Memorial da América Latina, vá conhecer!

   |        |     Atualizado em 17 de março de 2016

Visite o Memorial da América Latina! Você precisa conhecer esse ótimo programa cultural gratuito de São Paulo em que você sempre encontra uma programação interessante e diversificada. Ah, e chegar lá de ônibus e metrô é fácil, fácil.

São Paulo na maquete de Gepp e Maia no Memorial da América Latina

Origem do Memorial da América Latina

O Memorial foi criado em 1989 para divulgar e unificar a cultura latino-americana e contou com importantes nomes em sua execução: Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto arquitetônico e Darcy Ribeiro comandou o projeto cultural. Coisinha pouca, né?

Rosa dos ventos da maquete de Gepp e Maia no Memorial da América Latina

Rosa dos ventos da maquete de Gepp e Maia no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro no Memorial da América Latina.

Ao longo dos anos, o Memorial já sediou diversos eventos, palestras e exposições no enorme complexo. De acordo com o site do Memorial da América Latina, são 84.480 m² de terreno e 9 edifícios, espaço de sobra para abrigar muita coisa!

Pavilhão da Criatividade

Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina

Meu lugar preferido do Memorial! Na época em que o Anima Mundi acontecia por lá, sempre chegávamos cedo para passar no Pavilhão da Criatividade. Além de andar sobre a incrível maquete da América Latina e brincar de encontrar alguma curiosidade que deixamos passar, você também conhece mais sobre as várias, e variadas, culturas latino-americanas por meio de seus costumes, suas vestimentas e seu artesanato. Se você nunca visitou, vá!

Rio de Janeiro na maquete de Gepp e Maia no Memorial da América Latina

Rio de Janeiro na maquete de Gepp e Maia no Memorial da América Latina

Memorial da América Latina: Eventos e festivais

Representação do dia dos mortos no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina

Representação do dia dos mortos no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina

O Memorial tem recebido cada vez mais eventos, e cada vez mais diversos, de festival de churros ao festival de cinema latino-americano, gratuito e um dos festivais de cinema mais interessantes de São Paulo!

São tantos eventos gastronômicos e artísticos que estão pipocando por lá que dá para ir no Memorial todo final de semana. Não perca!

Exposições

Arpillera apresentada em exposição no Memorial da América Latina: "Mulheres, água e energia não são mercadorias".

Arpillera apresentada na exposição Bordando a resistência no Memorial da América Latina com os dizeres “Mulheres, água e energia não são mercadorias”, “Lutar não é crime”, “Autonomia financeira” e “Basta de violência”.

Além dos eventos, o Memorial, em especial a Galeria Marta Traba, sempre apresenta também alguma exposição. De bordados de resistência popular à Turma do Chaves (sim, teve uma exposição da turma mexicana, que incluiu uma recriação completa da vila do menino do barril,)

Atualmente, está rolando a incrível exposição “Rá-Tim-Bum, O Castelo”, fique de olho porque vai só até começo de fevereiro e está imperdível. Recriaram o castelo da série e quem assistiu não tem como não se emocionar!

A fachada do Castelo Rá-Tim-Bum foi recriada com mais de 15 metros de altura no Memorial da América Latina.

Biblioteca do Memorial

A biblioteca do Memorial da América Latina

A biblioteca do Memorial da América Latina

A Biblioteca Victor Civita é considerada referência para a pesquisa da cultura latino americana e conta com acervo de 30 mil livros, películas e discos. Além disso, tem também um auditório para a realização de mostras cinematográficas, encontros e palestras.

Painel Etnias

Painel Etnias, de Maria Bonomi, na passagem que liga o metrô Barra Funda ao Memorial da América Latina

“Onde está Coiso?”

Quem chega de metrô, entra no Memorial por uma passagem subterrânea em que pode apreciar o conjunto de painéis Etnias – Do Primeiro e Sempre Brasil, de Maria Bonomi, que conta a história dos povos indígenas no Brasil. Os painéis em si já chamam atenção, mas os espelhos nas laterais do corredor criam um ar teatral que vai fazer você parar um pouco antes de subir as escadas.

A Mão, de Oscar Niemeyer

Mão, de Oscar Niemeyer: "Suor, sangue e pobreza marcaram a história desta América Latina tão desarticulada e oprimida. Agora urge reajustá-la num monobloco intocável capaz de fazê-la independente e feliz."

“Suor, sangue e pobreza marcaram a história desta América Latina tão desarticulada e oprimida. Agora urge reajustá-la num monobloco intocável capaz de fazê-la independente e feliz.”

O símbolo máximo do Memorial da América Latina. Também de autoria do famoso arquiteto, e parte indispensável do conjunto arquitetônico, a mão sangra para nos lembrar a opressão e a violência ainda tão presentes no continente.

Tem mais, tem mais…

Painéis de Portinari no Salão de Atos do Memorial da América Latina

No Salão de Atos do Memorial da América Latina há painéis de Poty, Caribé e Portinari

Além disso tudo, você ainda pode visitar o Salão de Atos para apreciar os painéis gigantescos de Poty e Caribé, o painel Tiradentes de Cândido Portinari, conhecer a Galeria Marta Traba, brincar no parquinho (um pouco escondido atrás do Salão de Atos) com os pequenos ou utilizar o espaço para ginástica.

O Memorial da América Latina tem até parquinho e espaço para ginástica

Certo, pronto para sair de casa?

Aproveite o Memorial, sério! É um lugar que sempre surpreende, eu já até patinei no gelo em um evento por lá! Tá, eu não larguei o corrimão, mas eu estava de patins sobre o gelo… então patinei no gelo!

Vira e mexe aparece algo do Memorial na nossa Agenda Cultural SP, então fique de olho e assine o blog para ficar por dentro das novidades! 😜

Memorial da América Latina

http://www.memorial.org.br

/memorialamericalatina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo

Ao lado da estação de metrô Barra Funda.

Representação do dia dos mortos no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina

Compartilhe!
  • 35
  • 13
  •  
  •  
  •  
  •  

Curtiu? Deu vontade de viajar? Planeje sua viagem com a gente!

Reserve seu hotel no Booking.com! São milhares de hotéis com cancelamento gratuito.
A Rentcars.com compara várias locadoras de carros, cobra em Reais e parcela em 12 vezes!
Ganhe 5% de desconto com o código COISOS5 ao comprar seguro viagem na Seguros Promo.
Você precisa de Internet quando viaja! A EasySim4u oferece voz e dados em mais de 140 países.

Todos os parceiros são escolhidos com cuidado para que você sempre consiga o melhor preço! Além disso, quando você usa nossos links e afiliados, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e o melhor é que você não paga nada a mais por isso.

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Assine o blog!

Eu sou a Coisa e sou a parte um pouco mais criativa e espontânea do blog. Escrevo a maioria dos posts, defino mais ou menos a direção das pautas, me preocupo além da conta com cada coisinha que temos de fazer para melhorar o blog e estou sempre convencendo o Coiso a viajar mais um pouquinho!

13 comentários em "Memorial da América Latina, vá conhecer!"

O blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Siga-nos no Instagram

  • Virei a louca do stop motion nessa viagem para Buenos Aires (quem acompanhou os stories, já percebeu 😊) Este nós fizemos pelas ruas de Palermo, um dos meus bairros preferidos em #BsAs, cheio de arte de rua, lojinhas e restaurantes diferentes!  Enquanto as dicas não saem no blog, fiquem com nossa obra de arte. 😂 .
.
.
#coisosembuenosaires #buenosaires #travelbuenosaires #visitargentina
  • Descabelados em Buenos Aires 😂 (mas com essa vista da cidade, ninguém liga)  Obs.: Você sabe que tá imersa na viagem quando seu teclado já sugere palavras no idioma local  Continue com os Coisos nos stories, tá acabando mais ainda tem! 
#coisosembuenosaires #travelbuenosaires
#buenosaires
  • Ó, vale muito a pena conhecer o Jardim Japonês de Buenos Aires. Além de lindos  espaços fotogênicos, você pode aproveitar e fazer um super passeio pela região!  Combine o Jardim com o Rosedal, o Malba, um almoço no @nolabuenosaires e passeios pelos grafites e lojinhas de Palermo. ❤️ .  De noite, ainda dá para beber algo nos muitos bares da região, jantar um lamen (onde estamos agora) e partir para um fliperama secreto (nosso próximo passo, se acharmos a entrada)! Tá tudo no Stories! Vem com a gente!  #coisosembuenosaires #travelbuenosaires #visitargentina

Tem muito mais por lá!

Fazemos parte

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem  Associação Brasileira de Blogs de Viagem