St. Pete, Flórida: verdadeiro museu a céu aberto de arte de rua

Arte de rua para seu roteiro de viagem nos Estados Unidos! Além de ter as melhores praias dos EUA, St. Pete também atrai milhares de turistas todos os anos por ser um polo artístico com alguns dos murais mais incríveis da Flórida.

Arte de rua para seu roteiro de viagem nos Estados Unidos - Além das melhores praias dos EUA, St. Pete tem os murais mais incríveis da Flórida

Eu sei que Miami e Nova York costumam ser as grandes referências da arte de rua dos Estados Unidos, mas a pequena St. Petersburg, pertinho de Orlando é um verdadeiro museu de street art a céu aberto e sempre tem novidades, graças ao Shine Mural Festival, que organiza a criação de novos murais todos os anos!

Arte de rua em St. Petersburg, Flórida

Grafiteiros do mundo todo têm transformado essa pequena cidade litorânea da costa oeste da Flórida em um reduto para quem é fascinado pelo universo de arte urbana. Basta um breve passeio pela cidade para se deparar com diversas técnicas, cores e temas (de murais com ares infantis até “subversivos”) em dezenas de obras.

Os murais de St. Pete estão cada vez mais conhecidos e o importante festival anual que os celebra, o SHINE, ajuda na manutenção desse status. O centro da cidade já virou uma espécie de museu a céu aberto, se prepare para uma caminhada por entre restaurantes, bares, cervejarias e muito mais, com dezenas de oportunidades para fotos! 😉

Leia também nosso post sobre o que fazer em St. Pete na Flórida para ter uma visão mais geral e completa da cidade e descobrir como St. Pete respira arte, cultura e gastronomia!

10 murais para você ver em St. Pete na Flórida

Separamos aqui alguns dos nossos murais favoritos em St. Pete. Ah, lembre-se que a arte de rua é viva e mutável, ou seja, não se apegue a nenhum mural! Ele pode dar lugar a outro sem qualquer aviso prévio, e isso faz parte da beleza.

Shark Toof

Arte de rua a céu aberto - Enorme e impactante tubarão em um mar vermelho em St. Pete, Flórida, EUA - Shark Toof

Esse enorme e impactante tubarão em um mar vermelho fez parte do festival Shine de 2015. A obra ocupa toda a fachada leste do State Theater, onde funciona o charmoso Floridian Social Club, bar conhecido por shows e apresentações.

687 Central Ave N

Dasic Fernandez

Em outro estacionamento de St. Pete, você encontra esta obra do chileno Dasic Fernandes criada para o Shine de 2016. Uma mulher de braços abertos que, devido ao gotejar para cima, parece flutuar ou cair em um momento de paz e silêncio.

O artista é conhecido por esse estilo de pintura que brinca com a gravidade, mas você pode ficar à vontade para interpretar isso da maneira que quiser. Arte é para sentir!

1720 Central Ave

Girl with Doberman, de Evoca

St. Pete, Flórida, EUA - Arte de rua a céu aberto - Girl with Doberman, de Evoca

Esse foi o primeiro mural que vimos quando chegamos na cidade, ele ocupa toda a fachada lateral de um prédio comercial no centro de St. Pete (na foto, vemos apenas cerca de um terço do mural). Também foi criado para o Shine de 2015, pelo dominicano Evoca.

O olhar da garota se perde no terreno vazio do grande estacionamento em frente, que permite que você veja a obra de longe e perceba mais detalhes à medida que se aproxima, como a simulação de pinceladas criada pelo artista.

1246 Central Ave

Arlin Graff

St. Pete, Flórida, EUA - Arte de rua a céu aberto - Cheetah, do brasileiro Arlin Graff

Também executada durante o Shine 2016, esta obra do artista brasileiro Arlin Graff é toda dinamismo, tudo é movimento. Assim como os carros no mural anterior, as bicicletas estacionadas dão uma ideia da escala da obra.

670 Central Ave (esquina com a 7th Street)

Miss Harriet, de Yis “Noségo” Goodwin

St. Pete, Flórida, EUA - Arte de rua a céu aberto - Miss Harriet, de Yis Noségo Goodwin
Depois de ver a garota com o doberman, você só precisa atravessar a rua para encontrar esse pavão que faz referência à cultura negra dos EUA e foi realizado durante o Shine de 2016.

À noite, a iluminação externa do prédio parece fazer parte do conjunto de estrelas que o pavão carrega sob seu manto.

1229 Central Ave

Pantónio

St. Pete, Flórida, EUA - Arte de rua a céu aberto - Pantónio

O artista português Pantónio é famoso por seus murais que representam a natureza e criou esse cardume para o Shine de 2016 em St. Pete.

Na foto, você vê apenas parte das dezenas de criaturas que ocupam tanto a lateral quanto a traseira do edifício. Se pensarmos que a obra foi pintada usando apenas pincéis, a escala do trabalho fica ainda mais impressionante.

1950 1st Ave N


Os próximos murais não fizeram parte do Shine, mas também cobrem os edifícios de St. Pete com cor e arte.

The Wolf, de Sebastian Coolidge

St. Pete, Flórida, EUA - Arte de rua a céu aberto - The Wolf, de Sebastian Coolidge

A obra ocupa duas faces de um pequeno depósito no meio de um estacionamento e brinca com o efeito de uma perspectiva tridimensional.

1180 Central Ave N

Dalí e Gala, de Michael Vahl

Dali, de Michael Vahl. Ótimo exemplo da arte de rua em St. Pete, na Flórida

O californiano Michael Vahl é famoso por seus retratos de personalidades da cultura pop. Este, de Salvador e Gala Dalí, fica na parte de trás de um prédio comercial que abriga três estabelecimentos. No momento, parece que são um restaurante alemão, uma sorveteria vegana e uma loja de artigos para o consumo de cannabis. Diversificado.

951 Baum Ave N

Vitale Bros.

Obra dos Vitale Bros na fachada do bar The Blue Goose em St. Petersburg, Flórida

Com inspiração no clássico Guerra dos mundos, o mural cobre parte da lateral do bar The Blue Goose, sobrepondo um antigo anúncio de Coca-Cola.

O Dalí fica bem pertinho dali, a menos de 200 metros. 🙂

909 Baum Ave N (esquina com a Dr. Martin Luther King Jr St.)

Jennifer Kosharek

St. Pete, Flórida, EUA - Arte de rua a céu aberto - Jennifer Kosharek, com participação de Thirst

Única artista local da lista, Jennifer Kosharek nasceu e cresceu em St. Pete e manteve, por alguns anos, uma galeria de arte na cidade.

Suas obras costumam incluir personagens femininas no estilo de tradicionais bonecas russas, que, aliás, ela também faz artesanalmente.

1001 1st Ave N


Sabe aquele sentimento de se encantar com uma cidade? Pra nós, isso tem muito a ver com a sensação que você tem naquele período sem fazer nada entre um passeio e outro, quando você descobre que se sente bem ali, mesmo sem estar no modo “preciso aproveitar tudo ao máximo!”.

St. Pete é assim e, para nós, isso se deve em grande parte à sua arte de rua. Além de estarmos cercados de natureza e praias, ter arte ao seu redor faz você perceber que está em um lugar especial.

Estas são apenas algumas das obras espalhadas pela cidade. Recomendamos que você se deixe levar pelas ruas e vá descobrindo grafites por conta própria também. Muitas vezes, basta olhar em volta para encontrar seu próximo favorito!

Bate-volta de Orlando - A cidade de St. Pete, na Flórida, é um verdadeiro museu a céu aberto de arte de ruaArte de rua para seu roteiro de viagem nos Estados Unidos - Além das melhores praias dos EUA, St. Pete tem os murais mais incríveis da Flórida

Hotel

O melhor preço e em qualquer lugar do mundo.

Seguro

São 5% de desconto ao comprar no blog e mais 5% no boleto.

Carro

Compare diversas locadoras e pague em até 10x.

Celular

Não dá mais para viajar para o exterior sem Internet, né?

2 comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Agenda SP junho de 2020 - Mais um mês de espaços culturais públicos fechados devido à pandemia de Covid-19

Agenda SP: seu guia cultural para ficar em casa – junho 2020

Agenda SP: seu guia de eventos para ficar em casa – julho 2020