O que fazer na Avenida Paulista: os melhores passeios!

O que fazer na Avenida Paulista: Reserva Cultural

Dicas de o que fazer na Avenida Paulista! Conheça alguns dos melhores passeios, pontos turísticos e importantes atrações menos visitadas para você incluir no seu roteiro e aproveitar ao máximo o mais humano dos cartões postais da cidade de SP!

O que fazer na Avenida Paulista: MASP

Avenida Paulista: o clássico de SP que nunca sai de moda!

Toda cidade tem seu clichê turístico que realmente vale a pena, e arrisco dizer que o maior exemplo disso em São Paulo é a Avenida Paulista! Ela está cheia de bares, restaurantes, parques e espaços culturais, além de ser perfeita para caminhar.

Ainda mais aos domingos e feriados, quando a Avenida Paulista fica aberta aos pedestres e ainda mais cheia de vida. O melhor jeito de aproveitar a Paulista é mesmo a pé, então aproveite o terreno plano e bora gastar sola para conferir os passeios gratuitos, as dicas e ocupar a cidade!

No mapa abaixo, você encontra todas as dicas deste post para ajudar você se localizar melhor. Já deu pra ver que tem atração na Paulista inteira, né? Vamos lá ver o que fazer na Av. Paulista!


Confira o post com as melhores opções de hospedagem na região da Avenida Paulista!


O que fazer na Avenida Paulista: lista de atrações

Museus e centros culturais

Vamos começar o post de o que fazer na Paulista com um dos temas mais presentes na avenida: a cultura!

Ao longo da avenida você encontra muitos museus, institutos e centros culturais, todos bem diferentes entre si, o que torna o passeio pela avenida ainda mais interessante.

Do clássico Masp ao Instituto Moreira Salles, há boas opções para quem quer apreciar qualquer tipo de arte!

  • Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand): Um marco de SP que está na Avenida Paulista desde 1968! Sempre conta com excelentes exposições e a recente volta ao museu dos famosos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi reacendeu o interesse pelo Masp. Entrada gratuita às terças (e neste dia o museu fica aberto até às 20hs), nos outros dias a entrada custa R$ 30.
O imponente MASP em um dia de sol na Avenida Paulista
O imponente MASP em um dia de sol na Avenida Paulista.
  • Japan House: inaugurado em 2017, o espaço promove a cultura japonesa por meio de uma programação que inclui exposições, oficinas e cursos. No local, você ainda pode aproveitar restaurante e cafeteria especializados na culinária japonesa. Entrada gratuita.
  • Centro Cultural Coreano: o K-Pop e a gastronomia coreana já não são novidades em São Paulo, mas agora você pode conhecer ainda mais da cultura e gastronomia do país no Centro Cultural Coreano que foi recentemente reinaugurado na Av. Paulista. O espaço conta com exposições, cursos e workshops. Entrada gratuita.
  • Itaú Cultural: espaço cultural e de pesquisa que apresenta ocupações, mostras temporárias (muitas vezes ligadas a artes visuais e tecnologia), espetáculos de música, teatro, dança e mais. Também conta com exposição permanente do acervo de itens sobre o Brasil, onde é possível tirar a clássica foto da escada. Entrada gratuita.
  • Instituto Cervantes: além de tradicional escola de espanhol, o Instituto Cervantes também tem um centro cultural no andar térreo. Se você se interessa pelo idioma e pela produção artística dos países de língua espanhola, fique de olho nas exposições. Entrada gratuita.
  • Centro Cultural Fiesp: com vários espaços para apresentações artísticas, a Fiesp é uma das grandes vitrines da arte na Paulista. Costumam passar por lá exposições de fotografia, espetáculos teatrais e musicais, além de grandes exposições e festivais, como o FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), incrível festival que costuma acontecer entre junho e julho!
  • Casa das Rosas, ou Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura: espaço dedicado a cursos e exposições geralmente ligados à poesia e à literatura em geral. Além da programação, as grandes atrações do local são a própria casa, com seu terraço de frente para a Paulista, e seus jardins, onde são apresentadas sessões de cinema ao ar livre. Entrada gratuita.

O que fazer na Avenida Paulista: Casa das Rosas

  • Instituto Moreira Salles: um dos mais novos centro culturais de São Paulo, conta com sete andares que abrigam mostras, exposições, shows e seminários, além de livraria e do restaurante e café Balaio (do chef Rodrigo Oliveira do Mocotó). A entrada e as exposições são gratuitas, e os shows e o cinema possuem preços variados de acordo a apresentação.
  • SESC Avenida Paulista: após uma longa reforma o SESC Av. Paulista ficou pronto e tem uma programação cultural excelente e diversificada. Além das atividades, o café terraço do novo SESC tem um mirante com uma vista incrível da Avenida Paulista. Leia mais sobre o SESC Av. Paulista.

Fique ligado no que acontece em SP esse mês com a nossa Agenda SP!


Compras na Avenida Paulista

De shoppings enormes a feiras de artesanato e antiguidades, você encontra de tudo um pouco na Paulista.

Os shoppings da Avenida Paulista

Paulistano adora um shopping, e quem vem de fora também, e a prova disso são os quatro shoppings que você encontra ao longo dos cerca de apenas 2 km de extensão da Av. Paulista. São eles:

  • Shopping Pátio Paulista: recentemente ampliado, o Pátio Paulista agora conta com novas lojas, como PB Kids, Kiko Milano e Renner, além de opções gastronômicas como Outback e Andiamo.
  • Shopping Cidade São Paulo: o mais recente shopping aberto na Paulista conta com uma boa variedade de lojas e restaurantes (Outback, Hiro, Popeyes , etc), além de opções de serviço interessantes, como uma Kalunga.

O que fazer na Avenida Paulista: Shopping Cidade São Paulo

  • Top Center: o menor dos quatro, mas com grande foco em alimentação e em âncoras famosas, como a MAC Cosmetics, a única Forever 21 da Avenida Paulista e também a única Decathlon da Avenida Paulista! Adoramos não precisar ir mais até o Center Norte para comprar itens esportivos (sim, o Coiso vai virar o tiozão do agasalho já já). 🙂
  • Center 3: um dos mais movimentados, principalmente por estar ao lado da Rua Augusta, e também focado na alimentação. Além disso, tem cinema e opções diferentes de lojas, como a Miniso (concorrente da Daiso Japan), além de uma feirinha de arte, moda e design (mais detalhes aí embaixo!).

Feiras e galerias

  • Feira Como Assim? no Center 3: criadores de roupas, itens de decoração e outras peças de design expõem e vendem seus trabalhos nos corredores do shopping todos os domingos.

O que fazer na Avenida Paulista: feira Como Assim

  • Feira de antiguidades do Masp: também aos domingos, acontece a tradicional feira de antiguidades sob o vão livre do museu.
  • Galerias de eletrônicos, importados etc.: perfeitos para encontrar desde capas para celular a acessórios fotográficos ou aquele picador de alho que você nunca imaginou que existia. São quatro galerias espalhadas pela Avenida Paulista: Boulevard Monti Mare, Shopping Veneza, Shopping Market Paulista e outra sem nome. Todas elas estão no mapa no início do post, exceto a sem nome, que fica em frente ao Shopping Cidade São Paulo.

Cinemas de rua

São poucos os cinemas paulistanos que sobrevivem fora de shoppings, e boa parte deles está na região da Av. Paulista:

  • Reserva Cultural: em plena avenida, sob os enormes Gazeta do edifício da emissora de mesmo nome, fica o Reserva Cultural, um cinema com programação não comercial, sempre com boas opções de títulos brasileiros e europeus. Você ainda encontra no local uma pequena livraria, cafeteria e restaurante. No edifício da Gazeta, há também um teatro.

O que fazer na Avenida Paulista: Reserva Cultural

  • Cinearte: mais um item da nossa lista que fica no Conjunto Nacional. O Cinearte existe desde os anos 60 e com apenas duas salas, mantém o clássico clima de cinema. A programação combina muito bem filmes comerciais e outros nem tanto.
  • CineSESC: o cinema do SESC fica na Rua Augusta (sentido Jardins) e tem uma programação incrivelmente variada. São diversas mostras temáticas, festivais e sessões infantis com ingressos a preços populares ou até mesmo gratuitos!
  • Espaço Itaú de Cinema: também na Rua Augusta, mas no sentido Centro, o Espaço Itaú é a opção que oferece uma seleção mais parecida com os cinemas de shopping, mas ainda assim mantém espaço para produções menos comerciais. Há outro conjunto de salas do Espaço Itaú no Shopping Frei Caneca, também próximo à Avenida Paulista.
  • Petra Belas Artes: na rua da Consolação, quase na esquina com a Av. Paulista, está um dos cinemas queridinhos dos paulistanos. O Caixa Belas Artes voltou a funcionar depois de anos fechado, fechou de novo e reabriu como Petra Belas Artes, seguindo com sua programação alternativa e o famoso “noitão”, sessões que ocorrem uma vez por mês durante a madrugada e apresentam filmes de determinado tema ou diretor.

O que fazer na Avenida Paulista: Belas Artes

Parques na Avenida Paulista

Há refúgios de natureza no meio da selva de pedra! Se você precisar de um tempo para descansar, meditar, relaxar, conversar ou só encher sua garrafinha de água, aproveite os parques da Avenida Paulista:

  • Parque Trianon: pedaço de Mata Atlântica no meio da cidade de São Paulo. O grande parque tem à disposição aparelhos de ginástica, parquinho, pequena trilha e bancos para descansar.
  • Parque Mário Covas: mesmo com uma área pequena, o parque é um bom local para descanso, com mesas, bancos e bebedouros. E se você quer mais informações sobre a cidade, há na entrada do parque um centro de informações turísticas de São Paulo.

Livrarias

Na Avenida Paulista também há algumas livrarias de rua (ou quase de rua) para quem quer fazer uma pausa para ler ou comprar um livro, ou até mesmo dar uma olhada em eletrônicos ou tomar um café.

  • Martins Fontes: sem eletrônicos ou bugigangas, a Martins fontes foca realmente a literatura. A seleção é incrivelmente variada e extensa, e a sessão de livros infantis é linda e acolhedora.

O que fazer na Avenida Paulista: Livraria Martins Fontes

  • Livraria Cultura: dentro do Conjunto Nacional, a enorme livraria está sempre movimentada. Conta com área infantil em que as crianças podem passar horas e com um café que serve ótimas tortas.
  • Geek.Etc.Br: anexo da Livraria Cultura, também no Conjunto Nacional, o espaço é voltado à cultura geek, e vende livros, quadrinhos, jogos, bonecos, itens de decoração etc.

O que fazer na Avenida Paulista: GEEK.ETC.BR

Onde comer na Avenida Paulista e outros passeios imperdíveis!

Não acabou ainda, a lista de o que fazer na Av. Paulista tem um outro tema importante: comida!

Os arredores da Avenida Paulista concentram também outros pontos interessantes, além de ótimas opções onde você pode comer muito bem.

Opções próximas ao início da Avenida Paulista (Paraíso)

  • Halim: nosso restaurante árabe preferido não poderia ficar de fora da lista. Comida boa com ótimo custo-benefício. O almoço executivo em dias úteis é imbatível, mas o Halim é perfeito também para um lanche rápido com seu balcão sempre movimentado. Veja o que já escrevemos sobre o Halim!

Roteiro Av. Paulista: Halim - Prato árabe

  • Bullguer: a hamburgueria pioneira em smashburguer está próxima ao metrô Paraíso e ainda tem opções vegetarianas. Ao lado, também estão uma Atarbucks e um Bacio de Latte.
  • Jojo Ramen: SP se tornou a capital brasileira do lámen, e o Jojo despontou como um dos favoritos da cidade. Que tal provar e ver o que você acha?! Você também pode conferir outras opções de lámen em São Paulo.
  • Mirim: a Coreia anda na moda aqui em SP, então aproveite o seu passeio e vá provar a deliciosa culinária coreana no restaurante mais coreano da Paulista! Só uma dica, o Mirim fica em cima de uma loja Kopenhagen e a entrada do restaurante é por dentro da loja mesmo. Fica na Alameda Santos, 1107.
  • Vezpa Pizzas: quer uma ótima pizza (estilo nova-iorquino) de fermentação natural e bom preços? A Vezpa é uma ótima pedida. Famosa no Rio de Janeiro, a carioca chegou com duas unidades em SP, uma delas na Joaquim Eugênio de Lima, 585, pertinho da Av. Paulista.

Opções próximas ao final da Avenida Paulista (Consolação)

  • Maoz: localizado na Rua Augusta, bem próximo ao Shopping Center 3, a casa de origem holandesa serve falafel e salada no pote ou no pão com dezenas de opções de molhos e acompanhamentos. As batatas assadas são uma delícia!

O que fazer na Avenida Paulista: Maoz

  • Mirante 9 de Julho: local que reúne café, espaço cultural e uma bela vista da cidade. O Mirante vem ganhando fama pela comida que serve e pelos eventos que realiza e merece uma visita!

O que fazer na Avenida Paulista: Mirante 9 de Julho

  • Passagem literária da Consolação: a melhor maneira de atravessar a Rua da Consolação! A Passagem Literária é como uma faixa de pedestres subterrânea com um sebo e um pequeno espaço para exibições.

O que fazer na Avenida Paulista: Passagem Literária da Consolação


Ao longo de toda a Av. Paulista, você encontra também diversas outras opções de restaurantes, desde Burger King ao Viena, Ráscal, Riviera Bar, Spot, América etc., e também de mercados, se precisar resolver a fome de um jeito mais rápido e prático.

Paulista Aberta aos domingos e feriados

Por contar com vias paralelas de bom fluxo que absorvem inclusive o intenso tráfego de ônibus da Paulista, e por já ser um importante corredor de lazer da cidade, a avenida passou a ser aberta, das 10h às 18h aos domingos e feriados, faça chuva ou faça sol, para pedestres, bicicletas, artistas de rua, bolhas de sabão e muito mais.

A Paulista aberta para pedestres é um programa especial para quem está procurando o que fazer domingo em SP!

O que fazer na Avenida Paulista: andar de bicicleta

Como chegar na Avenida Paulista

Por ser uma região de grande fluxo de veículos, e muito bem atendida pelo transporte público, com grande quantidade de linhas de ônibus e três estações de metrô ao longo da Av. Paulista (Brigadeiro, Trianon•Masp e Consolação), o ideal é evitar ir de carro próprio. Assim, você também evita a dificuldade (e o preço) de achar vagas para estacionar.

Use o metrô, os ônibus ou aproveite um dos diversos serviços de transporte privado que a cidade oferece.

Nosso preferido é o Cabify, pois os preços não oscilam de acordo com a procura e também não são afetados pelo trânsito, então você já sabe quanto vai pagar antes de iniciar a viagem. Além disso, são frequentes os códigos de desconto divulgados, nós temos o nosso, que oferece R$15 de desconto na sua primeira corrida: KAIOD2.

A ciclovia da Paulista também está ligada a várias outras, então quem chega pela Avenida Jabaquara, pela Consolação e por diversas outras vias pode ir de bicicleta tranquilamente!


Você tem mais dicas de programas na Avenida Paulista? Qual dessas você mais gostou? Conta pra gente nos comentários!

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

43 comentários

Deixe um comentário
  1. Boa tarde
    Iremos com filhos adolescentes no fim de julho. O que fazer? Onde comer (de tudo, afina são adolescentes)? Preços baixos por favor.
    Obrigada
    Martinha

    • Oi, Marta, tudo bem?
      Muitos lugares infelizmente fecharam e ainda não conseguimos atualizar o post. Além disso, lugares que sempre recomendamos seguem fechados esperando para abrirem com mais segurança.
      Fica difícil recomendar algo nesse momento de pandemia, mas prefira sempre atividades ao ar livre e/ou com menos pessoas.
      Do que segue aberto, indico ver as exposições na Japan House (são gratuitas, mas tem que reservar pela internet) e para comer, se seus filhos gostam de seriados, filmes, videogame, a LE Burguer tem espaço externo e fica a três quarteirões da AV. Paulista.

  2. Amei o Post, estarei indo a Sampa em Abril 2019, alguma dica Cultural Imperdível para este Mês? Onde encontro a programação cultural do mês de Abril 19 ? Desde Já Obrigada
    Márcia

  3. Realmente a falta de cuidado e o descaso com o centro expandido e lamentável. Tanta cultura e histórias envolvidas em cada pedacinho desse lugar e a riqueza da época se perdendo por falta de cuidado e planejamento. O centro expandido pedi socorro…..

  4. Observando São Paulo – Avenida Paulista para Paulistano e brasileiros que no dia/dia, andam, correm, pedalam, curtem a paisagem Urbana. A Paulistana Avenida, traz conforto e segurança por ser monitorada por Câmeras, Policia e GCM. A Paulista promove, trabalho, Lazer, seja de dia ou a Noite, onde brilha os olhos até de gringos. São Paulo que te surpreende em cada esquina, em cada curva mesmo qdo cruzo uma ponte ou viaduto, vejo aquilo que não vi antes. Admiro e observo SP, mas infelizmente vejo a ausência e descaso do Poder Publico Municipal -PMSP/CMSP/TCM, no Centro Expandido – Pça da Republica, Sé, Pque D. Pedro II, Pque da Luz e Principalmente o Pque da Independência e no Cinturão da Cidade, porque faltam organização e Planejamento nas Aplicações das Leis do PDE e P. de Bairros, Alô Prefeito Bruno, Vamos fazer acontecer!

    • Obrigada, Antonio!
      Ainda não fizemos a Agenda Cultural SP de dezembro, deve sair no último dia de novembro…temos que esperar sair as datas dos eventos (o que costuma acontecer só no final do mês, quando não em cima da hora haha) para selecionar os que a gente acha que vai valer a pena. No começo do mês estará pronto 😉

      A Agenda de novembro tem algumas exposições que estarão em cartaz em dezembro, se quiser olhar: https://coisosonthego.com/agenda-sp-novembro-2018/

      Espero que esse Natal em SP seja incrível!

  5. Uma dica para quem vai visitar o Instituto Moreira Salles situado na avenida Paulista 2424, no dia 21/8 terca feira, vai inaugurar galerias de exposição de mais de 150 obras incriveis de fotografias de alta-costura, trabalhos iniciais em Nova York, America do Sul e Mexico, retratos de povos Indigenas de Cuzco no Peru e retratos de figuras como Truman Capote, Picasso e JoanDidion. Tudo isso em homenagem aos 100 anos de nascimento do ffotografo norte-americano Irving Penn, vale a pena visitar, valeu galera

  6. OLÁ OBRGDA PELAS DICAS!!! IREI A PAULISTA PELA PRIMEIRA VEZ E ANOTEI SUAS DICAS IRÃO ME AJUDAR E MUITO!!QUANTO AO DESCONTO DO CABIFY O CODIGO CONTINUA O MESMO QUE PASSOU?

  7. muito legal, obrigada pelas informaçoes! Acho que vou amanhã pra SP
    Vc sabe me dizer qual o horário de funcionamento dos shoppings?
    Obrigada

    • Oi, Amanda
      Que bom que gostou do post! Sobre o funcionamento dos shoppings no domingo, o bom é olhar o site de cada um para ter certeza, mas geralmente as lojas abrem das 14h às 20h (e a praça de alimentação ao meio dia).
      Bom passeio 🙂

    • Oi, Felipe

      Vai depender muito do que você gostaria de fazer por lá, mas como a maioria das atrações na Av. Paulista são gratuitas, é possível fazer um passeio bem em conta 🙂

  8. Olá! Estou programando voltar a SP em maio e conhecer a Paulista à pé. É seguro? Visitar num sábado e caminhar pela avenida parando pelos museus e parques me parece imperdível… mas, sou do Rio, estou paranóica! 😉

  9. Excelente!!! Tô indo a SP dia 06 e anotei todas as dicas. Você sabe dizer se é possível alugar bike por lá? Parabéns pelo blog.

    • Oi, Emanuelle

      Existem algumas opções na Avenida Paulista, como o Bike Sampa e o Ciclo Sampa, ambas são bem concorridas aos finais de semana. Na Avenida Bernardino de Campos, 307, ao lado de um posto de gasolina, funciona outro serviço de aluguel de bicicletas aos domingos.

  10. Estou a ver que não falta que ver e fazer na famosa Avenida Paulista, desde cinemas, feiras e galerias, parques e outros pontos de interesse. É bom existir numa cidade um local tão recheado de locais quanto este. Obrigado pela partilha.

  11. Conheço alguns desses lugares, mas ainda não fui à Paulista aos domingos depois que passou a ficar aberta. Eu acho isso tão bacana, é o tipo de programa que curto demais. A listinha de motivos para voltar a SP só cresce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses

Exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses em SP

O Bagdad Cafe é frequente ponto de encontro de quem faz a Rota 66 de moto

Onde se hospedar na Rota 66, a mais famosa estrada dos EUA!