Para continuar com a série Burning Man, acho melhor falar um pouco mais sobre o que realmente é essa comunidade e o que ela representa. Para isso, apresento os princípios do evento e dois de seus símbolos: o Man e o Templo.
Os 10 princípios do Burning Man que regem todo o evento
- Inclusão radical: todos são bem-vindos, não importa a idade, a nacionalidade, o gênero, a religião etc.
- Presentes: presenteie os outros. Não precisa ser algo material, pode ser um abraço, um gole de água, um drink, um pedaço de pizza, uma toalha molhada no meio da tempestade de areia, um cigarro etc. Vi todos esses exemplos realmente acontecerem!

- De-comoditização: não existe dinheiro. Além do ingresso, a organização vende gelo (que, além das óbvias utilidades, basta derrete para ter o que beber se a sua água acabar) e café (aparentemente, tem algo a ver com a licença exigida para o evento). De resto, transações monetárias são proibidas.
- Autoconfiança: você é responsável por você mesmo. Descubra-se e experimente, mas sempre com cuidado, confiando nos seus instintos e respeitando o próximo.

- Autoexpressão: você está livre para ser você mesmo, do jeito que quiser, contanto que não faça mal a ninguém.
- Comunidade: um ajuda o outro, um cuida do outro, todos são responsáveis por todos.
- Cooperação: cooperação criativa e colaboração em um sentido amplo.
- Sem rastros: não deixe vestígios além de suas pegadas. Respeite a natureza e leve de volta tudo o que você levou ao festival.

- Participação: os participantes são os realizadores do evento, a organização apenas fornece a infraestrutura, mas as atrações são todos nós.
- Imediatismo: esteja presente no momento e valorize o presente.
O Templo do Burning Man

Todas as obras de arte do evento são queimadas, começando na sexta-feira à noite. A queima do Templo ocorre no domingo à noite e serve como último grande evento do Burning Man.
É um lugar de energia muito forte e bem emocionante. Chorei muito em todas as minhas visitas, a ponto de ter de sair para me recompor. Muitas pessoas deixam fotos ou escrevem nas paredes os nomes de parentes, familiares e amigos que faleceram, ou de parceiros em relacionamentos que não deram certo, para que vão embora com as chamas em um ritual para encontrar um ponto final.
Não fiquei para ver a queima desta vez, mas na próxima, com certeza… o que deve acontecer já este ano!
O Man

O Man é um boneco gigante de madeira, queimado no penúltimo dia. Mesmo não sendo o último evento, sua queima divide com o Templo a fama de ser um dos mais importantes acontecimentos do Burning Man, justamente por dar nome ao evento e ser uma das principais e maiores esculturas em toda a cidade.
Não existe uma explicação oficial da organização sobre o porquê da queima do Man e das outras esculturas, mas o mais comum é dizerem ser uma forma de representar catarse e o desapego das coisas que não fazem bem a você ou que atrapalham a sua evolução.

Acompanhe esta série especial todas as segundas deste mês e conheça as dicas práticas da Vanessa para você que também quer passar por essa experiência incrível! Você pode assinar o blog para facilitar sua vida e ser avisado assim que publicamos cada um dos nossos posts 😉
Continue lendo a série sobre o Burning Man
- Welcome home: a minha experiência no Burning Man
- Os princípios e os principais eventos do Burning Man
- O começo é o fim é o começo. Até 2016, Burning Man