Usando o metrô de Taipei, você chega a qualquer ponto da cidade, inclusive aos mais turísticos, então leia as dicas que já publiquei e pegue seu EasyCard para me acompanhar e ser turista em algumas das atrações dessa cidade tão variada!
Chiang Kai-shek Memorial Hall
Estação Chiang Kai-shek Memorial Hall
Foi impressionante descer da estação, olhar para o lado e já ver o Chiang Kai-shek Memorial Hall. São construções gigantescas usadas para peças de teatro e concertos musicais.
No espaço entre essas construções, você encontra muitas crianças brincando com bolhas de sabão, incentivadas pelo comércio informal da área, e pessoas simplesmente descansando e aproveitando o dia.
Há ainda um terceiro prédio com uma exposição fixa sobre a história de Taiwan e uma estátua gigante de Chiang Kai-shek, um dos presidentes de Taiwan e figura histórica importantíssima na formação do país.
A estátua de Chiang Kai-shek é guardada pelos olhares de dois oficiais. Ambos permaneciam imóveis até dois garotos passarem pelo bloqueio, os guardas então bateram suas espadas contra o chão, causando um barulho que mais pareceu um tiro!
https://www.youtube.com/watch?v=c4v6r0wVcBg
A troca da guarda acontece a cada hora, então ficamos por lá e esperamos para assistir. Valeu a pena, pois é um ritual muito interessante.

Ximending
O bairro jovem com jeitão de centro moderno. Cheio de prédios, enormes painéis publicitários e luzes aos montes. Claro que é bem cheio de gente. Também é conhecido como Japan Town, mas infelizmente não consegui descobrir também esse lado do bairro!

As ruas do bairro Ximending são repletas de lojas e galerias, e eu queria poder ter visitado mais delas, mas não teríamos como arranjar tanto tempo na nossa estadia!
Pode-se encontrar desde marcas de grife norte-americanas até produções independentes, em que as pessoas fazem o design e o produto ou roupa, tudo muito bonito.
Ainda há muitos lugares bons e baratos para se comer (não julgue pela aparência, mas sim pelas filas!), além de vários karaokês que, assim como em toda a Ásia, são um show à parte! As recepções parecem hotéis luxuosos e cada grupo tem sua própria sala, de onde é possível pedir muitas comidas e bebidas. A seleção de músicas geralmente é bem vasta e há muitas músicas pop americanas.

Vídeo bônus de Ximending
Vários artistas de rua talentosos estão espalhados pelas ruas de Ximending, em especial ao redor das saídas da estação de metrô.
https://www.youtube.com/watch?v=xAGXD56RSkE
Longshan Temple
Recomendo para quem já é budista, taoísta ou tem simpatia pelas religiões. O Templo Longshan é um templo taoísta onde geralmente se pede por assuntos relacionados a emprego ou negócios, logo também está sempre cheio!
Importante!Você não vai encontrar gente falando inglês no Templo Longshan, então vá bem preparado! |
Os incensos no templo são gratuitos e, caso você aceite alguns, é de bom tom que se faça uma doação em uma caixa que fica no centro do páteo, perto de uma grande mesa de oferendas.
Eles também têm uma lojinha, perto da saída, com imagens, lembrancinhas e talismãs. Além do simbolismo religioso, é uma construção muito bonita, que chama muito a atenção.
Taipei 101
Estação Taipei 101/World Trade Center
O Taipei 101 se tornou um símbolo da cidade e por muito tempo foi o prédio mais alto do mundo, até os megalomaníacos de Dubai tomarem este recorde.
É possível avistá-lo de vários pontos da cidade, então você já deve imaginar que poderá observar Taipei inteira ao subir no edifício.

Infelizmente, fui em um dia nublado, então a subida não valeria a pena. Por isso, fiquei na base mesmo, onde há um mini shopping center, com muitas lojas e restaurantes. Caso queira ter uma vista privilegiada, prepare a paciência para as filas.
Jiu Fen Old Street (九份老街) – Nova Taipei, distrito de Ruifang
Ônibus saem da estação Zhongxiao Fuxing de Taipei
Eu sei que aqui você não chega só de metrô, mas a viagem de menos de 1h30 vale muito a pena. A Jiu Fen Old Street fica em uma antiga cidade de mineiros, e várias ruas da região mantêm as mesmas características de muitas décadas atrás. Parte do charme da rua é o fato de ser bem estreita, o que exige cuidado em dias de chuva.
A mãe da tia do meu marido (quanto parentesco!) morou lá, e tanto a casa onde ela vivia quanto o cinema da cidade (que não funciona, sobrou apenas a fachada) onde ela conseguiu o primeiro emprego continuam lá!
Só para chamar ainda mais a sua atençãoO local serviu de inspiração para os animadores de A Viagem de Chihiro criarem as locações em que os pais de Chihiro começam a comer e criaturas do outro mundo começam a aparecer! |
O comércio é bem variado, com muito artesanato e muita comida. Aproveite para comprar as lembrancinhas da sua viagem (aviso porque eu esqueci e me arrependi). Tire também muitas fotos, pois o cenário é lindo!

No próximo post, eu te levo para passear um pouco mais longe, nas costas leste e sul de Taipei!
Adorei o post! Super interessante ler sobre um país que é tão pouco visitado e conhecido por nós. Parabéns!
Obrigada, Lulu! Também adoramos esse post Miyu, é sempre bom ler e conhecer um pouco mais sobre lugares diferentes 🙂