A Rota 66 é um ótimo resumo das belezas do Novo México

Mesmo dentro da cidade de Santa Fe existe sinalização para que você siga a Rota 66.

Conheça agora o trecho da Rota 66 que passa pelo Novo México, o estado que vai fazer você se sentir em um verdadeiro road movie com seus locais pitorescos, suas paisagens incríveis e diversos segmentos da Rota 66 totalmente recuperados.

Motoqueiro solitário na Rota 66 deixando a reserva indígena de Santa Ana no Novo México
Motoqueiro solitário na Rota 66 deixando a reserva indígena de Santa Ana no Novo México.

Não se esqueça!

Antes de seguir viagem, acesse a categoria Rota 66 e leia todos os posts da série. Fácil, fácil 😉

A Rota 66 no Novo México

Além das belas paisagens, o estado tem alguns dos trechos contínuos mais longos em que é possível dirigir na Rota 66, o que faz com que você realmente consiga ter a sensação de voltar ao passado enquanto vê passar dezenas de quilômetros do deserto americano, pequenas cidades cheias de influências indígenas e espanholas, além de muitos negócios familiares antigos ainda em atividade.

O onipresente patriotismo, mesmo que às vezes insensato, em outro charmoso hotel à beira da Rota 66 no Novo México
O onipresente patriotismo, mesmo que às vezes insensato, em outro charmoso hotel à beira da Rota 66 no Novo México.

Cidades de destaque no trajeto da Rota 66 no Novo México

Entre dezenas de cidadezinhas quase vazias, algumas se destacam pelo charme, enquanto outras se destacam por terem prosperado e crescido mesmo enfrentando todas as adversidades apresentadas pelo deserto e pelas crises econômicas enfrentadas pelo estado e pelo país.

Tucumcari

O comércio à beira da Rota 66 é um dos fatores que mais contribuem para a nostalgia constante que sentimos ao percorrer as pequenas cidades que se esforçam, aliás, sempre se esforçaram, para atrair de qualquer maneira o viajante que passa por elas. Essa guerra por atenção criou e mantém, por exemplo, o famoso corredor de letreiros de neon que vemos em Tucumcari.

Tepee Curios, famosa loja de bugigangas e lembrancinhas da Rota 66 em Tucumcari, Novo México
Tepee Curios, loja de bugigangas e lembrancinhas da Rota 66 em Tucumcari, Novo México.
Blue Swallow Motel, um dos mais famosos hotéis de beira da estrada da Rota 66 e um dos muitos letreiros de neon que iluminam Tucumcari no Novo México
O Blue Swallow Motel é um dos mais famosos e mais bem avaliados hotéis de beira da estrada da Rota 66.

A cidade é bem pequena e, dependendo do dia, você poderá encontrar muita coisa fechada, mas apenas passar pelo corredor de hotéis e apreciar suas placas já foi suficiente para nós. Muitos deles, como o Blue Swallow, recebem ótimas notas de seus hóspedes. Foi uma pena não termos ficado na região por mais tempo para passar uma noite em um desses hotéis.

Palomino Motel, um dos muitos letreiros de neon que iluminam Tucumcari no Novo México

Mais um dos muitos letreiros de neon que iluminam Tucumcari no Novo México

Santa Fe

Apesar de ser a capital do estado, Santa Fe tem menos de 70 mil habitantes, o que ainda assim é o suficiente para que a cidade seja a maior das pequenas cidades turísticas por onde a Rota 66 passa no Novo México.

As ruas do centro historico de Santa Fe no Novo Mexico mantem ou recriam o visual da epoca das missoes espanholas na regiao

Para resguardar o charme de cidade histórica, Santa Fe mantém um centro histórico ativo e muito bonito com a arquitetura das missões espanholas que fundaram a cidade no século XVII.

A Catedral de São Francisco de Assis é a principal igreja de Santa Fe no Novo México
Catedral de São Francisco de Assis em Santa Fe, Novo México.

Acho que nunca falei aqui sobre uma das coisas que notei logo na nossa primeira viagem para os EUA: americanos não podem ver uma aguinha que já saem jogando moeda. Mas em Santa Fe, comprovei isso quando vi o aviso abaixo dentro da Catedral de São Francisco de Assis. Então, nada de jogar moedas na água benta das igrejas 😀

Estadunidenses não podem ver um corpo de água que saem jogando moedas, pode ser até dentro da igreja
Desenho com elementos de Freepik.com.

Além de todo o charme das construções centenárias do centro histórico de Santa Fe (fundada em 1610), fique de olho nas placas, pois a Rota 66 está muito bem sinalizada dentro da cidade.

Albuquerque

Mesmo sendo a maior cidade do estado, com mais de 500 mil habitantes, Albuquerque também mantém um corredor histórico por onde passa a Rota 66: a Central Avenue. Além disso, Albuquerque tem diversos outros atrativos, como ser o local de filmagens das séries Breaking Bad e Better Call Saul.

Além de um belo centro histórico, em Albuquerque você pode conhecer dezenas de locações de Breaking Bad e Better Call Saul

A locação acima era a fachada do escritório de Saul Goodman (Bob Odenkirk) em Breaking Bad, mas quando visitamos o local, estava sendo transformado em um bar esportivo.

Como toda cidade antiga, Albuquerque foi fundada no século XVIII, as igrejas se destacam como alguns dos pontos turísticos mais antigos que se pode visitar. Em Albuquerque, você encontra o mais antigo santuário em solo dos EUA em honra a Nossa Senhora de Guadalupe.

Vista externa do Santuário de Guadalupe é o mais antigo nos EUA dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe

O Santuário de Guadalupe é o mais antigo nos EUA dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe

Voltando a Breaking Bad, não deixe de tirar sua #FotoJacu na Candy Lady, a loja que forneceu o “cristal azul” para a série. Além da falsa droga, composto basicamente de açúcar e corante, você encontra outros doces realmente bons e os donos são muito simpáticos! Aqui você não vai enfrentar cara feia por só querer olhar e tirar fotos, aliás provavelmente vai ser incentivado a tirar muitas fotos 🙂

Foto Jacu obrigatória em Albuquerque se você gosta de Breaking Bad
Foto Jacu obrigatória em Albuquerque se você gosta de Breaking Bad!

A beleza do caminho

No meio de todas as várias pequenas e grandes cidades de diferentes origens, indígenas e espanholas, do Novo México, você vai encontrar muita beleza pelo caminho, tanto da própria Rota 66, quanto ao redor dela.

O trecho da Rota 66 no Novo México é um dos mais cênicos de toda a estrada
O trecho da Rota 66 no Novo México é um dos mais cênicos de toda a estrada.

O trecho da Rota 66 no Novo México é possivelmente o mais bem sinalizado de todo o percurso

Você pode visitar gratuitamente a área externa do Museu de Albuquerque, que inclui um jardim de esculturas e um anfiteatro
Estátua de Herbert Candelaria no Museu de Albuquerque. O antigo chefe de segurança do local foi imortalizado sentado assistindo aos eventos do anfiteatro.

É ótimo quando você nem precisa se esforçar para tirar uma foto boa

Outras atrações da Historic Route 66 no Novo México:

  • Route 66 Auto Museum, em Santa Rosa: como você já deduziu pelo nome, é um museu de carros antigos. Também conta com loja de presentes com itens da Rota 66 e, se você gosta de carros antigos, vai adorar! A entrada custa US$ 5.
  • Igreja de San Miguel, em Santa Fe: considerada a igreja mais antiga dos Estados Unidos! Por dentro, é muito semelhante à de Guadalupe que você viu aqui em cima.
  • 66 Diner, em Albuquerque: lanchonete recheada de influências das décadas de 1950 e 1960 e de comidas calóricas para repor as energias 😉
  • Nob Hill, em Albuquerque: um shopping center histórico construído em 1946. É considerado o primeiro desse tipo no estado do Novo México.
  • Old Town, em Albuquerque: marco zero da cidade que concentra a arquitetura colonial ainda presente na cidade. É bem perto da Candy Lady, não perca.
  • Owl Rock, entre Mesita e Laguna: dá pra ver a coruja, não dá?
A famosa Rock Owl, ou pedra da coruja, à beira da Rota 66 próxima à cidade de Mesita no Novo México
A famosa Rock Owl, ou pedra da coruja, à beira da Rota 66 próxima à cidade de Mesita no Novo México.

Alguns eventos da Rota 66 no Novo México:

  • Historic Route 66 Fall Fiesta, em Grant: este ano, a festa comemora os 90 anos da Rota 66 com um concurso de decoração de bolos com o tema da estrada. Acontece nos dias 8 e 9 de outubro.
  • Route 66 Summerfest, em Albuquerque: festival anual com música, comida e muita diversão.
  • Rockabilly on the route, em Tucumcari: mais um festival anual com bandas ao vivo, exposição de carros clássicos e pin-ups!
Pinterest - Rota 66 no Novo México: toda a beleza de um estado

E aí? Já colocou a Route 66 na sua lista de viagens?

Assine o blog e não perca nenhum post! 😜

Não perca nossas novidades!

Você não vai receber spam.

Continue lendo a série sobre nossa experiência na Rota 66

Dividimos nossa experiência em posts que cobrem o trajeto em cada estado por onde passa a Rota 66.

  • A Rota 66 é um ótimo resumo das belezas do Novo México
    Este post. 🙂

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

20 comentários

Deixe um comentário
  1. Amei todos os posts. Esperando os próximos. Nunca imaginei que me interessaria por este tipo de viagem, mas me encantes com as postagens.
    Qual ponto de inicio vcs mais recomendam e pq?
    Sobre o aluguel do carro, vcs alugaram daqui do Brasil? Acham bom fazer assim? Qual categoria de carro escolheram (pergunto para saber se os compactos seriam muito desconfortáveis para uma viagem tão longa)? Fiz uma simulação no site que vcs indicaram para pesquisar locadoras, pegando em Chicago e entregando em LA, por um período de 17 dias. O menor preço de todas as categorias foi R$ 4,100, é mais ou menos isso?
    Desculpe a quantidade de perguntas.

    • Oi, Mila

      Fico feliz em saber que você gostou! O próximo post já está no rascunho e estou terminando de escrever 😉
      Bom, essa é uma viagem bem diferentona mesmo, mas para quem gosta de road trips não tem como não ser maravilhosa!

      A Rota 66 começa em Chicago e se você tiver tempo recomendo que comece por lá sim, além do fato da sensação de percorrer a rota completa, Chicago é uma cidade incrível (que vale muito uma visita). Se você não tiver muito tempo, uma boa opção seria começar pelo lado contrário e ir da Califórnia até Texas, e pegar atrações como o Cadillac Ranch, por exemplo. Os estados do Novo México e Arizona são muito bonitos, então não deixe de fora!

      Sobre o carro, nós sempre alugamos aqui no Brasil mesmo, por dois motivos: para garantir a reserva e para pagar em real. O bom da RentCars é que também dá para parcelar em 12x sem juros. Esses links que colocamos no final do post são afiliados do blog, são serviços que indicamos pq usamos de verdade (se você usar os nossos links para a sua viagem estará ajudando anos manter sem pagar nada mais por isso).

      Quanto ao preço de R$ 4100 para 17 dias, é por aí mesmo, o que encarece é pegar o carro em uma cidade e devolver em outra. Infelizmente a taxa das locadoras para essa modalidade é pesadíssima. Por esse motivo, a gente sempre faz uma loucuras, teve uma vez que pegamos e devolvemos o carro em Las Vegas e cruzamos os Estados Unidos por cima até Chicago e depois voltamos para Las Vegas por baixo (mas só vale a pena se você tiver muitos dias disponíveis) outra saída pode ser pegar e devolver o carro na mesma cidade, mas fazendo um trecho menor.

      Geralmente a gente escolhe a categoria mais barata, mas como íamos rodar muito preferimos escolher uma categoria acima e foi uma boa escolha, é bom ter um pouco mais de conforto.

      Espero ter ajudado!

  2. Planejando a rota para o segundo semestre de ano e, de tudo que vi até agora, certamente o site de vocês tem as melhores dicas. Parabéns! Aguardando os posts dos estados do Arizona e da California…

    Vocês poderiam informar os hotéis onde ficaram ao longo da rota?

    Abraços!

  3. Adoro Road Trip! Sentir o vento no rosto, ver lindas paisagens, fazer paradas estratégicas. Essa viagem deve ter sido incrível mesmo.
    Destaque para a FotoJacu na Candy Lady! AMEI a cada de vocês de Breaking Bad. 😛

  4. Já falei várias vezes… não era muito das chegadas em uma viagem pra gringoland, mas essa viagem de vocês tá quase me convencendo a perder os preconceitos, rs…

    E gente, Santa Fé parece uma cidadezinha peruana que passei… igualzinha! Fizeram copy – past! rs…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O interior do ser humano tentando se libertar em obra de Nathan Sawaya exposta na Oca, no Parque Ibirapuera - Capa

The Art of the Brick: Van Gogh e Pelé na mesma exposição

Compras em Savannah - Capa

Compras nos Estados Unidos sem o desgaste dos outlets