Sesc Pantanal: a experiência única do Hotel Sesc Porto Cercado

Sim, nós amamos o SESC Pantanal!

É possível conhecer as belezas naturais do Brasil viajando bem e sem ter que pagar caro por isso! Conheça o Sesc Pantanal e veja porque o Hotel Sesc Porto Cercado é uma das melhores opções do Pantanal do Mato Grosso, o Pantanal Norte.

O nascer do sol a bordo de um barco no rio Cuiabá, um dos passeios do SESC Pantanal
O nascer do sol a bordo de um barco no rio Cuiabá, um dos passeios do Sesc Pantanal.

Vamos contar neste post como foi a nossa experiência no Hotel Sesc Porto Cercado e tentar responder todas as suas possíveis dúvidas sobre o Sesc Pantanal. Vem comigo!


Leia também: Pantanal norte: o que fazer, dicas e melhor época!


Sesc Pantanal

Antes de tudo, é bom saber que o Sesc Pantanal é composto por 4 unidades em regiões diferentes do Mato Grosso, além de uma enorme reserva ecológica. As unidades abertas ao público são:

  • Hotel Sesc Porto Cercado: o hotel que vamos detalhar neste post. Além de cheio de atrações, é vencedor de prêmios de responsabilidade ecológica e referência no turismo sustentável.

Um dos blocos do Hotel do SESC Pantanal Porto Cercado

  • Parque Sesc Serra Azul: parque ambiental do Sesc com passeios para passar o dia, como flutuação, tirolesa e arvorismo.
  • Parque Sesc Baía das Serras: unidade com trilhas para cavalgada e caminhada, além de ser a casa da Base Avançada de Pesquisas no Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Sesc Poconé: centro de atividades do Sesc Pantanal que funciona como uma unidade tradicional do Sesc. Conta com programação variada voltada principalmente para a população local.

Embora o Sesc Porto Cercado seja o único hotel da lista, sugerimos que você também conheça as outras unidades. A de Poconé, por exemplo, é uma boa parada a caminho do Porto Cercado, enquanto as outras têm ótimas opções de passeios para passar o dia.

Hotel Sesc Porto Cercado

O Sesc Pantanal tem uma das unidades do Sesc mais incríveis do Brasil: o Hotel Sesc Porto Cercado. Além de estar rodeado pela riquíssima biodiversidade do Pantanal Norte, o hotel do Sesc tem uma infraestrutura para ninguém botar defeito.

Integrado à Reserva Particular do Patrimônio Natural do Sesc Pantanal, a maior reserva do tipo no Brasil, o Porto Cercado oferece infraestrutura de resort aliada à oportunidade de curtir o Pantanal Norte vendo animais no habitat natural e causando baixo impacto na natureza, tudo com preços mais do que justos!

Complexo de piscinas do hotel do SESC Pantanal
Complexo de piscinas do hotel do Sesc Pantanal.

O espaço vai além do básico de um hotel e conta também com centro de interpretação ambiental,  borboletário, pequeno museu biológico, pista de caminhada, cinema, sala de jogos, piscinas, restaurantes e um spa com preços acessíveis de verdade (ainda mais se você tiver a credencial plena do Sesc, falaremos disso ao longo do post).

O melhor é que o Hotel Sesc Porto Cercado mantém toda essa infraestrutura ao mesmo tempo que trabalha para manter um turismo sustentável: recentemente ganhou o prêmio Prêmio Top Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019.

O que fazer no Sesc Pantanal – Porto Cercado

O hotel tem diversos espaços para você aproveitar, além dos vários passeios, alguns gratuitos e outros pagos à parte, para você conhecer melhor os atrativos do Pantanal mato-grossense. Confira algumas das coisas que você pode fazer no Sesc Pantanal:

Passeios inesquecíveis

Vai valer a pena acordar cedo, bem cedo, e ver o dia amanhecer em um dos passeios de barco pelo rio Cuiabá que você poderá fazer durante a viagem.

O passeio de barco do alvorecer sai cedinho para você já começar o dia com um nascer do sol memorável e os sons da natureza. Já na focagem noturna, todos os olhos se voltam aos hábitos noturnos dos animais da região pantaneira.

Mais um belo momento do nascer do sol no Sesc Pantanal

Outro destaque entre os passeios é o safári pela Transpantaneira. Fique com a câmera pronta, porque você pode ter sorte e ver alguns animais mais incomuns, mas também pode ter o azar de que esse encontro dure apenas alguns segundos.

A Transpantaneira mostra um Pantanal mais afastado das áreas úmidas e, se você quiser ir além dos passeios oferecidos pelo Sesc Pantanal, pode procurar algum que chegue até Porto Jofre, onde é mais comum avistar onças-pintadas.

Avistamos um Tucano Toco durante nosso passeio pela Transpantaneira
Além de jacarés, cervos e até tuiuiús, avistamos também um tucano-toco durante nosso passeio pela Transpantaneira.

Há uma central de atendimento no Hotel Sesc Porto Cercado que organiza e oferece os diversos passeios com guias locais por um excelente preço. Confira a lista completa de passeios e preços no site.

São muitas opções de passeios, por isso, faça a reserva desses passeios do Sesc no dia que chegar no hotel para não correr o risco do seu passeio estar sem vagas no dia.

Spa Espaço Vida & Saúde

O spa do hotel do Sesc no Pantanal é a cereja no bolo depois de um dia de passeios para explorar a fauna e flora da região.

Entre as massagens, você tem opções como massagem relaxante (que recomendo demais), shiatsu, pedras quentes e modeladora. Além disso, você encontra outras opções terapêuticas e até serviços de salão de beleza.

A maioria dos serviços do spa dão direito ao day use da exclusiva piscina aquecida do spa e ao caminho das pedras, uma pequena trilha com pedras submersas para relaxamento dos pés.

A piscina do spa do SESC Porto Cercado

Sinceramente, dá pra pensar em pagar os preços dos tratamentos no spa só para passar horas na delícia de piscina com jatos de massagem e cascata, mas você ainda leva um tratamento de 30-60 minutos!

Os preços são muito acessíveis, por isso a procura é alta e a disponibilidade reduzida. Vá até o spa e agende suas sessões assim que chegar no hotel. 😉

O encanto do borboletário

O borboletário é monitorado pelo IBAMA e faz parte do conjunto de espaços para estimular a educação ambiental dos hóspedes do Sesc Porto Cercado, além de reintroduzir espécies em ambientes restaurados.

Não deixe de passar pelo borboletário do Hotel SESC Porto Cercado
No borboletário, também são realizadas visitas monitoradas sobre o ciclo de vida das borboletas.

Muita comida boa

Como as diárias no Sesc Pantanal incluem três refeições (café da manhã, almoço e jantar), essa é uma parte importante da experiência no hotel.

Há dois restaurantes no Sesc Porto Cercado: um grande buffet variado, próximo às piscinas, e o restaurante Cambará, dentro do spa.

Você vai fazer a maior parte das suas refeições no buffet. Lá é servida comida variada (sempre com a presença de alguns clássicos da região) acompanhada de água, sucos e doces, tudo no esquema self-service.

Já o Cambará tem um cardápio fechado reduzido servido na sua mesa pelo garçom. São duas opções de entrada, prato principal e sobremesa, sempre com foco em uma alimentação saudável com alimentos orgânicos e regionais.

Um dos pratos servidos no Restaurante Cambará no spa do SESC Pantanal

Assim como os outros serviços do spa, também é necessário agendar o almoço no restaurante Cambará. Também sugerimos que você faça isso assim que possível quando chegar no hotel.

Aproveite as piscinas!

São quatro piscinas externas (uma delas infantil) em frente a um bar e cercada de mesas com guarda-sóis, perfeitas para os dias de calor do pantanal.

Não esqueça também da piscina coberta do spa que você pode usar no dia em que fizer algum tratamento.

Pista para caminhada

Aproveitou as piscinas, a comida, o spa e ainda sobrou energia para dar uma corridinha ou fazer uma caminhada? A pista de caminhada é bem convidativa, também para aqueles que querem tirar fotos, porque a paisagem é bonita, os pássaros parecem até fazer pose e uma capivara também fica por ali. Só não esqueça do repelente. 😀

Programação diária do Sesc

Sempre tem uma programação diária gratuita para os hóspedes nas próprias dependências do hotel. De hidroginástica a visita à Usina Solar que abastece o Sesc Porto Cercado, passando por bingo e oficinas de arte.

As atividades acontecem durante todo o dia e os horários são divulgados com um dia de antecedência.

Quartos

Lembrando: o Sesc Hotel Porto Cercado é o único hotel nas quatro unidades do sistema do Sesc Pantanal. Lá você encontra quartos para todos os bolsos, do apartamento standard à suíte luxo.

Quarto triplo standard no Hotel Sesc Porto Cercado

Os apartamentos standard geralmente estão nos prédios mais antigos da propriedade (os da Vila Pantaneira são os menores), mas todas as opções de quartos contam com frigobar, TV a cabo e boas camas.

A suíte e a suíte luxo são as únicas opções com antessala e banheira de hidromassagem. Confira os detalhes dos quartos no site.

O que levar ao se hospedar no Sesc Porto Cercado

  • Repelente. Bastante. Pense que você deve usar praticamente sempre que sair do quarto, então leve o suficiente.
  • Roupas claras de cores neutras, quanto mais próximo de branco, melhor. Cores como laranja, vermelho e preto, além de qualquer outra cor escura, atraem mais os mosquitos.
  • Casaco e/ou camisetas de manga comprida. Não só para se proteger dos mosquitos, mas também do frio, as manhãs e noites podem ser bem frias mesmo em dias muito quentes no Pantanal.
  • Protetor solar.
  • Roupas de banho.

Como chegar no Sesc Pantanal

O hotel do Sesc no Pantanal fica a 145 km de Cuiabá, onde chegam voos de várias partes do Brasil, e a cidade mais próxima do hotel é Poconé (onde há outra unidade do Sesc).

De Poconé, o acesso ao Sesc Porto Cercado é feito pela MT 060 e, em seguida, pela estrada-parque Porto Cercado MT 370, à margem direita do Rio Cuiabá.

O Sesc oferece um serviço pago de traslado entre o aeroporto de Cuiabá e o hotel (ida e volta). É, sem dúvida a melhor opção para quem não está de carro, mas é necessário fazer a solicitação pelo menos 48h antes da sua viagem.

Como fazer reserva no Hotel Sesc Porto Cercado

O sistema de reservas é todo on-line. Para começar, é exibida uma página com as normas e os procedimentos da reserva para que você aceite.

Em seguida, você será encaminhado para a página com escolha de datas. O processo todo é bem intuitivo e fácil, sua única preocupação deve ser a antecedência, porque alguns períodos, como feriados e férias escolares são bem concorridos.

Vale lembrar que pessoas que não têm a credencial do Sesc também podem fazer reservas no hotel e aproveitar todos os serviços da unidade. No entanto, vão ter que pagar mais caro por isso. Olha, mesmo assim, os preços são bem razoáveis, viu, confere no site.

Ah, se você tem a carteirinha, não esqueça de levá-la na viagem, você vai precisar apresentá-la.

E aí, o Sesc Pantanal é bom mesmo?

Já deu para perceber que nossa resposta é um grande SIM, né? Toda a nossa experiência foi positiva: fizemos passeios inesquecíveis, descobrimos um outro lado do Brasil e ainda pudemos relaxar e comer muito bem.

Sim, nós amamos o SESC Pantanal
Sim, nós amamos o SESC Pantanal!

E você? Quer se hospedar no Sesc Porto Cercado também? Tem alguma dúvida ou experiência para dividir? Deixa aqui nos comentários!

Nossa viagem pelo Pantanal está destacada no stories do Instagram, dá uma olhada para ver o que te espera!


Quer mais dicas de destinos no Brasil? Aqui tem algumas dicas:

Lugares para viajar perto da cidade de São Paulo

Gosta de queijo? Conheça e viaje pelo Caminho do queijo Paulista

Passeios imperdíveis para fazer em Belém do Pará

Comer em Belém do Pará é parte do roteiro turístico

Conheça as belezas de Florianópolis

Roteiro e dicas de viagem em Brotas

Conheça o SESC Porto Cercado, o hotel do SESC no meio de uma enorme reserva ecológica. Sim, nós amamos o SESC Pantanal!

Hotel

O melhor preço e em qualquer lugar do mundo.

Seguro

São 5% de desconto ao comprar no blog e mais 5% no boleto.

Carro

Compare diversas locadoras e pague em até 10x.

Celular

Não dá mais para viajar para o exterior sem Internet, né?

6 comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SESC Avenida Paulista - Visão do mirante no sentido Consolação

AGENDA SP: seu guia cultural de eventos em SP – junho 2019

Agenda de shows internacionais em SP 2019 - Na foto, baterista e guitarrista da banda californiana Warpaint no palco do Meca Maquiné em novembro de 2018 no Rio Grande do Sul

Agenda de shows internacionais em SP – 2019