Stats2

Casas de Pablo Neruda: tesouros do Chile

   |        |     Atualizado em 21/Maio/2016

Eterno símbolo político-literário do Chile, Neruda segue presente em três de suas casas preservadas e abertas à visitação. Venha conhecer a mente, o cotidiano e a excentricidade de um dos maiores e mais reconhecidos poetas latino-americanos.

Pablo Neruda sabia escolher muito bem onde criar seus lares, como você pode ver na bela vista de sua casa-museu mais antiga, a de Isla Negra

Pablo Neruda sabia escolher muito bem onde criar seus lares, como você pode ver na bela vista de sua casa-museu mais antiga, a de Isla Negra.

Neruda construiu lares, não apenas casas

Visitar a casa de alguém é um evento íntimo. Mas a sensação de intimidade é muito maior quando visitamos o lar de uma pessoa incrivelmente famosa que já não está presente há décadas e que espalhou sua personalidade por todos os cantos de cada cômodo.

Os jardins da casa de Neruda em Valparaíso, La Sebastiana, são muito convidativos, inclusive para os gatos do bairro

Os jardins da casa de Neruda em Valparaíso, La Sebastiana, são muito convidativos, inclusive para os gatos do bairro.

Cada um desses lares é uma viagem no tempo e no espaço

Cada uma das casas de Pablo Neruda nos leva a diferentes épocas de sua vida, a diferentes viagens que fez pelo mundo e a diferentes amores, mas sempre com seu característico apreço pelo belo e por boas histórias. Também percorremos as diferentes situações políticas de um país que foi governado pela direita e pela esquerda e teve, às vésperas da morte de Neruda, instaurada uma ditadura militar.

Os gatos também adoram a casa de Neruda em Isla Negra

Os gatos também adoram a casa de Neruda em Isla Negra.

Cada recinto tem um tema, cada badulaque já serviu de gancho para as mais diversas histórias do poeta em suas famosas festas e cada caríssimo conjunto de cristais tem seu propósito. De passagens secretas a vagões de trem ou escotilhas, encontramos de tudo e, ao somar seus três lares, podemos até dizer que conhecemos um pouco o poeta boa vida e fanfarrão que também foi Neruda.

Viajamos também pela mente e pelo cotidiano do poeta

As visitas também nos permitem conhecer um pouco mais o cotidiano de Neruda. Ao acompanhar o audioguia, ouvimos sobre seu dia a dia de trabalho, sua rotina diária, suas preferências. Aprendemos, por exemplo, que não era um poeta que aguardava inspiração divina para escrever, mas cumpria um rigoroso horário de trabalho, um ritual que exigia que estivesse em frente à sua mesa de trabalho experimentando palavras.

Encosta que dá para a praia na casa de Pablo Neruda em Isla Negra coberta de vegetação

Encosta da casa de Pablo Neruda em Isla Negra coberta de vegetação.

Algumas peculiaridades eram essenciais em cada uma das casas de Neruda, como o quarto com uma bela vista, um ambiente de trabalho que considerasse inspirador e um bar voltado para a área externa das casas.

As três casas de Pablo Neruda no Chile

Todas elas têm nome próprio, para enfatizar suas personalidades, e podem ser visitadas por quem estiver hospedado em Santiago, pois uma delas fica na própria cidade e as outras ficam a uma curta viagem de carro de distância.

La Chascona, a casa de Neruda em Santiago, vista das ruas em seu entorno

La Chascona (ou “a descabelada”) recebeu esse nome em homenagem à terceira esposa, e um dos grandes amores, de Neruda: Matilde Urrutia. O poeta construiu a casa para Matilde quando ela ainda era sua amante.

Os jardins da La Chascona, a casa de Neruda em Santiago

É proibido tirar fotos dentro de todas as casa de Neruda, por isso você não verá aqui como é o interior de cada uma delas, mas tenha a certeza de são todas muito interessantes! Aqui, na La Chascona, por exemplo, o amor de Neruda pelo mar já é reconhecido no “Bar do Capitão”, um balcão de bar retirado de um barco, e na sala de jantar com o formato de uma cabine de navio.

Janela da sala de estar da La Chascona, a casa de Neruda em Santiago

Apesar de ter sido construída em 1953, Neruda foi morar com Matilde na La Chascona apenas em 1955 após separar-se de Delia del Carril. A casa foi totalmente vandalizada, inundada e saqueada após a morte do poeta em 1973.

Além de funcionar como museu, a La Chascona também é a sede da Fundação Pablo Neruda. Como em todas as outras casas, você também encontra uma lojinha cheia de lembranças, livros, cartões-postais etc.

Os jardins mais elevados da La Chascona, a casa de Neruda em Santiago

Os jardins da La Chascona, a casa de Neruda em Santiago.

Serviço

Entrada da La Sebastiana, a casa de Neruda em Valparaíso

Entrada da La Sebastiana, a casa de Neruda em Valparaíso.

Por volta de 1959, o poeta começou a ficar cansado da vida em Santiago e decidiu procurar um imóvel em Valparaíso. Encontrou o imóvel desejado e o batizou de La Sebastiana em homenagem ao construtor original, Sebastián Collado, que morreu durante a construção da casa, que permaneceu abandonada por um bom tempo.

Nova entrada para o interior da La Sebastiana a casa de Neruda em Valparaíso

Igualmente cuidadosamente decorada com as mais diversas coleções de objetos de todos os lugares por onde Neruda passou durante sua vida como diplomata e autor de renome internacional. Provavelmente por influência do porto de Valparaíso, é a mais “náutica” das três casas, com itens coletados do porto e uma coleção de belos mapas antigos.

A vista pouco privilegiada do alto da La Sebastiana, a casa de Neruda em Valparaíso

A vista pouco privilegiada do alto da La Sebastiana, a casa de Neruda em Valparaíso.

É também uma casa muito vertical, e de todos os andares se tem uma bela vista do porto da cidade. No andar da sala de estar, uma das poltronas favoritas de Neruda, apelidada de “A Nuvem”, fica ao pé da janela e com a vista panorâmica da cidade e do porto à sua frente.

Serviço

  • Isla Negra, a casa de Neruda que deu nome ao seu entorno

A casa de Isla Negra vista por quem vem da praia

A poucos metros do mar está a mais antiga das três casas, a casa de Isla Negra, que recebeu esse nome devido às rochas escuras da orla. Sem dúvida, é das três casas a que tem a vista mais deslumbrante.

Aqui, o poeta decidiu que o tema seria mais ferroviário e a casa foi crescendo com novos cômodos adicionados enfileirados como vagões de trem, Neruda assim combinou dois de seus temas favoritos: o mar e trens.

Isla Negra é mais uma casa de Neruda com uma vista espetacular

Isla Negra é mais uma casa de Neruda com uma vista espetacular.

A casa de Isla Negra também é famosa por ser o atual local de descanso dos restos mortais de Pablo Neruda e Matilde Urrutia. O desejo expresso explicitamente no poema Disposiciones só foi atendido quase 20 anos depois de sua morte.

Em Isla Negra, a mais antiga das casas-museu de Neruda, estão os restos mortais do poeta e de sua última esposa

Em 2013, passados apenas 20 anos de descanso em Isla Negra, a justiça chilena solicitou a exumação de seu corpo para confirmar as causas de sua morte e apenas recentemente os restos de Pablo Neruda voltaram para Isla Negra.

Serviço


O audioguia é essencial para conhecer melhor cada uma das casas, pois quase não há qualquer sinalização visual dentro delas. Na casa de Isla Negra as informações eram um pouco repetitivas, mesmo assim o audioguia foi essencial para aproveitarmos melhor a visita, pois as informações em cada casa incluem vários fatos novos e interessantes.

Mais uma das vistas inspiradoras da casa de Pablo Neruda em Isla Negra

Mais uma das vistas inspiradoras da casa de Pablo Neruda em Isla Negra.

Somos bem econômicos no uso da palavra imperdível, mas ela se aplica bem aqui. Visitar pelo menos uma das, mas de preferência as três, casas de Pablo Neruda é um programa que você precisa incluir na lista de passeios quando viajar para o Chile.


Vai para o Chile? Veja também:

Conheça a vinícola orgânica Emiliana

Embalse el Yeso: oásis bem guardado do Cajón del Maipo

Sky Costanera: o mais alto mirante da América Latina!

Em Isla Negra, a mais antiga das casas-museu de Neruda, estão os restos mortais do poeta e de sua última esposa - Pinterest
Compartilhe!
  • 131
  • 247
  •  
  • 37
  •  
  •  

Curtiu? Deu vontade de viajar? Planeje sua viagem com a gente!

Reserve seu hotel no Booking.com! São milhares de hotéis com cancelamento gratuito.
A Rentcars.com compara várias locadoras de carros, cobra em Reais e parcela em 12 vezes!
Ganhe 5% de desconto com o código COISOS5 ao comprar seguro viagem na Seguros Promo.
Você precisa de Internet quando viaja! A EasySim4u oferece voz e dados em mais de 140 países.

Todos os parceiros são escolhidos com cuidado para que você sempre consiga o melhor preço! Além disso, quando você usa nossos links e afiliados, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e o melhor é que você não paga nada a mais por isso.

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Assine o blog!

Sou tradutor já há quase dez anos e represento a parte chata do blog: o revisor que tira o excesso de piadinhas do texto, o técnico que diz que agora é impossível realizar aquela ideia que parece genial, o designer que não quer ter cor demais e que corta as fotos na proporção exata, pixel a pixel. Ainda assim, adoro viajar!

14 comentários em "Casas de Pablo Neruda: tesouros do Chile"

Já dizia o ditado: "Opinião é como bunda, todo mundo tem uma". Mostre a sua! 😁

Novidades

Siga-nos no Instagram

  • Calico é uma cidade fantasma no caminho entre as cidades de Los Angeles e Las Vegas. 👻

Bom, é muito mais turística que fantasma, mas quer saber? Vale a pena dar uma passada!

Espia só parte das ruínas, tem sua beleza, não é?! E quanto tempo você levou pra achar o pássaro na foto? 😁

#coisosonthego
  • Oi!
É, estamos sumidos, sabemos. Tudo e nada acontecendo ao mesmo tempo. A espiral da vida que segue.
Logo a gente volta para a estrada (metafórica mente e literalmente). Enquanto isso, o coisosonthego.com tá cheio de dicas de viagens, cultura, diversão e boa comida. Vai lá! 🙃

Seguimos juntos 👊

Ah, essa foto aí  é a Johnson Creek Bridge, em Spencer, Rota 66, uma ponte de aço construída em 1923!

#coisosonthego
  • Obra do @sipros_sipros reforçando o espírito do oeste americano do @cadillacbbq. Bonito demais!

Já estamos coçando aqui para fazer mais uma road trip pelos Estados Unidos 😁

Tem muito mais por lá!

Fazemos parte

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem  Associação Brasileira de Blogs de Viagem