Onde comer em Belém do Pará: o melhor da gastronomia paraense

   |        |     Atualizado em 11 de fevereiro de 2019

São tantas as boas opções de onde comer em Belém do Pará que fica impossível conhecer tudo em uma só viagem, por isso fizemos uma lista de clássicos e novidades para todos os bolsos e gostos. Bora comer muito bem na capital do Pará!

Onde comer em Belém do Pará: a sorveteria Cairu e seus sorvetes maravilhosos são perfeitos para o clima quente da cidade

Veja todas as dicas, a 10 é uma das minhas preferidas! (Buzzfeed feelings… :D)


Leia também: Passeios imperdíveis em Belém com mapa de atrações!


Onde comer em Belém do Pará

1. Sorveteria Cairu

Onde comer em Belém do Pará: a sorveteria Cairu e seus sorvetes maravilhosos

Faz calor em Belém, então um sorvete é bem-vindo a qualquer hora, pode muito bem até ser a primeira refeição do dia, como chegou a acontecer com a gente… vergonha nenhuma nisso.

Além disso, a Cairu não é só uma sorveteria, é um verdadeiro ponto turístico do Pará! Você vai entender o motivo assim que você provar os sorvetes deles.

Resista ao conforto de pedir sabores comuns e vá direto para os sabores e frutas típicos do norte. Nosso preferido foi o Carimbó, sorvete de castanha do Pará com doce de cupuaçu, seguido de perto pelo próprio sorvete de castanha do Pará.

Prove tudo que puder e também onde puder, já que a Cairu tem unidades espalhadas por toda Belém, só na Estação das Docas são duas.

Várias unidades espalhadas por Belém.

sorveteriacairu.com.br

2. Remanso do Bosque

O Remanso do Bosque é um restaurante em Belém do Pará que está sempre presente em listas dos melhores restaurantes do Brasil

O restaurante dos irmãos Thiago e Felipe Castanho está sempre entre os melhores restaurantes do Brasil. Na verdade, os restaurantes… além do Remanso do Bosque, eles também tocam o Remanso do Peixe.

O Coiso gostou tanto do que comeu que vou passar a palavra a ele:

Panceta assada, pele crocante ao extremo, esse purê de batata doce com beterraba, couve e farofa de açaí com limão. Tudo perfeito, tudo uma delícia!

Onde comer em Belém do Pará: esta mousse de chocolate do Remanso do Bosque tem visual lúdico e infantil, mas leva chocolate 100% cacau da Filha do Combu

O Remanso do Bosque foca uma culinária típica que valoriza os sabores da amazônia, enquanto o Remanso do Peixe se concentra especificamente nos peixes da região. Apesar de também serem diferentes em relação ao ambiente, o Remanso do Bosque é mais refinado, ambos valorizam ingredientes e produtores locais.

Av. Rômulo Maiorana, 2350, Marco, Belém.

De terça a domingo, das 11h30 às 15h, e de terça a sábado, das 19h00 às 22h30. Não abre às segundas.

restauranteremanso.com.br

3. Tacacá do Renato

Onde comer em Belém do Pará: o sabor do Tacacá do Renato levou a barraca de rua a unidades espalhadas pela cidade

Comer um tacacá no Tacacá do Renato é conhecer duas instituições paraenses de uma vez. O tacacá aqui é farto, sem frescura, de excelente qualidade, o tucupi sem conservantes, por exemplo, é feito na casa.

O tacacá é um prato de origem indígena feito com tucupi, jambu, goma de tapioca (tem gente que pede sem) e, geralmente, camarão e/ou caranguejo. São sabores diferentes do que estamos acostumados, mas é delicioso. Ah, e come-se tacacá o ano todo, faça chuva ou faça sol, faça 4o° C ou 25° C (acho que não fica mais frio do que isso em Belém 🙂 ).

Fomos na unidade da Av. Serzedelo Corrêa, 401, mas há outras unidades espalhadas por Belém. Dá uma olhada no Instagram (anda mais atualizado do que o site). Ah, e prove também o bolo de macaxeira!

Várias unidades espalhadas por Belém.

Instagram: @tacacadorenatooficial

4. Lá em Casa

Onde comer em Belém do Pará: Lá em casa, restaurante comida regional com décadas de tradição

Ótima comida típica com preço razoável, especialmente por estar em um dos pontos mais turísticos de Belém do Pará. Essa para mim é a melhor definição do restaurante Lá em Casa, na Estação das Docas.

Era nossa primeira noite na cidade e o Coiso resolveu ir de menu degustação para entrar logo no delicioso mundo da culinária paraense. Já eu, vegetariana, comi um rondele. 🙂

O menu degustação inclui pata de caranguejo e peixe empanados, pato no tucupi, algumas farofas diferentes, salada de feijão manteiguinha e maniçoba. Uma ótima introdução à culinária de Belém.

Estação das Docas: Av. Boulevard Castilho França, s/n, Galpão 2, Loja 4, Campina, Belém.

Todos os dias, do meio-dia à meia-noite.

laemcasa.com

5. Govinda Vegetariano

Onde comer em Belém do Pará: no Govinda você pode fazer uma refeição indiana, provar a culinária paraense ou ainda misturar um pouco de cada uma

Em um primeiro momento achei que poderia ser difícil encontrar comida vegetariana em Belém, mas não foi, já que a maioria dos lugares oferece alguma opção sem carne.

Mas encontrar a gastronomia regional em versão vegetariana já foi um pouco mais difícil, mas então encontrei o Govinda, um restaurante vegetariano no centro de Belém!

No Govinda, você tem três opções de pratos todos os dias, sempre com opções vegetarianas inspiradas na culinária indiana e na gastronomia típica da região Norte. Foi lá que consegui provar a maniçoba!

Os não vegetarianos também comem bem, porque acima de tudo servem comida boa e bem temperada.

R. Pe. Prudêncio, 166, Campina, Belém.

De segunda a sábado, das 11hh30 às 15h.

restaurantegovinda.com.br (cardápio on-line).

6. Iacitatá

Onde comer em Belém do Pará: o Iacitatá é mais do que um restaurante, entenda o valor de um centro de cultura alimentar

O Iacitatá se define como um centro de cultura alimentar, e isso é muito importante tanto para a sua experiência durante a refeição quanto para toda a cadeia de produção de alimentos da região.

Isso significa uma responsabilidade sobre todo o processo da comida, desde a escolha dos ingredientes e produtores, até a conscientização sobre a produção ecológica de alimentos e o fortalecimento de uma economia sustentável para viabilizar essa produção.

Onde comer em Belém do Pará: no Iacitatá, além de ótimos pratos você encontra artesanato, hortifruti e outros produtos de pequenos produtores locais

No Iacitatá, além de ótimos pratos você encontra artesanato, hortifruti e outros produtos de pequenos produtores locais.

Tudo que é servido no Iacitatá é feito por pequenos pequenos produtores sem agrotóxicos, tem preço justo, é preparado com muita técnica (imagina a dificuldade de cozinhar um filé de peixe enorme desse sem deixar cru ou seco!) e chega à mesa com muito sabor.

Devido a chuvas no início do ano, o Iacitatá está sem nenhuma identificação visível, mas é só chegar no endereço (o último casarão da travessa, bem na esquina) e tocar a campainha. Os proprietários Carlos e Tainá, ou um membro da equipe, vão te atender com um amor sem fim pelo que fazem.

Se você não quer apenas descobrir onde comer em Belém do Pará, mas quer também aprender sobre e apoiar uma economia de pequenos produtores apaixonados pelo que fazem, não deixe de visitar o Iacitatá.

Tv. Padre Champagnat, 360, Cidade Velha, Belém.

Almoço de segunda a sábado, das 12h às 15h. Café descolonial aos sábados, das 8h às 13h. Mercearia, de segunda a sexta, das 12h às 17h e aos sábados, das 8h às 13h.

Instagram: @iacitata_.

7. Porpino Burger

Onde comer em Belém do Pará: opção para jovens descolados, o Porpino Burger dá luvas de plástico para evitar que você se suje

Durante a viagem, veio aquela vontade de comer uma batatinha frita, que puxou a vontade de um hambúrguer, então fomos ver como é o hambúrguer em Belém do Pará.

O Porpino Buger apareceu bastante e muito bem cotado nas nossas pesquisas, além de ter opção vegetariana, então decidimos conhecer o local, apesar de já não sermos jovens descolados (aparentemente, o principal público do Porpino).

Comemos muito bem, mas não curtimos muito essa coisa de dar luvas de plástico para não se sujar. Hambúrguer foi feito pra comer fazendo sujeira mesmo, vá preparado em vez de querer luvas de plástico. 😀

R. Cônego Jerônimo Pímentel, 242, Umarizal, Belém.

De segunda a quinta, das 17h à 0h. De sexta a domingo, das 17h às 2h.

Instagram: @porpinoburger.

8. Amazon Beer

Cervejeiros em busca de sabores diferentes não podem deixar de conhecer a Amazon Beer. Provamos a Forest Bacuri maturada com esse fruto que cresce em uma espécie de palmeira típica da região.

Onde comer em Belém do Pará: a Amazon Beer é uma ótima pedida para seu happy hour em Belém, especialmente às segundas, quando muita coisa fecha na cidade

A Amazon Beer fica lá na Estação das Docas e tem happy hour às segundas, terças e quartas. Se você estiver em Belém durante a semana, é uma ótima opção, especialmente na segunda, quando muitas atrações turísticas estão fechadas.

Estação das Docas: Av. Boulevard Castilho França, s/n, Campina, Belém.

De segunda a quarta, das 17h à 0h. Quinta e sexta, das 17h à 1h. Sábado e domingo, das 12h à 0h.

Instagram: @amazonbeer.

9. Saldosa Maloca

Onde comer em Belém do Pará: ninguém vai até o Saldosa Maloca apenas para uma refeição, você vai aproveitar também a música, um banho de rio, as redes e muito mais

O Saldosa Maloca não fica bem em Belém, fica na Ilha do Combu, uma das ilhas que rodeiam a cidade, que está repleta de restaurantes, bares e até uma fábrica de chocolate (nossa próxima dica 😉 ).

O percurso de barco até lá leva cerca de 10 ou 15 minutos, dependendo do seu barqueiro e custa muito pouco, ainda mais porque a vista durante o passeio é muito bonita.

Se você tiver tempo, o Saldosa Maloca (assim com L mesmo) pode ser um programa de um dia inteiro, já que além dos pratos regionais muito bem servidos, você pode aproveitar também música ao vivo, banho de rio, redes, trilhas e muito mais.

Ilha do Combu, s/n, Guamá, Belém.

De sexta a segunda, das 10h às 17h.

saldosamaloca.com.br.

10. Chocolates da Filha do Combu

Onde comer em Belém do Pará: na Chocolates Filha do Combu o cacau passa por um processo inteiramente artesanal até se transformar em barrinhas de chocolate 100%

Dona Nena nasceu e cresceu na Ilha do Combu, o que deu a essa fábrica de chocolate única o nome de Filha do Combu. A incansável Nena usa apenas o cacau orgânico plantado na própria ilha para fabricar chocolates de altíssima qualidade em um processo altamente artesanal.

Além da loja, os visitantes podem também fazer um passeio pela propriedade e conhecer um pouco sobre a fabricação dos Chocolates Filha do Combu em Belém do Pará

Os barqueiros que levam os visitantes às diversas atrações da Ilha do Combu também podem deixar você na Chocolates Filha do Combu, mas quem quer fazer um tour para conhecer mais sobre a história de Dona Nena e o processo de fabricação dos chocolates, pode contratar esse passeio completo diretamente com eles.

O tour inclui ida e volta de barco, café da manhã com degustações, conversa com Dona Nena e um passeio pela fazenda.

Igarapé Combu, Ilha do Combu, Belém.

O tour guiado acontece de quinta a segunda e precisa ser agendado. A loja fica aberta praticamente todos os dias. Confira o Instagram e entre em contato por WhatsApp para confirmar horários e disponibilidade.

Instagram: @filhadocombu.

Precisa de mais opções de onde comer em Belém? São muitas!

Alguns clássicos da cidade incluem o Box da Dona Lúcia no Mercado Ver-o-Peso, o Point do Açaí, a Portinha (com seus salgados deliciosos) e o Bar Meu Garoto (onde, entre outras coisas, você pode provar a famosa cachaça de jambu).

Vá, aproveite a viagem e experimente tudo que tiver direito! Come-se muito bem em Belém!

Quer mais dicas de quem mora por lá? Também tem!

Veja mais dicas locais no Instagram da Mari Cooks, parece até que ela conhece tudo quanto é novidade de Belém do Pará e manda muito bem nas recomendações!


E aí, já sabe onde vai comer em Belém? Já conhece a cidade e comeu em alguma das nossas indicações ou encontrou outras delícias que não incluímos na lista? Conta pra gente nos comentários!

Onde comer em Belém do Pará: veja as 10 melhores opções para mergulhar na culinária do Norte do Brasil
Compartilhe!
  • 166
  • 303
  •  
  •  
  •  

Curtiu? Deu vontade de viajar? Planeje sua viagem com a gente!

Reserve seu hotel no Booking.com! São milhares de hotéis com cancelamento gratuito.
A Rentcars.com compara várias locadoras de carros, cobra em Reais e parcela em 12 vezes!
Ganhe 5% de desconto com o código COISOS5 ao comprar seguro viagem na Seguros Promo.
Você precisa de Internet quando viaja! A EasySim4u oferece voz e dados em mais de 140 países.

Todos os parceiros são escolhidos com cuidado para que você sempre consiga o melhor preço! Além disso, quando você usa nossos links e afiliados, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e o melhor é que você não paga nada a mais por isso.

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Assine o blog!

10 comentários em "Onde comer em Belém do Pará: o melhor da gastronomia paraense"

O blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos no Instagram

  • Essa chuva em SP é um convite a aproveitar os espaços culturais. Bora? 😉Uma boa pedida é visitar o Instituto Moreira Salles na Av. Paulista, por lá estão rolando 3 exposições fotográficas bem diferentes entre si e que valem a pena!Essa foto é da exposição da Letizia Battaglia, que ao chefiar o jornal L'Ora de Palermo no auge da batalha contra a máfia fotografou crimes e criminosos (imagens fortes), mas ainda encontrou espaço para imagens poéticas no meio do caos e violência.
Pegue o jornal na entrada da exposição para acompanhar melhor as fotografias.Ah, e todas as exposições têm entrada gratuita! .
.
.
#coisosonthego #imspaulista #avpaulista #napaulista
  • Esses dias vi uma matéria dizendo que a estética perfeitinha típica do Instagram está com os dias contados. Será? Qual o seu pitaco?Gosto muito de alguns perfis que fazem isso, mas, pessoalmente, acho chato manter um feed todo arrumadinho... adoro uma boa dose de espontaneidade. 😬Então, hoje vamos de um #tbt raiz que só tinha sido stories e hoje ganha seu lugar no feed. 😁😜
.
.
.
#coisosonthego #instagram #torres #riograndedosul #praiadaguarita
  • E aí, encara? 😱 .
Se só a vista panorâmica não é suficiente para você, já pode encarar o TILT do @360chicago para uma experiência mais imersiva, digamos assim 🤣
.
.
#coisosonthego #chicago #visittheusa #choosechicago #travelstoke

Tem muito mais por lá!

Fazemos parte

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem  Associação Brasileira de Blogs de Viagem