9 atrações para se apaixonar pelo centro de São Paulo!

O centro de São Paulo está repleto de cultura, comida e opções de compras inusitadas. É tanta coisa para fazer que vamos falar só do que há em volta do metrô São Bento e faremos um belo passeio por parte da rica história da cidade. Vem!

Martinelli e Banespa vistos do Vale do Anhangabaú
Martinelli e Banespa vistos do Vale do Anhangabaú

Dicas de o que fazer no centro de São Paulo

Para começar, a melhor opção para ir ao centro é o transporte público, seja metrô ou ônibus. Assim você evita trânsito e não tem que se preocupar com vaga para estacionar, algo que pode ser complicado e caro na região central de SP.

Para ajudar você a aproveitar o centro, vamos fazer uma série de posts com diversas atrações pelo centro, divididos pela proximidade a estações do metrô. Neste primeiro post, selecionamos nossos passeios favoritos próximos ao metrô São Bento. 💜


Leia também:


Atrações no centro de SP próximas a estação São Bento do metrô

O metrô São Bento tem três saídas bem sinalizadas que te jogam no Vale do Anhangabaú, na Ladeira Porto Geral ou já na praça em frente ao Mosteiro São Bento. O mosteiro é uma ótima opção para começar o passeio pela região, ou então para terminar o dia, pois é bem provável que você queira sair da padaria do mosteiro com uma sacolinha.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP)

O CCBB-SP é famoso por receber grandes exposições (como os panoramas de Mondrian e Picasso) e por incluir em sua programação excelentes peças de teatro e shows! Por falar nas grandes exposições, as recentes mudanças no sistema de entrada garantem horário agendado e filas mínimas!

Instalado no primeiro edifício de propriedade do Banco do Brasil em São Paulo, o CCBB-SP tem uma programação cultural constante, por isso é sempre bom conferir as novidades da programação no site.

Obra de Cai Guo-Qiang feita com pólvora exposta no CCBB-SP
Obra de Cai Guo-Qiang feita com pólvora exposta no CCBB-SP

Mesmo que você decida não ver nada específico por lá, a visita ainda vale a pena, pois você vai poder conhecer e entrar em um dos prédios mais bonitos e bem conservados do centro de São Paulo.

Centro Cultural Banco do Brasil

R. Álvares Penteado, 112

culturabancodobrasil.com.br

Daiso Japan

A rede japonesa de lojas é ideal para você encontrar tudo aquilo que você nem sabia que queria ou precisava! Somos frequentadores constantes e a Daiso muitas vezes é a nossa primeira opção quando precisamos de algo para a casa, já que a maioria dos produtos custa menos de R$ 10.

A loja do centro de São Paulo tem desde artigos de papelaria até utensílios de cozinha, passando por acessórios para pesca e jardinagem, caixas para presentes, cerâmicas etc. etc. etc.!

Daiso Japan

R. Direita, 247

daisojapanbrasil.com.br

Casa Godinho

Fundada em 1888 na praça da Sé, a mercearia se mudou para a rua Libero Badaró em 1923 e continua lá até hoje com seu status de um clássico do centro de SP. Famosa por suas empadas (nhami!), bolos gelados saborosos e sanduíches de frios fatiados e montados na hora!

Casa Godinho

R. Líbero Badaró, 340

casagodinho.com.br

Edifício Martinelli

Ver uma cidade do alto é uma das coisas mais maravilhosas para se fazer e em São Paulo dá para fazer isso de graça, no Edifício Martinelli!

Do alto desse ícone da cidade, você tem uma vista completa do centro, incluindo marcos como a Catedral da Sé e o Centro Cultural dos Correios. Se o tempo estiver bom, você pode enxergar até o Pico do Jaraguá.

As visitas ficaram suspensas por mais de ano, mas voltam e há a promessa de uma revitalização total. As visitas são realizadas em grupos de 15 pessoas. Não é necessário agendar, basta comparecer ao local 30 minutos do horário pretendido.

Os horários das visitas ao Edifício Matinelli são: Segunda a sexta às 11h, 13h, 15h30 e 17h30 e sábados, domingos e feriados às 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 18h30

Edifício Martinelli

R. São Bento, 405

prediomartinelli.com.br

Casa Mathilde

Um doce pedaço de Portugal bem no centro de SP. Não há melhor definição para a Casa Mathilde, doçaria portuguesa trazida há alguns anos para o Brasil.

Já perdemos a conta de quantas vezes fomos comer maravilhosos pastéis de nata, travesseiros de Sintra e outras delícias. O pior é que depois de tantas vezes já devíamos ter aprendido que um doce por pessoa é suficiente, mas nunca conseguimos pedir só isso!

Casa Mathilde

Praça Antônio Prado, 76

casamathilde.com.br

Mosteiro de São Bento

O prédio do mosteiro em si já é algo para se admirar, especialmente por dentro, mas além disso, o Mosteiro de São Bento ocasionalmente realiza exposições, apresentações de canto gregoriano e até um brunch mensal. Para participar do brunch, é necessário ligar para a realizadora do evento, então confira o telefone no site do mosteiro e torça para conseguir ingressos, pois eles esgotam bem rápido.

Para completar, os monges beneditinos do mosteiro, em respeito à tradição do ora et labora, fazem ótimos pães e bolos que estão à venda logo à esquerda da entrada principal do mosteiro, mas fique atento aos horários, pois a loja fecha às 18h durante a semana, mas às 12h nos finais de semana. Então não deixe de comprar algo mesmo que tenha que passar o resto do dia carregando uma sacola com pães e doces.

Mosteiro de São Bento, viaduto Santa Ifigênia e muito mais vistos do terraço do Edifício Martinelli
Mosteiro de São Bento, viaduto Santa Ifigênia e muito mais vistos do terraço do Edifício Martinelli.

Não deixe de experimentar o pão de azeite, os bolos Laetare (amêndoas, canela e limão) e Gaudeamus (pistache e limão) e a deliciosa Cantabona (doce italiano à base de Mel, Pistache, Chocolate e amêndoas).

Mosteiro de São Bento

Largo de São Bento, s/n

mosteiro.org.br

Rua 25 de Março

Provavelmente a maior polêmica desta lista e a que exige mais paciência em relação a locais muito cheios. Ainda assim, pode ser um ótimo programa de compras com bons achados.

Nossas lojas preferidas na região são a MP Brinquedos, que tem sempre os melhores preços em brinquedos e jogos de tabuleiro, e Niazi Chohfi, onde você encontra centenas de tecidos, cortinas e muitas utilidades domésticas com um preço muito melhor do que em grandes lojas do gênero.

Viu, nem só de roupas e bijuterias vive a 25 😉 Dê uma chance!

Mercado Municipal de São Paulo

Adoro mercados, por isso sou suspeita para falar do nosso maior mercadão da cidade, mas é impossível não se encantar com o Mercado Municipal, suas cores, seus cheiros e seus sabores. Dá vontade de experimentar todas aquelas frutas de que você nunca ouviu falar…

Claro que você já deve ter ouvido falar do famoso sanduíche de mortadela e do pastel de bacalhau, mas sou vegetariana, então nem posso comentar, mas o Coiso já comeu e não é fã de nenhum dos dois. Na dúvida, prove e nos diga o que achou 😉

Mercado Municipal (Mercadão)

R. Cantareira, 306

oportaldomercadao.com.br

Zona cerealista

Toda a popularidade do Mercadão fez com que os preços subissem um bocado por ali, então se você está procurando um local mais barato para comprar grãos, castanhas, azeites, queijos, conservas, temperos e outros ingredientes culinários, caminhe mais alguns minutos e vá até a zona cerealista!

O preço é imbatível! Tudo vai parecer caro em outro lugar depois disso. A região pode não parecer bonita, mas nunca tivemos problemas e toda a diversidade de produtos com ótimos preços faz a visita valer a pena.

Entre as muitas lojas da região, costumamos fazer nossas compras no Empório Santa Filomena.

Roteiro no centro de São Paulo (metrô São Bento)

Incluímos todas as atrações no mapa abaixo, e você pode ver que são apenas 3 km para ver todas elas. Se você não for fazer compras de grãos e afins para levar para casa, ainda pode deixar a zona cerealista para um outro dia e fazer um percurso mais curto, de menos de 2 km.

O centro de SP é um local seguro em dias úteis e no horário comercial, devido ao grande número de pessoas que trabalham na região, ainda assim dicas de segurança básicas válidas para qualquer grande cidade e qualquer local com grande concentração de pessoas também devem ser seguidas, como ficar atento ao seu entorno e não dar bobeira com mochilas e bolsas abertas ou longe do corpo.

Exibir mapa ampliado

Tem mais dicas de atrações no centro de São Paulo? Deixe nos comentários, quem sabe não colocamos nos próximos posts da série!

Assine o blog e não perca nenhum post! 😜

Não perca nossas novidades!

Você não vai receber spam.


Quer mais opções de passeio em São Paulo? Veja também:

O que fazer na Avenida Paulista: os melhores passeios!

Guia das melhores casas de lamen de são Paulo

Dicas de passeios além do óbvio na Vila Madalena por Gaía Passarelli

5 lugares pouco conhecidos, gratuitos e obrigatórios emSP!


Gostou do post? Salve esse pin para ler mais tarde:

Centro de SP: dicas de atrações e passeios para se apaixonar por essa região de São Paulo


 

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

12 comentários

Deixe um comentário
  1. Oi adorei o blog! Sugiro um roteiro no largo são Francisco a igreja é linda e o comércio próximo muito bom … seria legal algumas dicas nessa região! Bjs

    • Oi, Andrea
      Aqui é a Sonia (Coisa :D) e fico muito feliz de você ter curtido o nosso blog!
      Sim, um roteiro pelo largo é uma ótima pedida 🙂
      Preciso atualizar os posts do centro de SP e pode deixar que vou colocar dicas dessa região.
      Obrigada!

  2. Olá. Parabéns pelo post. Mostra que de fato conhece Sampa com a palma da mão.
    Para ficar show, você deveria fazer, nessa mesma região, um circuito de restaurantes tradicionais.
    Será que tem chance?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Logotipo Pinterest

Dicas do Pinterest para levar mais usuários ao seu site

Aprenda como fazer os pins avançados!

Como fazer rich pins e aumentar seu alcance no Pinterest