Da fronteira com o Arizona até o marco final em Santa Monica, a Rota 66 na Califórnia guarda muitas surpresas para os viajantes que percorrem os últimos quilômetros da Mother Road no estado. Venha ver como foi o final da nossa viagem!
Como sempre, você encontra no final do post todos os nossos outros artigos sobre a Rota 66. Além disso, se você quer acompanhar tudo o que publicamos (vai ter mais sobre a Rota também!), assine o blog. 🙂
A Rota 66 na Califórnia
Nas primeiras décadas após a criação da Rota 66, a busca por melhores condições de vida foi o objetivo da imensa maioria de quem cruzava os EUA em direção à Califórnia.
O estado ensolarado era sinônimo de esperança e de novas oportunidades, e reproduzir essa jornada desde Chicago, passando por grandes cidades e por vilarejos onde nada sobrou além de ruínas ou prédios abandonados, é bem emocionante.
Ao fazer a rota completa, você também consegue perceber as diferenças entre o povo e os costumes de cada estado e região, assim como as diferenças na própria estrada.
Por exemplo, chegando na Califórnia, você nota o asfalto em melhor estado, mas em compensação esse é também o único estado com trechos realmente movimentados e até engarrafados da Rota 66.
Mas até o trânsito faz parte da experiência, pois é incrível sair de cidades onde não se vê nada além de deserto e poucos quilômetros depois ficar alguns minutos parado em um semáforo.
Além disso, as atrações fora do comum, algo rotineiro na Rota 66, continuam ocorrendo por aqui e você ainda termina a viagem com uma vista incrível do Pacifico no píer de Santa Monica.
Pesquise agora o seu carro para essa road trip incrível pelos Estados Unidos!
Sonho realizado na Rota 66 na Califórnia: Bagdad Cafe!
Durante todo o nosso trajeto pela Rota 66 na Califórnia eu aguardava ansiosamente o dia em que finalmente conheceria o Bagdad Cafe em Newberry Springs, o cenário de um dos meus filmes preferidos!
Não vou discutir o filme em detalhes, mas aviso que se trata de um clássico cult tão sensível que faz com que seja impossível não se emocionar, isso sem falar da trilha sonora maravilhosa que eu fiz questão de colocar pra tocar no carro exatamente na hora que estava chegando lá. Aconselho que façam o mesmo: foi lindo! <3
Ficou curioso? Ouve aí! |
Além de cenário de um filme lindo, o Bagdad Cafe também é uma parada especial porque reúne tudo aquilo que a gente espera da Rota 66: é um bar com decoração de gosto duvidoso no meio do nada e frequentado por viajantes de várias partes do mundo, além de ser parada obrigatória de motociclistas! Vai dizer que não é legal?
Se ainda assim você não se animou tanto com o Bagdad Cafe, ainda vai ter muito o que curtir na Califórnia à beira da Mother Road.
Leia também o post com dicas de onde se hospedar ao longo da ROTA 66!
Outras atrações da Historic Route 66 na Califórnia:
- 66 Motel, em Needles: pequeno hotel da década de 1940 ainda em atividade e que mantém uma das placas de neon mais famosas de toda a Rota 66.
- Barstow Route 66 Mother Road Museum, em Barstow: misto de pequeno museu e lojinha repleta de lembranças da Rota.
- Oro Grande: pequena cidade quase deserta, mas cheia de lojas peculiares.

Logo após a cidade, você atravessa o rio Mojave por uma das mais famosas pontes de toda a Rota, e construída em 1930, a Rockfield Bridge.
- Victorville: a cidade abriga o California Route 66 Museum, um museu cheio de objetos interessantes que contam a história da Rota 66. Para se gabar de sua relação com a Rota, a cidade exibe vários letreiros com a frase “Old Town Route 66”.
- Original McDonald’s Museum, em San Bernardino: museu dedicado à rede de lanchonetes localizado onde foi construído o primeiro McDonald’s.
- Wigwam Motel, em Rialto: talvez a mais inusitada rede de hotéis que sobreviveu ao tempo ao longo da Rota 66. Apenas duas unidades restaram (a outra fica no Arizona), mas você ainda pode se hospedar em réplicas de tendas indígenas!
- Colorado St Bridge, em Pasadena: construída em 1912, a linda ponte de metal é tão famosa pela beleza quanto pela série de suicídios que aconteceram por lá… #tenso
- Placa final da Route 66, no píer de Santa Mônica: a placa mais fotografada da Rota 66. Se todo mundo já fica louco para tirar foto dela, imagine só depois de percorrer milhares de quilômetros!
Perguntas frequentes sobre a Rota 66 na Califórnia
1.Quais são as principais atrações da Rota 66 na Califórnia?
Tem muita coisa legal pelo caminho! O Roy’s Motel and Café é um clássico. O Bagdad Café virou parada obrigatória para quem curte cinema. E o California Route 66 Museum é perfeito para quem quer mergulhar na história da route 66.
2. Dá para fazer a Rota 66 na Califórnia em um dia?
Até dá, mas a graça da Rota 66 é aproveitar sem pressa. O ideal é separar pelo menos 2 dias para curtir as paradas, tirar fotos e sentir o clima da estrada.
3. Quais cidades da Califórnia fazem parte da Rota 66?
A Rota 66 passa por várias cidades na Califórnia, começando em Needles, na divisa com o Arizona. Depois, segue por Barstow, Victorville e San Bernardino, até chegar em Los Angeles e terminar no Píer de Santa Mônica.
Vai ficar mais tempo na Califórnia?
Aproveite e confira passeios imperdíveis no centro de Los Angeles (sim, tem muita coisa legal para se fazer na cidade!) e se você tiver mais dias ainda pela região já pode considerar em fazer outra road trip pelo estado (olha só esse roteiro pela Califórnia que o Viagens Cinematográficas fez).
Continue lendo a série sobre nossa experiência na Rota 66
Dividimos nossa experiência em posts que cobrem o trajeto em cada estado por onde passa a Rota 66.
- Rota 66: de Chicago a Santa Mônica — Introdução
Saiba como planejar e preparar a sua viagem pela Rota 66.
- 5 motivos para fazer uma road trip pela Rota 66
Vamos convencer você a fazer esta viagem!
- Rota 66: o primeiro trecho, entre Chicago e St. Louis
O início do seu caminho, saindo de Chicago e percorrendo várias pequenas cidades do estado de Illinois.
- Seguindo viagem pela Rota 66: cruzando o Missouri!
Considerado por muitos o berço da Rota 66, o estado do Missouri conta com várias das mais famosas paradas de beira de estrada de toda a Mother Road.
- A Rota 66 nos estados de Kansas e Oklahoma
Kansas é o estado com o menor trecho da Rota 66, enquanto Oklahoma conta com várias das mais tradicionais opções gastronômicas de todo o trajeto.
- Rota 66 no Texas: 300 km repletos de ícones
Mesmo com pouco mais de 300 km da Rota 66, o estado conta com alguns dos mais importantes ícones da Mother Road e representa a metade do caminho!
- A Rota 66 é um ótimo resumo das belezas do Novo México
Alguns dos trechos mais cênicos de toda a Rota 66 ficam no Novo México, prepare-se para se sentir em um verdadeiro road movie.
- A Rota 66 e as incríveis paisagens do Arizona
Rei das road trips, o Arizona tem tantas estradas cênicas que levam você a paisagens e belezas naturais incríveis que fica difícil não sair da Rota 66.
- Rota 66 na Califórnia: a estrada deserta e o café em lugar nenhum
Este post. 🙂
Olá, pretendo fazer a rota 66 com minha família de carro em 2019, e gostaria de saber se as hospedagens feitas pessoalmente no local ficam mais em conta do que as reservadas aqui no Brasil (on line) com antecedencia, a minha preocupação é que se marcar com antecedencia terei o compromisso de percurso né? obrigado pela dica, e qual o melhor período do ano para fazer o percurso?
Oi, Ricardo
Sobre o preço da hospedagem, geralmente vai ser o mesmo, mas reservando antes pode ser que você consiga promoções, então é sempre bom ficar de olho.
Pois é, reservando antes você fica com o roteiro mais engessado, mas se você for em alguma época com festivais pode ser que alguns hotéis estejam cheio e aí é bom deixar reservado antes. De resto, é possível fechar na hora.
Sobre o melhor período, não há uma época especifica boa para ir, só evite o inverno (além do frio e neve em alguns locais, muitas atrações e museus estarão fechados). De novo, fique de olho nos festivais, ao longo do ano acontecem alguns em determinados trechos da Rota 66 e pode valer a pena aproveitá-los 🙂
Boa viagem e aproveite muito! Depois conta pra gente como foi a sua experiência!
Oii Coisa,
recentemente realizei meu sonho, que era conhecer a California e foi incrível. Como estava viajando só, fez todos os trajetos de ônibus pela GreyHound e tive a oportunidade de conhecer essa lojinha em Barstow, quando iá de Las Vegas para Los Angeles. e de ir ao ponto final da Route 66. Foram 32 dias viajando, fui de San Francisco/CA para Dinuba/CA, depois para Las Vegas/NV (onde dei uma esticada até o Grand Canyon AZ) e por fim Los Angeles/CA. Amei este post.
Que delícia de viagem, hein? E que bom que gostou do post! Obrigada 🙂
Olá. Entre Santa Mônica e Las Vegas existe algum ponto da estrada que tem a marca da rota no asfalto? Se sim, saberia a localização? Obrigada!
Oi, Adriana
Se você percorrer esse trajeto da Rota 66 vai encontrar alguns sim! Não lembro a localização exata, mas acho que na frente do “The Route 66 Mother Road Museum” em Barstow e perto do Roy’s Motel & Cafe em Amboy tem 😉
Boa viagem!
SEGUIREI SUA ROTA…OBRIGADO PELAS DICAS…
FAREI NO SENTIDO PACIFICO X ATLÃNTICO…
VIAJO EM OUTUBRO
POSSO LHE PEDIR DICAS ADICIONAIS???
SAMUEL RODRIGUES
Oi, Samuel
Você tem alguma dúvida específica? Podemos tentar te ajudar 😉
Olá! Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba! Obrigada, Natalie 🙂