Uma expedição fotográfica pelas belezas de Florianópolis

Restos de embarcação na Lagoa da Conceição.

Você imediatamente pensa em praia quando pensa em Florianópolis? Embora sejam tantas as belas praias da região, que tal aproveitar seus dias na Ilha da Magia e descobrir também mais alguns cantinhos em lugares lindos e super fotogênicos?

Restos de embarcação na Lagoa da Conceição
Restos de embarcação na Lagoa da Conceição.

Essa é exatamente a proposta da expedição fotográfica de que participamos: conhecer melhor Floripa e fotografar todas as belezas que encontrássemos pela frente. Isso torna este post especial para quem quer combinar fotografia e novas descobertas! Bora?

Siri desconfiado que não quis saber dos blogueiros da Expedição Floripa

Lugares para conhecer as belezas de Florianópolis

Costa da Lagoa da Conceição

A Costa da Lagoa é o nome de um trecho do entorno da Lagoa da Conceição que pode ser acessado apenas de barco ou por uma trilha de 8 km. Para aproveitar melhor o dia na Costa da Lagoa, a dica é fazer logo cedo um tranquilo passeio de barco para reduzir o percurso a pé para cerca de 3 km, mas ainda assim conhecer as atrações da trilha.

Barqueiro Silvio e o blogueiro Matheus Silva do Baú do Viajante
Barqueiro Silvio e o blogueiro Matheus Silva do Baú do Viajante.

Os barcos que ligam a Costa à cidade são de responsabilidade da Cooperbarco e saem da Rua Senador Ivo de Aquino, 10, bem na esquina com a Avenida das Rendeiras (você pode consultar os preços e horários no site).

A costa da Lagoa da Conceição está repleta de embarcações de pesca e transporte

Pequena embarcação e trapiche na Lagoa da Conceição em Florianópolis

Recomendo que você desça na parada 8 para fazer 3 km de trilha a pé, mas se você só quer conhecer a vila de pescadores e almoçar por lá, também tem a opção de ir direto. No entanto, assim você vai perder alguns atrativos da trilha, como o engenho de farinha de mandioca do século XIX que está sendo restaurado pela comunidade local e o antigo sobrado erguido em 1784, além do contato com a natureza e os residentes da Costa. Imperdível!

Engenho de farinha de mandioca do início do século XIX em restauração
Engenho de farinha de mandioca do início do século XIX em restauração.
Porta do sobrado de Dona Loquinha, ícone da Lagoa da Conceição
Porta do sobrado de Dona Loquinha, ícone da Lagoa da Conceição erguido há mais de 200 anos.

Parque das Dunas

Se você fizer o passeio de barco, basta olhar para trás ao sair da marina para ver as dunas ao longe. O Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição fica ao lado da Lagoa e foi criado com o intuito de preservar as dunas e a vegetação de restinga nativas do local.

Longa exposição no Parque das Dunas em Florianópolis

O parque tem mais de 400 hectares e liga a Avenida das Rendeiras à Praia da Joaquina. No entanto, para percorrer esse caminho todo, você teria de andar mais de 2 km na areia fofa, então se for enfrentar a caminhada, prepare-se bem e fique atento ao horário, pois o parque fica praticamente deserto à noite.

Cris pelo Mundo e seu pequeno no Parque das Dunas em Florianópolis
Cris pelo Mundo e seu pequeno no Parque das Dunas em Florianópolis.

O pessoal da Expedição Floripa aproveitou essa tranquilidade do parque à noite para fazer uma pequena aula prática de light painting, técnica em que a câmera permanece tirando uma foto durante alguns segundos enquanto você ilumina as áreas que quer que apareçam na foto (como na foto abaixo) ou faz desenhos no ar com uma fonte de luz. Para ver mais detalhes, leia o post sobre a técnica no Tô Pensando em Viajar, que participou conosco da Expedição Floripa.

Oficina de Light Painting durante a Expedição Floripa de fotografia

Praia Mole e Praia da Galheta

Duas praias bem diferentes separadas apenas por um pequeno conjunto de rochas. A Praia Mole é muito conhecida pelos surfistas de Floripa e famosa pela areia fofa e pelas muitas ondas, enquanto a Praia da Galheta é um pouco mais reservada e conhecida pelo naturismo opcional.

Dia chuvoso da Expedição Floripa

Cães e gatos adoram a Coisa, na Praia Mole não foi diferente
Cães e gatos adoram a Coisa, na Praia Mole não foi diferente.

Após uma curta caminhada pela Praia Mole você chegará à formação rochosa que separa as duas praias e de onde vale a pena tirar algumas fotos.

A longa exposição cria o efeito de véu em águas em movimento

Se você tiver um bom preparo físico, também é possível seguir pela praia da Galheta e fazer uma trilha para subir até a Pedra da Boa Vista, de onde, como o nome já diz, você terá uma bela vista da cidade. Porém, o caminho é puxado e nem sempre bem sinalizado, então vá bem preparado e, de preferência, com um guia.

Ave pescando seu almoço na Praia Mole

Centro histórico de Florianópolis

Centros históricos sempre rendem bons passeios e boas fotos, e o de Florianópolis não é exceção. No centro da cidade, você encontra diversos museus, a maravilhosa figueira na Praça XV de Novembro e o Mercado Público, onde existem dezenas de opções de restaurantes e os melhores frutos do mar frescos da cidade.

Coisa e a centenária figueira do centro de Florianópolis  O emaranhado de galhos da centenária figueira do centro de Florianópolis

No Mercado Público de Florianópolis você encontra dezenas de opções de restaurantes
O mercado Público de Floripa tem uma enorme área coberta com centenas de mesas.

A arte de rua marca presença no centro de Florianópolis

Sobre a #ExpedicaoFloripa

Criado pelo fotógrafo Zé Paiva, o projeto Expedição Floripa teve nesta edição a organização dos blogs Com os pés no mundo e Cris pelo mundo, além do apoio de vários parceiros. Você pode consultar no site do Zé as datas e os detalhes das próximas expedições, em Florianópolis e em outros locais do Brasil, que ele acompanhará.

Membros da Expedição Floripa prestes a iniciar um dia de trilhas na Praia Mole
Alguns dos membros da Expedição Floripa prestes a iniciar um dia de trilhas na Praia Mole.

Participaram da expedição os blogs Coisos on the go, Com os pés no mundo, Cris pelo mundo, Finestrino, Idas e Vindas da Carol, O Baú do Viajante, Tô Pensando em Viajar e Viagem em Detalhes.

Parceiros e organizadores do projeto Expedição Floripa


Salve estas fotos no Pinterest para reler o artigo mais tarde!

Além das belas praias de Florianópolis, como a Praia Mole e a Praia da Galheta, que tal aproveitar seus dias na Ilha da Magia e descobrir também mais alguns cantinhos super fotogênicos, como a Lagoa da Conceição, o Parque das Dunas e o Centro Histórico?! Você imediatamente pensa em praia quando pensa em Florianópolis? Embora sejam tantas as belas praias da região, que tal aproveitar seus dias na Ilha da Magia e descobrir também mais alguns cantinhos em lugares lindos e super fotogênicos, como a Lagoa da Conceição, o Parque das Dunas e o Centro Histórico?!


Mais sobre Florianópolis

A #ExpedicaoFloripa vai render mais alguns posts, então fique de olho no blog para descobrir ainda mais lugares novos em Florianópolis, como:

Hotel

O melhor preço e em qualquer lugar do mundo.

Seguro

São 5% de desconto ao comprar no blog e mais 5% no boleto.

Carro

Compare diversas locadoras e pague em até 10x.

Celular

Não dá mais para viajar para o exterior sem Internet, né?

17 comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O marco final da Rota 66 no píer de Santa Monica

Rota 66 na Califórnia: a estrada deserta e o café em lugar nenhum

Hambúrguer delicioso do Espaço Batú em Florianópolis

Onde comer e beber muito bem em Florianópolis