Por que viajar faz de você uma pessoa melhor

Vamos ajudar você a fazer o mundo entender por que você fica mais feliz gastando com viagens do que comprando mais roupas ou guardando dinheiro no banco e vamos dar algumas dicas para você aproveitar melhor suas viagens.

Vá até onde puder ver. Quando lá chegar, poderá ver ainda mais longe — Goethe


Leia também: viajar é conhecer pessoas quer você queria ou não


Goethe exemplifica bem o que você ganha ao acumular diferentes experiências durante a vida.

O ato de colocar-se por vontade própria fora dos seus horizontes do dia a dia e em meio a pessoas, imagens, sons e costumes não usuais força você a enxergar algo novo e a tentar compreender uma realidade que pode ser muito diferente da sua.

Para viajar basta existir — Fernando Pessoa

Expandir os horizontes é ato básico de todo ser humano de pensamento saudável, e você nem precisa se deslocar fisicamente para isso, basta pensar além do seu conforto, além dos seus costumes, além de você.

Andar por terras distantes e conversar com diversas pessoas torna as pessoas ponderadas — Cervantes

Conhecer de perto outras realidades faz com que você se conscientize de que é possível que as coisas funcionem de outra maneira. Isso permite que você aceite o fato de existirem alternativas tão diferentes daquelas a que você está acostumado, mas tão certas quanto.

Apesar de não ser rigorosamente necessário, viajar, ou o ato de deslocar-se fisicamente para longe de sua zona de conforto e conhecer novos lugares, é a maneira mais fácil e eficaz de fazer isso.

Um viajante sem poder de observação é um pássaro sem asas — Musharrif Od-Dîn Sa'adi

Mas para tudo isso funcionar, e você realmente voltar para casa uma pessoa mais completa, você precisa observar.

Olhe e pense sobre o que acaba de ver. O que você viu representa um jeito novo de fazer algo? Talvez você até ache que combine melhor com você, ou então gostaria de mostrar a outras pessoas, ou a alguma pessoa específica.

O destino nunca é um lugar, mas uma nova forma de ver as coisas — Henry Miller

Ah, ver as coisas de uma nova forma… isso já deve ter acontecido com você mesmo sem sair de casa.

Eu me lembro de crescer odiando abacate, simplesmente por causa das vitaminas de abacate que fui obrigado a tomar quando criança, mas um dia alguém fez com que eu experimentasse guacamole e pronto! Fui convertido. Eu que nunca havia imaginado que abacate fosse usado em comida salgada, hoje procuro abacates maduros com bom preço para fazer guacamole em casa.

Graças às estradas modernas, podemos viajar de uma costa à outra sem ver nada — Charles Kuralt

Não é possível observar algo se você está em um constante estado apressado. Você precisa de tempo para se concentrar no agora e observar (ver e pensar sobre) o que há à sua volta, ele é essencial para apreciar as oportunidades não planejadas que você não terá outra chance de vivenciar.

Garanto que serão as histórias dos momentos não planejados que vão inspirar as pessoas à sua volta, e muito provavelmente foram essas as histórias que inspiraram você.

Não me diga quão educado você é,me diga quanto você já viajou — Maomé

Como é interessante escutar as histórias de alguém sobre algo que nunca experimentamos. É ótimo sentir-se inspirado, sentir em nós mesmos o entusiasmo de quem descreve as preciosidades de algo que não conhecemos.

Observe mais o mundo à sua volta, pense em novas possibilidades para o seu cotidiano e você também terá histórias para contar, sejam de viagens ou não, e inspirar aqueles à sua volta.

Algumas dicas para você voltar mais rico de suas viagens

Viajar é descobrir que todo mundo está errado sobre os outros países — Aldous Huxley

Antes de mais nada, faça o possível para livrar-se de preconceitos! Certo, pronto? Mente aberta? Pelo menos um pouquinho? Ótimo! Agora, aproveite esse novo estado de espírito para revisitar o seu cotidiano e descobrir muita coisa que você deixou passar por estar sempre se concentrando nas mesmas coisas.

Em vez de tentar ver mil coisas correndo em um dia, que tal pesquisar um pouco algo que interesse a você e conhecer isso a fundo? Especialmente em ambientes urbanos, isso vai proporcionar milhares de opções que você provavelmente nem imaginava que existiam.

Em viagens, tente descobrir mais sobre a vida local conversando com pessoas nativas da cidade em que você está ou procure blogs de especialistas na região. Os destinos mais famosos entre os brasileiros sempre contam com muito conteúdo de ótimos blogs especializados, mas é quase certo que você pode encontrar conteúdo em português sobre praticamente qualquer lugar do mundo.

Se precisar de alguma recomendação de blog, tiver alguma dúvida ou só quiser dar um oi, deixe um comentário para alegrar nosso dia… blogueiros precisam de atenção 🙂

Sobre as fotos e as frases

Todas as fotos que usamos neste post foram feitas por nós em nossas viagens juntos. Elas vão de 2007 a 2015 e passam por Argentina, Chile e EUA.

Assine o blog e não perca nenhum post! 😜

Não perca nossas novidades!

Você não vai receber spam.

Vá até onde puder ver. Quando lá chegar, poderá ver ainda mais longe — Goethe - Pinterest
Para viajar basta existir — Fernando Pessoa - Pinterest

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

14 comentários

Deixe um comentário
  1. Esse post é perfeito, traduz em palavras o sentimento de quem ama viajar, buscando novas descobertas e novas bagagens pra vida, amei demais as frases, principalmente a do Huxley, acredito que a experiência sempre vai ser pessoal sobre um determinado lugar, já amei lugares que me disseram que iria odiar, nada como comprovar pessoalmente.

    Bjos

    • Fico feliz que gostou, Deisy! Nada como comprovar pessoalmente, né? Nós podemos ajudar dividindo com os leitores as nossas experiências e informando sobre os lugares que visitamos, mas cada pessoa ao visitar determinado lugar vai ter uma lembrança única 😉

  2. <3 Muita gente não entende esse nosso vício e paixão. Mas é algo incontrolável!
    E q nos muda para a melhor com certeza. Abrimos nossos olhos para o mundo e para entender melhor o jeito diferente das pessoas.
    Espero não me cansar nunca de rodar por aí. Ótimo post 😉
    Beijo

    • Você usou a melhor palavra: incontrolável! haha
      Também espero nunca me cansar de rodar por aí e cada vez mais entender que as pessoas tem um jeito diferente de viver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 lugares pouco conhecidos, gratuitos e obrigatórios em SP! - Capa

5 lugares pouco conhecidos, gratuitos e obrigatórios em SP!

Embalse el Yeso: oásis bem guardado do Cajón del Maipo