Procurando dicas de o que fazer em Amsterdam? Veja quais lugares incluir no seu roteiro por uma das cidades mais incríveis da Europa: dos pontos turísticos mais famosos aos segredos e detalhes que você só descobre com os Coisos!
Amsterdam é uma cidade cheia de vida que respira arte e cultura, e não estamos falando só dos muitos museus fantásticos da cidade, estamos falando também das excelentes cervejas, da boa comida e das maravilhosas áreas verdes. É muito fácil se apaixonar por Amsterdam. 😍
O que fazer em Amsterdam: os melhores passeios!
Incluímos nesta lista essencial da cidade as melhores atrações de Amsterdam que conhecemos. São diversas opções de museus a bares, de atrações bem turísticas até aquelas que fogem do óbvio. Tem um pouco de tudo para você montar um roteiro de viagem redondinho.
Você pode clicar nos links para seguir direto ao que mais interessa ou pode ler post inteiro, vale a pena! 😉
Índice
Atrações turísticas em Amsterdam
É sua primeira vez em Amsterdam? Então coloque estes pontos turísticos no roteiro. Não é só porque muita gente vai que não vale a pena.
Heineken Experience
( Stadhouderskade 78, 1072 AE)
A experiência na cervejaria Heineken é um desses programas considerados bem turistões na cidade, mas quer saber? Vá! É um ótimo jeito de conhecer melhor essa marca tão presente no Brasil e, claro, tomar cerveja.
Veja o post completo da Heineken Experience em Amsterdam e saiba tudo sobre essa experiência.

Red Light District
( bairro De Wallen)
Primeira polêmica da lista de coisas para se fazer em Amsterdam, tanto ao pensarmos na moralidade quanto se vale a pena visitar uma zona de prostituição. Ficamos em dúvida sobre visitar a região, mas queríamos entender melhor o motivo de ser um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, então partimos para lá.
Como a prostituição é uma profissão regulamentada na Holanda, na prática o Red Light District se torna mais um bairro em Amsterdam com vida noturna agitada. A diferença se resume às vitrines (que você não deve fotografar!) em que as mulheres oferecem seus serviços.
Leia este post do 360 Meridianos antes de ir para se informar melhor.
A’Dam Lookout
( Overhoeksplein 5, 1031 KS)
Ótimo ponto para ver Amsterdam do alto, o A’Dam Lookout está localizado nos 20º e 21º andares do prédio A’Dam Tore.
O mirante oferece uma vista de 360º incrível da cidade e, para os mais corajosos, há um balanço suspenso no topo do prédio que te dá a sensação de estar flutuando sem nada embaixo. Encara?
Coffee Shops
Já vamos para a outra polêmica! Você deve saber ou já percebeu que Amsterdã é uma cidade mais liberal, mas isso não significa que se pode fazer tudo o que quiser. A presença dos muitos Coffee Shops em Amsterdam podem passar essa falsa impressão, mas a realidade é outra.
Os Coffee Shops, que não são cafés e sim locais onde é permitida a venda e o consumo de drogas leves, têm regras bem claras e até rígidas, como a proibição para menores de 18 anos e quantidade máxima de 5 gramas por dia.
Muitos Coffee Shops se tornaram grandes pontos turísticos de Amsterdam e alguns são bem concorridos e movimentados. Você já foi em algum? Como foi a experiência?
Letreiro I Amsterdam
Turista que é turista quer dar uma passada no letreiro para tirar aquela foto do I amsterdam mesmo sabendo que estará lotado. Fazer o que, né? Nós também passamos por isso. 😂
Mas, ó, o letreiro na frente do Rijksmuseum (esse aí da foto) passou a ser itinerante e outros pela cidade foram removidos no início de dezembro/2018.
O Ducs falou mais sobre a polêmica aqui e você pode conferir aqui a atual localização deles. Atualmente, dois letreiros são temporários, mas há um letreiro fixo que pode ser visto no Schiphol Airport, o Aeroporto de Amsterdam.
Feira de rua Albert Cuyp
( Albert Cuypstraat, 1073 BD)
Se você gosta de lojinhas de rua e barracas de comida, a feira Albert Cuyp é para você! Essa feira, que também é considerada um mercado a céu aberto, fica na rua de mesmo nome e está repleta de lojas e de iguarias típicas holandesas.
Aproveite o passeio e prove o famoso stroopwafel (biscoito holandês) que é delicioso.
Passeio a pé pelos canais
Esse é o tipo de passeio impossível de não fazer, sério. Amsterdã é bonita demais e deixar um passeio a pé pelos seus canais de fora, é imperdoável!
Passeios diferentes em Amsterdam
Agora uma listinha de passeios mais lado B e imperdíveis em Amsterdã:
Vila Begijnhof
( Begijnhof 1, 1071 DN)
No meio do burburinho do centro de Amsterdã você encontra literalmente um portal para o passado. Begijnhof, ou o Jardim das Beguinas, uma antiga vila de 1346 formada por mulheres. Esse é um reduto de paz e de história, lá está a casa mais antiga da cidade.
Para visitar a vila, fique atento, as entradas são realmente por uma porta. Entre pela porta da Praça Spui ao lado da livraria American Book Center (que também está nesta lista).
Begijnhof fica aberta todos os dias das 9h às 17h e vale a pena estar na sua lista de o que fazer em Amsterdam.
Biblioteca Pública de Amsterdam
( Oosterdokskade 143, 1011 DL)
Sim, vai ter biblioteca na lista de passeios em Amsterdam e sabe porque você não irá se arrepender? Porque o prédio da biblioteca central é demais e a vista do terraço é fantástica!
Caso bata a fome, há um restaurante no terraço com preço justo e com boa variedade de opções.

Barco dos gatos
( Singel 38G, 1015 AB)
O De Poezenboot é o nome em holandês para o barco dos gatos, um abrigo de animais dentro de uma casa-barco para bichanos abandonados que recebem ajuda de voluntários e turistas.
Que tal ajudar ou mesmo fazer carinho em alguns deles na sua passagem por Amsterdã?
Voldenpark
( Vondelpark 3, 1071 AA)
Tá indo para Amsterdam no verão ou pegou um dia agradável para um passeio ao ar livre? Vá para o Voldenpark!
Esse é o maior parque da cidade, ótimo para relaxar ao ar livre e melhor, um ótimo passeio gratuito.
Fliperama e bar TonTon Club
( Sint Annendwarsstraat 6, 1012 HC e Polonceaukade 27, 1014 DA)
Quem nos acompanha já sabe que somos doidos por fliperama, pinball e jogos de tabuleiro, e quando vamos viajar sempre tentamos incluir um local desses no roteiro.
Em Amsterdam, o escolhido foi o TonTon Club, um bar de jogos divertido que vai encher seu coração de nostalgia. Se você quer um passeio mais alternativo pela cidade, essa é uma boa pedida!
Dam Square
( Dam, 1012 JS)
A Dam Square é uma praça que fica no centro histórico de Amsterdam. Além de ser rodeada por prédios históricos e com bela arquitetura, a praça recebe alguns eventos e atrações anuais.
Quando fomos estava na época do parque de diversões na praça 🙂
Museus em Amsterdam
A cidade tem excelentes museus que fica até difícil escolher. Ficou em dúvida quais museus de Amsterdam você deve visitar? Dê uma olhada nessas opções:
Rijksmuseum
( Museumstraat 1, 1071 XX)
O imponente Rijksmuseum (aquele do agora antigo letreiro iAmsterdam) fica na Museumplein, uma praça onde estão localizados alguns dos museus mais importantes de Amsterdã.
Com mais de 200 anos de história, o museu tem diversas obras clássicas e importantes para o mundo das artes, como a “Ronda Noturna” de Rembrandt e um acervo bem interessante de peças asiáticas.
Dá para passar horas no museu, ou seja, é ótimo programa para os dias de chuva.
Mais informações no site do museu (em português).

Van Gogh Museum
( Museumplein 6, 1071 DJ)
Outro destaque da praça dos museus em Amsterdã é o Museu Van Gogh, onde está a maior coleção de trabalhos do artista. Se você é fã do pintor holandês, tem que fazer uma visita!
Omuseu do Van Gogh é um dos mais movimentados da cidade, para evitar filas a dica é comprar o ingresso antecipado. Aproveite que o museu tem uma página em português com link para a compra de ingressos.
EYE – Filmmuseum
( IJpromenade 1, 1031 KT)
EYE – filmemuseum é o museu de cinema e audiovisual de Amsterdam.
O museu já chama a atenção do lado de fora pela arquitetura, mas os fanáticos por cinema vão gostar mesmo é do interior, especialmente da lojinha (dá vontade de levar tudo!). Confira o site.
Casa de Anne Frank
( Prinsengracht 263-267, 1016 GV)
Você está em dúvida de quais museus visitar em Amsterdam? Saiba que conhecer a casa de Anne Frank em Amsterdam traz uma mistura de sentimentos… é triste, mas necessário.
Aproveite a visita para fazer um reflexão histórica. Ah, e aquela dica: compre os ingressos antes, porque tem muita fila.
Foam – Fotografiemuseum Amsterdam
( Keizersgracht 609, 1017 DS)
O Museu de Fotografia de Amsterdam abriga exposições abertas a todas as vertentes da fotografia. Obrigatório para fãs de fotografia, artística ou documental. Confira o site em português.
Onde comer em Amsterdam
Chegamos à cidade sem saber muito o que esperar em termos gastronômicos, mas Amsterdam nos surpreendeu.
Além de queijos deliciosos, encontramos ótimos restaurantes para todos os bolsos, e de todas as cozinhas, além de lanchonetes, bares e food trucks. Veja quais lugares visitar em Amsterdam?
Reypenaer
( Singel 182, 1015 AH)
Deliciosa loja de queijos… na verdade, é mais do que uma loja, porque no andar de baixo você encontra uma sala destinada a aulas de degustação de queijos.
Participamos de uma sessão de degustação de queijos e vinhos e foi uma baita experiência! Nossa instrutora, que entendia tudo do assunto, nos deu ótimas dicas. Lembrando que a degustação é apresentada em inglês.
Puccini Bomboni
( Singel 184, 1016 AA)
Loja de chocolates artesanais lindos bem em frente à degustação de queijos.
O preço pode parecer alto, mas os chocolates são tão saborosos que vale comprar pelo menos algo para experimentar! Traz pra mim! 😉
Sir Hummus
( Van der Helstplein 2, 1072 PH)
Adoramos comida árabe e sempre tentamos provar durante as viagens.
Primeiro, porque é sempre uma delícia. Segundo, porque é curioso ver as pequenas diferenças entre comida étnica quando servida em diferentes partes do mundo. Terceiro, porque costuma ter ótimo preço! Ideal nos nossos tempos de Euros nas alturas.
Fizemos dois pedidos de pratos de hummus acompanhados por legumes e pão (e carne no do Coiso) no Sir Hummus e a conta foi de 18 euros.
Stroopwafel
Grande símbolo entre as sobremesas holandesas, eles estão presentes em feiras de rua e supermercados de Amsterdam. Prove vários, todos os dias! A grande maioria é deliciosa e eles são bem diferentes entre si.
Os da Feira Albert Cuyp, são completamente diferentes dos da Feira do Museumplein (veja mais abaixo), que são completamente diferentes de todos que experimentamos do supermercado.
Nada melhor do que provar alguns stroopwafels e saber de qual você gosta mais.
Eetsalon Van Dobben
( Korte Reguliersdwarsstraat 5-7-9, 1017 BH)
Os croquetes, ou kroketten, são coisa séria em Amsterdam! Aliás, para fazer jus à tradição você deve comê-lo no pão e com mostarda.
Vale a pena conhecer o Van Dobben, uma verdadeira instituição de Amsterdam que desde 1945 serve croquetes que estão entre os mais famosos e recomendados da cidade, tanto pela qualidade quanto pelo preço.
Feira com food trucks na Museumplein, a Praça dos Museus
( Museumplein 50, 1071 DJ)
Além de reunir grandes e importantes museus e ter um gramado enorme que serve de ponto de encontro dos locais em dias de sol, a Museumplein tem também uma feira com food trucks de tudo quanto é tipo.

Também passamos por outros locais interessantes para comer em Amsterdam, como:
- Rene’s Croissanterie: loja especializada em diversas sobremesas francesas, todas de dar água na boca de tão lindas. Damstraat 20, 1012 JM.
- Fou Fow: lámen é outro prato que gostamos de repetir pelo mundo para conhecer as variações que cada região impõe a ele. Achamos o Fou Fow bem tradicional, mas muito bem feito! 2A, Elandsgracht, 1016 TV.
- Wok to Go e Wok to Walk: mais opções de comida oriental em Amsterdam, estas com unidades por toda a área central da cidade. Escolha entre arroz e macarrão e encha de legumes, carne e aquele cheiro e sabor característicos da comida chinesa de rua. Boa alternativa para quem está procurando algo rápido, gostoso e com bom preço. São muitas unidades.
- Winkel 43: lanchonete conhecida pela torta de maçã incrível que servem! Provamos, adoramos e nem tiramos nenhuma foto boa porque não dava pra esperar pra comer. Noordermarkt 43, 1015 NA.
Onde beber em Amsterdam
A cidade de Amsterdam também é um paraíso para os cervejeiros, com muitos pubs que oferecem as mais diversas cervejas artesanais e de produção em massa, além de lojas especializadas com opções locais e de toda a Europa.

Entre as dezenas de opções da cidade, estes são alguns dos principais destaques:
- Brouwerij de Prael: oferece ótimas opções de cervejas artesanais na região do Red Light District, obviamente é bem animado à noite. Oudezijds Armsteeg 20, 1012 JD.
- BeerTemple: pub especializado em rótulos norte-americanos com mais de 30 torneiras de chopp e outras 200 opções em latas e garrafas. Nieuwezijds Voorburgwal 250, 1012 RR.
- Brouwerij ‘t IJ: cervejaria aberta em 1985 em um edifício onde funcionou uma casa de banhos municipal, além do maior moinho de madeira da Holanda! Funenkade 7, 1018 AL.
- In de Wildeman: instalado em uma antiga destilaria, este pub é especializado em cervejas locais e belgas, especialmente as trapistas. Kolksteeg 3, 1012 PT.
Dica dos Coisos – O que fazer em Amsterdam de noite
Restaurantes, bares e cervejarias são ótimas pedidas para quem está procurando o que fazer em Amsterdam a noite. O transporte público funciona muito bem e a cidade é segura (não que isso seja sinônimo de dar bobeira, hein?)
Onde fazer compras inusitadas em Amsterdam
Cervejas na De Bierkoning
( Paleisstraat 125, 1012 ZL)
A loja não é muito grande, o que faz com que a variedade de rótulos impressione ainda mais! São cervejas do mundo todo, com destaque para as locais e belgas. Fica pertinho da Dam Square.
Quadrinhos e bonecos na Henk Comics
( Zeedijk 101, 1012 BG)
A loja tem de tudo do universo geek, de edições raras de quadrinhos a bonecos colecionáveis. Fique de olho na agenda deles, pois também são comuns as noites autógrafos de artistas consagrados.
A Henk Comics fica em uma área repleta de lojas e restaurantes orientais, de chineses a vietnamitas e tailandeses.
Brinquedos e jogos na The Gamekeeper
( Hartenstraat 14, 1016 CB)
Seguindo o tema geek, a Gamekeeper tem jogos de cartas, tabuleiro, RPG e brinquedos infantis do mundo todo. Mais uma lojinha especializada, pequena e cheia de charme… é uma delícia passear pelo comércio de Amsterdam.
Livros na American Book Center
( Spui 12, 1012 XA)
Dica para quem gosta de comprar livros nas viagens. A American Book Center tem um espaço lindo com a temática de casa na árvore e uma enorme árvore bem no meio, além de um grande acervo de livros em inglês.
A livraria fica bem ao lado de uma das entradas da Begijnhof, então não deixe de combinar as duas atrações no mesmo roteiro!
Amsterdam ou Amsterdã?
Tanto faz 😉
Salve as dicas do que fazer em Amsterdã no Pinterest!
E aí, conseguiu decidir o que fazer em Amsterdam ou só aumentamos suas dúvidas? Dê um grito nos comentários se precisar de mais ajuda com o seu roteiro ou se tiver mais dicas!
Ah Amsterdam!!! A primeira vez que te conheci me apaixonei. Linda cidade
sim! é a amor a primeira visita 😀
Que post completo! Eu adorei o texto, tudo bem mastigadinho e muitas dicas incríveis! Quando for para lá certamente vou aproveitar algumas dessas recomendações. Abraços e parabéns pelo post!
Obrigada, Fábio!
Essa cervejaria Heineken até pode ser turistica mas eu não conhecia. Achei uma delícia e é um programa maravilhoso para aproveitar a cidade. Boas dicas.
É aquele programa turistão que vale a pena 🙂
Puxa, o post ficou completaço hein? Tem muita coisa daí que não fiz quando estive na cidade, espero poder voltar um dia pra conhecer mais coisas por lá!
Obrigada, Amílton! Bora voltar para Amsterdã e fazer esses passeios todos? 😀
Somos apaixonados por Amsterdã e essas dicas estão super organizadas é maravilhosas! Fica pra próxima :))
Não tem como não se apaixonar por Amsterdã, né?
Adorei os passeios diferentes para dar um fugidinha do basicão em alguns momentos. Fiquei bem curiosa para conhecer o barco dos gatos. Que iniciativa bacana!
Muito, né? Quem gosta de gatos tem que dar uma passadinha por lá 🙂
Que super post! Roteiro completo para visitar Amsterdam , que está na nossa wish list faz tempo.
A variedade de museus clássicos e modernos e tantas opções culturais merecem ser apreciadas com calma. Acham que precisa de quanto tempo para conhecer bem a cidade?
Obrigada, Fabíola! Tentamos fazer um post super completo mesmo, que bom que gostou 🙂
Quanto aos dias, acho que pelo menos 4 na cidade e mais alguns para fazer bate e volta.
Várias lugares incríveis para conhecer em Amsterdã. E fora as opções delícias de culinária local né? Pena que tiraram o letreiro 🙁 Agora não vou ter uma foto lá quando for visitar.
Amsterdã é cheia de lugares incríveis mesmo! E quanto ao letreiro, uma pena, mas ficaram outros;)
Ah, deu saudade agora! Não fiz tanta coisa quanto há na sua lista, porque eu adorei passear despretenciosamente pelas ruas de Amsterdam (e foram 3 dias de chuva!), e a listinha de o que fazer que eu tinha preparado foi ticada poucas vezes. Adorei a dica do Tom TomClub.
Acredita que a gente pegou só uma chuvinha em um dos dias? Ficamos mais de semana e nem acreditei!
Passear sem pretensão por Amsterdã já vale por mil passeios também 🙂
Que saudade de Amsterdam! Que cidade maravilhosa! Há muito o que fazer em Amsterdam. O Rijksmuseum é incrível, um dos museus mais bacanas da Europa e a torta do Winkel 43 é de comer rezando. Eu também não tenho foto… rsrs Também não aguentei ter que esperar para comer rsrs
Amsterdam é demais! Museus e essa torta de maça não podem faltam, né? Bora voltar pra ver se a gente consegue tirar foto desta vez 😀
Muito bom artigo de dicas!Estive a mes atrás em Amsterdam pela segunda vez, na terceira vez ja tenho muito mais dicas!
Obrigada! Dá para voltar mil vezes, né?
Coisos eu AMEEEEI Amsterdam, é uma cidade com, muitas opções, ficamos 5 dias rodando muito e ainda faltaram vários passeios. Acreditam que não deu pra ir na Heineken Experience? 🙁 temos que voltar! E parabéns pelo post, está suuuper completo.
Achei Amsterdã apaixonante demais também, acho que é um desses lugares que sempre terá coisa nova pra fazer a cada visita!