Agenda SP: seu guia cultural para ficar em casa – maio 2020

Tá no ar a Agenda SP de maio 2020! A quarentena em São Paulo continua e eventos presenciais seguem suspensos por conta do Coronavírus, por isso fiz uma curadoria do que tem de melhor na programação cultural para aproveitar de casa!

Vale lembrar!

O Coronavírus continua escancarado o caos que o Brasil vive há algum tempo, por isso seguem suspensas as atividades de todos os centros culturais da cidade, assim como eventos presenciais em São Paulo.

Se possível, fique em casa! NÃO SAIA SEM NECESSIDADE, e, se sair, use sempre máscara.

Não deixe de, principalmente ao sair de casa, seguir as práticas recomendadas de higiene para conter o avanço da Covid-19:

  • Lave e desinfete as mãos sempre que possível.
  • Evite tocar outras pessoas e seu próprio rosto.
  • Cubra, com o braço, a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, mesmo usando máscara.

O que fazer em SP em maio de 2020

A Agenda SP de maio continua diferente já que todas as dicas deve ser aproveitadas de casa. Por um lado, isso é interessante porque permite que quem não está em SP também curta nossa agenda.

São shows, exposições, museus, filmes, teatro, cursos e por aí vai… não faltam opções para você manter a mente ativa em casa.

Agenda SP maio 2020 - Segue a pandemia do Coronavírus (COVID-19), NÃO SAIA DE CASA SEM NECESSIDADE

Nem todo mundo pode ficar em casa, mas a maior parte das pessoas está passando mais tempo sem sair, o que faz com que tenham ideias demais ou de menos para se distrair. Queremos ajudar!

É difícil pensar em aproveitar eventos culturais nessa época de coronavírus, com tantas más notícias o tempo todo, mas fazer a Agenda SP é meu jeito de manter a sanidade e ainda ajudar e incentivar profissionais que trabalham na área cultural e gastronômica, especialmente os pequenos produtores e empreendedores.

Então, bora lá aproveitar os melhores eventos dentro de casa! 😉

Se tiver mais dicas ou quiser conversar com a gente, pode usar a caixa de comentários do post ou falar com a gente no Instagram.


Agenda Cultural SP – Como usar

A nossa programação cultural de SP tem todas as informações para você aproveitar cada evento de São Paulo sem surpresas. Este mês, como todas as atividades são on-line, simplifiquei a cara da Agenda SP com descrições mais breves e formato de lista.

Você pode clicar nos botões e ir direto para o tipo de passeio que quer aproveitar!


Agenda SP

Exposições

Separamos para a agenda cultural de maio uma seleção de exposições, galerias e acervos de centros culturais e museus que você pode conhecer sem sair de casa. Tem de tudo um pouco, dá uma olhada:

Museu Catavento

O Catavento criou o #cataventoemcasa, que divulga vídeos toda semana no canal do Youtube do museu.

São tours pelos principais experimentos e conteúdos das seções do museu, apresentando curiosidades e a ciência por trás do cotidiano. Ideal para crianças curiosas e interessadas em ciência.

Mis-SP

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo preparou uma série de conteúdos digitais, de exposições virtuais a bate-papos.

Uma nova agenda é divulgada a cada semana com a programação. Confira aqui.

Japan House

Este mês, a Japan House celebra o dia das crianças (comemorado no Japão no dia 5 de maio) e o dia das mães com oficinas especiais.

Seguem firmes também a programação de conversas com o núcleo educativo da instituição e as oficinas on-line que ensinam técnicas artísticas tradicionais do país.

Tudo é divulgado nas redes sociais da Japan House SP, especialmente no Facebook.

Panorama da exposição Construção, de Tadashi Kawamata, na Japan House em São Paulo

Museu Afro

As exposições do Museu Afro Brasil estão disponíveis online no Google Arts and Culture!

Museu da Imigração

O Museu da Imigração na Mooca também disponibilizou exposições virtuais!

Pinacoteca

A exposição permanente da Pinacoteca de São Paulo está disponível em um passeio virtual. Além disso, o museu está constantemente publicando conteúdo interessante nas redes sociais, como as análises de grandes obras de arte no Twitter.

Itaú Cultural

O Itaú Cultural vai realizar 12 encontros on-line sobre história da arte, com duração de 1h30 (das 19h às 20h30). A palestra inaugural acontece dia 4 de maio.

Filmes

Separamos um espaço aqui na Agenda Cultural SP maio 2020 para quem é fã de filmes e séries, desta vez com opções para curtir de casa!

SPCine Play

O serviço de streaming da Prefeitura de São Paulo mistura conteúdo pago e gratuito, mas liberou gratuitamente todo o seu catálogo até o final de 2020. Confira!

Festival Varilux em Casa

O festival de cinema francês disponibilizou on-line 50 filmes franceses para você curtir de casa. Veja detalhes aqui.

Belas Artes à la carte

A plataforma on-line de filmes do cinema Petra Belas Artes está com planos mensais de R$ 9,90. Dá uma olhada!

Estreias da Netflix em maio

Alguns destaques de séries e filmes que estreiam na Netflix em maio!

Séries

  • 1/5: Hollywood: nova série criada por Ryan Murphy, semideus da teledramaturgia dos EUA.
  • 8/5: Disque Amiga para Matar – 2ª temporada: as protagonistas Christina Applegate e Linda Cardellini já são motivos suficientes para assistir essa comédia-suspense.
  • 29/5: Space Force: Steve Carell volta a ser o chefe, mas desta vez no espaço.

Filmes

A Netflix segue trazendo filmes para diminuir as enormes lacunas no seu catálogo.

  • 1/5: Batman: três filmes do homem-morcego entram no catálogo da plataforma, Batman Begins, O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Batman vs Superman.
  • 1/5: Ilha do Medo: mais um grande filme de Scorcese agora está disponível na Netflix.
  • 22/5: Psicose: é quase impossível não conhecer ao menos uma cena do mais clássico filme de suspense de Hitchcock.
  • Muitos clássicos do Studio Ghibli estrearam recentemente na Netflix, vale a pena ver ou rever joias dirigidas por Isao Takahata e Hayao Miyazaki.

Geek

Tem programa cultural geek em SP mesmo na quarentena! Veja os destaques para a Agenda SP de maio:

Gastronomia

Restaurantes e outros empreendimentos gastronômicos estão se mobilizando para sobreviver de alguma maneira durante o isolamento.

Por isso, separamos algumas ótimas opções de delivery, como queijos, restaurantes e até cerveja, além de uma opção para aprender a cozinhar melhor.

  • Lives da Rita Lobo: famosa cozinheira de receitas de comida de verdade sem complicação, Rita Lobo está fazendo lives no Instagram com receitas para quem está em casa.
  • Delivery do Jojo Ramen: uma das melhores casas de lámen de SP segue fazendo entregas.
  • Delivery Blondine: a marca de cerveja artesanal do interior paulista, entre outras marcas e bares, também está fazendo entregas!
  • Entregas do Caminho do Queijo Paulista: essa associação de queijeiros artesanais montou um esquema de entregas. Confira aqui!
  • Vai ter comida: serviço de entrega de refeições veganas congeladas. Um pacote de 5 refeições sai por R$ 90, mas nós temos dividido cada refeição (complementando com uma salada e um ovo), então o custo-benefício é ótimo. Especialmente se você está com dificuldades para pensar em um cardápio novo todo dia.
  • Feirinha em casa: apesar de vivermos em uma região central da cidade, temos dificuldade de encontrar verduras e legumes de boa qualidade por um preço razoável. O site Feirinha em casa é uma ótima opção para enfrentar esse problema, e ainda ajudar pequenos produtores!

Caminho do queijo artesanal paulista: as visitas guiadas da Fazenda Atalaia incluem as salas de estocagem e maturação

  • Beth Bakery: você pode pedir os pães mais gostosos de SP. A Beth Bakery está produzindo suas delícias sob encomenda durante o período de quarentena. Os pedidos podem ser feitos até quinta-feira (se não estiver tudo esgotado) e a entrega acontece na sexta.
  • A Baianeira: um dos nossos restaurantes favoritos passou a trabalhar no regime de entregas via iFood. Cardápio do dia seguinte e detalhes estão no Instagram, mas recomendo que você peça o mais rápido possível, pois a comida tá acabando todo dia!

Esportes

NBA

A NBA liberou o acesso gratuito à sua plataforma on-line enquanto a temporada deste ano segue suspensa. Você pode assistir a jogos antigos e todos os jogos desta temporada que ocorreram até a suspensão do campeonato por conta do Coronavírus.

As finais da NBA invadem a Avenida Paulista!

Sesc

O Sesc SP tem publicado uma série de vídeos com diferentes práticas esportivas para você fazer em casa, como ginástica, ioga e exercícios em família.

Teatro

Separamos algumas opções de dança e teatro para incluir na sua agenda cultural caseira:

Cursos

Como o foco da Agenda SP de maio é ficar em casa, separamos também sites que estão oferecendo cursos gratuitos:

Faber-Castell

A Faber-Castell está oferecendo acesso gratuito a vários cursos on-line, para crianças e adultos, no seu site. Os temas vão de lettering a técnica mista com aquarela, passando por criatividade nas redes e monstros incríveis. Dê uma olhada no site para ver todos, muitos ficam disponíveis gratuitamente apenas até 10/5!

Duolingo

O site de cursos de idioma também tem cursos gratuitos para quem quer treinar ou começar a aprender uma nova língua.

Senac

O Senac também diversos cursos gratuitos em várias áreas do conhecimento, incluindo alguns que fornecem certificado.

Casa do Saber

A Casa do Saber também disponibiliza vários cursos gratuitos até 20/5. Confira no Instagram.

 

Shows em SP, pra assistir em casa!

Você já viu que a nossa agenda de shows internacionais em SP está sendo sempre atualizada? Dá uma olhada, porque estamos seguindo todas as notícias de cancelamentos e adiamentos de shows.

Por aqui, separei sugestões de shows e apresentações musicais para assistir de casa:

Lulu Santos

A síntese do pop veranil nacional faz live dia 2 de maio, às 21h30, no YouTube.

Alceu Valença

Mais um ícone da música brasileira, igualmente veranil, embora muito diferente. Alceu estará ao vivo no YouTube e no Facebook no dia 3 de maio, às 18h.

Casa Natura Musical

O projeto musical da Natura tem realizado várias lives de performances musicais nas últimas semanas. Confira no Instagram a agenda da semana.

Mi sala su sala festival

Mais um projeto musical que traz performances ao vivo direto para sua casa. A programação é incrivelmente variada. Encontre um novo músico preferido nesta quarentena! Confira as apresentações no Instagram.

Cultura em Casa

Iniciativa do governo do estado de SP que reúne apresentações musicais, de dança, óperas, aulas e muito mais. Confira aqui.

Tem mais alguma dica para a Agenda Cultural SP? Deixe nos comentários! Conta pra gente quais são os eventos que você quer incluir na sua programação cultural de SP em maio de 2020. 🙂

Assine o blog e não perca nenhum post! 🙂

Não perca nossas novidades!

Você não vai receber spam.

Gostou das dicas da Agenda SP? Ainda tem mais!

São poucas as agendas culturais feitas por quem realmente gosta da programação cultural da cidade e vai atrás de programas interessantes para compartilhar. O que mais encontramos por aí são agendas que simplesmente reproduzem outras publicações. Por isso, agradecemos muito por escolher a nossa agenda! Nos vemos pela cidade!

E além dos eventos da Agenda Cultural SP, ainda temos muito conteúdo no blog para você combinar com nossas dicas específicas deste mês.

Dá uma olhada no que mais você pode fazer em SP quando a quarentena passar:

Agenda Cultural SP - Dicas de passeio de quem realmente curte ocupar São Paulo. Novidades de cultura e lazer todo mês.

Hotel

O melhor preço e em qualquer lugar do mundo.

Seguro

São 5% de desconto ao comprar no blog e mais 5% no boleto.

Carro

Compare diversas locadoras e pague em até 10x.

Celular

Não dá mais para viajar para o exterior sem Internet, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Agenda SP abril 2020 - Por causa do Coronavírus (COVID-19), é hora de curtir sem sair de casa

Agenda SP: seu guia cultural para ficar em casa – abril 2020

Caminho do queijo artesanal paulista: as visitas guiadas da Fazenda Atalaia incluem as salas de estocagem e maturação

Caminho do queijo paulista: inovação e sabor no interior de SP!