Stats2

São Bento do Sapucaí: atrações e personagens de um paraíso paulista

   |        |     Atualizado em 31/julho/2017

A menos de 3h da capital de São Paulo, São Bento do Sapucaí poderia ser um ótimo bate e volta, mas são tantos atrativos na vizinha de Campos do Jordão, como a famosa Pedra do Baú, que é difícil não dormir por lá! E tem passeio pra todo mundo!

São Bento do Sapucaí: atrações e personagens de um pequeno paraíso paulista    O ateliê de Ditinho Joana é apenas uma das várias atrações de São Bento do Sapucaí

Para facilitar sua vida, você pode navegar a lista pelo índice abaixo, mas aposto que você vai se interessar por mais de uma atração, então vale a pena ler o post inteiro! 😉

Passeios imperdíveis em São Bento do Sapucaí

Complexo da Pedra do Baú

Vamos começar logo pelo passeio mais famoso da região! Quem nos acompanha sabe que raramente perdemos a oportunidade de ver uma cidade do alto, então não poderíamos deixar de lado essa vista!

A região de São Bento do Sapucaí vista da Pedra do Bauzinho

Antes de visitar o complexo da Pedra do Baú (chamado de complexo por ser composto por três formações rochosas: Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata), saiba que é necessário se preparar ou contratar guias/empresas de turismo para fazer a maior parte das trilhas.

A Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí vista da Pousada Refúgio Mantiqueira

Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata, da esquerda para a direita, vistos da Pousada Refúgio Mantiqueira.

A trilha do Bauzinho tem apenas cerca de 200 m e é a única que não requer qualquer equipamento de segurança. O restante das trilhas apresenta percurso de escalada ou ao menos vias ferratas (degraus de ferro fixados nos paredões de rocha) e exige equipamentos mínimos de segurança, além de experiência ou a contratação de guias/empresas de turismo receptivo.

Dica dos Coisos!

Este guia da Secretaria de Turismo de São Bento do Sapucaí detalha um pouco mais cada uma das trilhas do complexo da Pedra do Baú, inclusive os requisitos de segurança de todas elas, além de outros percursos de caminhada e pedalada pela cidade. Nele você encontra também uma lista de agências de turismo que organizam passeios pelo complexo.

Em resumo, se você está indo por conta própria até a Pedra do Baú e não tem experiência ou equipamentos de segurança, fique apenas no Bauzinho. A trilha não requer qualquer esforço e você já consegue uma vista linda da cidade e da Pedra do Baú!

Você consegue ver o casal sentado esperando a névoa passar na Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí?

Você consegue ver o casal sentado esperando a névoa passar na Pedra do Baú?

Capelinha e Santa Cruz de mosaico

Em suas idas e vindas de uma atração a outra em São Bento do Sapucaí, você deve se deparar com duas pequenas capelas repletas de mosaicos. Vale a pena parar e apreciar essas obras de artistas plásticos locais.

São Bento do Sapucaí é ou não é uma cidadezinha interessante demais? Até capela feita de mosaico a cidade tem! ⛪

A post shared by Coisos on the go ✈ (@coisosonthego) on

Você também pode seguir o Roteiro dos Mosaicos para encontrar outras obras realizadas com a mesma técnica espalhadas pela cidade.

Nakawe Tecidos

Ateliê voltado ao artesanato têxtil com estampas únicas criadas ali mesmo e usadas nas mais variadas peças, de porta-incensos a almofadas e cortinas. Há um pequeno mostruário no ateliê, mas a artista Cláudia Mattos e sua assistente Tatiana Rodrigues também atendem a pedidos sob encomenda.

Na estrada que liga São Bento do Sapucaí a Campos do Jordão está a Nakawe Tecidos, incrível fábrica de artesanato têxtil

Cláudia criou, por exemplo, as peças da cabeceira e outros itens de decoração da Pousada Refúgio Mantiqueira, onde nos hospedamos durante nossa viagem a São Bento do Sapucaí. Além do óbvio talento, a artista de sorriso fácil é também incrivelmente simpática (algo corriqueiro na cidade) e nos recebeu muito bem.

Claudia Mattos, a responsável pela Nakawe Tecidos em São Bento do Sapucaí

Você pode aprender um pouco mais sobre o processo de criação e fabricação dessas peças artesanais, além de ver alguns dos tipos de peças criadas no local e entrar em contato com a artista pelo site da Nakawe.

Na Nakawe Tecidos, em São Bento do Sapucaí, você encontra de porta-incensos a roupas, cortinas e almofadas

Escola de chá Embahú

Um verdadeiro achado para os amantes de chá e uma das mais importantes instituições de estudo da bebida em todo o Brasil. Yuri Hayashi, fundadora da Escola e apaixonada pelo assunto (é só você dar uma olhada no blog pessoal dela sobre chás para confirmar isso) transmite todo o seu amor e conhecimento sobre o tema em cursos que ministra literalmente no quintal de casa.

Yuri, a responsável pela Escola de Chá Embahú durante explicações sobre o preparo do chá em São Bento do Sapucaí

Em uma sala de estudos construída no terreno de sua casa, Yuri recebe turmas de até seis alunos em cursos que vão da introdução ao mundo do chá à avançada avaliação sensorial de diferentes tipos de chás, alguns inclusive com certificado de conclusão. Em nossa visita, tivemos a oportunidade de fazer um workshop incrível que me deixou querendo conhecer tudo sobre chás (até o Coiso que não é fã da bebida adorou a aula)!

Chegando o momento da primeira degustação na Escola de Chá Embahú em São Bento do Sapucaí

Além dos cursos presenciais, a Escola oferece também um clube de degustação para quem já fez os cursos ou já tem certa experiência em degustar e avaliar a bebida. Nesse clube, você recebe amostras de diversos chás por correio para degustar e avaliar, e também tem a opção de realizar uma prova presencial final para obter o certificado de conclusão.

Esta é a vista que se tem na Escola de Chá Embahú em São Bento do Sapucaí

A bela vista que se tem na Escola de Chá Embahú.

Entre Vilas e Frutopia

Esta é uma atração tripla: restaurante, vinícola artesanal e propriedade rural aberta a visitação! Entre Vilas é o nome dado ao restaurante e à vinícola, enquanto a parte do viveiro de mudas e plantações é chamada de Frutopia.

Entre Vilas: fazenda, vinícola e um dos restaurantes mais famosos de São Bento do Sapucaí

Devido à área de plantio relativamente pequena, Rodrigo Veraldi percebeu que não poderia competir com a produção agrícola industrial de outros empreendimentos, por isso decidiu especializar-se na produção cuidadosa de frutos delicados e de pouca presença no mercado.

Rodrigo Ismael, proprietário do Entre Vilas, empreendimento rural, vinícola e restaurante de São Bento do Sapucaí

Por meio de parcerias com grandes empresas, o viveiro Frutopia é responsável por testar e reproduzir sementes experimentais, como as framboesas enormes, superdoces e incrivelmente resistentes da foto abaixo, ou a primeira variedade de lúpulo nacional, projeto realizado em parceria com a Brasil-Kirin. Lúpulo que, aliás, já foi utilizado na produção de cervejas da marca Baden Baden, o sucesso foi tanto que garantiu a ampliação do projeto, que agora ocupa uma área de 10 mil m²!

O Entre Vilas estabelece parcerias para testes de diversos tipos de sementes em São Bento do Sapucaí. Olha essa framboesa!

Olha essa framboesa!

Além de referência nacional em frutos vermelhos e lúpulo, o restaurante Entre Vilas é um dos mais famosos da região. Aberto apenas durante o almoço em finais de semana e feriados prolongados, o restaurante está sempre cheio, por isso é necessário reservar sua mesa.

O restaurante utiliza ao máximo apenas ingredientes produzidos pela própria fazenda ou por outros produtores da região, como excelentes queijos, embutidos e carnes. O vinho servido no Entre Vilas é o exemplo extremo da produção local: as uvas de diferentes variedades são todas plantadas na própria fazenda e o vinho é produzido e fermentado em uma cave (que também pode ser visitada) sob o restaurante!

Uvas utilizadas na fabricação do vinho próprio do Entre Vilas em São Bento do Sapucaí

Uvas utilizadas na fabricação do vinho próprio do Entre Vilas em São Bento do Sapucaí.

O almoço no Entre Vilas é preparado na hora em uma cozinha aberta no mesmo salão em que se sentam os clientes, com uma bela vista para a fazenda. Como visitamos em uma terça-feira, pudemos provar apenas queijos e salames, então para saber mais sobre a experiência slow food do almoço, recomendo que você leia este post do Gastrolândia.

Ateliê Ditinho Joana

Personagem-mor de São Bento do Sapucaí, Ditinho Joana (ou Benedito da Silva Santos) trocou a enxada pelas ferramentas de talhar madeira e desde 1974 produz belíssimas peças esculpidas em blocos únicos de madeira.

Ditinho Joana e obra recente que concluiu em parceria com o filho em São Bento do Sapucaí

Todos os pequenos detalhes que você vê nas obras de Ditinho foram talhados em um único bloco de madeira maciço, nada de encaixes ou cola! Além dessa habilidade toda, o escultor autodidata é de uma simpatia sem tamanho e parece não ter orgulho propriamente das peças que produz, mas por conseguir retratar por meio delas costumes e personagens rurais pelos quais tem imenso carinho.

São impressionantes os detalhes das esculturas em madeira do autodidata Ditinho Joana em São Bento do Sapucaí

As diferentes tonalidades são obtidas por meio de diversos tipos de ceras e óleos aplicados sobre a madeira.

Já com mais de 70 anos, Ditinho segue esculpindo, agora com a companhia do filho, e contando em versos e prosa a história de sua trajetória e o conto de cada um dos personagens representados em suas obras.

Fachada do ateliê de Ditinho Joana, famoso artesão de São Bento do Sapucaí no bairro do Quilombo

Vá com tempo para poder ouvir as histórias de seu Ditinho e se ele não estiver por lá, vale a pena passar no centro cultural Arte no Quilombo (que fica a uns 50 m do ateliê) para procurá-lo e também conhecer um pouco mais do artesanato local.


Siga também o Coisos on the go no Instagram!


Mapa com a localização das atrações

Não deixe de visitar São Bento do Sapucaí! A cidade nos surpreendeu com tantos personagens que são referência em seu ofício, além da hospitalidade, lindas vistas e o clima gostoso da vida no interior. Ah, e já sabe, né? Conte nos comentários como foi a sua visita e se você descobriu mais algum lugar interessante!

No mapa abaixo, você encontra a localização de todas as atrações mencionadas no post.


Nossas visitas à Escola de chá Embahú, ao Entre Vilas foram cortesias dos respectivos responsáveis, mas fique tranquilo, sempre publicaremos apenas nossa opinião pessoal, como deixamos claro em nossa política comercial.
Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Curtiu? Deu vontade de viajar? Planeje sua viagem com a gente!

Reserve seu hotel no Booking.com! São milhares de hotéis com cancelamento gratuito.
A Rentcars.com compara várias locadoras de carros, cobra em Reais e parcela em 12 vezes!
Ganhe 5% de desconto com o código COISOS5 ao comprar seguro viagem na Seguros Promo.
Você precisa de Internet quando viaja! A EasySim4u oferece voz e dados em mais de 140 países.

Todos os parceiros são escolhidos com cuidado para que você sempre consiga o melhor preço! Além disso, quando você usa nossos links e afiliados, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e o melhor é que você não paga nada a mais por isso.

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Assine o blog!

Eu sou a Coisa e sou a parte um pouco mais criativa e espontânea do blog. Escrevo a maioria dos posts, defino mais ou menos a direção das pautas, me preocupo além da conta com cada coisinha que temos de fazer para melhorar o blog e estou sempre convencendo o Coiso a viajar mais um pouquinho!

15 comentários em "São Bento do Sapucaí: atrações e personagens de um paraíso paulista"

Já dizia o ditado: "Opinião é como bunda, todo mundo tem uma". Mostre a sua! 😁

Novidades

Siga-nos no Instagram

  • Também fizemos o nosso #bestnine2017 pra ver as fotos mais curtidas do ano! Bateu a saudade aqui 😍 
O ano passa cada vez mais rápido, não? Bora então aproveitar os últimos dias de 2017 🙌
  • O Castelo dos Mouros em Sintra é uma das muitas atrações que fazem valer a pena o bate e volta de Lisboa! 
Você sobe, sobe, sobe, mas juro que além da arquitetura do castelo a vista impressiona! 😍

#CoisosNaEuropa
  • Detalhe de mural de @pixelpancho visto do High Line em NYC🍎. O artista italiano abusa da temática robótica interagindo com elementos orgânicos ou trespassada por eles.

Por mais arte de rua colorindo as ruas das cidades!  #CoisosNosEua

Tem muito mais por lá!

Fazemos parte

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem  Associação Brasileira de Blogs de Viagem