AGENDA SP: seu guia cultural de eventos em SP – janeiro 2021

Vista no sentido Consolação.

Tá no ar a primeira Agenda SP de 2021, que já começou com tudo…

Nossa seleção de eventos em SP tá cheia de exposições, filmes, gastronomia e festivais culturais para você aproveitar. São várias opções virtuais, mas se for sair para curtir alguma outra opção, seja responsável e use máscara!

Por conta da pandemia de Covid-19, esta Agenda SP de janeiro continua priorizando eventos para aproveitar de casa. Nós consideramos que este é um momento delicado para incentivar passeios externos.

O Brasil segue com um altíssimo número de mortes causadas pelo novo coronavírus. São Paulo e diversas outras cidades, assim como outros estados do Brasil impuseram novas restrições mais severas de isolamento social devido à alta no número de casos, por isso não esqueça que ainda estamos enfrentando a pandemia de uma doença que mata e é altamente transmissível!

Mesmo com as vacinas no horizonte, não podemos nos descuidar até que a grande maioria da população esteja imunizada. Por isso, siga tomando todos os cuidados possíveis!

O número cada vez maior de pessoas circulando pela cidade faz com que seja ainda mais importante proteger a si e aos outros usando corretamente sua máscara facial e seguindo os protocolos recomendados de higiene e distanciamento sempre que possível:

  • Lave e/ou desinfete as mãos no mínimo a cada hora.
  • Lave e/ou desinfete as mãos antes e depois de tocar superfícies compartilhadas.
  • Evite tocar outras pessoas e o seu próprio rosto.
  • Cubra a boca e o nariz com o braço ao tossir ou espirrar, mesmo usando máscara.

Veja também:Confira algumas das experiências do Airbnb em São Paulo!

Agenda Cultural SP – Como usar

Nossa programação cultural de SP inclui todas as informações para você aproveitar cada evento de São Paulo sem surpresas. Como a maioria das atividades são on-line, nossa Agenda SP está mais direta, com descrições mais breves e formato de lista.

Sempre que possível, tentamos incluir informações sobre acessibilidade, mas a realidade é que pouquíssimos eventos divulgam dados específicos sobre essa questão. No caso de dúvidas sobre um determinado evento, fale com a organização do evento e, se não conseguir informações, avise a gente! Vamos ajudar a cobrar. 😉

Você pode clicar nos botões e ir direto para o tipo de passeio que quer aproveitar!


Agenda SP

Exposições em SP

Separamos para a agenda cultural de janeiro uma seleção de exposições, galerias e acervos de centros culturais e museus que você também pode conhecer sem sair de casa e algumas opções presenciais com agendamento e que estão seguindo bons protocolos de segurança, além de terem instalações com ventilação adequada para estes tempos de pandemia. Tem de tudo um pouco, dá uma olhada:

Japan House

A Japan House tem feito uma série de publicações nas redes sociais relembrando exposições passadas, divulgando conteúdo de palestras, apresentando curiosidades da cultura japonesa e indicando opções de entretenimento como animações e livros, tem até clube do livro.

Tudo é divulgado nas redes sociais da Japan House SP, especialmente no Facebook.

Para visitar pessoalmente, estão em cartaz duas exposições, uma em cada andar da instituição:

  • O fabuloso universo de Tomo Koizumi ocupa o primeiro andar até o dia 23 de janeiro com figurinos famosos criados pelo designer Tomo Koizumi.
  • Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão ocupa o segundo andar com exemplos do que há de mais inovador no mundo das embalagens no Japão em diversos segmentos, de cosméticos a alimentos. Uma programação on-line complementa a exposição.

As visitas presenciais gratuitas são feitas preferencialmente com agendamento prévio. Além de seguir protocolos de distanciamento e desinfecção, o sistema de ventilação da Japan House foi melhorado para que o ar que circula pela unidade seja inteiramente renovado a cada hora.

Museu do Ipiranga virtual

Enquanto a reinauguração do Museu do Ipiranga não chega (está prevista para 2022, mas com tantos anos fechado a gente só acredita vendo), foi lançada uma página com exposições virtuais e que nos leva também para dar uma volta pelos jardins do museu.

Você pode acessar o tour virtual pelo seu navegador ou baixando o aplicativo do museu.

MASP

De casa, você pode aproveitar para conferir as redes sociais do MASP, onde estão contando detalhes de importantes obras do acervo e exposições que marcaram a história do museu.

A principal exposição em cartaz no momento inclui as 76 obras de Degas que o MASP tem em seu acervo. A última vez que o museu expôs todo o acervo do artista foi em 2006.

O MASP funciona das 13h às 19h de terça a sexta e das 10h às 18h aos sábados e domingos.

É necessário fazer o agendamento pelo site, mesmo para visitar às terças, quando a entrada é gratuita.

Farol Santander

O Farol Santander está voltando a ficar cheio de exposições ocupando vários andares desse edifício histórico no centro de SP.

Até o dia 10 de fevereiro, a instalação Exfinito ocupa o 22º andar com um labirinto de espelhos. Já o 19° e o 20° andares serão ocupados no fim de janeiro por uma exposição sobre moda criativa (A Arte da Moda – Histórias Criativas) que inclui, entre outras peças originais, o vestido de casamento de Tarsila do Amaral.

Os ingressos estão disponíveis on-line.

Sesc Pompeia

Uma das mais icônicas, e bem ventiladas, unidades do SESC está com duas exposições presenciais até 30 de janeiro.

  • Irreparáveis Reparos, mostra individual do artista franco-argelino Kader Attiaque com 11 obras representativas dos seus mais de 20 anos de carreira.
  • FARSA. Língua, fratura, ficção: Brasil-Portugal, mostra coletiva com obras dos mais diversos tipos (de colagens a instalações) produzidas desde a década de 1960 por artistas brasileiros e portugueses.

As exposições são gratuitas, mas é necessário agendar sua visita pelo site.

Museu Catavento

O Catavento continua divulgando vídeos toda semana no canal do Youtube do museu para o projeto #cataventoemcasa.

São tours pelos principais experimentos e conteúdos das seções do museu, apresentando curiosidades e a ciência por trás do cotidiano, além de atividades para ocupar os pequenos. Ideal para crianças curiosas e interessadas em ciência.

Pinacoteca

A exposição permanente da Pinacoteca de São Paulo está disponível em um passeio virtual, e o museu está constantemente publicando conteúdo nas redes sociais, como as análises de grandes obras de arte no Twitter.

A Pinacoteca reabriu com a exposição OsGêmeos que ficará em cartaz até 22 de fevereiro.

MIS-SP

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo preparou uma série de conteúdos digitais, de exposições virtuais a bate-papos que continuam disponíveis mesmo após a reabertura do espaço cin a exposição sobre John Lennon. Confira aqui.

O Mis Experience também segue com a versão virtual da exposição Leonardo da Vinci: 500 anos de um gênio disponível on-line.

Museu Afro

As exposições do Museu Afro Brasil estão disponíveis on-line no Google Arts and Culture!

Museu da Imigração

O Museu da Imigração na Mooca também disponibilizou exposições virtuais! Além disso, cursos, atividades especiais e detalhes da reabertura estão sendo divulgados no Facebook.

Museu do Isolamento Brasileiro

Criado por Lu Adas, o perfil no Instagram reúne arte popular, de todo tipo e em qualquer suporte, criada durante a pandemia que estamos vivendo.

Filmes

Separamos aqui na Agenda Cultural SP janeiro 2021 um espaço para os fãs de filmes e séries, com opções para curtir de casa!

SPCine Play

O serviço de streaming da Prefeitura de São Paulo segue com parte do catálogo gratuito. Confira!.

Belas Artes à la carte

A plataforma on-line do cinema Petra Belas Artes está com planos mensais de R$ 9,90, além de aluguel de filmes individuais. Dá uma olhada!

Cinema em casa com SESC

O SESC também tem uma plataforma de exibição de filmes por streaming com curadoria do CineSesc, o Cinema #EmCasaComSesc. Quatro novos filmes são liberados por semana e permanecem no catálogo por um determinado período, em geral, cerca de um mês.

Geek

Geeks estão mais do que acostumados a se divertir em casa, mas separamos alguns destaques para a Agenda SP de janeiro:

  • Encontre os melhores preços para jogos digitais: o site Is There Any Deal compara e mantém um histórico de preços de jogos digitais em mais de 30 lojas on-line. Assim você pode encontrar as melhores promoções e confirmar que o preço está bom de verdade!
  • Jogo grátis toda semana na loja da Epic Games: se o dinheiro está bem curto, você também tem opções gratuitas toda semana na Epic Games Store. Até GTA V e Civilization VI já estiveram de graça por lá.

Gastronomia

Restaurantes e outros empreendimentos gastronômicos seguem buscando maneiras para sobreviver à redução no movimento durante a pandemia, mesmo com a gradual reabertura.

Separamos algumas ótimas opções de entregas, como queijos, restaurantes e até cerveja.

  • Beth Bakery: você pode pedir os pães mais gostosos de SP. A Beth Bakery está produzindo suas delícias sob encomenda durante o período de quarentena.
  • A Baianeira: um dos nossos restaurantes favoritos passou a trabalhar no regime de entregas via iFood. Cardápio do dia seguinte e detalhes estão no Instagram, mas recomendo que você peça o mais rápido possível, pois a comida tá acabando todo dia!
  • Entregas do Caminho do Queijo Paulista: essa associação de queijeiros artesanais montou um esquema de entregas. Confira aqui!

Caminho do queijo artesanal paulista: as visitas guiadas da Fazenda Atalaia incluem as salas de estocagem e maturação

  • Vai ter comida: serviço de entrega de refeições veganas congeladas. Um pacote de 5 refeições sai por R$ 90, mas nós temos dividido cada refeição (complementando com uma salada, um ovo ou algo assim), então o custo-benefício é ótimo. Especialmente se você está com dificuldades para pensar em um cardápio novo todo dia.
  • Feirinha em casa: apesar de vivermos em uma região central da cidade, temos dificuldade de encontrar verduras e legumes de boa qualidade por um preço razoável. O site Feirinha em casa é uma ótima opção para enfrentar esse problema, e você ainda ajuda pequenos produtores do cinturão verde de SP!
  • Ensaio Cozinha: marmitas especiais com cardápio diferente toda semana!
  • Quinta Quitutes: coletivo que reúne pequenos negócios e produtores individuais de quitutes caseiros. A lista de quitutes da semana fica disponível toda quinta. Vale dar uma olhada e pedir!
  • Delivery Blondine: a marca de cerveja artesanal do interior paulista, assim como outras marcas e bares, também está fazendo entregas!

Esportes

Sesc

O Sesc SP tem publicado uma série de vídeos com diferentes práticas esportivas para você fazer em casa, como ginástica, ioga e exercícios em família.

Também fizeram uma conta no Instagram (Esporte Sesc SP) com mais dicas, aulas e informações sobre atividades físicas.

Para completar, tá começando o SESC Verão, que vai até 14 de fevereiro com atividades online e presenciais em diversas unidades! Não perca!

Teatro

Separamos algumas opções de dança e teatro para incluir na sua agenda cultural caseira:

Cirque du Soleil

Apesar de estar em recuperação judicial, o Cirque du Soleil mantém vários espetáculos disponíveis on-line. A companhia lançou também um especial de uma hora com uma seleção de cenas, algumas inéditas, de diferentes espetáculos.

Os Sertões

A excelente montagem do Teatro Oficina segue disponível no YouTube.

Lago dos Cisnes

Também disponível no YouTube, versão encenada pela São Paulo Cia. de Dança. Aliás, a companhia está criando e liberando uma série de conteúdos digitais, vai lá ver!.

Espetáculos Online

No site Espetáculos Online, é possível assistir gratuitamente a várias peças, de Hermanoteu na Terra de Godah a Incêndios, com Marieta Severo.

Cursos

Como o foco da Agenda SP de janeiro continua sendo ficar em casa (se possível), separamos também sites que oferecem cursos gratuitos:

Casa Guilherme de Almeida

Se você se interessa por arte, cinema e/ou tradução, a Casa Guilherme de Almeida oferece alguns cursos gratuitos sobre esses temas. Dá uma olhada na programação de janeiro!

Sesc

O Sesc lançou uma plataforma on-line com cursos gratuitos. Como a plataforma é nova, ainda são poucos cursos, embora já muito diversificados. Vale a pena conferir.

Duolingo

O site de cursos de idioma também tem cursos gratuitos para quem quer treinar ou começar a aprender uma nova língua.

Senac

O Senac segue com diversos cursos gratuitos em várias áreas do conhecimento, incluindo alguns que fornecem certificado.

Concha y Toro

Bora aprender mais sobre vinho? O sommelier brasileiro Gianni Tartari está apresentando um curso on-line sobre o mundo dos vinhos para a marca chilena Concha y Toro.

O curso é dividido em cinco módulos e está disponível no canal YouTube, tanto no canal da Concha y Toro quanto no do sommelier.

Shows em SP pra assistir em casa!

Você já viu que nossa agenda de shows internacionais em SP está sendo sempre atualizada? Dá uma olhada, porque estamos seguindo todas as notícias de cancelamentos e adiamentos de shows.

Por aqui, separei sugestões de shows e apresentações musicais para assistir de casa:

Casa Natura Musical

O projeto musical da Natura tem realizado várias lives de performances musicais nas últimas semanas. Confira no Instagram a agenda da semana.

Cultura em Casa

Iniciativa do governo do estado de SP que reúne apresentações musicais, de dança, óperas, aulas e muito mais. Confira aqui.

Sesc ao vivo

O Sesc também está fazendo uma série de lives com artistas da música brasileira, os shows acontecem às terças, quintas, sextas e sábados (sempre às 19h). Veja aqui!

Tem mais alguma dica para a Agenda Cultural SP? Deixe nos comentários! Conta pra gente quais são os eventos que você quer incluir na sua programação cultural de SP em janeiro de 2021. 🙂

Assine o blog e não perca nenhum post! 🙂

Não perca nossas novidades!

Você não vai receber spam.

Gostou das dicas da Agenda SP? Ainda tem mais!

São poucas as agendas culturais feitas por quem realmente gosta da programação cultural da cidade e vai atrás de programas interessantes para compartilhar. O que mais encontramos por aí são agendas que simplesmente reproduzem outras publicações. Por isso, agradecemos muito por escolher a nossa agenda! Nos veremos pela cidade em breve!

E além dos eventos da Agenda Cultural SP, ainda temos muito conteúdo no blog para você combinar com nossas dicas específicas deste mês.

Dá uma olhada no que mais você poderá fazer em SP quando a quarentena passar:

Agenda Cultural SP - Dicas de passeio de quem realmente curte ocupar São Paulo. Novidades de cultura e lazer todo mês.

Hotel

O melhor preço e em qualquer lugar do mundo.

Seguro

São 5% de desconto ao comprar no blog e mais 5% no boleto.

Carro

Compare diversas locadoras e pague em até 10x.

Celular

Não dá mais para viajar para o exterior sem Internet, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

AGENDA SP - Festa do Imigrante no Museu da Imigração de São Paulo

AGENDA SP: seu guia cultural de eventos em SP – dezembro 2020

Agenda SP - Sombras Milenares ocupa o Farol Santander com instalações inéditas da dupla hybycozo (residente do Burning Man)

AGENDA SP: seu guia cultural de eventos em SP – novembro 2021