Receita de cheesecake: quase o melhor!

Você já deve ter passado por isso com alguma receita: eu sempre imaginei que fazer cheesecake fosse dificílimo, até que resolvi tentar e deu tudo certo! Já fizemos mais algumas vezes esta receita de cheesecake e o resultado sempre foi ótimo!

Outra coisa que sempre nos fazia evitar cozinhar um cheesecake, até há pouco tempo, era o fato de o Coiso não gostar dessa sobremesa, mesmo já tendo experimentado a versão da Cheesecake Factory e do Junior’s, o que sempre me desanimava de fazer um cheesecake inteiro para comer sozinha.

Até há pouco tempo? E agora?

Pois é, tudo isso mudou quando conhecemos o Eli’s durante nossa viagem para Chicago (de onde partimos para cruzar a Rota 66), desde então eu não tenho mais sossego e ele está sempre querendo roubar um pedaço da minha fatia de cheesecake, mesmo os que ele nem acha tão bons!

Tentamos algumas receitas antes desta, que até ficaram boas, mas esta é a melhor que já fizemos. Encontramos no site do Eli’s com o modesto nome de Almost Eli’s Original Cheesecake (Quase o cheesecake original do Eli’s) 😛

Receita Almost Eli's Original Cheesecake
Receita Almost Eli’s Original Cheesecake

Quase não mudamos a receita original, apenas adaptamos alguns itens, como a base de bolachas, em que usamos bolacha Maizena, e usamos creme de leite fresco com um pouco de limão em vez de fazer nosso próprio sour cream. Também não fizemos uma calda e apenas cobrimos o cheesecake com uma boa geleia (ou seja, não muito doce) de frutas silvestres.

Nossa receita de cheesecake “quase um Eli’s”

Ingredientes para a base

  • 1 xícara de bolacha Maizena
  • 1/2 xícara de manteiga derretida
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo peneirado
Os ingredientes da base do nosso cheesecake: açúcar mascavo, bolacha maizena e manteiga derretida
Os ingredientes da base do nosso cheesecake: açúcar mascavo, bolacha Maizena e manteiga derretida.

Ingredientes para o recheio

  • 450 g de cream cheese
  • 1/2 xícara de açúcar refinado ou de confeiteiro peneirado
  • 1 ovo inteiro
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de creme de leite fresco
  • Suco de meio limão pequeno
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
Os ingredientes do recheio do nosso cheesecake: creme de leite, limão, cream cheese, essência de baunilha, açúcar, farinha de trigo e ovos
Os ingredientes do recheio do nosso cheesecake: creme de leite, limão, cream cheese, essência de baunilha, açúcar, farinha de trigo e ovos.

Você também vai precisar

  • Assadeira com fundo removível ou forrada com papel manteiga. Nós usamos uma forma de 20 cm × 30 cm e o cheesecake ficou com cerca de 2 cm de altura, então você pode dobrar a receita nessa mesma forma para conseguir uma torta mais alta ou usar uma assadeira um pouco menor.

Modo de preparo do cheesecake

Base

Triture a bolacha no liquidificador e misture-a ao açúcar mascavo e à manteiga. Quando conseguir uma massa, forre o fundo da assadeira (lembrando que você deve antes cobrir a assadeira com o papel manteiga se ela não tiver o fundo removível) apertando bem.

Como essa massa ficou bem úmida, preferimos levá-la ao forno pré-aquecido a 180 °C por uns cinco minutos, mesmo a receita original não dizendo para fazer isso. Então, tirei do forno e deixei esfriar enquanto fazia o recheio.

Recheio

Usando uma batedeira, misture o cream cheese com o açúcar e a farinha até conseguir uma mistura macia e cremosa. Sem parar a batedeira, adicione os ovos aos poucos e então adicione os outros ingredientes, ainda sem parar de bater.

Nosso cheesecake na forma forrada com papel manteiga e pronto para ir ao forno com um pouco do farelo de bolacha Maizena por cima
Nosso cheesecake na forma forrada com papel manteiga e pronto para ir ao forno com um pouco do farelo de bolacha Maizena por cima.

Leve em banho maria ao forno pré aquecido a 180 °C por cerca de 1 hora. A ideia é que o cheesecake fique mais durinho e dourado nas pontas, mas ainda balançando um pouco no centro. Você pode testar tocando a superfície do centro do cheesecake rapidamente e sem força, se seu dedo sair limpo, já está no ponto!

Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por várias horas, no mínimo quatro (se você dobrar a receita de cheesecake, dobre esse tempo). Só depois desse tempo na geladeira é que você deve desenformar a torta, mas não se preocupe, porque seja com o papel manteiga ou com o fundo removível, essa vai ser uma tarefa bem fácil.

E o cheesecake ficou assim…

Nosso cheesecake pronto com geleia de frutas silvestres por cima
Nosso cheesecake pronto com geleia de frutas silvestres por cima.

Um pouco fino demais para o meu gosto, mas uma delícia mesmo assim! Na próxima, vamos dobrar a receita ou fazer em outra assadeira que temos aqui. Ah, eu queria tanto um pedaço que eu nem esperei o Coiso terminar as fotos para experimentar 😀

Nosso cheesecake pronto (e já mordido!) com geleia de frutas silvestres por cima

Gostou da nossa receita de cheesecake? Deixe um comentário se tiver alguma dúvida ou se quiser contar para nós como ficou o seu! Também temos uma receita muito fácil de biscoitos amanteigados aqui no blog!

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

2 comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Maquete das cidades históricas do sul de MG no Memorial Minas Gerais Vale

Memorial Minas Gerais Vale em Belo Horizonte

O prato com base de salada do Naansense, casa de comida indiana rápida de Chicago

Onde comer em Chicago: 9 dicas imperdíveis