Quem quer praticar levantamento de copo no sul do Brasil precisa conferir nossas dicas de onde beber cerveja artesanal em Curitiba! A produção local não para de crescer, assim como a oferta de cervejas especiais vindas do mundo todo.
A cena da cerveja artesanal em Curitiba
Em pouquíssimo tempo, Curitiba passou a ser um importante polo de produção e consumo de cervejas artesanais. São cada vez mais bares dedicados às opções artesanais e as cervejarias locais têm acumulado dezenas de prêmios de qualidade.
São muitas as boas opções em Curitiba, por isso separe um tempo para conhecer algumas delas e faça ao menos uma visita às fábricas de cerveja da região. Você vai adorar a experiência!
Procurando hotel em Curitiba?! Conheça o Ibis Styles Centro Cívico opção BBB na cidade!
Onde beber cerveja artesanal em Curitiba
Nesta seleção, incluímos não somente os bares que mais gostamos de visitar na cidade, mas também um ótimo restaurante e visitas a algumas das fábricas de cerveja da região metropolitana de Curitiba. Só dica boa, viu? 😉
Bares em Curitiba para beber cerveja artesanal
Localizado no famoso Lago da Ordem, o Bar do Alemão esconde todo o seu tamanho e os seus tesouros daqueles que apenas passam em frente e dão uma olhada na entrada. A ambientação faz toda a diferença e os diversos salões, que somados acomodam mais de mil pessoas, usam luzes mais baixas e arquitetura rústica para convidar você a outros tempos e lugares.
O nome e a decoração já entregam, mas as apresentações folclóricas semanais deixam claro que aqui você encontrará pratos e uma carta de cervejas de inspiração germânica.
Se você está em busca das cervejas artesanais, peça um lugar no mezanino, pois elas só são servidas nesse salão. Mas seja no mezanino ou nos outros locais da casa, você pode provar os chopes mais tradicionais da casa e a sua maior invenção: o submarino de Steinhaeger submerso em um grande copo de chope. Aproveite que o minicaneco de Steinhaeger é um brinde para quem encara a bebida!
O Bar do Alemão está sempre movimentado, tem ótimo clima, um excelente cardápio e se esforça para manter o status de clássico curitibano!
Inaugurado na metade do ano, o RedFace aposta não só na diversidade e qualidade de rótulos, mas também na maneira como você mesmo pode servir-se das iguarias oferecidas.
Você recebe um cartão-comanda na entrada que é usado para ativar as torneiras eletrônicas em que você mesmo pode se servir. As dez torneiras mostram informações sobre as cervejas que oferecem e contabilizam o volume que você coloca no copo, então você não precisa pagar por um copo inteiro para experimentar aquela cerveja diferentona que não tem a menor ideia de como seja!
Foi o que eu fiz: experimentei só um pouquinho de várias cervejas para depois encher o copo da que mais me agradou, a Wensky Drewna Piwa.
Há ainda diversas opções de rótulos nas geladeiras no salão e petiscos deliciosos, como a azeitona frita recheada com amêndoas, uma das melhores entradas que já provei.
Com boa música, cardápio com base em hambúrgueres, pizzas e petiscos, além de 32 opções de chopes e mais de 120 rótulos de cerveja, o local agrada a todos!
Para quem quer ainda mais, o bar também oferece a experiência de você criar e fabricar no local a sua própria cerveja artesanal! Agende um horário e crie a sua cerveja desde a receita até o rótulo. Veja mais informações no site da cervejaria.
A Masmorra se define como uma “cervejaria sem frescura” e oferece 10 opções de chopes em constante rotação e mais de 100 rótulos de cervejas especiais. Lá experimentamos a cerveja Babuína 13, com impressionante teor alcoólico de 13% que, por incrível que pareça, parecia muito mais leve do que várias outras… um perigo, mas uma delicia! 😀
Além das cervejas, a Masmorra tem no cardápio diversos petiscos, incluindo cinco sabores das deliciosas priazzo: espécie de pizza alta/quiche/torta bem saborosa que vai muito bem com cerveja!
Se você é fã das cervejas artesanais da Blondine, a Crazy4Beer é o destino certo para você. O bar oferece diversas opções da marca (incluindo chopes), além de petiscos perfeitos para acompanhar a bebida. Aproveite também e vá na loja anexa para comprar seu próprio growler personalizado.
Mais uma opção no Largo da Ordem, o Oriente Árabe oferece comida árabe (acho que pelo nome você já tinha percebido, né?) de qualidade e ótimas cervejas. Foi lá que descobri que falafel e a cerveja Saison da Sunset Brew tem sabores semelhantes, cheios de temperos e especiarias que harmonizam muito bem entre si. Recomendo que você faça o teste e me diga o que achou!
Dica dos Coisos!
Uma ótima maneira de conhecer vários bares de Curitiba, experimentar ótimas cervejas e provar petiscos deliciosos com uma galera animada é participar do Tour de Boteco (inscrições e mais informações no site). São seis roteiros diferentes por várias regiões da cidade toda semana. Os petiscos em cada um dos bares estão inclusos no preço, enquanto você paga pelas cervejas que preferir. Vale muito a pena!
Visita a fábricas de cerveja artesanal
Com a explosão do número de cervejarias no local, a cidade de Pinhais, vizinha de Curitiba, criou a Rota da Cerveja em Pinhais. Um caminho de peregrinação que todo cervejeiro que visita Curitiba precisa conhecer.
Composta atualmente por quatro cervejarias (Way Beer, Bastards Brewery, Ovelha e Oner), a rota terá alguns novos membros em breve. Já em novembro, a Cervejaria Don Gentilis passará a integrar o percurso.
A rota da cerveja é ideal para quem quer saber mais sobre o processo de fabricação, curiosidades e, claro, degustar muito!
Mais uma excelente opção na região metropolitana de Curitiba, o complexo da Cervejaria Klein em Campo Largo. O dia começa com uma visita guiada entre os tanques de cerveja da fábrica, com direito a degustação de cervejas diretamente da fonte.
Depois é hora de se deliciar na Klein Brewhouse, a poucos quilômetros da fábrica. O restaurante da Klein oferece uma infinidade (eu considero 24 torneiras uma infinidade de opções) de cervejas maravilhosas que podem (e devem!) ser acompanhadas pelos pratos cheios de sabor que a casa oferece.
As visitas à fábrica acontecem aos sábados e precisam ser agendadas por e-mail. O pacote de R$ 80 dá direito ao traslado do Parque Barigui em Curitiba até a Klein, degustação na fábrica e um chope e uma Turkey Leg na Brewhouse (eles oferecem substituições para vegetarianos, é só conversar). Você também pode visitar por conta própria, basta mandar um e-mail e confirmar a disponibilidade.
Viu como Curitiba é uma cidade cervejeira de mão cheia? Já escolheu onde vai provar sua água de cevadis? Tem outras dicas? Deixe aí nos comentários!

Orra, tantos mais Barrs excelentes e mais tradicionais que ficaram de fora! Tem o We are Bastards, aberto em fevereiro, com 32 opções de brasileiras e importadas, tem Aufenhauz, Mestre Cervejeiro, Schmitz, Hopland, empório Weiss, Mr Hoppy… já deu pra perder a conta. E o fígado.
E eu só de passar por esse post já fiquei alegrinho hahaha. Gente, conhecer esses bares e cervejarias é imperdível, vale muito a pena em Curitiba.
Que delícia! Vontade de tomar todas essas beras de novo! Saudades de vocês!
Noh! Só de passar por esse post, já preciso de um Engov! hahahaha
Ainda fico chocado com o tanto de torneira na Klein, gente… :O