Agenda SP: seu guia de eventos para ficar em casa – abril 2021

Tá no ar a Agenda SP de abril 2021! Mas, olha, fica em casa! Eventos presenciais em São Paulo continuam restritos por conta do Coronavírus, então vem conferir o melhor da programação cultural de SP para aproveitar de casa!

O Brasil segue no seu infinito e particular caos, por isso continuamos sem atividades em todos os centros culturais da cidade e sem eventos presenciais em São Paulo.

Se possível, fique em casa! NÃO SAIA SEM NECESSIDADE e, se sair, use sempre máscara cobrindo nariz e boca. Não se arrisque, nem coloque outros em risco!

Lembre-se também de seguir as práticas recomendadas de higiene para conter o avanço da Covid-19:

  • Lave e desinfete as mãos sempre que possível.
  • Evite tocar outras pessoas e o seu próprio rosto.
  • Cubra a boca e o nariz com o braço ao tossir ou espirrar, mesmo usando máscara.

Leia também: Guia com as melhores casas de lamén de SP!


Agenda Cultural SP – Como usar

Nossa programação cultural de SP inclui todas as informações para você aproveitar cada evento de São Paulo sem surpresas. Este mês, como todas as atividades são on-line, simplifiquei a cara da Agenda SP com descrições mais breves e formato de lista.

Nós tentamos incluir, sempre que possível, informações sobre acessibilidade, mas a realidade é que pouquíssimos eventos divulgam informações específicas sobre essa questão. No caso de dúvidas sobre algum evento específico, fale com a organização do evento e, se não conseguir informações, avisa a gente! Vamos ajudar a cobrar. 😉

Você pode clicar nos botões e ir direto para o tipo de passeio que quer aproveitar!


Agenda SP

Exposições

Separamos para a agenda cultural de abril uma seleção de exposições, galerias e acervos de centros culturais e museus que você pode conhecer sem sair de casa. Tem de tudo um pouco, dá uma olhada:

Japan House

A Japan House tem feito uma série de publicações nas redes sociais relembrando exposições passadas, divulgando conteúdo de palestras, apresentando curiosidades da cultura japonesa e indicando opções de entretenimento, como animações e livros.

Tudo é divulgado nas redes sociais da Japan House SP, especialmente no Facebook, e no site da instituição.

Farol Santander

O Farol Santander disponibilizou um tour virtual gratuito pelas exposições em cartaz nos últimos meses. São elas:

Se não viu pessoalmente ou quer matar saudades das suas favoritas, não perca a oportunidade de ver de casa!

Museu Catavento

O Catavento criou o #cataventoemcasa, que divulga vídeos toda semana no canal do Youtube do museu.

São tours pelos principais experimentos e conteúdos das seções do museu, apresentando curiosidades e a ciência por trás do cotidiano, além de atividades para ocupar os pequenos. Ideal para crianças curiosas e interessadas em ciência.

Centro Cultural Banco do Brasil

Exposições do CCBB-SP também ganharam versão virtual: “Egito antigo: do cotidiano à eternidade” e “Ivan Serpa: a expressão do concreto” estão ambas disponíveis online.

No tour virtual pela exposição do Egito antigo, é possível ver mais de 140 peças do Museu Egípcio de Turim (dono do segundo maior acervo egípcio do mundo), incluindo esculturas, pinturas e até sarcófagos e múmias!

Já na exposição do artista Ivan Serpa, acompanhamos uma retrospectiva das suas obras e sua importância na história da arte moderna e contemporânea do Brasil.

MIS-SP

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo preparou uma série de conteúdos digitais, de exposições virtuais a bate-papos.

A programação fica no site. Confira aqui.

Museu Afro

As exposições virtuais do Museu Afro Brasil estão disponíveis online no Google Arts and Culture!

Museu da Imigração

O Museu da Imigração na Mooca também disponibilizou exposições virtuais! Além disso, estão divulgando cursos e outras atividades especiais no Facebook.

Pinacoteca de São Paulo

A exposição permanente da Pinacoteca está disponível em um passeio virtual. Além disso, o museu está constantemente publicando conteúdo nas redes sociais, como as análises de grandes obras de arte no Twitter.

Museu do Isolamento Brasileiro

Criado por Lu Adas, o perfil no Instagram reúne arte popular, de todo tipo e em qualquer suporte, criada durante a pandemia que estamos vivendo.

Filmes

Separamos um espaço aqui na Agenda Cultural SP abril 2021 para quem é fã de filmes e séries, com opções para curtir de casa!

Cinema em casa com SESC

O Cinema #EmCasaComSesc tem curadoria do CineSesc e traz novos filmes toda semana para plataforma de streaming do SESC.

Além disso, o catálogo da plataforma está cheio de sessões especiais e eventos, como o festival de documentários É tudo verdade (de 11 a 18 de abril) e o festival de curtas Curta em francês (até 15 de abril).

SPCine Play

O serviço de streaming da Prefeitura de São Paulo mistura conteúdo pago e gratuito. Confira!

Belas Artes à la carte

A plataforma on-line de filmes do cinema Petra Belas Artes está com planos mensais de R$ 9,90 e aluguel de filmes individuais. Dá uma olhada!

Entre as estreias do mês, está “Medeia por Consuelo de Castro” (a partir de 9 de abril), montagem da Cia. BR 116 que, devido à pandemia, não pôde ser apresentada em teatros e se transformou em um “teatro filme”.

Lançamentos da Netflix em abril

Está sentindo falta de ver pessoas isoladas interagindo apenas pelas redes sociais? Então assista à segunda temporada de The Circle EUA (estreia 14 de abril).

O número absurdo de pessoas sem máscara na rua deixa você tenso? Relaxe com os três primeiros Rambo que entraram no catálogo no dia 1º de abril!

Entre as estreias de abril na Netflix, estão também:

  • O filme de terror Fuja com Sarah Paulson (2 de abril).
  • Radioactive, filme de Marjane Satrapi, a autora da história em quadrinhos Persépolis, estrelado por Rosamund Pike (15 de abril).
  • Precisa matar duas horas? Poucas coisas fazem o tempo passar mais rápido do que um filme teen: Amor e Monstros (14 de abril).

Estreias da Amazon Prime Video

Por falar em passar o tempo, a segunda temporada de De Férias com o Ex Brasil: Celebs estreia no dia 8 de abril na plataforma, além de diversos filmes, como:

  • Guardiões da galáxia 2 (1º de abril). Se este filme interessa a você, aposto que você já sabe muito bem do que se trata, né? 😀
  • Breaking news in Yuba county (15 de abril): apesar das críticas não muito boas, o elenco do filme deve atrair muitos espectadores. Entre as estrelas, estão Allison Janney, Mila Kunis, Regina Hall, Awkwafina, Wanda Sykes, Ellen Barkin, Matthew Modine e Juliette Lewis.
  • Juntos para sempre (20 de abril): cão reencarna para acompanhar jovem dona. Parece chamada de TV vespertina, mas é um filme mesmo. É ver para crer!
  • Sem remorso (30 de abril): história de origem de John Clark (do universo Jack Ryan, um dos muitos Rambos modernos do cinema).
  • Os 3 infernais (30 de abril): o filme final da trilogia de Rob Zombie acompanha a aterrorizante e amoral família Firefly em sua fuga da prisão e tentativa de sobreviver no México.

Geek

Geeks estão mais do que acostumados a se divertir em casa, mas separamos alguns destaques para a Agenda SP de abril:

  • Jogos de tabuleiro digitais: saudades de reunir os amigos para se divertir, ou brigar, um pouco? Muitos clássicos (como War, UNO e xadrez), jogos famosos (Catan e Pandemic) e até novidades (Charterstone) estão disponíveis em versões digitais on-line para vários jogadores. Veja alguns exemplos aqui (incluindo opções gratuitas).
  • Jogos de tabuleiro físicos: além das opções de compra, há bares de jogos de tabuleiro que estão alugando seu acervo. No Bodogami, por exemplo, você pode alugar mais de 480 jogos de cartas e tabuleiro por períodos de 7 dias ou mais, a partir de R$ 10 por semana.
  • Jogo grátis toda semana na loja da Epic Games: querendo algo novo para jogar, mas sem dinheiro pra isso? Acesse a Epic Games Store toda semana! Até GTA V e Civilization VI de graça já teve.
  • Escape60Play (E60Play): uma das pioneiras no Brasil nos jogos de fuga de quartos cheios de quebra-cabeças lançou uma plataforma de jogos on-line. Existem opções gratuitas e pagas, inclusive infantis.

Gastronomia

Restaurantes e outros empreendimentos gastronômicos estão se mobilizando para sobreviver de alguma maneira durante o isolamento.

Por isso, separamos algumas ótimas opções de delivery, como queijos e restaurantes.

  • Beth Bakery: você pode pedir os pães mais gostosos de SP. A Beth Bakery está produzindo suas delícias sob encomenda durante o período de quarentena. Os pedidos podem ser feitos até quinta-feira (se não estiver tudo esgotado) e a entrega acontece na sexta.
  • A Baianeira: um dos nossos restaurantes favoritos passou a trabalhar no regime de entregas via iFood. Cardápio do dia seguinte e detalhes estão no Instagram, mas recomendo que você peça o mais rápido possível, pois a comida tá acabando todo dia!
  • Entregas do Caminho do Queijo Paulista: essa associação de queijeiros artesanais montou um esquema de entregas. Confira aqui!

Caminho do queijo artesanal paulista: as visitas guiadas da Fazenda Atalaia incluem as salas de estocagem e maturação

  • Vai ter comida: serviço de entrega de refeições veganas congeladas. Nós temos dividido cada refeição (complementando com salada, ovo ou algum outro item), então o custo-benefício tem sido ótimo. Vale muito a pena para conseguir variar um pouco o cardápio sem ter que pensar em algo novo todo dia.
  • Feirinha em casa: apesar de vivermos em uma região central da cidade, temos cada vez mais dificuldade de encontrar verduras e legumes de boa qualidade por um preço razoável. O site Feirinha em casa é uma ótima opção para enfrentar esse problema, e você ainda ajuda pequenos produtores do cinturão verde de SP!
  • Delivery do Jojo Ramen: uma das melhores casas de lámen de SP segue fazendo entregas.
  • Mapu, comida taiwanesa: localizado na Vila Mariana e comandado pela antiga chef do Templo Zu Lai, o Mapu traz opções da comida típica de Taiwan em porções individuais, para compartilhar e menu executivo.

Esportes

Sesc

O Sesc SP tem publicado uma série de vídeos com diferentes práticas esportivas para você fazer em casa, como ginástica, ioga e exercícios em família.

Também fizeram uma conta no Instagram (Esporte Sesc SP) com mais dicas, aulas e informações sobre atividades físicas.

Teatro

Separamos algumas opções de dança e teatro para incluir na sua agenda cultural caseira:

Off Hamlet

Montagem pouco tradicional da Cia. Práxis de Arte para a conhecida tragédia de Hamlet. Segundo o diretor, Erick Gallani, a obra mistura cenas da peça e dos bastidores para apresentar ao público não só a encenação da obra, mas também revelar seu processo criativo.

A montagem será transmitida de 6 a 11 de abril, a partir das 20h, no canal do YouTube do grupo.

Sertão Sem Fim

Temporada online gratuita da obra que combina vivências de mulheres do interior baiano para nos apresentar a história de Bastia, que busca justiça após o assassinato de seu marido.

Assista à peça no Youtube da MoviCena Produções, às sextas, sábados e domingos, a partir das 21h, até 11 de abril.

Cirque du Soleil

Vários espetáculos estão agora disponíveis on-line. A companhia lançou também um especial de uma hora com uma seleção de cenas, algumas inéditas, de diferentes espetáculos.

Os Sertões

A montagem do Teatro Oficina está disponível no YouTube.

Lago dos Cisnes

Também está disponível no YouTube versão encenada pela São Paulo Cia. de Dança. Aliás a São Paulo Cia de Dança está fazendo e liberando uma série de conteúdos digitais, vai lá ver!

Espetáculos Online

No site Espetáculos Online, é possível assistir gratuitamente a várias peças, de Hermanoteu na Terra de Godah a Incêndios, com Marieta Severo.

Cursos

Como o foco da Agenda SP de abril ainda é ficar em casa, separamos também sites que estão oferecendo cursos gratuitos:

Sesc

O Sesc lançou uma plataforma on-line com cursos gratuitos. Como a plataforma é nova, ainda são poucos cursos, embora já muito diversificados. Vale a pena conferir.

Duolingo

O site de cursos de idioma também tem cursos gratuitos para quem quer treinar ou começar a aprender uma nova língua.

Senac

O Senac segue com diversos cursos gratuitos em várias áreas do conhecimento, incluindo alguns que fornecem certificado.

Concha y Toro

Bora aprender mais sobre vinho? O sommelier brasileiro Gianni Tartari está apresentando um curso on-line sobre o mundo dos vinhos para a marca chilena Concha y Toro.

O curso é dividido em cinco módulos e está disponível no canal YouTube, tanto no canal da Concha y Toro quanto no do sommelier.

Shows em SP, pra assistir em casa!

Veja algumas opções de onde encontrar mais sugestões de shows e apresentações musicais para assistir de casa:

Cultura em Casa

Iniciativa do governo do estado de SP que reúne apresentações musicais, de dança, óperas, aulas e muito mais. Confira aqui.

Casa Natura Musical

Após realizar várias lives de performances musicais, o projeto musical da Natura em abril convida artistas para refletir sobre as dificuldades e a adaptação aos novos tempos. Confira no Instagram a agenda.

Tem mais alguma dica para a Agenda Cultural SP? Deixe nos comentários! Conta pra gente quais são os eventos que você quer incluir na sua programação cultural de SP em abril de 2021. 🙂

Assine o blog e não perca nenhum post! 🙂

Não perca nossas novidades!

Você não vai receber spam.

Gostou das dicas da Agenda SP? Ainda tem mais!

São poucas as agendas culturais feitas por quem realmente gosta da programação cultural da cidade e vai atrás de programas interessantes para compartilhar. O que mais encontramos por aí são agendas que simplesmente reproduzem outras publicações. Por isso, agradecemos muito por escolher a nossa agenda! Nos veremos pela cidade em breve!

E além dos eventos da Agenda Cultural SP, ainda temos muito conteúdo no blog para você combinar com nossas dicas específicas deste mês.

Dá uma olhada no que mais você poderá fazer em SP quando a quarentena passar:

Hotel

O melhor preço e em qualquer lugar do mundo.

Seguro

São 5% de desconto ao comprar no blog e mais 5% no boleto.

Carro

Compare diversas locadoras e pague em até 10x.

Celular

Não dá mais para viajar para o exterior sem Internet, né?

17 comentários

Deixe um comentário
  1. Adorei as indicacoes mas meu filho e cadeirante e nunca sei se o local tem acessibilidade. As vezes preciso mandar uma mensagem para o evento e aguardar o retorno.

    • Oi, Ana

      Realmente é sempre difícil ter certeza sobre a acessibilidade, ainda mais devido a todas as possibilidades de assistência que podem ser necessárias. Nessa questão, o SESC faz um trabalho muito bom: o site deles lista todas as unidades do SESC que já se adequaram ao conceito de acessibilidade universal e a página de cada unidade lista todas as opções de adaptação e assistência disponíveis.

      O edifício do Farol Santander também é acessível para cadeirantes, com rampa na entrada e elevadores para todos os andares. As exposições atuais também não apresentam obstáculos para cadeirantes.

      Espero ter ajudado um pouco. Pode falar com a gente de novo se você tiver dificuldade para entrar em contato e confirmar a acessibilidade de algum estabelecimento específico que indicamos.

      Abraços,
      Kaio

  2. Ícaro Companhia de Dança apresenta espetáculo inspirado em Frédéric Chopin na Galeria Olido
    Composição coreográfica, figurinos e personagens são baseados na commedia dell’arte

    O espetáculo, neoclássico, utiliza recortes de 11 obras musicais do pianista polonês, Frédéric Chopin (1810 – 1849), que passou a sua vida radicado na França. A composição coreográfica, figurinos e personagens são inspirados na commedia dell’arte, forma de teatro popular improvisado que começou no século XV na Itália e se desenvolveu na França até o século XVIII. Companhias itinerantes percorriam toda a Europa para realizar as apresentações em ruas, praças públicas ou até mesmo em pequenos palcos adaptados.
    Serviço
    Ícaro Companhia de Dança

    Datas:
    Sexta-feira | 27 de setembro | às 20h00
    Sábado | 28 de setembro | às 20h00

    Local: Galeria Olido (Av. São João, nº 473 – Centro – São Paulo/SP)
    Telefone: (11) 2899-7370
    Ingressos: devem ser retirados no Teatro da Galeria Olido a partir das 19h00 nos dias das apresentações.

    • Parte da agenda continua válida para setembro, dá uma olhada 😉
      De qualquer jeito, até o fim deste mês, vamos atualizar a programação com mais atrações para o próximo mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SESC Avenida Paulista - Visão do mirante no sentido Consolação

AGENDA SP: seu guia cultural de eventos em SP – janeiro 2021