Vai para Belo Horizonte? Então, faça o favor de colocar a Casa Kubitschek na sua lista de passeios. A casa fica no entorno da Lagoa da Pampulha, é lindíssima e proporciona uma verdadeira viagem no tempo. Ah, e é de graça!
Leia também:
- Conheça os melhores passeios para fazer em Ouro Preto!
- O que fazer em BH: 12 pontos turísticos para visitar
Sobre a Casa Kubitschek
A casa foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1943, com características típicas da arquitetura modernista brasileira da época e serviu como casa de final de semana de Juscelino Kubitschek e sua família (cadê a minha?) até ser vendida para o casal de amigos Juracy e Joubert Guerra.

Todo o conjunto, casa e seus jardins, foi restaurado e funciona como museu e espaço cultural de BH.
Lá é possível ver móveis e objetos das décadas de 1940 a 1960, época áurea do modernismo em Minas Gerais, além de conhecer um pouco da vida privada de Juscelino Kubitschek. Sem dúvida, uma viagem ao passado.

Não só a casa que hoje abriga o museu, mas todo o complexo da Pampulha foi projetado por Niemeyer a pedido de Kubitschek, prefeito de Belo Horizonte na época. Para conhecer um pouco mais da história da região da Pampulha, veja a exposição de fotos Pampulha: território da modernidade instalada na garagem da casa.
Visita ao Museu Casa Kubitschek

Nem bem entrei na casa e já queria morar ali! A disposição da planta favorece as áreas sociais, a casa é espaçosa, arejada e tem um mezanino que todo mundo gostaria de ter: o mezanino é uma sala de música com vista para a lagoa! Pronto, meu cômodo preferido! Dá para ficar horas e horas ali.
Esses cômodos da casa me transportaram para um seriado.Peraí, cadê o Don Draper? 🙂

Seguindo reto pelo mezanino chegamos à área dos quartos, onde é possível encontrar uma projeção sobre Juscelino e, no quarto de casal, uma exposição de fotos da família Kubitschek.
O passeio pela parte interna da casa, além do mobiliário, conta com algumas outras exibições de fotos e projeções, que fazem parte da exposição Casa Kubitschek: uma invenção modernista do morar.
Ah, ao entrar no quarto de casal não tem como não se apaixonar pela cômoda que você pode ver no vídeo lá no começo do post (mais uma coisa que eu queria da casa, além da própria casa).

Voltando ao andar térreo da casa temos outra sala com móveis bem característicos da época, além de uma mesa de centro pintada com o quadro Guernica do Picasso (quero também!), e mais ao fundo temos a cozinha e o acesso ao jardim dos fundos.
Já antes de entrar no terreno da casa, ainda na calçada você vai notar o belo jardim da casa! Os jardins (há também um nos fundos) foram projetados por Burle Marx, e você pode aproveitá-los para fazer um piquenique com agendamento prévio.
Localização privilegiada
Como já dissemos, a Casa Kubitschek está localizada às margens da Pampulha, a cerca de 700 metros da Igreja de São Francisco de Assis, você pode visitar as duas atrações tranquilamente em uma mesma manhã ou tarde. Vale muito a pena!
Casa Kubitschek
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188, Pampulha, Belo Horizonte, MG
De terça a domingo, das 10h às 17h
A Casa Kubitschek foi um dos únicos lugares que visitei na Pampulha e adorei! É super interessante ver os móveis e a decoração. Todo mundo deveria incluir no roteiro 🙂
Amo de paixão esse lugar, é uma volta ao passado, né? Passeio imperdível na Pampulha 🙂
Adorei o post!! Tenho até vergonha de falar que sou de BH, morava lá até 2011 e não conheço a Casa Kubitschek!!!! Aliás, preciso explorar mais essa região da lagoa da pampulha que é linda e eu fui pouquíssimas vezes… mas adorei o post, numa próxima ida a BH vou tentar visitar 🙂
Entendo a sua situação, sou de SP e vira e mexe alguém fala de um lugar que eu nunca fui haha
Da próxima vez que estiver em BH tentei ir na casa, é bem interessante!)
Preciso voltar a BH e explorar a cidade! Adoro esses objetos antigos e, inclusive, esta geladeira me fez voltar a infância. Tinha uma muito parecida em casa e dava choque se a gente abria de pés descalços! kkkkkkkkkk Achei um ótimo programa! Beijos
Tô aqui imaginando a geladeira que dava choque!hahaha Acho que você ia gostar da Casa Kubitschek 😉
Muito legal! Só estivem em BH de passagem, quero muito voltar e explorar melhor a cidade! Valeu a dica! bj
Quando passei um fim de semana em BH em 2011, dei a volta completa na Lagoa da Pampulha e vi essa casa, mas nem sabia que podia entrar… 🙁 Tb achei a decoração a cara de “Mad Men”!
Sabe que eu fiquei com essa dúvida também? Como tinha um plaquinha na lagoa dizendo que a casa era uma atração resolvemos arriscar (ainda bem!).
Ainda não fui para BH acredita? Certeza que a casa Kubitschek estará no roteiro. Obrigada pelas dicas.
BH merece muito uma visita! Acho que vcs iriam adorar 🙂
Que charme essa casa, estou apaixonada rs
Ainda não estive em BH e cada dia que passa tenho mais vontade de conhecer. Colocarei sua dica no meu roteiro, com certeza 😉
BH tem seus encantos, vale muito a pena conhecer! 🙂