Anima Mundi 2015: de casa nova e com oficinas

Como você já viu na nossa programação cultural de SP, começou a 23ª edição do Festival Anima Mundi em São Paulo, um dos maiores festivais de animação do mundo que vai só até 22 de julho, então corra!

Depois de alguns anos fazendo muita falta, as oficinas de criação voltaram à edição de São Paulo do Anima Mundi, que também tem novas casas na cidade: o cinema Caixa Belas Artes e a Cinemateca Brasileira.

Conferimos ontem o primeiro dia do festival e as oficinas de criação na Cinemateca Brasileira.

Anima Mundi 2015 - Bilheteria, loja e sala Petrobrás na Cinemateca Brasileira

O que são as Oficinas de Criação?

As oficinas fazem parte do projeto Estúdio Aberto, a seção interativa do Festival destinada à apresentação de algumas técnicas de animação.

Nas oficinas, você pode criar breves animações e ver já em seguida o resultado da sua obra na tela! É, sem dúvida, uma das partes mais divertidas do Anima Mundi. Ainda por cima, não requer nenhuma experiência, então todos podem participar, inclusive adultos (se estiver acompanhando alguma criança, ainda pode fingir que está brincando de massinha só porque ela queria 😉 ).

Anima Mundi 2015 - Oficina de massinha na Cinemateca Brasileira

Em São Paulo, foram instaladas três oficinas:  massinha, zootrópio e pixilation. Infelizmente, não são todas as oficinas presentes na edição do Rio de Janeiro, mas já dá para se divertir bastante.

E tem muito mais na programação!

  • Sessões de debates com profissionais da animação e outras atividades especiais.
  • Sessões gratuitas: algumas apresentações na Cinemateca serão ao ar livre e gratuitas, os ingressos são disponibilizados 30 minutos antes da sessão, mas ontem já havia fila antes disso, devido à estreia nacional do filme “O pequeno príncipe”,  com presença do diretor.
  • Mostras especiais.
  • Nos corredores da Cinemateca, há dois painéis com detalhes sobre a realização de algumas das obras presentes na programação, como o filme Festa no Céu.
  • A Galeria, uma sala com entrada gratuita em que são exibidos dezenas de curtas continuamente.

Conheça a galeria Leica em Sáo Paulo


Anima Mundi 2015 - Local de exibição das sessões ao ar livre na Cinemateca Brasileira

A maioria dos eventos especiais ocorre na Cinemateca Brasileira, confira a programação no site do Anima Mundi 2015 antes de ir.

Ficou com fome?

Anima Mundi 2015 - Praça de alimentação na Cinemateca Brasileira

A Cinemateca tem lanchonete própria, mas foi montado também um espaço com alguns food trucks, ontem vimos hambúrguer, outros sanduíches, coxinha, temaki, pudim, pipoca, açaí etc. Se quiser economizar, há um espaço gramado perto dos food trucks com duas mesas grandes em que é possível fazer um piquenique.

Vamos ao principal, os filmes!

Como a programação é vasta, vai do experimentalismo ao pop, fique atento à recomendação de idade, tenha a mente aberta (nem toda animação tem que parecer um desenho da Disney/Pixar) e aproveite para conhecer diferentes técnicas e temáticas.

Nem todos os filmes serão ótimos, mas você terá uma experiência no mínimo interessante, e sem esse risco você nunca vai se surpreender positivamente também! 🙂

Anima Mundi 2015 - Palestra de animação stop motion na Cinemateca Brasileira

Vimos ontem a sessão “Dubois + Birdo”, que exibiu alguns curtas do francês Bastien Dubois, inclusive alguns relacionados a viagens: pequenos “cadernos de anotações” de suas viagens, foram excelentes!

Infelizmente, a parte do estúdio brasileiro Birdo, foi desagradável ao extremo, especialmente por interromper o bom ritmo da primeira parte da sessão e não ter a menor relação com ela.

Além de centenas de curtas, também serão exibidos alguns longas, consulte a programação e divirta-se! 🙂

Anima Mundi 2015

http://www.animamundi2015.com.br/

facebook.com/festivalanimamundi

Os ingressos custam de R$ 6 a R$ 12.

Locais de exibição

Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

(11) 3512-6111

CAIXA Belas Artes: Rua da Consolação, 2423 – Consolação

(11) 2894-5781

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

Instituto Chão: proposta inovadora e produtos orgânicos

Beth Bakery - Fornada de 22 de maio

Beth Bakery: padaria artesanal com entrega em SP