole Park, em Foyil: local de arte popular, o enorme totem se destaca à beira da estrada.
  • Blue Whale, em Catoosa: a escultura da baleia gigante foi feita em 1972 por Hugh Davis como presente de aniversário para sua esposa Zelta. Também fica bem à beira da estrada, então você não tem de sair do caminho para conhecer essa atração tão inesperada da Rota 66.

A grande baleia azul de Catoosa! Uma das atrações obrigatórias da Rota 66 em Oklahoma

  • Rock Creek Bridge, em Sepulpa: uma das poucas pontes de treliças de aço remanescentes de Oklahoma.

Rock Creek Bridge, em Sapulpa, Oklahoma, ponte dos anos 20 que tem resistido ao tempo

  • The Round Barn, em Arcadia: literalmente “o celeiro redondo”. Foi todo construído em tábuas de madeira curvadas por um método criado pelo próprio construtor do edifício, William Odor.
  • Oklahoma Route 66 Museum, em Clinton: o primeiro museu de iniciativa pública da Rota 66 conta com galerias recém renovadas que apresentam imagens e mitos da Rota 66.

Entrada do Parque Estadual de Foss em Oklahoma

  • Foss State Park, em Foss: desviando poucos minutos da Rota e passando a cidade quase-fantasma de Foss, você chega ao Parque Estadual de Foss State Park, uma grande área verde ao redor da represa local.

Foss, a cidade azarada

Imagine uma cidade minúscula enfrentar uma enorme inundação em 1902 e incêndios destruidores em 1908, 1909 e 1939… conheça Foss.

Memorial de Foss, a cidade mais azarada que vimos enquanto percorremos a Rota 66

A cidade foi praticamente destruída diversas vezes em sua breve história, sendo que a última das catástrofes aconteceu em 1939, quando a cidade ainda sofria com os efeitos da depressão e do êxodo da região. Logo em seguida, veio a Segunda Guerra Mundial e a cidade não teve mais a chance de se reerguer.

Foss enfrentou diversos incêndios e uma inundação antes de se tornar uma cidade fantasma
Foss enfrentou diversos incêndios e uma inundação antes de se tornar uma cidade fantasma.

Logo ao norte da cidade, existe um belo parque estadual ao redor da represa de Foss, o parque é acessível para pessoas com dificuldades de locomoção e conta com local para estacionamento de trailers e RVs, banheiros, trilhas, locais para pesca, vida selvagem, chuveiros, churrasqueiras etc. etc.

A represa do Parque Estadual de Foss em Oklahoma
A tranquila represa do Parque Estadual de Foss em Oklahoma.

E onde eu acho comida boa em um lugar tradicional da Rota 66?

Lá no posto Ipi… não não, lá não. Mas temos algumas boas opções pra você: 🙂

  • Waylan’s Ku-Ku Burger, em Miami: rede de lanchonetes da década de 1960, este é o único local ainda em atividade e um ícone da Rota 66 em Oklahoma.
  • Pops, em Arcadia: ponto famoso pelo neon no formato de uma gigante garrafa de refrigerante, a lanchonete serve mais de 700 refrigerantes diferentes!
  • Ann’s Chicken Fry House, em Oklahoma City: antigo posto de gasolina convertido em restaurante especializado em delícias fritas, de frango a pêssegos.
  • Johnnie’s Grill, em El Reno: famosa pelo hambúrguer de cebola frita, a lanchonete está em atividade desde os anos 40.

Um dos maiores festivais da Rota 66 acontece em Oklahoma!

O Clinton Route 66 Festival costuma ocorrer em junho e atrai milhares de pessoas para um fim de semana repleto de eventos gastronômicos, automobilísticos e artísticos. Entre os destaques estão a corrida de Dachsunds (os famosos “salsichinhas”) e o concurso de comer cachorro-quente!

A grande baleia azul de Catoosa em Oklahoma - Pinterest


Quer saber mais sobre a Rota 66? Assine o blog e não perca nenhum post sobre a viagem 🙂

Não perca nossas novidades!

Você não vai receber spam.

Continue lendo a série sobre nossa experiência na Rota 66

Dividimos nossa experiência em posts que cobrem o trajeto em cada estado por onde passa a Rota 66.

  • A Rota 66 nos estados de Kansas e Oklahoma
    Este post. 🙂
  • Califórnia (em breve!)

16 comentários

Deixe um comentário
  1. Meu marido é motociclista e o sonho dele é fazer a Rota 66 de moto, claro! Ele viu o post comigo e adorou. A gente não sabia de Festival de Oklahoma, já tá na lista. Obrigada pelas dicas ótimas! Bjs

  2. Gente, quanta coisa diferente! Já procurei Foss aqui no mapa e é tão pequenina rss
    Curti muito a foto do comércio abandonado em Oklahoma. Você sabe onde fica exatamente?
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Lollapalooza 2016: 25 anos do festival em Chicago!

Obra Troca Troca de Jarbas Lopes em Inhotim

Inhotim: o museu que combina arte e natureza a 1 hora de BH