Instituto Chão: proposta inovadora e produtos orgânicos

Conhecemos o Instituto Chão, espaço voltado à economia social que vende produtos orgânicos de pequenos produtores sem buscar lucro, mas apenas a manutenção do espaço por meio de doações dos frequentadores.

Neste post, separamos algumas das dúvidas e contamos um pouco da nossa experiência no Instituto Chão.

Verduras, frutos e resumo dos ideais do Instituto Chão


Leia também: Aproveite as dicas da Agenda Cultural SP!


Onde fica o Instituto Chão

O está localizado na Vila Madalena, na Rua Harmonia, 123, a uma caminhada de 15-20 min do metrô Sumaré, e conta com duas vagas de estacionamento.

Como foram as compras no Instituto Chão?

Compramos um pé de escarola gigante que durou mais de uma semana na geladeira envolvido em papel toalha e dentro de um saco plástico, além de couve bem escura, belos morangos, um pão de abóbora, cenouras, iogurte, entre outros.

Claro que nem tudo estava uma beleza, como os pepinos, mas a variedade é mais do que suficiente para sair de sacola cheia (nós saímos com duas, das retornáveis e grandes).

Mercearia do Instituto Chão

Tem lanchonete?

O café serve bebidas e lanches rápidos também a preço de custo, experimentamos e adoramos o sanduíche com queijo e pesto de manjericão.

Preço de custo, mesmo?

Apesar de não buscar o lucro, o Instituto Chão tem de pagar suas contas, então sugere a doação de aproximadamente 35% do valor de suas compras ao próprio espaço.

Em nome da transparência, todas as receitas e despesas ficam expostas em um quadro atrás do caixa. Compramos produtos orgânicos já há alguns meses, e, considerando que o espaço fica no caro bairro da Vila Madalena, é impressionante o Instituto Chão conseguir preços melhores do que geralmente vemos mesmo somando os 35% de manutenção do espaço.

No entanto, os 35% são apenas uma sugestão, se você não consegue/quer ajudar com tanto não sofre qualquer pressão em relação a isso, aliás, a sensação de liberdade, em diversos sentidos, foi constante durante nossa visita.

Para períodos ainda mais difíceis, existe uma cesta com produtos gratuitos que logo começarão a estragar, muito melhor do que desperdiçar só para não reduzir o preço, como normalmente fazem redes de mercados e hortifrutis.

Por que contar apenas com doações?

Pode parecer uma proposta arriscada, mas faz muito sentido, tanto por reduzir os impostos pagos pelo Instituto Chão quanto por reforçar a ideia de fazer com que o dinheiro circule entre pessoas, em vez de ser utilizado para alimentar o lucro de empresas.

Vale a pena ir no Instituto Chão?

Caminhar pela Vila Madalena não é uma maravilha, com tantas subidas e descidas e cruzamentos sem semáforos em que carros apressados que não respeitam pedestres, mas a experiência de compras foi ótima, assim como tudo que trouxemos para casa.

Gastamos cerca de R$ 55,00, já incluindo dois sanduíches, por duas sacolas grandes e cheias de frutas e verduras, além de iogurte e pão. Vale a pena.

Aliás, muito. Apoiar esse tipo de iniciativa e ajudá-la a crescer significa, literalmente, colher frutos melhores e mais baratos no futuro, e é possível fazer isso sem gastar mais do que você já gasta para alimentar lucros e interesses que não convêm a você ou à sociedade.

Fachada do Instituto Chão na Vila Madalena

+ informações sobre o Instituto Chão

http://www.institutochao.org

facebook.com/institutochao

Rua Harmonia, 123, Sumarezinho, São Paulo, SP.

A fachada é discreta, preste atenção para não passar reto.

(11) 3819-4205

De segunda a sexta, das 8h às 19h. Quartas e sábados, das 8h ás 14h

Da feira, à mercearia e ao café, opções abundantes para vegetarianos.

Produtos variados, ambiente tranquilo e a sensação de ajudar um modelo melhor para todos os envolvidos.

Hotel

Casas e quartos com o melhor preço.

Seguro

Desconto de 5% pelo blog + 5% no boleto.

Carro

Compare opções e pague em até 10x.

Celular

Facilite sua vida: viaje sempre com Internet.

2 comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Foz do Iguaçu - Só Fotos

Foz do Iguaçu e as cataratas do rio Iguaçu!

Anima Mundi 2015 - Capa

Anima Mundi 2015: de casa nova e com oficinas