Exposição A Era dos Games ocupa Bienal no Parque Ibirapuera

   |        |     Atualizado em 16 de agosto de 2017

Você não entende como tem gente que adora jogos de 1970 em que não se vê nada? Ou você não quer saber de nada 3D e não vê graça nos complicados jogos de hoje? Redescubra paixões e dê chance ao diferente na exposição A Era dos Games na Bienal.

Mais alguns consoles e computadores antigos na exposição A Era dos Games, na Bienal do Ibirapuera

Alguns dos consoles e computadores antigos. Lemmings!

Exposição A Era dos Games

A mostra A Era dos Games, idealizada pelo Barbican Centre de Londres, já rodou 25 países e acaba de desembarcar no Brasil, onde fica até pelo menos março de 2018.

Até 12 de novembro a exposição fica em São Paulo, no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, depois segue para o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro, onde deve ficar até 5 de março de 2018.

Patrick Moran, o responsável do Barbican Centre pela exposição A Era dos Games na Bienal do Ibirapuera

Patrick Moran, do Barbican Centre e responsável pela exposição no Brasil, disse que a versão paulista é a maior versão já montada dessa exposição que rodou o mundo todo. E não é à toa, ela ocupa todo o terceiro pavimento do Pavilhão da Bienal.

Seção final da exposição A Era dos Games, na Bienal do Ibirapuera, que agrupa diversas máquinas típicas dos antigos fliperamas

Apenas um dos corredores da exposição que traz mais de 150 jogos de todas as épocas e para todas as idades à Bienal do Ibirapuera.

Todo esse espaço abriga mais de 150 jogos que cobrem desde as origens do videogame até o futuro da realidade virtual, o que permite que a mostra coloque em perspectiva a evolução dessa indústria que hoje movimenta números estratosféricos no mundo e também no Brasil, o 11º maior mercado mundial de jogos.

A versão brasileira também traz duas seções especiais dedicadas à evolução dos jogos de futebol e à produção nacional de jogos independentes.

Coisa jogando a máquina de pinball The Bride of Pinbot na exposição A Era dos Games na Bienal do Ibirapuera

Máquinas de pinball estão presentes na exposição como precursoras dos arcades e dos videogames modernos.

Aqueles que acreditam que Pong ou o Atari 2600 representam o berço dos videogames vão se surpreender com alguns dos aparelhos e jogos em exibição. Também se engana quem pensa que o Gameboy foi o primeiro dos consoles portáteis, mesmo que eles talvez não fossem tão portáteis assim antes. 🙂

Parte da coleção de consoles portáteis da exposição A Era dos Games na Bienal do Ibirapuera

Parte da coleção de consoles portáteis da exposição A Era dos Games na Bienal do Ibirapuera.

A abrangência cronológica e as diversas raridades que só podem ser aproveitadas em antigos Amiga e Commodore fazem com que a exposição seja uma ótima oportunidade para reviver lembranças, mas as máquinas para todas as idades, o espaço com arquibancada para uma banda completa jogar Rock Band  e as instalações de realidade virtual a tornam muito maior do que um simples festival de nostalgia.

Coisa jogando Densha de Go! na exposição A Era dos Games, na Bienal do Ibirapuera

Coisa jogando Densha de Go! Ela nunca vai entender porque eu gosto tanto desse jogo…

Tela inicial do jogo Mario's Tennis rodando no Virtual Boy, a primeira tentativa de 3D da Nintendo, na exposição A Era dos Games na Bienal do Ibirapuera

Mario’s Tennis do Virtual Boy, o fracassado portátil 3D da Nintendo do início dos anos 1990.

São tantos os exemplos de bons jogos presentes na exposição que fizeram evoluir tanto esse setor que fica difícil citar apenas alguns…. mas vamos lá. A eclética seleção inclui:

  • Daytona USA: nunca deixa de ser divertido correr em uma das três pistas contra um amigo.
  • FIFA 94 e International Superstar Soccer: as origens de duas das maiores franquias de jogos esportivos até hoje.
  • Maze Wars e Doom: o jogo considerado a origem dos jogos de tiro em primeira pessoa e um dos mais famosos exemplos do gênero.
  • PaRappa the Rapper, Densha de Go!, Katamari Damacy etc.: muitos clássicos dos primeiros PlayStation.
Coisa na exposição A Era dos Games, na Bienal do Ibirapuera, jogando PaRappa the Rapper, clássico jogo musical em que o seu ritmo realmente dita a evolução da música no jogo

Coisa boquiaberta com a dificuldade de PaRappa the Rapper!

Coisa jogando Katamari Damacy na exposição A Era dos Games na Bienal do Ibirapuera

Coisa sofrendo com Katamari Damacy, mais uma das minhas loucuras!

  • Gauntlet e Track & Field: máquinas de fliperama feitas para até quatro jogadores simultâneos!
  • SimCity, Lemmings etc.: vários jogos do final da década de 1980 e início de 1990 que deram força à indústria no PC IBM.
  • Pokémon, Super Mario World etc.: são muitos os jogos que crianças já podem aproveitar!
  • VirtuSphere e HTC Vive: impressionantes equipamentos de realidade virtual ainda pouco difundidos no Brasil.
  • Dance Central e Rock Band 3: a área especial para os jogos de música tem até uma arquibancada para seus amigos torcerem!

O espaço da exposição A Era dos Games, na Bienal do Ibirapuera, dedicado aos jogos de música tem lugar para uma banda completa e arquibancada para torcida

Informações sobre A Era dos Games em São Paulo

De 16/8 até 12/11.

De terça a domingo, das 10h às 20h.

R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada). Os ingressos permitem permanecer na exposição durante 90 minutos e podem ser adquiridos antecipadamente através do site Ingresse.com e também na bilheteria no terceiro pavimento do Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera.

Há uma lanchonete e banheiros no local.

Parque Ibirapuera, Portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal): Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera.

Astro Wars, jogo portátil de 1981, presente na exposição A Era dos Games, que fica até 12 de novembro no Pavilhão da Bienal no Ibirapuera    O primeiro SimCity, de 1989, presente na exposição A Era dos Games, que fica até 12 de novembro no Pavilhão da Bienal no Ibirapuera

Gauntlet, fliperama de 1985, presente na exposição A Era dos Games na Bienal do Ibirapuera

Compartilhe!
  • 104
  • 14
  •  
  •  
  •  
  •  

Curtiu? Deu vontade de viajar? Planeje sua viagem com a gente!

Reserve seu hotel no Booking.com! São milhares de hotéis com cancelamento gratuito.
A Rentcars.com compara várias locadoras de carros, cobra em Reais e parcela em 12 vezes!
Ganhe 5% de desconto com o código COISOS5 ao comprar seguro viagem na Seguros Promo.
Você precisa de Internet quando viaja! A EasySim4u oferece voz e dados em mais de 140 países.

Todos os parceiros são escolhidos com cuidado para que você sempre consiga o melhor preço! Além disso, quando você usa nossos links e afiliados, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e o melhor é que você não paga nada a mais por isso.

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Assine o blog!

Sou tradutor já há quase dez anos e represento a parte chata do blog: o revisor que tira o excesso de piadinhas do texto, o técnico que diz que agora é impossível realizar aquela ideia que parece genial, o designer que não quer ter cor demais e que corta as fotos na proporção exata, pixel a pixel. Ainda assim, adoro viajar!

2 comentários em "Exposição A Era dos Games ocupa Bienal no Parque Ibirapuera"

O blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Siga-nos no Instagram

  • Virei a louca do stop motion nessa viagem para Buenos Aires (quem acompanhou os stories, já percebeu 😊) Este nós fizemos pelas ruas de Palermo, um dos meus bairros preferidos em #BsAs, cheio de arte de rua, lojinhas e restaurantes diferentes!  Enquanto as dicas não saem no blog, fiquem com nossa obra de arte. 😂 .
.
.
#coisosembuenosaires #buenosaires #travelbuenosaires #visitargentina
  • Descabelados em Buenos Aires 😂 (mas com essa vista da cidade, ninguém liga)  Obs.: Você sabe que tá imersa na viagem quando seu teclado já sugere palavras no idioma local  Continue com os Coisos nos stories, tá acabando mais ainda tem! 
#coisosembuenosaires #travelbuenosaires
#buenosaires
  • Ó, vale muito a pena conhecer o Jardim Japonês de Buenos Aires. Além de lindos  espaços fotogênicos, você pode aproveitar e fazer um super passeio pela região!  Combine o Jardim com o Rosedal, o Malba, um almoço no @nolabuenosaires e passeios pelos grafites e lojinhas de Palermo. ❤️ .  De noite, ainda dá para beber algo nos muitos bares da região, jantar um lamen (onde estamos agora) e partir para um fliperama secreto (nosso próximo passo, se acharmos a entrada)! Tá tudo no Stories! Vem com a gente!  #coisosembuenosaires #travelbuenosaires #visitargentina

Tem muito mais por lá!

Fazemos parte

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem  Associação Brasileira de Blogs de Viagem