Mais um destaque para passeios pelo centro histórico da cidade de São Paulo: a visita guiada gratuita pela sede da Prefeitura, o edifício Matarazzo, também conhecido como Patriarca, Banespinha ou Palácio do Anhangabaú.
Veja como é a visita guiada gratuita ao edifício, jardins e mirantes no topo do prédio da Prefeitura de SP. Bora?
Fique ligado no que acontece na cidade com a nossa Agenda Cultural SP!
Horários das visitas ao Edifício Matarazzo
A visita ao edifício Matarazzo faz projeto da Prefeitura de São Paulo e da SPTuris de ampliar a visitação a edifícios que representam marcos históricos e arquitetônicos da cidade. O atual horário das visitas é o seguinte:
- Segunda a sexta: às 14h30 e 16h30. Inclui visita ao terceiro andar e ao jardim da cobertura.
- Sábado: às 14h30 e 16h30. Além do terceiro andar e da cobertura, inclui também o quinto andar, onde fica o gabinete do prefeito.

Para começar, chegue com antecedência
Antes as visitas eram feitas por agendamento prévio por e-mail. Atualmente, para participar da visita guiada no Edifício Matarazzo, basta chegar com 1h de antecedência e fazer a inscrição na recepção no hall de entrada do edifício.
Vale lembrar que com os horários reduzidos por dia, é bom planejar a visita e fazer a inscrição com 1 hora de antecedência mesmo. Aproveite e faça um passeio pelo centro de SP!
Como é a visita ao prédio da Prefeitura de SP?
O passeio tem início em frente ao edifício Matarazzo, ao lado da van de informações turísticas da SPTuris, no Viaduto do Chá, onde você pode retirar materiais informativos sobre outros passeios da cidade (não tenho visto mais a van por lá, mas se tiver não deixe de pegar os guias da cidade que eles distribuem, são ótimos).
O guia inicia a visita falando um pouco sobre a história do edifício e sobre sua arquitetura externa, por exemplo, conta que o edifício passou a ser a sede da Prefeitura de São Paulo em 2004, depois de anos como sede do Banespa, o que lhe rendeu o apelido de Banespinha.
Também aprendemos que a finalidade original do edifício foi ser a sede das indústrias Matarazzo, função que cumpriu do final da década de 1930 até o início da década de 1970.
Por falar em guia, nossa guia foi a simpaticíssima Aline, cordial e solícita durante todo o passeio. Já no final da visita, ela nos contou que havíamos sido o primeiro grupo de público geral que ela acompanhou e pediu para tirar um foto com todos nós 🙂

A visita segue para o hall de entrada, que é na verdade o 3º andar, e então descemos para o 2º andar para assistir a um vídeo com um pouco mais da história do prédio. Por fim, subimos até a cobertura para conhecer o jardim que, mesmo com apenas 40 cm de solo, conta com árvores com alguns metros de altura, inclusive coqueiros e pau-brasil, um pequeno lago com carpas e quatro mirantes.
Se você fizer a visita aos sábados irá até o quinto andar antes de subir até a cobertura. No quinto andar, você conhecerá rapidamente a recepção, algumas salas de reunião e a sala do prefeito. A visita por lá pareceu um pouco apressada demais para nós, mas ainda assim foi o suficiente para conhecer um pouco mais do edifício.
Ah, vale lembrar que a gente sempre procura não estragar as surpresas dos passeios que divulga por aqui, então pode ter certeza que a vista e o bosque vão ser ainda melhores do que você imagina 😉

Edifício Matarazzo – visita guiada
De segunda a sexta, às 15h, 17h e 19h (é necessário agendar com antecedência)
Viaduto do Chá, 15, Centro, São Paulo
Olá, eu gostaria de saber se ao agendar a visita enviando o e-mail, algum representante da SPTuris irá me responder confirmando o agendamento ou apenas compareço no edifício no dia que eu havia marcado?
aguardo resposta, obrigada 🙂
Oi, Joice. Você receberá um e-mail de confirmação da SPTuris 😉
Boa visita!
Ah…fiquei com vontade de conhecer! Vou me programar para ir. Obrigada pela dica!
🙂
É uma vergonha, mas nunca fui visitar o prédio! E eu não sabia que precisava visitar, então foi ótimo ler isso aqui, senão ia chegar lá e dar com a cara na porta! ahaha
Adorei o post e as fotos!
Vai sim, vale muito a pena, tem uma bela vista da cidade 🙂
Muito legal, Coisos! Acho uma pena os horários destas visitas… No Palácio Piratini, em Porto Alegre, também é preciso bastante planejamento… E é lindo! Obrigada por mostrar mais esta atração de SP! Bj
Acho que o horário reduzido é para não atrapalhar a rotina de trabalho do prédio, são muitos funcionários trabalhando por lá. Ah, e preciso ir para Porto alegre logo!
Que legal, nem sabia que podia ser visitado! Já tá na minha listinha interminável em SP!
Vem para a WTM? Aí, você já tem passeio tb 🙂
Olha, não conheço e já está anotado para a próxima ida a Sampa em Março, durante a WTM! Boa dica! Adorei! beijos
Oba, passeio de blogueiros no Edifício Matarazzo! 😉
Visitei inúmeras vezes este prédio quando criança. Meu pai trabalhou anos por lá, e eu e meus irmãos adorávamos visitá-lo e curtir aquele jardim lindo e aquela vista fantástica. Bateu saudades. Agora que tem a visita guiada acho que vou levar a Eloah pra curtir um pouco da minha nostalgia. =)
Ai, Amanda… Que história bacana 🙂
Aproveitem o mês de janeiro e façam esse passeio, tenho certeza que a Eloah vai adorar dividir essas memórias com você!