Onde comer e beber muito bem em Florianópolis

Por ser tão turística, são tantas opções para comer e beber bem em Florianópolis, que fica difícil se decidir. Então, para ajudar você a aproveitar seus dias na ilha, enfrentamos a árdua tarefa de testar algumas ótimas opções gastronômicas. Vem ver!


Leia também: Conheça os melhores brinquedos do Beto Carrero


Dicas de onde comer e beber em Floripa

Boteco Vai quem quer, no Mercado Público

Nada de fazer suspense, vamos começar logo com boteco 🙂

O nome Vai quem quer remete aos tempos em que o mar chegava aos pés do Mercado e a praia mais próxima era conhecida por não ser muito limpa, o que lhe rendeu o titulo de “Praia do vai quem quer”.

Avancemos décadas até os dias de hoje: o mar foi afastado para a passagem do trânsito e o Mercado Público de Florianópolis está totalmente revitalizado.

No Mercado Público de Florianópolis você encontra dezenas de opções de restaurantes

Hoje, o Mercado conta com centenas de mesas em um ambiente amplo e coberto para acomodar quem decide fazer uma refeição nas diversas opções gastronômicas de lá.

Entre as opções, está o Vai quem quer, que além de resgatar a história de Florianópolis em seu nome, também preserva a cultura local por meio da culinária, já que o restaurante utiliza apenas ingredientes da região em seus pratos.

Onde comer em Florianópolis: Boteco Vai Quem Quer no Mercado Público

Além da comida típica de Florianópolis, no Vai quem quer você também encontra refrigerantes criados e produzidos em Santa Catarina: o guaraná Pureza e o Laranjinha (foi o meu preferido). Ótima pedida para complementar a gastronomia local!

Onde comer em Florianópolis: Boteco Vai Quem Quer dentro do Mercado Público

Boteco Vai quem quer: Rua Jerônimo Coelho, 60, Mercado Público, Box 2, Centro

Batú (temporariamente fechado)

O Batú Burger N’ Beer além de um espaço fantástico e acolhedor, os sanduíches são pra lá de deliciosos!

O espaço é basicamente dividido em três partes: uma seção coberta com grandes mesas comunitárias onde também ficam a cozinha e o caixa, um gramado aberto com espaço para relaxar e aproveitar dias ensolarados (ou deixar crianças correrem feito loucas) e uma outra seção coberta com sofás e uma mesa de sinuca.

Onde comer em Florianópolis: Espaço Batú

Ainda na seção da comida, um contêiner funciona como espaço para artistas locais exporem as suas obras. Aliás, a cozinha também fica em um contêiner e, já que estamos falando disso, nós também ficamos hospedados em um contêiner em Floripa, a Aldeia Conteiner!

Mas, voltando ao Batú, vamos ao que mais importa: a comida! Com ótimas opções para carnívoros e vegetarianos, o Batú se destaca pela qualidade dos ingredientes, pelas combinações saborosas e pela atenção aos detalhes no preparo.

As opções vegetarianas, por exemplo, não têm nada de soja insossa, o sanduíche que comi incluía deliciosos cogumelos! Diz o Coiso que os outros hambúrgueres da casa seguem a mesma escala de deliciosidade! (Sim, acabei de inventar essa palavra e essa escala. 😉 )

Hambúrguer delicioso do Espaço Batú em Florianópolis

Espaço Batú: SC-405, 3217 – Campeche


Leia também: Uma expedição fotográfica pelas belezas de Florianópolis


Sabor da Costa

Prefere ir pra Lagoa da Conceição em vez de ir pro Centro? Recomendo então uma boa refeição com uma vista maravilhosa no Sabor da Costa!

Se você come peixe, não vai ser fácil encontrar uma opção melhor e com produto mais fresco, já que o próprio chef Jajá sai para pescar todos os dias o que será servido no restaurante.

Onde comer em Florianópolis: Sabor da Costa

Então você tem peixes pescados a poucas horas, e preparados a poucos metros da sua mesa pelo próprio Jajá, acompanhados de guarnições tradicionais (como pirão e farofa) ou mais modernas (como o molho cítrico de manga) e a vista para a bela Lagoa da Conceição, bom, né?

O clima do lugar é perfeito para uma refeição tranquila e sem pressa!

Onde comer em Florianópolis: Sabor da Costa do Chef Jajá

Para chegar no Sabor da Costa, você vai precisar pegar um barco, seja um da Cooperbarco saindo da Rua Senador Ivo de Aquino, 10, bem na esquina com a Avenida das Rendeiras (você pode consultar os preços e horários no site) ou um da Coopercosta, saindo da SC-406.

Sabor da Costa: Rua Geral Costa da Lagoa, s/n, Costa da Lagoa da Conceição, Florianópolis


Café Cultura Brasil

Lugar mais do que especial para amantes de café, no Café Cultura você pode tomar xícaras e mais xícaras da bebida preparadas das mais diversas formas até precisar repetir o método de preparação.

E se você é um verdadeiro fanático por café, vai adorar saber que o Café Cultura adota um padrão extremamente alto de controle de qualidade, sabe exatamente de quais fazendas vêm os seus grãos e testa e aprimora receitas constantemente no Café Cultura Lab, que fica em frente à loja da rede na Lagoa da Conceição.

Onde beber em Florianópolis: Café Cultura Lab

Para complementar o café, o Café Cultura ainda oferece lanches e refeições, como risotos e massas. Não é dos lugares mais baratos da ilha, mas o ambiente e a qualidade dos produtos fazem valer a pena.

Onde comer em Florianópolis: Café Cultura Brasil

Há diversas unidades em Florianópolis, mas recomendamos a da Lagoa da Conceição, para que você depois faça uma visita ao Café Cultura Lab e possa conhecer mais sobre o produto e levar alguns grãos para casa.

Café Cultura Lagoa da Conceição: Rua Manoel Severino de Oliveira, 669, loja 3

Café Cultura Lab: Rua Manoel Severino de Oliveira, 653, loja 1A


Coza Linda Cervejaria

Floripa tem se mostrado cada vez mais um destino incrível para quem aprecia a boa cerveja artesanal, durante nossas noites na cidade, ficamos impressionados com o número de cervejarias e de bares que servem os produtos locais!

Entre esses estabelecimentos está a cervejaria Coza Linda, destino certo nas noites de Florianópolis. Localizada em um antigo casarão em Coqueiros, bairro repleto de opções gastronômicas, especialmente noturnas, o Coza Linda se destaca por dar preferência aos produtos e à cultura local.

Onde beber em Florianópolis: Cervejaria Coza Linda

Além de diversos rótulos do estado, o Coza Linda também oferece opções da própria casa, como a Cozalinda Pilsen e a Curió Witbier.

Para acompanhar tanta água de cevada, são muitas as opções de lanches e petiscos deliciosos. 😉

Onde comer em Florianópolis: Coza Linda

Coza Linda: R. Des. Pedro Silva, 2406 – Coqueiros


Cervejaria Catarina

Outra parada obrigatória dos cervejeiros na ilha, a Brew House Catarina foi criada e é mantida por uma equipe jovem apaixonada pelo que faz e pelo mercado de cervejas artesanais de Santa Catarina.

Onde beber em Florianópolis: Cervejaria Catarina

O cardápio varia de acordo com a disponibilidade dos fornecedores, mas você sempre tem à disposição mais de 40 rótulos de diversos fabricantes locais de cerveja artesanal.

Além das opções clássicas, a Catarina serve também novidades e edições limitadas desses fabricantes, como a premiada Éden Beer Patilazo, cerveja no estilo American Wheat e que inclui melancia in natura na composição! 😉

Cervejaria Catarina: Laurindo Januário Silveira, 1233 – Lagoa da Conceição


Você tem alguma dica de ótimos bares e restaurantes na Ilha da Magia? Deixe nos comentários!


Estas dicas foram frutos do projeto Expedição Floripa, de que participaram os blogs Coisos on the go, Com os pés no mundo, Cris pelo mundo, Finestrino, Idas e Vindas da Carol, O Baú do Viajante, Tô Pensando em Viajar e Viagem em Detalhes.

Parceiros e organizadores do projeto Expedição Floripa

 

Onde comer e beber em Florianópolis: dicas dos melhores bares e restaurantes da ilha da magia

Hotel

O melhor preço e em qualquer lugar do mundo.

Seguro

São 5% de desconto ao comprar no blog e mais 5% no boleto.

Carro

Compare diversas locadoras e pague em até 10x.

Celular

Não dá mais para viajar para o exterior sem Internet, né?

14 comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Restos de embarcação na Lagoa da Conceição

Uma expedição fotográfica pelas belezas de Florianópolis

Fachada de dois dos quatro contêineres da Aldeia Container na Lagoa da Conceição em Florianópolis

Onde ficar em Florianópolis: Aldeia Container