Chattanooga, Tennessee, cidade de que nunca tínhamos ouvido falar, foi uma grata surpresa e, com certeza, um dos pontos altos de nossa primeira viagem de carro pelos Estados Unidos. Vem também se surpreender e descobrir o que fazer em Chattanooga!
Descobrindo Chattanooga
A ideia inicial era ir de Nashville para Memphis, mas quando vimos que não teríamos tempo para esse trajeto, procuramos outras opções e foi assim que descobrimos Chattanooga em uma lista de melhores destinos visitados pelos próprios americanos.
Chattanooga fica no meio do caminho entre Nashville e Atlanta, é uma cidade muito bonita, com belas paisagens naturais, um aquário maravilhoso, pessoas simpáticas, boas opções de hospedagem, estrutura para pedestres e ciclistas (algo relativamente raro nos EUA) e várias outras atrações que nos fazem pensar em uma nova viagem até lá.
É também um famoso destino para a prática de esportes ao livre, como trilhas, ciclismo, alpinismo, asa delta e caiaque. O site Outdoor Chattanooga apresenta essas e outras opções, além de cursos e eventos.
Por esses e outros motivos, Chattanooga é um destino que você deveria conhecer!

O que fazer Chattanooga
A poucos minutos do centro de Chattanooga, concentra 3 atrações: Rock City, Ruby Falls (cachoeira subterrânea) e Incline Railway (funicular). Devido ao pouco tempo que tínhamos, só pudemos escolher uma das atrações da Lookout Mountain, e optamos pela Rock City já que o dia estava muito bonito e garantiria uma bela vista panorâmica do alto da montanha.
Para chegar ao ponto mais alto do passeio, caminhamos entre rochas (com algumas passagens bem estreitas) e atravessamos uma ponte suspensa.
Ao chegar no topo, há um mirante de onde dizem ser possível ver as fronteiras de sete estados (Tennessee, Kentucky, Virginia, Carolinas do Norte e do Sul, Georgia e Alabama). Há também alguns bancos e mesas para se descansar ou apenas apreciar a vista, além da óbvia lojinha.
Ainda próximo do topo, existem alguns outros pontos para observar a vista ou a própria montanha, como o mirante Lover’s Leap (o nome vem de uma lenda à la Romeu e Julieta) e a queda d’água artificial High Falls.
Na trilha entre o topo e a entrada do parque há também uma caverna com cenas de contos infantis, a Fairyland Caverns, em que é possível ver representações iluminadas por luz negra de vários contos famosos.
Saímos de Rock City muito satisfeitos, mas queremos voltar e conhecer as outras atrações da Lookout Mountain.
O aquário fica em um trecho muito bonito do centro de Chattanooga, às margens do rio Tennessee. É dividido em 2 prédios: River Journey, com animais que vivem em água doce, e Ocean Journey, em água salgada, há também uma seção dedicada a animais que vivem nas florestas, como pássaros e borboletas.
Como o aquário é enorme, e os ingressos para cada prédio são separados, uma boa ideia é visitar um dos prédios, almoçar na região (existem muitas opções, inclusive um Applebee’s) e voltar para conhecer o outro prédio.
O site do Chattanooga Convention and Visitors Bureau apresenta mais informações sobre os eventos e o comércio da cidade.
Onde ficar em Chattanooga
Crash Pad
O Crash Pad é um hostel sustentável com quartos coletivos e individuais, cozinha e sala compartilhadas.
Ficamos em um quarto individual com cama de casal e sem banheiro (apenas uma pia no quarto), mas isso não nos incomodou porque os banheiros compartilhados (um feminino e outro masculino) ficavam perto do quarto e estavam sempre tranquilos e muito limpos.
O hostel conta ainda com Wi-Fi e café da manhã em que eles oferecem pão, margarina, creme de amendoim e ovos para que você mesmo os prepare na cozinha compartilhada).
Voltaríamos com certeza, já que fomos muito bem atendidos e gostamos muito de toda a atmosfera do hostel, que também era muito limpo e ficava próximo ao centro da cidade. Eu disse que era muito limpo? Era impecável.
Há muitas outras opções de hospedagem em Chattanooga. Confira os hotéis da região! |
Ficamos menos de dois dias em Chattanooga, mas isso já foi o suficiente para adorarmos a cidade. Tanto as atrações quanto as atividades cotidianas, como sair para comer algo ou ir ao mercado, foram todas muito agradáveis.
Chattanooga vale uma visita, mesmo!
Interessante essa cidade. Vou passar pelo Tennessee e estou considerando dar um pulo em Chattanooga.
Abraços
Oi, Daniel
Ótima escolha para um pulo! Você pode descansar da estrada e fazer passeios tranquilos, como o aquário ou Rock City, ou passar uns dias e experimentar os esportes de aventura.