Dicas do Pinterest para levar mais usuários ao seu site

Venha descobrir o que é o Pinterest e, se você já conhece a ferramenta, saiba como usá-la para divulgar seus posts e aumentar o tráfego do seu blog. Veja como muitas práticas simples podem aumentar a qualidade e o alcance dos seus pins!

O que é o Pinterest?

O Pinterest funciona basicamente como um mecanismo de busca visual, similar ao Google Imagens, porém com conteúdo inteiramente filtrado e selecionado por pessoas, o que eleva a qualidade do conteúdo e, por sua vez, dos resultados.

Essa menor intervenção automatizada significa que alguém terá de colocar o seu conteúdo no Pinterest. Esse alguém poderá ser você ou algum de seus leitores, e para facilitar o trabalho de ambos, além de buscar um maior alcance para o seu conteúdo, você precisa preparar o conteúdo do seu site para que ele funcione bem no Pinterest.

As dicas que apresentamos são frutos do Vem pra Sampa, meu! quando tivemos a sorte de assistir a uma palestra e trocar ideias com duas das maiores responsáveis pela ferramenta no Brasil sobre as melhores práticas para maximizar o alcance do nosso conteúdo no Pinterest.

Bruna Toni do Pinterest ensinou melhores práticas e tirou dúvidas dos blogueiros

Dicas para deixar seu pin mais relevante nas buscas

Separei algumas dicas que vão do mais óbvio ao menos intuitivo para ajudar você a aumentar as visualizações dos seus posts no Pinterest. O último item vamos cobrir em detalhes em um próximo post daqui a alguns dias.

1. Transforme a sua conta do Pinterest em uma conta empresarial.

Com a conta empresarial, você tem acesso a ótimos recursos adicionais, como dados de tráfego e alcance (analytics) e pins avançados (rich pins), fundamentais para o seu crescimento na rede! Faça a conversão da sua conta pessoal para empresarial djá!

2. Fotos mais atraentes para a plataforma.

Como em toda ferramenta e toda rede, os usuários do Pinterest têm suas preferências. Em geral, o conteúdo vertical tem um alcance muito melhor, pois o layout da plataforma favorece esse formato de conteúdo. Além disso, são muito comuns e fazem sucesso as imagens com títulos ou frases e os infográficos (longas imagens verticais com textos instrutivos sobre determinado assunto).

Como em qualquer outra plataforma, o formato não garante seu sucesso e não vai levar você muito longe se o conteúdo não for bom, ou seja, não basta usar uma foto vertical, é necessário que seja uma foto interessante para os usuário.

Se você já usou o Pinterest, coloque-se no lugar de um usuário que não conheça seu blog ou seu conteúdo: o conteúdo ainda assim se destaca?

3. Você pode e deve compartilhar conteúdo de outras pessoas.

Diferentemente de outras redes em que você precisa se preocupar com a frequência ou o período em que você compartilha conteúdo, no Pinterest mais é mais (contanto que seja mais conteúdo de qualidade 🙂 ).

Até por isso, é uma tática interessante compartilhar conteúdo de qualidade, que seja relevante para o público que você quer atrair, vindo de outros sites ou usuários.

4. Ainda assim, tenha um painel com conteúdo apenas do seu site.

Mesmo dividindo todos os seus outros painéis com conteúdo de outros usuários, sempre tenha um painel exclusivo para seu blog. Assim você facilita o trabalho dos usuários que querem conhecer e compartilhar especificamente o seu conteúdo.

5. Abuse das palavras-chave!

A base da pesquisa no Pinterest é a descrição que você define para pins e painéis. Se você se limitar a descrever uma bela paisagem como”Montanha ao fundo”, o alcance será muito menor do que se usar:

Linda paisagem repleta de árvores e uma montanha banhada pelo pôr-do-sol no cerrado do Brasil.

Viu a diferença? Agora minha imagem também poderá ser encontrada por quem pesquisa qualquer uma das palavras em negrito.

Vale lembrar também que o uso de hashtags no Pinterest não é relevante, o ideal é usar linguagem natural tanto para descrever o conteúdo quando para fazer suas pesquisas.

6. Participe de painéis coletivos.

Participe de grupos e crie painéis coletivos. Isso aumenta a chance de criar lindas galerias sobre um determinado tema, o que sempre aumenta as chances de que um conteúdo tenha ótimo desempenho.

Dê preferência a grupos que compartilhem conteúdo no mesmo idioma do seu blog. Isso serve, novamente, para facilitar a vida do seu usuário, mas também para atrair especificamente o público que também poderá apreciar o conteúdo do seu site.

7. Confirme o seu site.

Além de usar a conta empresarial, é necessário confirmar que você é o dono de um domínio para ter acesso aos dados de desempenho do Pinterest. Veja abaixo um guia rápido para isso:

Passo a passo para confirmar seu site no Pinterest
Passo a passo para confirmar seu site no Pinterest.

Se você prefere não incluir o código fornecido no template do seu site, pode clicar em Baixe este arquivo, salvar o arquivo fornecido e então enviá-lo à pasta public_html do seu site usando qualquer meio de transferência de arquivos.

8. Crie pins avançados, os rich pins

Os pins avançados garantem que o conteúdo do seu site será incluído quando você salvá-lo no Pinterest. Estão disponíveis pins avançados para artigos, filmes, receitas, locais e produtos. Em geral, blogs utilizam o modelo de artigo, mas isso pode variar de acordo com o seu conteúdo.

Exemplo de pin detalhado ou rich pin no Pinterest
Exemplo de pin avançado, ou rich pin, no Pinterest indicando tratar de um artigo e incluindo resumo e data.

No exemplo acima, um pin avançado de artigo, não foi necessário digitar nada do que é exibido no pin ao salvá-lo, tudo foi transferido diretamente do nosso site por meio das tags do pin avançado.

Você já pode consultar o nosso passo a passo de como fazer os rich pins 🙂

9. Salve esta foto no seu Pinterest

Assim você guarda este artigo para ler mais tarde ou enviar para colegas que podem se beneficiar destas dicas!

Veja como muitas práticas simples podem aumentar a qualidade e o alcance do seu conteúdo no Pinterest e levar mais usuários para o seu site

10. Acompanhe o nosso perfil no Pinterest 😉

Tá, isso não vai melhorar seu desempenho no Pinterest, mas a gente coloca conteúdo legal lá 🙂


Leia também:
Fique por dentro das novidades e melhores práticas da ferramenta no Blog do Pinterest

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

17 comentários

Deixe um comentário
  1. Muito obrigada por todas as dicas. =D Adorei o post!!!

    Tenho uma dúvida =D

    Eu vi que todas os pins no Pinterest sempre tem uma imagem com frase ou algum tipo de escrito, mas essa imagem nem sempre está dentro do post. Como é possível ter uma imagem no pinterest, que leve para o meu post sem que essa imagem esteja dentro do meu post?

  2. Adorei as dicas!!!
    Já conhecia algumas técnicas e desde que comecei a utilizar estou vendo os resultados aparecerem!

    Agora vou colocar em práticas as outras que aprendi aqui!!!
    Só vai faltar habilitar os Rich Pins, já tentei zilhões de vezes mas toda hora da erro! hahahaha

    Vou esperar o post de vocês!!!

    Vaaaleu,
    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Estátua de Florence Martus no Morrell Park, na orla do rio Savannah

Você precisa conhecer Savannah, a joia dos Estados Unidos!

Martinelli e Banespa vistos do Vale do Anhangabaú

9 atrações para se apaixonar pelo centro de São Paulo!