Você ainda vai ouvir falar muito de St. Petersburg, Flórida, nós só estamos adiantando o inevitável. A cidade é linda, cheia de arte, fica perto de Orlando e tem restaurantes incríveis e duas das melhores praias dos EUA. Vem descobrir o que fazer em St. Pete!

St. Petersburg (St. Pete para o íntimos), muito prazer!
Fundada no fim do século XIX, a cidade recebeu o nome de São Petersburgo, capital do império russo, em homenagem à cidade natal de um dos seus fundadores, que ganhou o direito de escolher o nome após vencer um jogo de cara ou coroa.
Atualmente, a cidade é conhecida pelo clima incrível (são mais de 360 dias de sol por ano e recorde mundial de dias consecutivos de sol: mais de dois anos) e por duas das melhores praias dos Estados Unidos: St. Pete Beach e Clearwater Beach, segundo a lista do Trip Advisor Traveler’s Choice Awards de 2020 entre as praias dos EUA.
Desbravando St. Pete, descobrimos ainda uma cidade que apoia seus artistas e trata muito bem seus habitantes e turistas de quatro patas. Praticamente todos os bares e restaurantes oferecem água, petiscos e conforto para os acompanhantes caninos dos seus clientes.
O que fazer em St. Petersburg, Flórida
St. Pete respira arte!
Uma boa medida da vocação artística da cidade é o museu local dedicado a Salvador Dalí, onde é possível encontrar a maior coleção de grandes obras e peças do artista entre todos os museus do mundo, com exceção daquele criado pelo próprio Dalí na sua cidade natal.
Além disso, St. Pete também é grande entusiasta da arte de esculturas em vidro, com diversas galerias especializadas em obras desse material, além de dois museus dedicados a essa arte:
- Imagine Museum: inaugurado em 2018, conta com mais de 1.500 esculturas em vidro no seu acervo.
- The Chihuly Collection: museu dedicado ao maior nome dos EUA nesse tipo de arte, Dale Chihuly. Veja mais detalhes logo abaixo.
Conheça melhor algumas das muitas opções de arte e cultura de St. Pete:
- Salvador Dalí Museum: fruto da amizade do pintor com o casal de admiradores Reynolds e Eleanor Morse, o museu abriga a maior coleção de obras do ícone surrealista fora da Espanha. Exposições permanentes e temporárias abordam diversas facetas do artista e vão além do Dalí que geralmente conhecemos. Exemplo perfeito disso foi a exposição temporária que abordou a improvável amizade e a colaboração entre Dalí e Duchamps, dois desafiadores de convenções de métodos e abordagens tão diferentes.

- Chihuly Collection: uma das maiores coleções do artista bipolar, caolho e septuagenário que há décadas é a grande referência na arte com vidro em todo o mundo. Mesmo com problemas relacionados à sua idade avançada, Dale Chihuly é um personagem curioso, quase folclórico, que segue criando em suas oficinas em Seattle e exportando para todo o mundo.
- Morean Arts Center Glass Studio: uma das diversas galerias em St. Petersburg dedicadas à arte de esculpir vidro, apresenta diariamente demonstrações da criação de peças de vidro, além de oferecer vários cursos na área. Na loja da galeria, estão disponíveis peças de todos os preços e tamanhos.
- Arte de rua: depois de crescer pelos cantos da cidade sem que ninguém prestasse muita atenção, a arte de rua hoje atrai um enorme número de visitantes e artistas a St. Pete. Enormes murais e intervenções no mobiliário urbano criados por artistas locais e de todo o mundo estão espalhados por toda a cidade. A importância dessa modalidade artística para a cidade levou à organização de um festival anual de pintura de murais.

- St. Pete Second Saturday ArtWalk: organizada pela St. Petersburg Arts Alliance, o evento ocorre no segundo sábado de cada mês e leva milhares de moradores e turistas aos diversos ateliês e galerias espalhados por toda St. Pete. Durante a ArtWalk, esses estabelecimentos ficam abertos até mais tarde, muitas vezes com os próprios artistas à disposição para falar sobre suas peças, e um bonde gratuito faz um roteiro que percorre grande parte da cidade e suas principais referências de produção artística.
- Haslam’s Book Store: poderia ser uma livraria comum com seus mais de 300 mil volumes novos e usados, mas o local ficou famoso por ser frequentemente visitado por Jack Kerouac, que passou seus últimos anos em St. Pete e morreu na cidade, e costumava reorganizar as prateleiras para deixar suas obras em destaque. Desde sua morte em 1969, são frequentes os relatos de aparições de seu fantasma, que dizem seguir reorganizando as prateleiras.
Além de tudo isso, foi inaugurado recentemente um outro museu no centro de St. Petersburg, o James Museum of Western & Wildlife Art, com foco em arte que dá vida ao Oeste dos EUA. E no fim de 2019 deverá ser inaugurado o Museum of the American Arts and Crafts Movement, que reunirá objetos de arte de todo o país, principalmente do início do século XX.
Comida boa, muito boa
St. Pete é famosa por apoiar produtos e empresas locais sempre que possível, então aproveite para deixar de lado as grandes redes de fast food da Flórida e dos Estados Unidos enquanto estiver na cidade. E pode ficar tranquilo, você não vai sentir a menor falta delas, porque St. Pete tem produtores de ótimos ingredientes muito próximos à cidade, o que ajuda a criar uma cena gastronômica muito variada. Aproveite!
- Saturday Morning Market: de outubro a maio, em frente ao estádio municipal, é montada uma grande feira com barracas de produtos hortifrúti, culinárias variadas e apresentações musicais. Tudo isso a poucos metros da orla da baía.

- Locale Market: grande mercado culinário com pequenas lojas e restaurantes especializados em diversos produtos, como açougue, queijaria, padaria etc. Entre as opções de restaurantes, você encontra poke, lámen, comida italiana etc.
O FarmTable Cucina é o restaurante italiano do Locale Market e serve entradas, sanduíches e pratos lindos e muito saborosos, como a entrada de azeitonas aí em cima ou a burrata temperada acompanhada de tomates confitados e molho pesto aí embaixo!
O atendimento está à altura da qualidade dos produtos e o cardápio do almoço é mais barato do que o do jantar, com preços bem acessíveis, fica a dica!
- Bodega: o restaurante é só essa janelinha à esquerda na foto, mas serve culinária de rua latina de primeira. As diversas opções de sanduíches podem ser acompanhadas de uma grande variedade de sucos, tem até caldo de cana, servidos ao lado no bar de sucos de mesmo nome.

- Casita Taqueria: restaurante mexicano de ar bem casual, bons preços e muito coentro! Dos nachos aos molhos, passando por todas as carnes, tudo é feito artesanalmente no local. Vale a pena conhecer!

- Kilwin’s: para completar a lista de dicas gastronômicas de St. Petersburg, uma casa de sobremesas especializada em sorvetes, chocolates e caramelos. A rede de 1947 está presente em grande parte dos EUA e mantém em St. Pete sua tradição de lojas com ar nostálgico e ótimos doces.
Cerveja artesanal
St. Petersburg também é um famoso polo cervejeiro da Flórida com pelo menos oito cervejarias artesanais (nada mau para uma cidade de 250 mil habitantes, hein?) das mais de 180 do estado.
Em linha com o orgulho dos produtos locais, você pode provar os rótulos artesanais da cidade na maioria dos restaurantes, bares e pubs de St. Petersburg, Flórida, mas visitar as instalações das cervejarias também é um ótimo passeio! Nós conhecemos de perto a 3 Daughters Brewing.

Além de um tour pela área de fabricação da cerveja, a 3 Daughters Brewing conta também com um grande espaço para shows e eventos, jogos e food trucks, além de um bar em que sempre há pelo menos 15 rótulos disponíveis nas torneiras.
As melhores praias dos Estados Unidos
Duas das melhores praias dos Estados Unidos estão na região: St. Pete Beach, eleita em 2019 a 4ª melhor praia dos EUA, e Clearwater Beach, eleita a melhor praia dos Estados Unidos, e olha que isso inclui o Havaí!
Além da areia branca e do mar azul sem fim, as praias de St. Pete e Clearwater também têm em comum a ótima infraestrutura e a grande diversidade de opções de hospedagem.
Veja algumas das opções de hospedagem em Clearwater Beach, por exemplo.

Outra praia que rende um ótimo passeio é Madeira Beach, onde você encontra o John’s Pass, píer com muitas lojinhas, restaurantes e diversos passeios de barco para contratar.
Eventos para todos os gostos!
St. Pete organiza diversos eventos durante o ano, desde o Saturday Morning Market e o Second Saturday Artwalk que já mencionamos acima até grandes eventos anuais, como o GP de Fórmula Indy nas ruas da cidade. Confira:
- First Friday Block Party: grande festa ao ar livre no centro da cidade com música ao vivo pelas ruas na primeira sexta-feira de cada mês.
- GP de Fórmula Indy: corrida de rua que abre o calendário da IndyCar Series em março.
- Corridas de lanchas: lanchas e jet-skis cruzam as águas da baía de Tampa em uma série de corridas durante o mês de junho.
- Parada do orgulho LGBTQ+: com eventos de sexta a domingo, a maior parada do orgulho gay da Flórida acontece durante o mês de junho.
Onde ficar em St. Pete na Flórida
A cidade está repleta de hotéis para todos os tipos de bolso e gosto, e o melhor é que você pode escolher entre hotéis na cidade no meio da cena cultural ou hotéis que deixam você praticamente com o pé na areia!

Nós ficamos no The Birchwood, um hotel boutique inspirado nas primeiras décadas do século XX e muito bem localizado na Beach Drive, importante rua de frente para a orla e cheia de restaurantes, bares, galerias e lojas.
Ah, destaque para o banheiro e a banheira mais bonitos que já vimos de perto na vida! 🙂
Como chegar em St. Petersburg vindo de Orlando
St. Pete está a menos de 2h de Orlando, então não tem como não passar pelo menos um dia aproveitando a cidade, embora o ideal seja se hospedar por uma ou duas noites para conhecer melhor tudo que St. Petersburg tem a oferecer.
Como você já vai passar um dia inteiro sentado na areia branquinha das melhores praias dos Estados Unidos, você precisa de mais tempo para desfrutar a cena cultural intensa, a boa gastronomia e toda a cerveja artesanal que a cidade produz!
Oi, Kaio. Tudo bem? =)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba! Obrigada 🙂
Bom dia
Casal com crianças de 13 e 9 anos, melhor ficar hospedado em Sr Petersburg ou em Clearwater?
Vamos em julho
Obrigado
Oi, Luis
Como as duas cidades têm uma boa estrutura, acho que a resposta da sua pergunta se resume ao tipo de viagem que vocês vão fazer. A ideia é passar a maior parte do tempo curtindo a praia? Se for esse o caso, parece melhor já se hospedar em Clearwater, diminuindo os deslocamentos e aproveitando melhor o tempo.
Se vocês vão curtir mais outros passeios, e a praia é apenas um entre eles, recomendo ficar em St. Pete, há mais o que se fazer por lá.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Kaio
Adorei o post! Muito completo e informativo, só me deixou com mais vontade de conhecer os EUA, mas amei mesmo as fotos. Obrigado pelas dicas.
Obrigada!
Há cidades muito interessantes nos Estados Unidos para conhecer, e St. Pete é com certeza uma delas 🙂
Olá, alguma dica na cidade para turismo com criança de 5 anos em St Pete?
Oi, Paula
Além das praias, acho que crianças podem aproveitar bastante o aquário de Clearwater (onde está o golfinho Winter, que até já inspirou história de filme), os passeios em navio pirata e o Great Explorations Children’s Museum.
Espero que vocês se divirtam!
Muito bom o blog de voces.
estou planejando uma viagem pta st pete e gostaria de saber se é inevitavel alugar um carro ou se a cidade oferece boa estrutura para circular e conhecer os principais pontos turisticos?
obg
Oi, Bárbara
Primeiro: feliz que você gostou do blog 🙂
É bem difícil ficar sem carro na Flórida, mas dependendo de onde você se hospedar em St. Pete dá pra aproveitar bem a cidade a pé e de transporte público. Entretanto, se você quiser conhecer as praias da região um carro vai ajudar demais. Acho que vale a pena alugar um sim.
Aproveite muito a viagem! Depois conta como foi 🙂
Morei em St.Pete….por 6 anos….e maravilhoso!!!!…ja quero voltar.
Que delícia! Deve saber de vários outros cantinhos especiais na cidade. Se tiver algum pra contar, deixa aqui nos comentários 🙂
Uau, que delícia de lugar hein. Ainda não tinha ouvido muito falar de lá, mas esses museus achei incríveis, principalmente o do Chihuly.
Amei St. Pete demais! Sempre odiei peças de vidro, voltei amando hahaha