Você imediatamente pensa em praia quando pensa em Florianópolis? Embora sejam tantas as belas praias da região, que tal aproveitar seus dias na Ilha da Magia e descobrir também mais alguns cantinhos em lugares lindos e super fotogênicos?

Leia também: Veja os melhores brinquedos do Beto Carrero
Essa é exatamente a proposta da expedição fotográfica de que participamos: conhecer melhor Floripa e fotografar todas as belezas que encontrássemos pela frente. Isso torna este post especial para quem quer combinar fotografia e novas descobertas! Bora?
Lugares para conhecer as belezas de Florianópolis
Costa da Lagoa da Conceição
A Costa da Lagoa é o nome de um trecho do entorno da Lagoa da Conceição que pode ser acessado apenas de barco ou por uma trilha de 8 km. Para aproveitar melhor o dia na Costa da Lagoa, a dica é fazer logo cedo um tranquilo passeio de barco para reduzir o percurso a pé para cerca de 3 km, mas ainda assim conhecer as atrações da trilha.

Os barcos que ligam a Costa à cidade são de responsabilidade da Cooperbarco e saem da Rua Senador Ivo de Aquino, 10, bem na esquina com a Avenida das Rendeiras (você pode consultar os preços e horários no site).
Recomendo que você desça na parada 8 para fazer 3 km de trilha a pé, mas se você só quer conhecer a vila de pescadores e almoçar por lá, também tem a opção de ir direto. No entanto, assim você vai perder alguns atrativos da trilha, como o engenho de farinha de mandioca do século XIX que está sendo restaurado pela comunidade local e o antigo sobrado erguido em 1784, além do contato com a natureza e os residentes da Costa. Imperdível!


Parque das Dunas
Se você fizer o passeio de barco, basta olhar para trás ao sair da marina para ver as dunas ao longe. O Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição fica ao lado da Lagoa e foi criado com o intuito de preservar as dunas e a vegetação de restinga nativas do local.
O parque tem mais de 400 hectares e liga a Avenida das Rendeiras à Praia da Joaquina. No entanto, para percorrer esse caminho todo, você teria de andar mais de 2 km na areia fofa, então se for enfrentar a caminhada, prepare-se bem e fique atento ao horário, pois o parque fica praticamente deserto à noite.

O pessoal da Expedição Floripa aproveitou essa tranquilidade do parque à noite para fazer uma pequena aula prática de light painting, técnica em que a câmera permanece tirando uma foto durante alguns segundos enquanto você ilumina as áreas que quer que apareçam na foto (como na foto abaixo) ou faz desenhos no ar com uma fonte de luz.
Praia Mole e Praia da Galheta
Duas praias bem diferentes separadas apenas por um pequeno conjunto de rochas. A Praia Mole é muito conhecida pelos surfistas de Floripa e famosa pela areia fofa e pelas muitas ondas, enquanto a Praia da Galheta é um pouco mais reservada e conhecida pelo naturismo opcional.

Após uma curta caminhada pela Praia Mole você chegará à formação rochosa que separa as duas praias e de onde vale a pena tirar algumas fotos.
Se você tiver um bom preparo físico, também é possível seguir pela praia da Galheta e fazer uma trilha para subir até a Pedra da Boa Vista, de onde, como o nome já diz, você terá uma bela vista da cidade. Porém, o caminho é puxado e nem sempre bem sinalizado, então vá bem preparado e, de preferência, com um guia.
Centro histórico de Florianópolis
Centros históricos sempre rendem bons passeios e boas fotos, e o de Florianópolis não é exceção. No centro da cidade, você encontra diversos museus, a maravilhosa figueira na Praça XV de Novembro e o Mercado Público, onde existem dezenas de opções de restaurantes e os melhores frutos do mar frescos da cidade.

Sobre a #ExpedicaoFloripa
Criado pelo fotógrafo Zé Paiva, o projeto Expedição Floripa teve nesta edição a organização dos blogs Com os pés no mundo e Cris pelo mundo, além do apoio de vários parceiros. Você pode consultar no site do Zé as datas e os detalhes das próximas expedições, em Florianópolis e em outros locais do Brasil, que ele acompanhará.

Participaram da expedição os blogs Coisos on the go, Com os pés no mundo, Cris pelo mundo, Finestrino, Idas e Vindas da Carol, O Baú do Viajante, Tô Pensando em Viajar e Viagem em Detalhes.
Salve estas fotos no Pinterest para reler o artigo mais tarde!
Mais sobre Florianópolis
A #ExpedicaoFloripa vai render mais alguns posts, então fique de olho no blog para descobrir ainda mais lugares novos em Florianópolis, como:
- Aldeia Container: hospede-se com conforto em meio à natureza a apenas 5 minutos da Lagoa da Conceição!
- Diversas opções de bares com excelentes seleções de cervejas artesanais e o melhor hambúrguer que comemos durante toda a viagem!
Bem interessante esse roteiro mais alternativo, vou conferir da próxima vez que for lá!
vale muito a pena 🙂
Adorei as fotos e as dicas já passamos por lá somente para irmos para outras praias e adoramos explorar no inverno, então aí está uma ótima dica, parabéns!
Obrigada, Sarah 🙂
Adorei a companhia – como sempre – e o post também! As fotos estão lindas!! Beijos.
🙂
Lindas fotos, adorei!!
Obrigada 🙂
Excelentes fotos e relato! Deu saudade da expedição!
Valeu, Kiko! Agradecemos o convite 🙂
Adorei! Que experiência e que fotos lindas! Valeu a pena <3
Valeu mesmo 🙂
Perdi um pouco do medo de tirar foto já tô achando que as minhas fotos estão melhores que a do Coiso hahaha
Que lindo, adorei as fotos e o post. Que vontade de ter exercitado fotografia com vocês em Floripa.
Até eu tirei foto (e tem foto minha no post!haha). Ué, bora pra Floripa 😉
Adorei o relato e as fotos ficaram lindas! (achei super engraçado que tiramos uma foto parecidíssima do barco ancorado na costa da Lagoa! – exatamente o MESMO enquadramento! hahahah)
Também rachei de rir dos animais perseguirem a “Coisa” porque eles fazem o mesmo com o Kiko! 😉
Aquele barco deixou todo mundo em sintonia 😉