Agenda SP: seu guia cultural para ficar em casa – abril 2020

A Agenda SP de abril 2020 tá bem diferente das nossas agendas culturais anteriores. Eventos presenciais em São Paulo continuam suspensos por conta do Coronavírus, por isso fiz uma curadoria do que tem de melhor rolando na programação cultural para aproveitar de casa!

Vale lembrar!

O Coronavírus chegou ao Brasil, o que levou à suspensão temporária das atividades de todos os centros culturais da cidade e ao cancelamento de eventos.

Se possível, fique em casa!

Não deixe de, principalmente ao sair de casa, seguir as práticas recomendadas de higiene para conter o avanço da Covid-19:

  • Lave e desinfete as mãos sempre que possível.
  • Evite tocar outras pessoas e seu próprio rosto.
  • Cubra, com o braço, a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

O que fazer em SP em abril de 2020

Bom, como eu já disse, a Agenda SP de abril tá diferente, dessa vez todas as dicas serão para ser aproveitadas de casa, o que por um lado é bem interessante, já que quem não está em SP também vai poder curtir nossa agenda!

São shows, exposições, museus, filmes, teatro, cursos e por aí vai… não faltam opções para você manter a mente ativa em casa.

Agenda SP abril 2020 - Por causa do Coronavírus (COVID-19), é hora de curtir sem sair de casa

Sabemos que os tempos estão incertos e que nem todo mundo pode ficar em casa, mas a maior parte das pessoas está passando mais tempo sem sair e acaba tendo ideias demais ou de menos de coisas para fazer. Queremos ajudar!

Confesso que tem sido muito difícil pensar em aproveitar eventos culturais nessa época de coronavírus, e que até pensei em não fazer a Agenda SP este mês. Mas decidi que seria a melhor forma de também ajudar e incentivar profissionais que trabalham na área cultural e gastronômica nesse momento difícil, especialmente para pequenos produtores e empreendedores.

Então, bora lá aproveitar os melhores eventos dentro de casa. 😉

Se tiver mais dicas ou quiser conversar com a gente, pode usar a caixa de comentário do post ou falar no nosso Instagram.


Agenda Cultural SP – Como usar

A nossa programação cultural de SP tem todas as informações de que você precisa para aproveitar cada evento de São Paulo sem surpresas.

Este mês, como todas as atividades são on-line, simplifiquei a cara da Agenda SP com descrições mais breves e em formato de lista.

Você pode clicar nos botões e ir direto para o tipo de passeio que quer aproveitar!


Agenda SP

Exposições

Separamos para a agenda cultural de abril uma seleção de exposições, galerias e acervos de centros culturais e museus que você pode conhecer sem sair de casa. Tem de tudo um pouco, dá uma olhada:

Museu Catavento

O Catavento criou o #cataventoemcasa, que divulga vídeos toda semana no canal do Youtube do museu. São tours pelos principais experimentos e conteúdos das seções do museu, apresentando curiosidades e a ciência por trás do cotidiano.

Japan House

A Japan House tem feito uma série de publicações nas redes sociais relembrando exposições passadas, divulgando conteúdo de palestras e apresentando curiosidades da cultura japonesa, como por exemplo, a história do hashi.

Panorama da exposição Construção, de Tadashi Kawamata, na Japan House em São Paulo

Aliás, a exposição Construção do artista contemporâneo Tadashi Kawamata que ocupa o segundo andar da Japan House em São Paulo inclui uma obra criada especialmente para a Japan House SP. Foram usados mais de 90 mil pares de hashis!

Museu Afro

As exposições do Museu Afro Brasil estão disponíveis online no Google Arts and Culture!

Museu da Imigração

O Museu da Imigração na Mooca também disponibilizou exposições virtuais!

Pinacoteca

A exposição permanente da Pinacoteca de São Paulo está disponível em um passeio virtual. Além disso, o museu está publicando conteúdo também nas redes sociais.

Itaú Cultural

O Itaú Cultural montou uma mostra on-line sobre a cidade de São Paulo!

Filmes

Separamos um espaço aqui na Agenda Cultural SP abril 2020 para quem é fã de filmes e séries, desta vez com opções para curtir de casa!

SPCine Play

O serviço de streaming da Prefeitura de São Paulo mistura conteúdo pago e gratuito, mas liberou gratuitamente todo o seu catálogo até 17 de abril. Confira!

Festival É tudo verdade

O festival de documentários será exibido on-line pela plataforma SPCine Play e pelo site do Itaú Cultural. Veja detalhes aqui.

Belas Artes À La Carte

Até 15 de abril a plataforma on-line de filmes da sala de cinema Petra Belas Artes estará com acesso gratuito. Dá uma olhada!

Estreias Netflix em abril

Alguns destaques de séries e filmes que estreiam na Netflix em abril!

Séries

  • 1/4: Nailed it – Mandou bem: amadores tentam recriar trabalhos profissionais de confeitaria. Todo o processo, e os resultados, são puro entretenimento.
  • 3/4: La Casa de Papel: 4ª temporada de uma das séries mais vistas de toda a plataforma.
  • 15/4: The Walking Dead: chegou à Netflix a 9ª temporada do maior sucesso de temática zumbi dos últimos anos.
  • 24/4: After Life: a comédia dramática em que Ricky Gervais se adapta à vida viúvo chega à 2ª temporada.

Filmes

A ausência de clássicos é considerada com frequência o calcanhar de Aquiles da Netflix, mas abril traz algumas obras para minimizar essa questão.

  • 1/4: Forrest Gump: também conhecido como “corra, Forrest, corra!” ou “Aprenda a fazer merchan em filmes”.
  • 10/4: Clube dos Cinco: um dos grandes clássicos adolescentes do cinema.
  • 10/4: Tubarão: tã tã tã tã tã tã tã tã tã tã tã tã!!!
  • 12/4: O estranho que nós amamos: refilmagem dirigida por Sofia Coppola de um clássico de 1971.
  • Muitos clássicos do Studio Ghibli acabaram de estrear ou estão pra chegar na Netflix, vale a pena ver ou rever joias dirigidas por Isao Takahata e Hayao Miyazaki.

Geek

Tem programa cultural geek em SP mesmo na quarentena! Veja os destaques para a Agenda SP de abril:

Gastronomia

Restaurantes e outros empreendimentos gastronômicos estão se mobilizando para conseguir manter seus negócios funcionando de alguma maneira durante o período de isolamento, por isso separamos algumas ótimas opções de delivery, como queijos, restaurantes e até cerveja. Dá também para aprender a cozinhar

  • Lives da Rita Lobo: famosa cozinheira de receitas de comida de verdade sem complicação, Rita Lobo está fazendo lives no Instagram com receitas para quem está em casa.
  • Delivery do Jojo Ramen: uma das melhores casas de lámen de SP segue fazendo entregas.
  • Delivery Blondine: a marca de cerveja artesanal do interior paulista, entre outras marcas e bares, também está fazendo entregas!
  • Entregas do Caminho do Queijo Paulista: essa associação de queijeiros artesanais montou um esquema de entregas. Confira aqui!

Caminho do queijo artesanal paulista: as visitas guiadas da Fazenda Atalaia incluem as salas de estocagem e maturação

  • Beth Bakery: você pode pedir os pães mais gostosos de SP. A Beth Bakery está produzindo suas delícias sob encomenda durante o período de quarentena. Os pedidos podem ser feitos até quinta-feira (se não estiver tudo esgotado) e a entrega acontece na sexta.
  • MoDi: restaurante italiano em Higienópolis que está entregando não apenas pratos prontos, mas também kits embalados a vácuo para você finalizar em casa e comer tudo sempre fresquinho. Você pode fazer pedidos via iFood ou WhatsApp e conferir todos os detalhes no Instagram deles.
  • A Baianeira: um dos nossos restaurantes favoritos passou a trabalhar no regime de entregas via iFood. Cardápio do dia seguinte e detalhes estão no Instagram, mas recomendo que você peça o mais rápido possível, pois a comida tá acabando todo dia!

Esportes

NBA

A NBA liberou por 30 dias o acesso gratuito à sua plataforma on-line. Você pode assistir a jogos antigos e todos os jogos desta temporada que ocorreram até a suspensão do campeonato por conta do Coronavírus.

As finais da NBA invadem a Avenida Paulista!

Sesc

O Sesc SP tem publicado uma série de vídeos com diferentes práticas esportivas para você fazer em casa, como ginástica, ioga e exercícios em família.

Teatro

Separamos algumas opções de dança e teatro para incluir na sua agenda cultural caseira:

Cursos

Como na Agenda SP de abril o foco é ficar em casa, separamos também sites que estão oferecendo cursos gratuitos:

Faber-Castell

A Faber-Castell está oferecendo acesso gratuito a todos os cursos on-line no seu site até dia 19/4. Os temas vão de lettering a técnica mista com aquarela, passando por criatividade nas redes e monstros incríveis. Dê uma olhada no site para ver todos!

Duolingo

O site de cursos de idioma também tem cursos gratuitos para quem quer treinar ou começar a aprender uma nova língua.

Senac

O Senac também diversos cursos gratuitos em várias áreas do conhecimento, incluindo alguns que fornecem certificado.

Casa do Saber

A Casa do Saber também disponibiliza vários cursos gratuitos até 17/4. Confira no Instagram.

 

Shows em SP

Você já viu que a nossa agenda de shows internacionais em SP está sendo sempre atualizada? Dá uma olhada, porque estamos seguindo todas as notícias de cancelamentos e adiamentos de shows. O segundo semestre promete, hein!

Por aqui, separei sugestões de shows e apresentações musicais para assistir de casa:

Festival Fico em Casa BR

Inspirado no original português de mesmo nome, o festival brasileiro ganhou nova edição (vai até 3 de abril) com apresentações de Otto, Tiê, Mombojó, Margareth Menezes e muito mais. Os shows ficam salvos, então se você não conferir ao vivo, poderá assistir depois.

A 3ª edição também já vem e está prevista para começar dia 6 de abril.

Lives da HouseWork

Diversas apresentações musicais estarão disponíveis nas redes sociais e no canal do YouTube da HouseWork.

Casa Natura Musical

O projeto musical da Natura tem realizado várias lives de performances musicais nas últimas semanas. Confira no Instagram.

Mi sala su sala festival

Mais um projeto musical que traz performances ao vivo direto para sua casa. Confira as apresentações no Instagram.

 

 

Tem mais alguma dica para a Agenda Cultural SP? Deixe nos comentários! Conta pra gente quais são os eventos que você quer incluir na sua programação cultural de SP em abril de 2020. 🙂

Assine o blog e não perca nenhum post! 🙂

Não perca nossas novidades!

Você não vai receber spam.

Gostou das dicas da Agenda SP? Ainda tem mais!

São poucas as agendas culturais feitas por quem realmente gosta da programação cultural da cidade e vai atrás de programas interessantes para compartilhar. O que mais encontramos por aí são agendas que simplesmente reproduzem outras publicações. Por isso, agradecemos muito por escolher a nossa agenda! Nos vemos pela cidade!

E além dos eventos da Agenda Cultural SP, ainda temos muito conteúdo no blog para você combinar com nossas dicas específicas deste mês.

Dá uma olhada no que mais você pode fazer em SP quando a quarentena passar:

Agenda Cultural SP - Dicas de passeio de quem realmente curte ocupar São Paulo. Novidades de cultura e lazer todo mês.

Hotel

O melhor preço e em qualquer lugar do mundo.

Seguro

São 5% de desconto ao comprar no blog e mais 5% no boleto.

Carro

Compare diversas locadoras e pague em até 10x.

Celular

Não dá mais para viajar para o exterior sem Internet, né?

17 comentários

Deixe um comentário
  1. Adorei as indicacoes mas meu filho e cadeirante e nunca sei se o local tem acessibilidade. As vezes preciso mandar uma mensagem para o evento e aguardar o retorno.

    • Oi, Ana

      Realmente é sempre difícil ter certeza sobre a acessibilidade, ainda mais devido a todas as possibilidades de assistência que podem ser necessárias. Nessa questão, o SESC faz um trabalho muito bom: o site deles lista todas as unidades do SESC que já se adequaram ao conceito de acessibilidade universal e a página de cada unidade lista todas as opções de adaptação e assistência disponíveis.

      O edifício do Farol Santander também é acessível para cadeirantes, com rampa na entrada e elevadores para todos os andares. As exposições atuais também não apresentam obstáculos para cadeirantes.

      Espero ter ajudado um pouco. Pode falar com a gente de novo se você tiver dificuldade para entrar em contato e confirmar a acessibilidade de algum estabelecimento específico que indicamos.

      Abraços,
      Kaio

  2. Ícaro Companhia de Dança apresenta espetáculo inspirado em Frédéric Chopin na Galeria Olido
    Composição coreográfica, figurinos e personagens são baseados na commedia dell’arte

    O espetáculo, neoclássico, utiliza recortes de 11 obras musicais do pianista polonês, Frédéric Chopin (1810 – 1849), que passou a sua vida radicado na França. A composição coreográfica, figurinos e personagens são inspirados na commedia dell’arte, forma de teatro popular improvisado que começou no século XV na Itália e se desenvolveu na França até o século XVIII. Companhias itinerantes percorriam toda a Europa para realizar as apresentações em ruas, praças públicas ou até mesmo em pequenos palcos adaptados.
    Serviço
    Ícaro Companhia de Dança

    Datas:
    Sexta-feira | 27 de setembro | às 20h00
    Sábado | 28 de setembro | às 20h00

    Local: Galeria Olido (Av. São João, nº 473 – Centro – São Paulo/SP)
    Telefone: (11) 2899-7370
    Ingressos: devem ser retirados no Teatro da Galeria Olido a partir das 19h00 nos dias das apresentações.

    • Parte da agenda continua válida para setembro, dá uma olhada 😉
      De qualquer jeito, até o fim deste mês, vamos atualizar a programação com mais atrações para o próximo mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Agenda de shows internacionais em SP 2019 - Na foto, baterista e guitarrista da banda californiana Warpaint no palco do Meca Maquiné em novembro de 2018 no Rio Grande do Sul

Agenda de shows internacionais em SP – 2020