O que fazer em Amsterdam: guia com atrações, segredos e dicas!

   |        |     Atualizado em 5 de dezembro de 2018

Procurando dicas de o que fazer em Amsterdam? Veja quais lugares incluir no seu roteiro por uma das cidades mais incríveis da Europa: dos pontos turísticos mais famosos aos segredos e detalhes que você só descobre com os Coisos. 😉

Dicas de viagem para Amsterdã - Veja como aproveitar as bicicletas que dominam a cidade

Amsterdam é uma cidade cheia de vida que respira arte e cultura, e não estamos falando só dos muitos museus fantásticos da cidade, estamos falando também das excelentes cervejas, da boa comida e das maravilhosas áreas verdes. É muito fácil se apaixonar por Amsterdam. 😍

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios!

Incluímos nesta lista essencial da cidade as melhores atrações de Amsterdam que conhecemos. São diversas opções de museus a bares, de atrações bem turísticas até aquelas que fogem do óbvio. Tem um pouco de tudo para você montar um roteiro de viagem redondinho.

Você pode clicar nos links para seguir direto ao que mais interessa ou pode ler post inteiro, vale a pena! 😉

Ah, vale lembrar: o seguro-viagem é obrigatório na Europa! Faça uma cotação e encontre o melhor seguro viagem para você! Leitores do blog tem 5% de desconto com o código COISOS5, e quem paga no boleto recebe mais desconto!

Atrações turísticas em Amsterdam

É sua primeira vez em Amsterdam? Então coloque estes pontos turísticos no roteiro. Não é só porque muita gente vai que não vale a pena.

  • Heineken Experience ( Stadhouderskade 78, 1072 AE)

A experiência na cervejaria Heineken é um desses programas considerados bem turistões na cidade, mas quer saber? Vá! É um ótimo jeito de conhecer melhor essa marca tão presente no Brasil e, claro, tomar cerveja. Veja o post completo da Heineken Experience em Amsterdam e saiba tudo sobre essa experiência.

Salão da primeira degustação durante o Heineken Experience em Amsterdam

Salão da primeira degustação durante o Heineken Experience em Amsterdam.

  • Red Light District ( bairro De Wallen)

Primeira polêmica da lista, tanto ao pensarmos na moralidade quanto se vale a pena visitar uma zona de prostituição. Ficamos em dúvida sobre visitar a região, mas queríamos entender melhor o motivo de ser um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, então partimos para lá.

Como a prostituição é uma profissão regulamentada na Holanda, na prática o Red Light District se torna mais um bairro em Amsterdam com vida noturna agitada. A diferença se resume às vitrines (que você não deve fotografar!) em que as mulheres oferecem seus serviços. Leia este post do 360 Meridianos antes de ir para se informar melhor.

  • A’Dam Lookout ( Overhoeksplein 5, 1031 KS)

Ótimo ponto para ver Amsterdam do alto, o A’Dam Lookout está localizado nos 20º e 21º andares do prédio A’Dam Tore. O mirante oferece uma vista de 360º incrível da cidade e, para os mais corajosos, há um balanço suspenso no topo do prédio que te dá a sensação de estar flutuando sem nada embaixo. Encara?

  • Coffee Shops

Já vamos para a outra polêmica! Você deve saber ou já percebeu que Amsterdã é uma cidade mais liberal, mas isso não significa que se pode fazer tudo o que quiser. A presença dos muitos Coffee Shops em Amsterdam podem passar essa falsa impressão, mas a realidade é outra.

Os Coffee Shops, que não são cafés e sim locais onde é permitida a venda e o consumo de drogas leves, têm regras bem claras e até rígidas, como a proibição para menores de 18 anos e quantidade máxima de 5 gramas por dia.

  • Letreiro I Amsterdam

Turista que é turista quer dar uma passada no letreiro para tirar aquela foto do I amsterdam mesmo sabendo que estará lotado. Fazer o que, né? Nós também passamos por isso. 😂

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - Conheça o Rijksmuseum

Mas, ó, o letreiro na frente do Rijksmuseum (esse aí da foto) passou a ser itinerante e outros pela cidade foram removidos no início de dezembro/2018. O Ducs falou mais sobre a polêmica aqui e você pode conferir aqui a atual localização deles.

  • Feira de rua Albert Cuyp ( Albert Cuypstraat, 1073 BD)

Se você gosta de lojinhas de rua e barracas de comida, a feira Albert Cuyp é para você! Essa feira, que também é considerada um mercado a céu aberto, fica na rua de mesmo nome e está repleta de lojas e de iguarias típicas holandesas. Aproveite o passeio e prove o famoso stroopwafel (biscoito holandês) que é delicioso.

  • Passeio a pé pelos canais

Esse é o tipo de passeio impossível de não fazer, sério. Amsterdã é bonita demais e deixar um passeio a pé pelos seus canais de fora, é imperdoável!

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - Andar pela cidade à beira dos canais

Passeios diferentes

Agora uma listinha de passeios mais lado B e imperdíveis em Amsterdã:

  • Vila Begijnhof ( Begijnhof 1, 1071 DN)

No meio do burburinho do centro de Amsterdã você encontra literalmente um portal para o passado. Begijnhof, ou o Jardim das Beguinas, uma antiga vila de 1346 formada por mulheres. Esse é um reduto de paz e de história, lá está a casa mais antiga da cidade. Para visitar a vila, fique atento, as entradas são realmente por uma porta. Entre pela porta da Praça Spui ao lado da livraria American Book Center (que também está nesta lista). Begijnhof fica aberta todos os dias das  9h às 17h.

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - Vila Begijnhof, refúgio do século XIV

  • Biblioteca Pública de Amsterdam ( Oosterdokskade 143, 1011 DL)

Sim, vai ter biblioteca e sabe porque você não irá se arrepender? Porque o prédio da biblioteca central é demais e a vista do terraço é fantástica! Caso bata a fome, há um restaurante no terraço com preço justo e com boa variedade de opções.

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - A vista do terraço da Biblioteca Pública de Amsterdam (OBA) é incrível

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios – A vista do terraço da Biblioteca Pública de Amsterdam (OBA) é incrível.

  • Barco dos gatos ( Singel 38G, 1015 AB)

O De Poezenboot é o nome em holandês para o barco dos gatos, um abrigo de animais dentro de uma casa-barco para bichanos abandonados que recebem ajuda de voluntários e turistas. Que tal ajudar ou mesmo fazer carinho em alguns deles na sua passagem por Amsterdã?

  • Voldenpark ( Vondelpark 3, 1071 AA)

Tá indo para Amsterdam no verão ou pegou um dia agradável para um passeio ao ar livre? Vá para o Voldenpark! Esse é o maior parque da cidade, ótimo para relaxar ao ar livre.

  • Fliperama e bar TonTon Club ( Sint Annendwarsstraat 6, 1012 HC e Polonceaukade 27, 1014 DA)

Quem nos acompanha já sabe que somos doidos por fliperama, pinball e jogos de tabuleiro, e quando vamos viajar sempre tentamos incluir um local desses no roteiro. Em Amsterdam, o escolhido foi o TonTon Club, um bar de jogos divertido que vai encher seu coração de nostalgia.

  • Dam Square ( Dam, 1012 JS)

A Dam Square é uma praça que fica no centro histórico de Amsterdam. Além de ser rodeada por prédios históricos e com bela arquitetura, a praça recebe alguns eventos e atrações anuais. Quando fomos estava na época  do parque de diversões na praça 🙂

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - Dam Square

 Museus em Amsterdam

Ficou em dúvida quais museus de Amsterdam você deve visitar? Dê uma olhada nessas opções:

  • Rijksmuseum ( Museumstraat 1, 1071 XX)

O imponente Rijksmuseum (aquele do agora antigo letreiro iAmsterdam) fica na Museumplein, uma praça onde estão localizados alguns dos museus mais importantes de Amsterdã. Com mais de 200 anos de história, o museu tem diversas obras clássicas e importantes para o mundo das artes, como a “Ronda Noturna” de Rembrandt e um acervo bem interessante de peças asiáticas. Mais informações no site do museu (em inglês).

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - O Rijksmuseum tem uma grande coleção de arte medieval um tanto perturbadora

O Rijksmuseum tem também uma grande coleção de arte medieval um tanto perturbadora.

  • Van Gogh Museum ( Museumplein 6, 1071 DJ)

Outro destaque da praça dos museus em Amsterdã é o Museu Van Gogh, onde está a maior coleção de trabalhos do artista. Se você é fã do pintor holandês, tem que fazer uma visita! O museu tem uma página em português com link para a compra de ingressos.

  • EYE – Filmmuseum ( IJpromenade 1, 1031 KT)

O museu já chama a atenção do lado de fora pela arquitetura, mas os fanáticos por cinema vão gostar mesmo é do interior, especialmente da lojinha (dá vontade de levar tudo!). Confira o site.

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - EYE Filmmuseum

  • Casa de Anne Frank ( Prinsengracht 263-267, 1016 GV)

Conhecer a casa de Anne Frank traz uma mistura de sentimentos… é triste, mas necessário. Aproveite a visita para fazer um reflexão histórica. Ah, e uma dica: compre os ingressos antes, porque tem muita fila.

  • Foam – Fotografiemuseum Amsterdam ( Keizersgracht 609, 1017 DS)

O Museu de Fotografia de Amsterdam abriga exposições abertas a todas as vertentes da fotografia. Obrigatório para fãs de fotografia, artística ou documental. Confira o site em português.

Onde comer em Amsterdam

Chegamos à cidade sem saber muito o que esperar em termos gastronômicos, mas Amsterdam nos surpreendeu. Além de queijos deliciosos, encontramos ótimos restaurantes para todos os bolsos, e de todas as cozinhas, além de lanchonetes, bares e food trucks.

  • Reypenaer ( Singel 182, 1015 AH)

Deliciosa loja de queijos… na verdade, é mais do que uma loja, porque no andar de baixo você encontra uma sala destinada a aulas de degustação de queijos.

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - Degustação de queijos na Reypenaer Proeflokaal

Participamos de uma sessão de degustação de queijos e vinhos e foi uma baita experiência! Nossa instrutora, que entendia tudo do assunto, nos deu ótimas dicas. Lembrando que a degustação é apresentada em inglês.

  • Puccini Bomboni ( Singel 184, 1016 AA)

Loja de chocolates artesanais lindos bem em frente à degustação de queijos. O preço pode parecer alto, mas os chocolates são tão saborosos que vale comprar pelo menos algo para experimentar! Traz pra mim! 😉

  • Sir Hummus ( Van der Helstplein 2, 1072 PH)

Adoramos comida árabe e sempre tentamos provar durante as viagens. Primeiro, porque é sempre uma delícia. Segundo, porque é curioso ver as pequenas diferenças entre comida étnica quando servida em diferentes partes do mundo. Terceiro, porque costuma ter ótimo preço! Ideal nos nossos tempos de Euros nas alturas.

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - Sir Hummus, comida árabe na capital holandesa

Fizemos dois pedidos de pratos de hummus acompanhados por legumes e pão (e carne no do Coiso) no Sir Hummus e a conta foi de 18 euros.

  • Stroopwafel

Grande símbolo entre as sobremesas holandesas, eles estão presentes em feiras de rua e supermercados. Prove vários, todos os dias! A grande maioria é deliciosa e eles são bem diferentes entre si.

Os da Feira Albert Cuyp, são completamente diferentes dos da Feira do Museumplein (veja mais abaixo), que são completamente diferentes de todos que experimentamos do supermercado. Nada melhor do que provar alguns e saber de qual você gosta mais.

  • Eetsalon Van Dobben ( Korte Reguliersdwarsstraat 5-7-9, 1017 BH)

Os croquetes, ou kroketten, são coisa séria em Amsterdam! Aliás, para fazer jus à tradição você deve comê-lo no pão e com mostarda.

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - Os croquetes do Van Dobben, cobertos com muita mostarda, são um símbolo da cidade

Vale a pena conhecer o Van Dobben, uma verdadeira instituição de Amsterdam que desde 1945 serve croquetes que estão entre os mais famosos e recomendados da cidade, tanto pela qualidade quanto pelo preço.

  • Feira com food trucks na Museumplein, a Praça dos Museus ( Museumplein 50, 1071 DJ)

Além de reunir grandes e importantes museus e ter um gramado enorme que serve de ponto de encontro dos locais em dias de sol, a Museumplein tem também uma feira com food trucks de tudo quanto é tipo.

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - Feira de food trucks na Museumplein

Nós comemos muito na feira de food trucks da Museumplein: gyros, currywurst, stroopwafel, pintxos etc. etc.


Também passamos por outros locais interessantes para comer em Amsterdam, como:

  • Rene’s Croissanterie: loja especializada em diversas sobremesas francesas, todas de dar água na boca de tão lindas. Damstraat 20, 1012 JM.
  • Fou Fow: lámen é outro prato que gostamos de repetir pelo mundo para conhecer as variações que cada região impõe a ele. Achamos o Fou Fow bem tradicional, mas muito bem feito! 2A, Elandsgracht, 1016 TV.
  • Wok to Go e Wok to Walk: mais opções de comida oriental em Amsterdam, estas com unidades por toda a área central da cidade. Escolha entre arroz e macarrão e encha de legumes, carne e aquele cheiro e sabor característicos da comida chinesa de rua. Boa alternativa para quem está procurando algo rápido, gostoso e com bom preço. São muitas unidades.
  • Winkel 43: lanchonete conhecida pela torta de maçã incrível que servem! Provamos, adoramos e nem tiramos nenhuma foto boa porque não dava pra esperar pra comer. Noordermarkt 43, 1015 NA.

Onde beber em Amsterdam

A cidade de Amsterdam também é um paraíso para os cervejeiros, com muitos pubs que oferecem as mais diversas cervejas artesanais e de produção em massa, além de lojas especializadas com opções locais e de toda a Europa.

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - Brouwerij De Prael

Brouwerij De Prael, no Distrito da Luz Vermelha.

Entre as dezenas de opções da cidade, estes são alguns dos principais destaques:

  • Brouwerij de Prael: oferece ótimas opções de cervejas artesanais na região do Red Light District, obviamente é bem animado à noite. Oudezijds Armsteeg 20, 1012 JD.
  • BeerTemple: pub especializado em rótulos norte-americanos com mais de 30 torneiras de chopp e outras 200 opções em latas e garrafas. Nieuwezijds Voorburgwal 250, 1012 RR.
  • Brouwerij ‘t IJ:  cervejaria aberta em 1985 em um edifício onde funcionou uma casa de banhos municipal, além do maior moinho de madeira da Holanda! Funenkade 7, 1018 AL.
  • In de Wildeman: instalado em uma antiga destilaria, este pub é especializado em cervejas locais e belgas, especialmente as trapistas. Kolksteeg 3, 1012 PT.

Dica dos Coisos!

Restaurantes, bares e cervejarias são ótimas pedidas para quem está procurando o que fazer em Amsterdam a noite. O transporte público funciona muito bem e a cidade é segura (não que isso seja sinônimo de dar bobeira, hein?)

Onde fazer compras inusitadas em Amsterdam

  • Cervejas na De Bierkoning ( Paleisstraat 125, 1012 ZL)

A loja não é muito grande, o que faz com que a variedade de rótulos impressione ainda mais! São cervejas do mundo todo, com destaque para as locais e belgas. Fica pertinho da Dam Square.

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - De BierKoning, paraíso para os cervejeiros

  • Quadrinhos e bonecos na Henk Comics ( Zeedijk 101, 1012 BG)

A loja tem de tudo do universo geek, de edições raras de quadrinhos a bonecos colecionáveis. Fique de olho na agenda deles, pois também são comuns as noites autógrafos de artistas consagrados. A loja fica em uma área repleta de lojas e restaurantes orientais, de chineses a vietnamitas e tailandeses.

  • Brinquedos e jogos na The Gamekeeper ( Hartenstraat 14, 1016 CB)

Seguindo o tema geek, a Gamekeeper tem jogos de cartas, tabuleiro, RPG e brinquedos infantis do mundo todo. Mais uma lojinha especializada, pequena e cheia de charme… é uma delícia passear pelo comércio de Amsterdam.

  • Livros na American Book Center ( Spui 12, 1012 XA)

Dica para quem gosta de comprar livros nas viagens. A American Book Center tem um espaço lindo com a temática de casa na árvore e uma enorme árvore bem no meio, além de um grande acervo de livros em inglês.

O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios - A livraria American Book Center aparece em diversas listas entre as mais bonitas do mundo

A livraria fica bem ao lado de uma das entradas da Begijnhof, então não deixe de combinar as duas atrações no mesmo roteiro!

Amsterdam ou Amsterdã?

Tanto faz.


E aí, conseguiu decidir o que fazer em Amsterdam ou só aumentamos suas dúvidas? Dê um grito nos comentários se precisar de mais ajuda ou se tiver mais dicas!

O que fazer em Amsterdam - Over the Edge no A'dam Lookout Essencial em Amsterdam - Impossível ignorar um dos ícones e mártires da cidade: a pequena Anne Frank Dicas de viagem - Roteiro em AmsterdamO que fazer em Amsterdam - Passeios de bicicleta
Compartilhe!
  • 39
  • 203
  •  
  •  
  •  
  •  

Curtiu? Deu vontade de viajar? Planeje sua viagem com a gente!

Reserve seu hotel no Booking.com! São milhares de hotéis com cancelamento gratuito.
A Rentcars.com compara várias locadoras de carros, cobra em Reais e parcela em 12 vezes!
Ganhe 5% de desconto com o código COISOS5 ao comprar seguro viagem na Seguros Promo.
Você precisa de Internet quando viaja! A EasySim4u oferece voz e dados em mais de 140 países.

Todos os parceiros são escolhidos com cuidado para que você sempre consiga o melhor preço! Além disso, quando você usa nossos links e afiliados, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e o melhor é que você não paga nada a mais por isso.

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Assine o blog!

Eu sou a Coisa e sou a parte um pouco mais criativa e espontânea do blog. Escrevo a maioria dos posts, defino mais ou menos a direção das pautas, me preocupo além da conta com cada coisinha que temos de fazer para melhorar o blog e estou sempre convencendo o Coiso a viajar mais um pouquinho!

18 comentários em "O que fazer em Amsterdam: guia com atrações, segredos e dicas!"

O blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos no Instagram

  • Tem exposição pra você ver em SP no final de semana. Anota aí! .
. '50 anos de Realismo: do fotorrealismo à realidade virtual' é daquelas exposições onde você acha que uma coisa é algo que ela não é 🤣. O que parece foto é pintura, esculturas que parecem de verdade e outras obras de realidade virtual... dá uma vontade danada de tocar em tudo! Vai que tá bem bacana! .
.Onde: @ccbbsp
Com entrada gratuita! .
.
.
#coisosonthego #ccbbsp #turistando #oquefazeremsp #saopaulocity #splovers #spqueamo #spdagaroa #sp #sourbbv #centrosp #mtur #011
  • Falando em #Amsterdam... Que tal ter uma experiência cheia de emoção por lá? 😱 Visite o @adamlookout! .O A’Dam Lookout está localizado nos 20º e 21º andares do prédio A’Dam Tore. O mirante oferece uma vista de 360º incrível da cidade e, para os mais corajosos, há um balanço suspenso no topo do prédio que te dá a sensação de estar flutuando sem nada embaixo. Encara?! .A primeira foto é a do balanço e a segunda a do prédio (nem dá para ver direito o balanço nessa foto 😁 #tenso). .
.
.
#coisosonthego #amsterdã #amsterdam #iamsterdam
  • Esse letreiro do #iamsterdam já não existe mais! 😱 Pois é, a polêmica retirada do letreiro pela prefeitura foi mesmo concretizada ontem com a intenção de descentralizar os turistas e fazer com que eles conheçam outros pontos da cidade, pelo menos foi o que disseram.Confesso que ainda não sei o que achei, muito porque essa medida pra nós não é tão efetiva já que além dos pontos turísticos clássicos sempre procuramos ir lugares diferentões para ir, mas isso você já sabe 😉. .
O que eu sei é que por enquanto tá estranho sem o letreiro lá na praça dos museus (no @ducsamsterdam tem a foto da retirada e de como ficou). .
O que vocês pensam sobre essa história toda? 🤔 .
.
.
#coisosonthego #amsterdam #amsterdã

Tem muito mais por lá!

Fazemos parte

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem  Associação Brasileira de Blogs de Viagem