Além de muita satisfação, o blog tem nos ajudado cada vez mais a expandir nossos horizontes, isso significa principalmente conhecer pessoas muito competentes e generosas, como Gaía, que vai ajudar você a decidir o que fazer na Vila Madalena.
A Coisa é fã da Gaía há alguns anos e acabamos tendo a chance de conhecê-la em um evento para blogueiros. Caras de pau que, às vezes, somos, a chamamos um tempo depois para participar do Vem pra Sampa, meu!.
Ela aceitou nosso convite e desde então criamos uma parceria muito produtiva em torno do Vem pra Sampa, meu!: os participantes ganham acesso à experiência de alguém tão proeminente entre os blogueiros, Gaía tem acesso a uma plateia ávida para escutá-la e conhecer o seu recém-lançado Mas você vai sozinha? e todos podem trocar suas vivências.
E não é que ganhamos mais um presentinho? Um pequeno guia para fugir do óbvio em um bairro que pode tanto ser o mais cool quanto o mais cliché de São Paulo dependendo daquilo que você escolher ver por lá.
Sem tirar nem por, Gaía Passarelli com a palavra:
14 coisas para fazer na Vila Madalena
por Gaía Passarelli, paulistana e moradora da Vila Madalena
Para visitar
Choque Cultural
Uma antiga casa da Vila convertida em galeria, impossível não notar. Tem funcionamento de coletivo artístico e muitas obras estão à venda. É legal conhecer alguns dos artistas em exibição antes de ir.
Galeria a7ma
Uma pequena galeria bem próxima do Beco do Batman, também vende obras de artistas urbanos da cidade. Para saber sobre as exposições em andamento, veja aqui.
Espaço Cult
Local de cursos da revista de mesmo nome, tem um pequeno café e galeria, loja de discos e revistas bacanas.
Armazém da Cidade
Fica logo ao lado da Choque Cultural e é parada certa para quem está andando na Vila aos finais de semana. Pode entrar: lá dentro você vai achar café, sorvete, roupas, presentes, comidinhas e afins. Durante os fins de semana de outubro e novembro está acontecendo o festival de Música Instrumental no Armazém da Cidade.
Para comprar
A Queijaria
Um lugar escondidinho e muito especial, vende queijos artesanais de todo o Brasil. A loja também vende uma pequena seleção de chocolates e outras guloseimas.
Livraria da Vila
A livraria mais bacana de São Paulo. Tem uma excelente seleção de literatura nacional e estrangeira, além de infantis e livros de arte. Quem quiser só dar um tempo, tem um café ótimo e muito agradável nos fundos.
Monkix
Também na Rua Harmonia, é uma loja de histórias em quadrinhos com foco em publicações independentes nacionais e internacionais.
Bistrô Ó-Chá
Tem todo tipo de chá, e se você quiser sentar para tomar na hora, eles vêm em lindos bules
de cerâmica. Pode ficar à vontade para pedir sugestões e cheirar os chás antes de decidir. Nos fundos tem uma loja os os chás embalados para levar pra casa – muitos você não encontra em nenhum outro lugar. Além dos chás e acessórios, também há exibições de arte. No momento está rolando a mostra de pinturas O Chá, de Mariana Martins.
Sagarana
São dois, um na frente do outro: um bar maior, com mesas para sentar e comer algo (super recomendo a porção de tilápia defumada e os bolinhos) e um bar menor, com uma seleção fabulosa de cervejas artesanais em garrafa que você pode escolher e levar para casa.
Cuidado: tem uma carta de cachaça digna de entortar sua tarde.
Busy Bee
Loja de chocolates tradicional do bairro, há 25 anos na Fradique Coutinho, ótima para comprar presentes como trufas e carrinhas de chocolate. Escondida na fundo da loja tem uma geladeira com sorvetes caseiros!
Para um docinho e café
Marilia Zylbersztajn
O melhor lugar pra matar lariquinha de doce: a Marília faz tortas maravilhosas. As balinhas açucaradas de laranja também são fantásticas e dão um bom presente.
Le Jardin Secret
Como o nome entrega, é um jardinzinho escondido na rua Harmonia. Altamente “instagramável” e super feminino, tem caixas de chá, doces finos e outras fofices.
Coffee Lab
Uma escola de baristas que serve o melhor café da cidade. Tem uma varanda deliciosa e um jardim nos fundos. Mas cuidado: altas filas em qualquer horário. Se você é “do café”, vale levar uma embalagem de café pra casa (eles moem na hora se você não tem moedor em casa).
Ekoa Cafe
Bem na frente da Livraria da Vila, serve sucos e snacks saudáveis (o brigadeiro de capim santo é sucesso) e faz um café ótimo, além de ter Wi-Fi de graça.
Le Pain Quotidien
A mesma rede que você encontra em outras cidades do mundo, com exatamente a mesma cara e uns produtos nacionais que você pode comprar para levar para casa, como cafés e chocolates. Bom lugar para matar sua necessidade de Wi-Fi enquanto toma um cappuccino.
Outras referências
How to Travel Light: Dez coisas para fazer na Vila Madalena
Guidrr App: guias Vila Madalena, Pinheiros e Paulista (iOS, gratuito, em inglês)
EcoalSur: The Concrete Jungle(iOS e Android, gratuito, em inglês)
Fotostrasse: Going Local in São Paulo with Gaía (em inglês)
Sobre Gaía Passarelli
Polivalente e multimeios, Gaía já trabalhou na TV e já escreveu, e escreve, para diversas publicações digitais e impressas, além de manter o How Travel Light, projeto pessoal independente.
Adorei as dicas!! 🙂 Preciso voltar pra Sampa como turista pra aproveitar! Sou a louca das cafeterias e livrarias, acho que uma passadinha na Vila Madalena pode ser uma boa 🙂
Hey, que legal. Quanta sugestão que para mim são desconhecidas. Em dezembro irei passar um dia aí com as Carambolas, vamos marcar um encontrinho? Abracito
Vamos sim 🙂
Quantos lugares que ainda não conheci! Nem parece que moro em Sampa. Rs. Ah e eu ADORO a Choque é demais.
Vou confessar!
Morri de inveja de quem esteve no Vem pra Sampa meu!!!
Deve ter sido maravilhoso!!!
E adorei as dicas de passeios!! Vou anotar para a minha próxima ida a SP.
Beijão
Faça o favor de vir no próximo, hein? 😉
Muito bom! Preciso voltar algumas vezes para conhecer a Vila Madalena, só conhecia uns barzinhos. rsrs
Volte logo, Carol 🙂
Acredita que não consegui conhecer Vila Mariana ainda em nenhuma das vezes que fui em Sampa? Eu já tô bem interessado em ler o livro, já vi uma galera que ganhou no encontro.
Muito lugar legal para conhecer! PS: estou esperando ansiosamente pelo meu exemplar do livro dela, mas o correio não tá ajudando! 🙁
Bora vir pra São Paulo!
E já já o seu chega 🙂