Viagem de carro em Portugal: de Lisboa a Setúbal e Arrábida

   |        |     Atualizado em 17 de julho de 2018

Praias desertas, o castelo que foi sede da Ordem de Santiago e vários outros passeios a menos de uma hora de Lisboa: uma viagem de carro em Portugal para desbravar cidades à sua volta é uma ótima ideia! Veja nossa sugestão de roteiro!

Viagem de carro em Portugal - Setúbal - A estrada até a cidade saindo de Portinho de Arrábida oferece vistas maravilhosas de Setúbal e de Troia-Mar

Essa vista linda está a apenas uma hora de Lisboa!

Portugal é um país cheio de surpresas, e muitas delas estão a uma curta distância das grandes cidades do país, como Porto e Lisboa. Vinícolas, praias, castelos, ruínas e muitas outras atrações pouco conhecidas do público brasileiro, mas que valem a viagem!


Veja também:


Para percorrer o roteiro completo deste post e voltar a Lisboa, você vai precisar de menos de 3h de estrada, então é bem possível fazer as paradas todas em um único dia. No entanto, você pode aproveitar as praias da serra da Arrábida o dia inteiro, ou querer aproveitar melhor Setúbal e Palmela, duas cidades cheias de história, com castelos, fortes, museus e muita gastronomia. Por tudo isso, também vale a pena dormir pelo menos uma noite em alguma das paradas do roteiro!

Roteiro de viagem de carro saindo de Lisboa

Nosso roteiro sai de Lisboa em direção ao sul de Portugal com paradas para todos os gostos, passando por praias, vinícolas, ruínas e museus!

Azeitão

Essa pacata cidadezinha de menos de 20 mil habitante tem atrações deliciosas, literalmente. É famosa por suas vinícolas e pela tradicional torta de queijo da região.

Viagem de carro em Portugal - Azeitão: cidade pacata famosa por seus doces e vinhos

Viagem de carro em Portugal – Azeitão: cidade pacata famosa por seus doces e vinhos.

Como nosso tempo era curto, visitamos apenas uma das vinícolas da região, mas a Quinta da Bacalhôa  também é muito famosa e aparentemente um ótimo passeio!

Casa Museu José Maria da Fonseca

Você já ouviu falar dos vinhos Periquita, certo? Pois é a José Maria da Fonseca que produz esse e diversos outros rótulos reconhecidos mundo afora. Visitar a José Maria da Fonseca não é só conhecer um vinho, é conhecer uma produção familiar com quase 200 anos de história em uma visita guiada pela Casa Museu, os jardins da propriedade e as caves.

Viagem de carro em Portugal - José Maria da Fonseca - Menos de 40 minutos ao sul de Lisboa fica a Casa Museu da vinícola com equipamentos e caves centenários

Menos de 40 minutos ao sul de Lisboa fica a Casa Museu da José Maria de Fonseca, com equipamentos e caves centenários.

Além de descobrir mais sobre a história e a produção de vinhos, as caves são uma emoção a parte, com direito a garrafas de vinhos pré-Segunda Guerra Mundial parte de uma grande coleção da vinícola.

Para completar, sua visita dá direito à degustação de alguns vinhos. Prove o moscatel (famosíssimo na região de Setúbal), é delicioso!

Viagem de carro em Portugal - José Maria da Fonseca - A lojinha da Casa Museu tem bons preços e produtos exclusivos da vinícola

A lojinha da Casa Museu tem bons preços e produtos exclusivos da vinícola.

Casa das Tortas

Uma vez em Azeitão, impossível não provar o doce típico da região, a torta de Azeitão, feita à base de ovos (claro, como praticamente todo doce português 😀 ).

Viagem de carro em Portugal - Castelo de Azeitão - A torta de Azeitão é um doce famoso em todo o país

Quase na frente da vinícola José Maria de Fonseca, você encontra a doçaria Casa das Tortas (a casinha branca no fundo da primeira foto de Azeitão aqui do post). Lá você pode provar mais esse delicioso doce português e fingir que nada engorda só porque você está viajando.

Se tiver mais tempo em Azeitão

Além de outra grande vinícola de renome que oferece visitas guiadas, a Bacalhôa Vinhos de Portugal, também está na região a Azulejos de Azeitão, uma fábrica de azulejos que produz esse símbolo português de forma tradicional, pintados a mão.

Experimente também o queijo de Azeitão, mais uma iguaria imperdível.

Serra da Arrábida

Essencial nessa viagem de carro ao sul de Lisboa, a Serra da Arrábida é um lugar maravilhoso, com uma estrada de curvas lindas e um mar azul acompanhando seu trajeto. Ainda não sei como é que os brasileiros não descobriram esse lugar incrível!

Portinho da Arrábida

Essa pequena vila na encosta da serra fica bem no meio do Parque Natural da Arrábida e é um dos mais famosos pontos de turismo da Serra da Arrábida, mesmo parecendo estar deserta.

Viagem de carro em Portugal - Portinho de Arrábida - Um paraíso com um único restaurante, uma pousada e uma praia praticamente deserta com um mar lindo

Ao chegar no Portinho, você encontra uma pousada e um restaurante, o resto é todo natureza… um lugar tranquilo, com praias desertas de águas claras e areia branca.

Um pouco antes de chegar no Portinho, ainda na parte mais alta da serra, você vai passar pelo histórico Convento de Nossa Senhora da Arrábida, aberto para visitação apenas por agendamento. Já na descida da serra, você também vai passar pelo Forte de Santa Maria da Arrábida, importante remanescente dos tempos em que era necessário defender a região de invasores. Hoje, o forte abriga o museu oceanográfico da região.

Outros passeios na Serra da Arrábida

A serra é famosa também para a prática de esportes de aventura, como escalada e mergulho, passeios de barco e visitação de grutas, sem falar nas várias praias da região sempre presentes nas listas de melhores praias da Europa.

Viagem de carro em Portugal - Portinho de Arrábida - O mar em Portinho é deslumbrante

Setúbal

Com cerca de 100 mil habitantes, Setúbal é uma cidade muito acolhedora, com uma orla cheia de restaurantes especializados em frutos do mar e atrações como fliperama e boliche (a cidade recebe muitos jovens nas férias de verão).

Viagem de carro em Portugal - Setúbal - Ao fundo a Serra da Arrábida e o Forte de São Filipe

Entre as principais atrações da região, estão as fortalezas e muralhas, como o Forte de São Filipe, as ruínas romanas de Troia (abertas a visitação de março a outubro) e, para completar, muita comida!

Um dos destaques da culinária da região é o choco empanado frito, muito próximo da cozinha de praia brasileira, servido com limões. O choco é um parente da lula e do polvo e tem sabor bem similar, mas é bem mais carnudo!

Viagem de carro em Portugal - Setúbal - O choco frito é um dos símbolos da culinária de Setúbal

Choco frito acompanhado de arroz de feijão, migas (acompanhamento típico do Alentejo, feito de pão, azeite, alho e coentro) e salada mista.

Palmela

Última parada neste nosso roteiro rápido ao sul de Lisboa, Palmela é uma pequena vila pertencente a Setúbal que abriga em seu ponto mais alto o Castelo de Palmela, grande fortaleza militar erguida no século XII e que funcionou como sede da Ordem de Santiago. É, aquela de Compostela mesmo. 🙂

Viagem de carro em Portugal - Castelo de Palmela - Dentro dos muros do castelo você encontra pousada histórica, museu municipal, café e ruínas do século XV

Dentro do castelo, que abriga diversos eventos durante o ano, você encontra um café, museu, pousada histórica e ruínas anteriores até mesmo à construção do castelo. Além de tudo isso, você tem uma vista maravilhosa de Setúbal e de Palmela, é possível até ver o mar.

Viagem de carro em Portugal - Castelo de Palmela - Setúbal e o mar vistos do castelo


E você, já fez outras viagens de carro por Portugal? Onde? Como foi? Passou algum perrengue? Conta pra gente!

Compartilhe!
  • 28
  • 132
  •  
  •  
  •  
  •  

Curtiu? Deu vontade de viajar? Planeje sua viagem com a gente!

Reserve seu hotel no Booking.com! São milhares de hotéis com cancelamento gratuito.
A Rentcars.com compara várias locadoras de carros, cobra em Reais e parcela em 12 vezes!
Ganhe 5% de desconto com o código COISOS5 ao comprar seguro viagem na Seguros Promo.
Você precisa de Internet quando viaja! A EasySim4u oferece voz e dados em mais de 140 países.

Todos os parceiros são escolhidos com cuidado para que você sempre consiga o melhor preço! Além disso, quando você usa nossos links e afiliados, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e o melhor é que você não paga nada a mais por isso.

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Assine o blog!

Eu sou a Coisa e sou a parte um pouco mais criativa e espontânea do blog. Escrevo a maioria dos posts, defino mais ou menos a direção das pautas, me preocupo além da conta com cada coisinha que temos de fazer para melhorar o blog e estou sempre convencendo o Coiso a viajar mais um pouquinho!

Já dizia o ditado: "Opinião é como bunda, todo mundo tem uma". Mostre a sua! 😁

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Siga-nos no Instagram

  • A @pinacotecasp está com uma exposição MATADORA!
"Mulheres Radicais: arte latino-americana 1960-1985" finalmente dá voz a artistas que resistiram (e ainda resistem!) ao escasso espaço que a história da arte reservou a suas obras e experimentações.  Trabalhos impressionantes, únicos, cheios de força e sensibilidade! Imperdível 💪 .
.
#coisosonthego #mulheresradicais #pinacoteca #sp
  • O Coiso no @ccbbsp está passando na sua timeline para avisar que esse sábado tem muuuuuuita coisa boa em SP!
.
.
- Exposição do #AthosBulcão no @ccbbsp pra conhecer mais sobre o artista e ver os azulejos cheios de poesia que ele criava, e o melhor de graça!
.
.
- Jornada do Patrimônio, um dos eventos mais legais do ano em que você pode visitar vários imóveis antigos da cidade que geralmente ficam fechados para visita. Tudo com entrada gratuita! Mais informações no @dph_sp. .
.
. - Festival @tasteofsaopaulo, fomos ontem e tem bastante coisa no Stories (dá uma olhada). Muita comida boa, oficinas, música, produtores independentes! Ingressos no site e na bilheteria do Taste. Vá!
.
. - Cine Döppelganger com os filmes "De olhos bem fechados" e "Rede de intrigas" seguidos de debate com @trabalhosujo e a Joyce do @cinemascopebr. O primeiro filme começa às 11h e o segundo às 14h30. Vai que vale muito a pena! É de grátis também :) .
.
.
#coisosonthego  #oquefazeremsp #sp
  • #tbt da Blue Ridge Parkway uma estrada cênica que corta a Virgínia e a Carolina do Norte! 
Os Estados Unidos tem lugares maravilhosos, tente fugir um pouco do eixo turístico na próxima viagem 😉 Lá no blog tem várias dicas e inspirações!  #coisosonthego #visittheusa #roadtrip

Tem muito mais por lá!

Fazemos parte

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem  Associação Brasileira de Blogs de Viagem