Um rich pin, ou pin avançado, automaticamente leva dados do seu site para o Pinterest, fazendo com que os usuários tenham acesso a vários links para o seu site e a detalhes sobre o artigo, como o título e um resumo. Aprenda como fazer rich pins!
As vantagens de um pin avançado
Veja na figura abaixo um exemplo de rich pin e perceba claramente as duas principais vantagens de um pin avançado:
- Mais links: você ganha mais um link para o seu site, em posição de destaque, com o título do artigo!
- Dados automáticos: nenhuma das informações apresentadas no pin exigiu qualquer intervenção no Pinterest, todas elas vieram automaticamente do blog.

O melhor de tudo é que se você tem um blog, é bem provável que sua plataforma de conteúdo (como WordPress e Blogger, entre outras) já deixe quase tudo pronto para criar pins avançados. Ou seja, vai ser bem rápido e fácil finalizar essa configuração. Bora?
Como preparar seu site para criar pins avançados
Você só vai precisar realizar dois passos muito simples.
-
Transforme seu perfil em uma conta empresarial.
Esse é também o primeiro item da nossa lista com dicas do Pinterest para levar mais usuários ao seu site, pois além de os rich pins estarem disponíveis apenas para contas empresariais, esse tipo de conta ainda inclui outros ótimos recursos.
-
Confirme seu site.
Mais um item do nosso post com dicas que é necessário para criar pins avançados. Mas não se preocupe, você só vai precisar de mais uns cliques para confirmar que é o dono do domínio que pretende usar nos pins avançados.
Acesse as configurações da sua conta, role até visualizar o campo site, insira o URL completo do seu domínio e clique em Confirmar website.

Pessoalmente, acho mais prático baixar o arquivo (link Baixe este arquivo) do que incluir o código no template do tema do blog. Se você prefere inserir no template, acho que já deve saber como fazer isso, né? 😉
Se você preferiu baixar o arquivo, tem de colocá-lo na raiz pública do seu site, geralmente uma pasta chamada public_html. Você pode fazer isso pelo gerenciador de arquivos do seu provedor de hospedagem ou por FTP, caso tenha as credenciais do provedor.
-
Prepare seu site com as meta-tags adequadas
Na primeira etapa você só deu uns cliques e na segunda só baixou um arquivo. Deve estar pensando que agora é que complica, certo? 😀
Na verdade, agora chegamos à parte que sua plataforma de conteúdo faz por você! É verdade que alguns plug-ins dão uma ajudinha, como o Yoast SEO no caso do WordPress, mas a base já está pronta mesmo sem plug-ins.

Meta-tags são breves descrições sobre o seu conteúdo que ficam no cabeçalho das suas páginas e ajudam mecanismo de busca, como Google, Pinterest etc. a entender melhor sua página e a catalogar informações sobre ela.
A documentação do Pinterest indica as tags usadas em um rich pin, mas se você usa WordPress + Yoast, pode se basear na figura abaixo.

“Mas eu preferia fazer pins de receitas, filmes etc.”
Os pins avançados também estão disponíveis para outros formatos de conteúdo: apps, filmes, receitas, produtos e lugares. A documentação do Pinterest sobre pins avançados tem páginas específicas para cada tipo de conteúdo, mas a ideia é a mesma, usar tags para ajudar o Pinterest a entender o seu conteúdo. Em uma receita, por exemplo, você usa tags para identificar os ingredientes, o tempo de preparo e o rendimento.
Siga a gente no Pinterest!
Salve a foto abaixo no Pinterest para ter este tutorial sempre à mão e não deixe de seguir a gente lá. A Coisa está sempre atrás de conteúdo legal e coloca tudo nas nossas pastas!
Aliás, como você está interessado no Pinterest, recomendo ler também:
- Nosso post com dicas para melhorar seu desempenho no Pinterest
- O Blog do Pinterest com novidades e melhores práticas da ferramenta
E é isso! Tudo muito simples e fácil. É bem provável que você faça tudo em menos de 15 minutos, mas se tiver qualquer problema, deixe seu comentário que vamos tentar ajudar!
Coisaaa e Coisoo 🙂 Eu segui o passo a passo do seu post e não deu certo, ai fiquei quebrando a cabeça e testando diversos caminhos. O que funcionou foi foi uma etapa de “aplicar para rich pins” através do link abaixo:
https://developers.pinterest.com/tools/url-debugger/
Coloquei qualquer link de post do meu site, apliquei e ele deu ok. Feito isso todos os meus pins passaram a ser rich seguindo o passo 3 que vocês descrevem aqui (título do post = título do pin & meta do post = descrição do pin). Espero que ajuda. Obrigada pele passo a passo, sem ele não seria capaz 🙂
Olha que orgulho 🙂 🙂
https://br.pinterest.com/pin/467600373800957635/
Beijos
Uhu!!! Que bom que conseguiu e obrigada pela dica, pode ser bem útil para outras pessoas 🙂
Fica bem melhor com rich pin, né? Posso dar um pitaco? Deixa o painel do blog na frente de todos os outros, assim os usuários tem mais chance de ver o seu conteúdo!
Já fiz tudo isso, confirmei meu site, mas não consigo validar para utilização dos rich pins. Alguma dica do que pode estar errado?
Artigo muito bom! Acabei de seguir o passo a passo. Valeu! :-*
Obrigada, Carol… e deu tudo certo? 😉
Estava para dar parabéns pelo post, mas meu olho bateu na “bunda”… Oops… na opinião! Esse é uma das frases que aprendi com a minha avó.
;D
mas ainda ganhamos o parabéns?