Como fazer rich pins e aumentar seu alcance no Pinterest

Aprenda como fazer os pins avançados!

Um rich pin, ou pin avançado, automaticamente leva dados do seu site para o Pinterest, fazendo com que os usuários tenham acesso a vários links para o seu site e a detalhes sobre o artigo, como o título e um resumo. Aprenda como fazer rich pins!

As vantagens de um pin avançado

Veja na figura abaixo um exemplo de rich pin e perceba claramente as duas principais vantagens de um pin avançado:

  1. Mais links: você ganha mais um link para o seu site, em posição de destaque, com o título do artigo!
  2. Dados automáticos: nenhuma das informações apresentadas no pin exigiu qualquer intervenção no Pinterest, todas elas vieram automaticamente do blog.
A diferença entre um pin avançado e um pin comum
A diferença entre um pin avançado e um pin comum.

O melhor de tudo é que se você tem um blog, é bem provável que sua plataforma de conteúdo (como WordPress e Blogger, entre outras) já deixe quase tudo pronto para criar pins avançados. Ou seja, vai ser bem rápido e fácil finalizar essa configuração. Bora?

Como preparar seu site para criar pins avançados

Você só vai precisar realizar dois passos muito simples.

  1. Transforme seu perfil em uma conta empresarial.

Esse é também o primeiro item da nossa lista com dicas do Pinterest para levar mais usuários ao seu site, pois além de os rich pins estarem disponíveis apenas para contas empresariais, esse tipo de conta ainda inclui outros ótimos recursos.

  1. Confirme seu site.

Mais um item do nosso post com dicas que é necessário para criar pins avançados. Mas não se preocupe, você só vai precisar de mais uns cliques para confirmar que é o dono do domínio que pretende usar nos pins avançados.

Acesse as configurações da sua conta, role até visualizar o campo site, insira o URL completo do seu domínio e clique em Confirmar website.

Passo a passo para confirmar seu site no Pinterest
Passo a passo para confirmar seu site no Pinterest.

Pessoalmente, acho mais prático baixar o arquivo (link Baixe este arquivo) do que incluir o código no template do tema do blog. Se você prefere inserir no template, acho que já deve saber como fazer isso, né? 😉

Se você preferiu baixar o arquivo, tem de colocá-lo na raiz pública do seu site, geralmente uma pasta chamada public_html. Você pode fazer isso pelo gerenciador de arquivos do seu provedor de hospedagem ou por FTP, caso tenha as credenciais do provedor.

  1. Prepare seu site com as meta-tags adequadas

Na primeira etapa você só deu uns cliques e na segunda só baixou um arquivo. Deve estar pensando que agora é que complica, certo? 😀

Na verdade, agora chegamos à parte que sua plataforma de conteúdo faz por você! É verdade que alguns plug-ins dão uma ajudinha, como o Yoast SEO no caso do WordPress, mas a base já está pronta mesmo sem plug-ins.

Exemplo de meta-tags criadas pelo WordPress e pelo Yoast SEO
Exemplo de meta-tags criadas pelo WordPress e pelo Yoast SEO.

Meta-tags são breves descrições sobre o seu conteúdo que ficam no cabeçalho das suas páginas e ajudam mecanismo de busca, como Google, Pinterest etc. a entender melhor sua página e a catalogar informações sobre ela.

A documentação do Pinterest indica as tags usadas em um rich pin, mas se você usa WordPress + Yoast, pode se basear na figura abaixo.

Quais dados são coletado pelo Pinterest para compor um pin avançado
Indicação de quais dados são coletados pelo Pinterest para compor um pin avançado.

“Mas eu preferia fazer pins de receitas, filmes etc.”

Os pins avançados também estão disponíveis para outros formatos de conteúdo: apps, filmes, receitas, produtos e lugares. A documentação do Pinterest sobre pins avançados tem páginas específicas para cada tipo de conteúdo, mas a ideia é a mesma, usar tags para ajudar o Pinterest a entender o seu conteúdo. Em uma receita, por exemplo, você usa tags para identificar os ingredientes, o tempo de preparo e o rendimento.

Siga a gente no Pinterest!

Salve a foto abaixo no Pinterest para ter este tutorial sempre à mão e não deixe de seguir a gente lá. A Coisa está sempre atrás de conteúdo legal e coloca tudo nas nossas pastas!
Como fazer rich pins e aumentar seu alcance no Pinterest
Aliás, como você está interessado no Pinterest, recomendo ler também:


E é isso! Tudo muito simples e fácil. É bem provável que você faça tudo em menos de 15 minutos, mas se tiver qualquer problema, deixe seu comentário que vamos tentar ajudar!

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

7 comentários

Deixe um comentário
  1. Coisaaa e Coisoo 🙂 Eu segui o passo a passo do seu post e não deu certo, ai fiquei quebrando a cabeça e testando diversos caminhos. O que funcionou foi foi uma etapa de “aplicar para rich pins” através do link abaixo:
    https://developers.pinterest.com/tools/url-debugger/
    Coloquei qualquer link de post do meu site, apliquei e ele deu ok. Feito isso todos os meus pins passaram a ser rich seguindo o passo 3 que vocês descrevem aqui (título do post = título do pin & meta do post = descrição do pin). Espero que ajuda. Obrigada pele passo a passo, sem ele não seria capaz 🙂
    Olha que orgulho 🙂 🙂
    https://br.pinterest.com/pin/467600373800957635/
    Beijos

    • Uhu!!! Que bom que conseguiu e obrigada pela dica, pode ser bem útil para outras pessoas 🙂
      Fica bem melhor com rich pin, né? Posso dar um pitaco? Deixa o painel do blog na frente de todos os outros, assim os usuários tem mais chance de ver o seu conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Martinelli e Banespa vistos do Vale do Anhangabaú

9 atrações para se apaixonar pelo centro de São Paulo!

Montanhas nevadas vistas do Wupatki National Monument próximo a Flagstaff no Arizona

A Rota 66 e as incríveis paisagens do Arizona