Quem não bebe também deve conhecer as vinícolas do Chile!

Degustação de vinhos da vinícola orgânica Emiliana harmonizados com queijos feitos na região e chocolates do Equador.

Vai para o Chile, mas vinho não é muito a sua praia? Está pensando em não visitar as vinícolas chilenas? Não faça isso! Elas são boas opções de passeio mesmo para quem não bebe, e muitas delas estão muito perto de Santiago!

Germán, guia da Undurraga, mostrando que identificamos os diferentes tipos de uvas por suas folhas
Germán, guia da vinícola Undurraga, mostrando que identificamos os diferentes tipos de uvas por suas folhas.

Chega a ser impressionante o número de vinícolas que existem em Santiago e ao redor da cidade. Só nas regiões produtoras mais próximas a Santiago, os vales Casablanca e Maipo, você encontra dezenas. Fica até difícil escolher qual visitar, mas escolha pelo menos uma e vá! Nesta última viagem, escolhemos duas vinícolas, e você pode ver o que achamos de cada uma delas nesses links: Emiliana e Undurraga.

Eu bebo sim!

GIF de gatinho caindo.... own!

Bom, mas se você já adora tomar “uns bons vinho”, aposto que pelo menos uma das muitas vinícolas do Chile está nos planos, né? Afinal, o país é famoso pela produção de excelentes vinhos.

De qualquer maneira, mesmo você que está empolgado e pronto para saborear umas taças durante a visita vai adorar saber que os tours vão muito além da degustação e há muitos outros atrativos!

E quem não bebe…

Quem não bebe, não é fã de vinho ou bebe muito pouco também deve ir, porque conhecer uma vinícola não é só experimentar vinhos. Para começar, conhecer o local onde se fabricam os ícones de um país já é algo muito interessante, mas você ainda vai desfrutar o passeio por outros motivos!

Aproveita belas paisagens

A primeira coisa que você vai notar em qualquer vinícola chilena é a beleza do local. Apenas observar as videiras com as montanhas ao fundo já vale a visita, aliás, em várias delas você consegue apreciar a vista e conhecer a lojinha da marca sem agendar ou pagar nada. Além disso, algumas vinícolas ainda oferecem opções especiais para o passeio, como tours de bicicleta ou almoços refinados. Você pode escolher entre várias maneiras de aproveitar seu dia de passeio.

Vinhedos da vinícola orgânica Emiliana
Vinhedos da vinícola orgânica Emiliana

Conhece histórias e mais histórias

Não importa qual empresa você visite, vão te contar muitas histórias sobre a fundação da vinícola e sobre todo o processo da produção do vinho. É muito interessante conhecer o caminho desse produto tratado como tesouro nacional, da plantação à venda.

Aprende a degustar

Claro que a degustação é a parte mais esperada pelos apreciadores de vinhos, mas isso não impede que seja um verdadeiro evento para as outras pessoas. Nós não bebemos, mas mesmo assim estávamos ansiosos para provar o vinho que era feito logo ali ao lado de onde estávamos. E não é que achamos alguns vinhos muito bons? Ah, e descobrimos que algumas técnicas na hora de servir realmente funcionam e deixam o vinho bem mais suave para o nosso gosto.

Come queijos e chocolates

Várias vinícolas oferecem petiscos, queijos e/ou chocolates para acompanhar seus vinhos e demonstrar as possibilidades de harmonização. Tivemos a chance de experimentar ótimos queijos orgânicos chilenos e chocolates equatorianos… só tenho uma coisa a dizer: delicioso!

Instalações da vinícola Undurraga

Veja também dicas de passeios imperdíveis para fazer em Santiago do Chile!

Não deixe de ir e aproveitar

Seja apenas para apreciar a beleza natural dos arredores, almoçar, conhecer um pouco mais do símbolo de um país ou comer chocolates deliciosos, vá! O único risco que você corre é voltar gostando de vinho! Aconteceu conosco… temos uma garrafa na geladeira que abrimos esta semana 😀

Ainda não sei diferenciar “notas de madeira, baunilha, frutas e blá blá blá”, mas até consigo distinguir alguns sabores e aprendi que um bom vinho é, sim, bem saboroso.

Assine o blog por e-mail e não perca nenhum post! 😉

Este post faz parte da blogagem coletiva #roteirosetílicos, bora ver o que os outros blogueiros de viagem têm a dizer sobre o tema? 😉

Blogagem coletiva - Roteiros Etílicos

 

Viagem de Fuga: viagem + cerveja artesanal, alguns destinos no Brasil para unir essas duas paixões

Pelas andanças na América do Sul, o O Melhor Mês do Ano encontrou muito, mas muito vinho! E se apaixonou!

Ligado em Viagem: nossas visitas a Heineken, Guinness, La Trappe, Westvlesteren e a novata e já prestigiada De Struise.

Casal Califórnia: aproveite sua viagem pelo litoral da Califórnia, através da incrível Highway 1, para degustar os excelentes vinhos da Costa Central do estado, na Região Vinícola de Paso Robles!

Tá indo pra onde?: curte vinhos e está curioso para saber como é a Avaliação Nacional da Safra em Bento Gonçalves, todo mês de setembro?

Destinos por onde andei…: passamos bebendo pelos melhores bares na Capital da Bélgica e contamos aqui pra você!

Asas pra que te quero!: cinco lugares para visitar e degustar os sabores da Serra Gaúcha. Tem vinho, espumante, suco de uva e até cerveja.

O Blog Love and Travel listou 10 lugares no mundo para apreciar uma boa bebida. Tem vinícola, cervejaria, restaurantes e bares com drinks deliciosos, e todos testados e aprovados pelo casal que adora viajar.

Fourtrip: tour imperdível numa das maiores e mais famosas vinícolas do mundo, a Concha y Toro em Santiago do Chile.

Apure Guria!: rota Cervejeira na Serra Gaúcha! Acha que só tem vinho na Serra Gaúcha? Bah, tá enganado! Várias cervejarias artesanais pra você visitar na Rota Cervejeira da Serra Gaúcha! Toma um gole!

Atravessar Fronteiras: visitas a vinícolas em Bento Gonçalves, Santiago, Mendoza e no Vale do Loire (França). Visita a fábricas de cerveja em Dublin e Amsterdam. Tudo isso para você juntar o útil ao agradável: viagens etílicas!

O blog Novo Caroneiro te leva de carona até o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, com este super guia de vinícolas e outros passeios pela região.

Cantinho de Ná: vem com a gente nesse roteiro etílico onde falamos de 4 bebidas: cerveja, whisky, coquetéis e vinho. Mostramos lugares onde encontrá-las e tem até onde NÃO ir de jeito nenhum.

O #KariDesbrava te mostra lugares no Rio de Janeiro onde você com certeza vai encontrar gente bonita e cerveja gelada!

Quebrei a Bússola: um museu com mais de 2 mil marcas de cachaças, muitas curiosidades e diferentes sabores da deliciosa marvada. Tudo isso aqui em Minas, berço da cachaça! Confira!

A Path to Somewhere: turismo cervejeiro, confira cinco cervejarias na Bélgica que um verdadeiro cervejeiro precisa conhecer!

Vou pra Roma: vamos viajar juntos entre os vinhos italianos de cada região. Dicas de onde comprar e quais levar na mala.

The World by Fon: 8 destinos “etílicos” que o Fon recomenda na América, Ásia e Europa.

 

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

29 comentários

Deixe um comentário
  1. Nossa adorei teu post, sempre que podemos nos nossos passeios, visitamos vinícolas, uma adoramos tomar vinho, outra adoramos as histórias das vinícolas e sem contar com as paisagens, é muito importante ressaltar que pra quem não degustar o vinho, têm muita coisa pra aproveitar, parabéns!

  2. Não poderia concordar mais com vc! Passeios até vinícolas são sempre interessantes. Eu já fui a mais de uma dezena delas e todas costumam ser locais muito belos, com jardins e paisagens incríveis. Em muitas, existem restaurantes que oferecem um ótima experiência gastronômica!
    Bjs

  3. Nesses passeios uno o agradável ao agradável! Cheguei a fazer faculdade de enoturismo afim de saber mais sobre a produção e, principalmente, degustação de vinhos. Adoro esta bebida então pra mim não é esforço nenhum visitar uma vinícola (se passar por uma na estrada já adoro parar, seja lá onde for!). Nunca fui ao Chile, mas é projeto. Claro que vinícolas fazem parte dos planos. Chocolate equatoriano… hmmm… isso também chamou minha atenção!

  4. Concordo totalmente com vocês, mesmo quem não bebe deve visitar as vinícolas, em qualquer lugar do mundo. O passeio é em si é super gostoso, cultural e geralmente as paisagens são lindas.

  5. Demais esse gatinho no começo do post! hahaha
    Super concordo com você, mesmo quem não bebe não deve deixar de ir a uma vinícola. Só a vista vale a viagem! Tudo de bom! 🙂

  6. Para tudo que esse meme do gatinho já valeu o post inteiro. <3 <3

    E as paisagens nas vinícolas do Chile são de cinema mesmo. Acho que é mandatório isso, não é possível! No inverno então, fica um absurdo de lindo!

    O tal do chocolate equatoriano… ah… vale uma visita ao Equador só por isso #ficaadica que é um país meio rejeitado, mas é puro amor! Lindo lindo lindo!

    Nem vou falar dos vinhos, porque né… SAÚDE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Vista da nossa janelinha no voo para Santiago - Capa

Como é voar com a Gol: São Paulo – Santiago do Chile

Fachada do Halim, nosso restaurante árabe preferido.

Halim: ótimo restaurante árabe ao lado da Av. Paulista