A gastronomia e a cultura japonesas vão bem além de sushi, temaki, anime e mangá, basta uma curta caminhada pelo bairro da Liberdade para perceber isso. Conheça melhor o grande símbolo da luta de quem cruzou o mundo para chegar a São Paulo.

Uma ótima opção para ir além do básico na Liberdade é o Espaço Kazu. Ali, em um só lugar, você encontra as melhores sobremesas da região, todos os clássicos da culinária japonesa em SP (sushi, sahimi, temaki, yakissoba), lámen e udon, além de diversos outros pratos não tão conhecidos do público geral.
Entre os ilustres desconhecidos, está o delicioso Buta Misso Yaki Teishoku, finas fatias de lombo suíno grelhadas temperadas com missô e acompanhadas de legumes grelhados.

É muito fácil comer bem na Liberdade, e isso fica claro quando você percebe que as principais referências da cidade em diversas especialidades são praticamente vizinhas no bairro!
Por exemplo, Lamen Kazu, Espaço Kazu, Aska, Rong He e Hachi Crepe & Café estão todos a um raio de menos de 300 metrros entre si. Por falar no Hachi, você conhece o crepe japonês?

Na versão japonesa dessa iguaria francesa, a principal diferença é o fato da massa fina do crepe ser enrolada no formato de cone. As opções de recheio também são incrivelmente variadas e incluem frutas, sorvetes e caldas em combinações predefinidas ou montadas por você 🙂
Muito mais do que ótima gastronomia
Muita gente conhece apenas a Liberdade da feirinha gastronômica dos finais de semana, das casas de produtos orientais ou das lojas de itens da cultura pop japonesa.

Mas há muito mais para conhecer na Liberdade, como o Jardim Oriental, que fica a menos de 100 metros da feirinha da Praça da Liberdade. Lá você encontra um pequeno lago com carpas, uma fonte, vegetação e espaço para se sentar e descansar um pouco depois de encher a barriga ou sacolas de compras 🙂
Outro grande patrimônio na região da Liberdade fica a menos de 500 metros do Jardim Oriental e ocupa um edifício inteiro! São 9 andares e centenas de voluntários dedicados à conservação e difusão da cultura japonesa no Brasil por meio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, ou Bunkyo.

Por meio de diferentes comitês compostos inteiramente por voluntários, o Bunkyo mantém um museu sobre a migração para o Brasil, que ocupa três andares do edifício, além de diversas atividades abertas ao público, muitas delas gratuitas. Entre essas atividades, estão exposições, sessões de cinema, concertos, cursos e festas!

Os lugares de que eu falei já ocupam um dia inteiro de passeio na Liberdade, mas sabe a melhor parte? Isso não foi quase nada de tudo que o bairro oferece, existem dúzias de outros restaurantes e várias instituições culturais espalhados por toda a região!

Para conhecer um pouco mais sobre a história do bairro, incluindo sua origem ligada à história dos escravos na cidade, faça o passeio do Giro in Sampa pela Liberdade (eles oferecem também tours no centro, na Avenida Paulista e vários outros).
Aliás, se você for passar pela Avenida Paulista, confira nosso post com as melhores atrações desse símbolo da cidade, incluindo mais um pedacinho do Japão em São Paulo: a Japan House.
Leia também:
- Nosso guia de casas de lamen em SP (tá delicioso!)
- A resenha do blog Apure Guria do restaurante Porque Sim na Liberdade
Mapa das atrações do Bairro da Liberdade
Olha só como é tudo bem pertinho! E tem muito mais do que a gente marcou no mapa! 🙂

O bairro da Liberdade é uma das coisas mais legais de São Paulo. Amo fuçar as lojas e, principalmente, os restaurantes. Só coisa boa!!!
Impossível ir para a Liberdade e não comer, né? 😀
Estive recentemente em Sampa mas não tive oportunidade de conhecer o Bairro da Liberdade. Adorei o vosso relato, foi bom descobrir este cantinho da cidade pelos vossos olhos, obrigado. Abraço desde Portugal.
Estamos te esperando para um passeio na Liberdade na sua próxima visita, hein? 🙂
Oi, pessoal. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba 🙂
Ahhh… A Liberdade é um lugar realmente especial!
Fico feliz de ter mostrado um pouquinho desse diferente para vc.
Obrigada por ter participado do Japão.br!!
É sempre uma delícia passear pela Liberdade! Agradecemos o convite 🙂