Stats2

O que fazer na Avenida Paulista: os melhores passeios!

   |        |     Atualizado em 18/setembro/2017

Dicas de o que fazer na Avenida Paulista! Conheça alguns dos melhores passeios, pontos turísticos e importantes atrações menos visitadas para você incluir no seu roteiro e aproveitar ao máximo o mais humano dos cartões postais da cidade de SP!

O que fazer na Avenida Paulista: artista de rua    O que fazer na Avenida Paulista: MASP e ciclovia

Avenida Paulista: o clássico de SP que nunca sai de moda!

Toda cidade tem seu clichê turístico que realmente vale a pena, e arrisco dizer que o maior exemplo disso em São Paulo é a Avenida Paulista! Ela está cheia de bares, restaurantes, parques e espaços culturais, além de ser perfeita para caminhar!

Ainda mais aos domingos, quando a Avenida Paulista fica aberta aos pedestres e ainda mais cheia de vida. O melhor jeito de aproveitar a Paulista é mesmo a pé, então aproveite o terreno plano e bora gastar sola para conferir os passeios gratuitos, as dicas e ocupar a cidade!

No mapa abaixo, você encontra todas as dicas deste post para ajudar você se localizar melhor. Já deu pra ver que tem atração na Paulista inteira, né? Vamos lá! #VemPraSampaMeu!


Confira o post com as melhores opções de hospedagem na região da Avenida Paulista!


Museus e centros culturais

Vamos começar com um dos temas mais presentes na Av. Paulista: a cultura!

Ao longo da avenida você encontra muitos museus, institutos e centros culturais,  todos bem diferentes entre si, o que torna o passeio pela avenida ainda mais interessante. Do clássico Masp ao novíssimo Instituto Moreira Salles, há boas opções para quem quer apreciar qualquer tipo de arte!

  • Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand): Um marco de SP que está na Avenida Paulista desde 1968! Sempre conta com excelentes exposições e a recente volta ao museu dos famosos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi reacendeu o interesse pelo Masp. Entrada gratuita às terças, nos outros dias a entrada custa R$ 30.

O que fazer na Avenida Paulista: MASP

  • Japan House: inaugurada em 2017,  o espaço promove a cultura japonesa por meio de uma programação que inclui exposições, oficinas e cursos. No local, você ainda pode aproveitar restaurante e cafeteria especializados na culinária japonesa. Entrada gratuita.
  • Itaú Cultural: espaço cultural e de pesquisa que apresenta ocupações, mostras temporárias (muitas vezes ligadas a artes visuais e tecnologia), espetáculos de música, teatro, dança e mais. Também conta com exposição permanente do acervo de itens sobre o Brasil, onde é possível tirar a clássica foto da escada. Entrada gratuita.
  • Instituto Cervantes: além de tradicional escola de espanhol, o Instituto Cervantes também tem um centro cultural no andar térreo. Se você se interessa pelo idioma e pela produção artística dos países de língua espanhola, fique de olho nas exposições. Entrada gratuita.
  • Centro Cultural Fiesp: com vários espaços para apresentações artísticas, a Fiesp é uma das grandes vitrines da arte na Paulista. Costumam passar por lá exposições de fotografia, espetáculos teatrais e musicais, além de grandes exposições e festivais, como o FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), incrível festival que costuma acontecer entre junho e julho!
  • Casa das Rosas, ou Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura: espaço dedicado a cursos e exposições geralmente ligados à poesia e à literatura em geral. Além da programação, as grandes atrações do local são a própria casa, com seu terraço de frente para a Paulista, e seus jardins, onde são apresentadas sessões de cinema ao ar livre. Entrada gratuita.

O que fazer na Avenida Paulista: Casa das Rosas

  • Instituto Moreira Salles: o mais novo centro cultural de São Paulo abriu as portas no dia 20 de setembro, com seus sete andares que abrigarão mostras, exposições, shows e seminários, além de livraria e restaurante! A entrada e as exposições serão gratuitas, e os shows e o cinema terão preços variados de acordo a apresentação.

Fique ligado no que acontece em SP com a nossa Agenda Cultural mensal!


Shoppings na Avenida Paulista

Paulistano adora um shopping, e quem vem de fora também, e a prova disso são os quatro shoppings que você encontra ao longo dos cerca de apenas 2 km de extensão da Paulista. São eles:

  • Shopping Pátio Paulista: recentemente ampliado, o Pátio Paulista agora conta com novas lojas, como PB Kids, Kiko Milano e Renner, além das novidades gastronômicas Outback e Andiamo.
  • Shopping Cidade São Paulo: o mais recente shopping aberto na Paulista conta com uma boa variedade de lojas e restaurantes, além de opções de serviço interessantes, como uma Kalunga.

O que fazer na Avenida Paulista: Shopping Cidade São Paulo

  • Top Center: o menor dos quatro, mas com grande foco em alimentação e em âncoras, como a única Forever 21 da Avenida Paulista.
  • Center 3: um dos mais movimentados, principalmente por estar ao lado da Rua Augusta, e também focado na alimentação. Além disso, tem cinema e opções diferentes de lojas, como a recém-inaugurada Miniso (concorrente da Daiso Japan), além de uma feirinha de arte, moda e design (mais detalhes aí embaixo!).

Feiras e galerias

  • Feira Como Assim? no Center 3: criadores de roupas, itens de decoração e outras peças de design expõem e vendem seus trabalhos nos corredores do shopping todos os domingos.

O que fazer na Avenida Paulista: feira Como Assim

  • Feira de antiguidades do Masp: também aos domingos, acontece a tradicional feira de antiguidades sob o vão livre do museu.
  • Galerias de eletrônicos, importados etc.: perfeitos para encontrar desde capas para celular a acessórios fotográficos ou aquele picador de alho que você nunca imaginou que existia. São quatro galerias espalhadas pela Avenida Paulista: Boulevard Monti Mare, Shopping Veneza, Shopping Market Paulista e outra sem nome. Todas elas estão no mapa no início do post, exceto a sem nome, que fica em frente ao Shopping Cidade São Paulo.

Cinemas de rua

São poucos os cinemas paulistanos que sobrevivem fora de shoppings, e boa parte deles está na região da Av. Paulista:

  • Reserva Cultural: em plena avenida, sob os enormes Gazeta do edifício da emissora de mesmo nome, fica o Reserva Cultural, um cinema com programação não comercial, sempre com boas opções de títulos brasileiros e europeus. Você ainda encontra no local uma pequena livraria, cafeteria e restaurante. No edifício da Gazeta, há também um teatro.

O que fazer na Avenida Paulista: Reserva Cultural

  • Cinearte: mais um item da nossa lista que fica no Conjunto Nacional. O Cinearte existe desde os anos 60 e com apenas duas salas, mantém o clássico clima de cinema. A programação combina muito bem filmes comerciais e outros nem tanto.
  • CineSESC: o cinema do SESC fica na Rua Augusta (sentido Jardins) e tem uma programação incrivelmente variada. São diversas mostras temáticas, festivais e sessões infantis com ingressos a preços populares ou até mesmo gratuitos!
  • Espaço Itaú de Cinema: também na Rua Augusta, mas no sentido Centro, o Espaço Itaú é a opção que oferece uma seleção mais parecida com os cinemas de shopping, mas ainda assim mantém espaço para produções menos comerciais. Há outro conjunto de salas do Espaço Itaú no Shopping Frei Caneca, também próximo à Avenida Paulista.
  • Caixa Belas Artes – Na rua da Consolação, quase na esquina com a Av. Paulista, está um dos cinemas queridinhos dos paulistanos. O Caixa Belas Artes voltou a funcionar depois de anos fechado e segue com sua programação alternativa e o famoso “noitão”, sessões que ocorrem uma vez por mês durante a madrugada e apresentam filmes de determinado tema ou diretor.

O que fazer na Avenida Paulista: Caixa Belas Artes

Parques

Há refúgios de natureza no meio da selva de pedra! Se você precisar de um tempo para descansar, meditar, relaxar, conversar ou só encher sua garrafinha de água, aproveite os parques da Avenida Paulista:

  • Parque Trianon: pedaço de Mata Atlântica no meio da cidade de São Paulo. O grande parque tem à disposição aparelhos de ginástica, parquinho, pequena trilha e bancos para descansar.
  • Parque Mário Covas: mesmo com uma área pequena, o parque é um bom local para descanso, com mesas, bancos e bebedouros. E se você quer mais informações sobre a cidade, há na entrada do parque um centro de informações turísticas de São Paulo.

Livrarias

A Avenida Paulista também há muitas livrarias de rua (ou quase de rua) para quem quer fazer uma pausa para ler ou comprar um livro, ou até mesmo dar uma olhada em eletrônicos ou tomar um café.

  • Martins Fontes: sem eletrônicos ou bugigangas, a Martins fontes foca realmente a literatura. A seleção é incrivelmente variada e extensa, e a sessão de livros infantis é linda e acolhedora.

O que fazer na Avenida Paulista: Livraria Martins Fontes

  • Fnac: com futuro incerto, mas ainda viva, a Fnac tem uma ótima variedade de eletrônicos, computadores, suprimentos e acessórios no piso inferior. O piso superior é dedicado à livraria e a uma cafeteria.
  • Livraria Cultura: dentro do Conjunto Nacional, a enorme livraria está sempre movimentada. Conta com área infantil em que as crianças podem passar horas e com um café que serve ótimas tortas.
  • Geek.Etc.Br: anexo da Livraria Cultura, também no Conjunto Nacional, o espaço é voltado à cultura geek, e vende livros, quadrinhos, jogos, bonecos, itens de decoração etc.

O que fazer na Avenida Paulista: GEEK.ETC.BR

Onde comer na Avenida Paulista e outros passeios imperdíveis!

Não acabou ainda! Os arredores da Avenida Paulista concentram também outros pontos interessantes, além de ótimas opções onde você pode comer muito bem!

Opções próximas ao início da Avenida Paulista (Paraíso)

  • Halim: nosso restaurante árabe preferido não poderia ficar de fora da lista. Comida boa com ótimo custo-benefício. O almoço executivo em dias úteis é imbatível, mas o Halim é perfeito também para um lanche rápido com seu balcão sempre movimentado. Veja o que já escrevemos sobre o Halim!

Prato executivo do Halim em que você escolhe um arroz, dois pratos quentes e três pratos frios.

  • Alaska: tradicional sorveteria, ao lado do Halim, com sabor de infância. Entre os destaques, estão a casssata e as diversas taças, como banana split e Choco l’amour.
  • Jojo Ramen: SP se tornou a capital brasileira do lámen, e o Jojo despontou como um dos favoritos da cidade. Que tal provar e ver o que você acha?! Você também pode conferir outras opções de lámen em São Paulo.

Opções próximas ao final da Avenida Paulista (Consolação)

  • Maoz: localizado na Rua Augusta, bem próximo ao Shopping Center 3, a casa de origem holandesa serve falafel e salada no pote ou no pão com dezenas de opções de molhos e acompanhamentos. As batatas assadas são uma delícia!

O que fazer na Avenida Paulista: Maoz

  • Mirante 9 de Julho: local que reúne café, espaço cultural e uma bela vista da cidade. O Mirante vem ganhando fama pela comida que serve e pelos eventos que realiza e merece uma visita!

O que fazer na Avenida Paulista: Mirante 9 de Julho

  • Passagem literária da Consolação: a melhor maneira de atravessar a Rua da Consolação! A Passagem Literária é como uma faixa de pedestres subterrânea com um sebo e um pequeno espaço para exibições.

O que fazer na Avenida Paulista: Passagem Literária da Consolação


Ao longo de toda a Av. Paulista, você encontra também diversas outras opções de restaurantes, desde Burger King ao Viena, Ráscal, Riviera Bar, Spot, América etc., e também de mercados, se precisar resolver a fome de um jeito mais rápido e prático.

Paulista Aberta aos domingos

Por contar com vias paralelas de bom fluxo que absorvem inclusive o intenso tráfego de ônibus da Paulista, e por já ser um importante corredor de lazer da cidade, a avenida passou a ser aberta, das 7h às 18h aos domingos, faça chuva ou faça sol, para pedestres, bicicletas, artistas de rua, bolhas de sabão e muito mais.

O que fazer na Avenida Paulista: andar de bicicleta

Como chegar na Avenida Paulista

Por ser uma região de grande fluxo de veículos, e muito bem atendida pelo transporte público, com grande quantidade de linhas de ônibus e três estações de metrô ao longo da Av. Paulista (Brigadeiro, Trianon•Masp e Consolação), o ideal é evitar ir de carro próprio. Assim, você também evita a dificuldade (e o preço) de achar vagas para estacionar.

Use o metrô, os ônibus ou aproveite um dos diversos serviços de transporte privado que a cidade oferece. Nosso preferido é o Cabify, pois os preços não oscilam de acordo com a procura e também não são afetados pelo trânsito, então você já sabe quanto vai pagar antes de iniciar a viagem. Além disso, são frequentes os códigos de desconto divulgados, nós temos o nosso, que oferece R$15 de desconto na sua primeira corrida: KAIOD2.

A ciclovia da Paulista também está ligada a várias outras, então quem chega pela Avenida Jabaquara, pela Consolação e por diversas outras vias pode ir de bicicleta tranquilamente!


Você tem mais dicas de programas na Avenida Paulista? Qual dessas você mais gostou? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe!
  • 200
  • 216
  •  
  • 13
  •  
  •  

Curtiu? Deu vontade de viajar? Planeje sua viagem com a gente!

Reserve seu hotel no Booking.com! São milhares de hotéis com cancelamento gratuito.
A Rentcars.com compara várias locadoras de carros, cobra em Reais e parcela em 12 vezes!
Ganhe 5% de desconto com o código COISOS5 ao comprar seguro viagem na Seguros Promo.
Você precisa de Internet quando viaja! A EasySim4u oferece voz e dados em mais de 140 países.

Todos os parceiros são escolhidos com cuidado para que você sempre consiga o melhor preço! Além disso, quando você usa nossos links e afiliados, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e o melhor é que você não paga nada a mais por isso.

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Assine o blog!

Eu sou a Coisa e sou a parte um pouco mais criativa e espontânea do blog. Escrevo a maioria dos posts, defino mais ou menos a direção das pautas, me preocupo além da conta com cada coisinha que temos de fazer para melhorar o blog e estou sempre convencendo o Coiso a viajar mais um pouquinho!

14 comentários em "O que fazer na Avenida Paulista: os melhores passeios!"

Já dizia o ditado: "Opinião é como bunda, todo mundo tem uma". Mostre a sua! 😁

Novidades

Siga-nos no Instagram

  • Do dia em que vimos o carro do Mr. Bean! 😁
Se você está em Curitiba, corre pro @curitibaantiquecar e veja o Mini e outros carros incríveis de pertinho! 
Um programa super divertido na cidade! .
.
.
#coisosonthego #curitiblogando @curitiblogando
  • No @kennedyspacecenter, você pode relembrar os tempos em que a @nasa era a responsável pela exploração espacial dos EUA e levava ônibus em vez de carros para o espaço. 🙃

São dezenas de foguetes, trajes, simuladores e outros itens que vão deixar louco qualquer fã de tecnologia aeroespacial. Na foto, o traje dos tripulantes do ônibus espacial Atlantis, também exposto no Kennedy Space Center, em um pavilhão totalmente dedicado à era dos ônibus espaciais. Demais!

#coisosonthego .
.
.
.
.
.
#visittheusa #kennedyspacecenter #visitflorida #amoviajar #missaovt #neverstopexploring #visualcrush #travelstoke #achadosdasemana #destinosimperdiveis #sourbbv #tasteintravel #dicasdeviagem #viagem #floridalife #doyoutravel
  • A cidade é nossa! 👊❤️ #coisosonthego .
.
.
#011 #sp #vemprasampameu #saopaulo #saopaulocity #centrosp #ilovesp #mtur #sourbbv #amoviajar #neverstopexploring #travelstoke #achadosdasemana #sp #spdagaroa #splovers #artederua #artofvisuals #baixoaugusta

Tem muito mais por lá!

Fazemos parte

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem  Associação Brasileira de Blogs de Viagem